Google Assistant / Assistente do Google

No meu nest mini ando às voltas com as rotinas a a linguagem. Vou tentar explicar-me.
Telemóvel em inglês - para que as rotinas apareçam no google home
Home assistant em PT-BR para perceber os comandos em português

Rotina "Bedtime" - Diz o 1º evento do próximo dia e apaga 1 luz (sonoff mini) e 1 tomada (blitzwolf)
muesvQr.jpg

IZrP4iF.jpg


Adicionei 2 comandos em português. "boa noite" e "vou dormir"
3tyLeDV.jpg


PROBLEMA - Se disser os comandos em inglês, ele executa a rotina toda normalmente (responde ao evento em inglês). Se disser em português, diz-me o evento em pt-br, mas não faz nada em relação à luz e tomada.


Criei uma rotina totalmente nova "Hora da cama" :)
E passa-se o mesmo. Lê o evento, mas não faz nada em relação à luz e tomada.
xb2FaoK.jpg
 
Boa noite.

Será que alguém me conseguia esclarecer como posso dizer ao Google assistant como tocar uma playlist específica no spotify? Sempre que peço ele toca uma playlist de músicas em que fiz "gosto" e não uma playlist específica. Há forma de o fazer? E um podcast?
 
No meu nest mini ando às voltas com as rotinas a a linguagem. Vou tentar explicar-me.
Telemóvel em inglês - para que as rotinas apareçam no google home
Home assistant em PT-BR para perceber os comandos em português

Rotina "Bedtime" - Diz o 1º evento do próximo dia e apaga 1 luz (sonoff mini) e 1 tomada (blitzwolf)
muesvQr.jpg

IZrP4iF.jpg


Adicionei 2 comandos em português. "boa noite" e "vou dormir"
3tyLeDV.jpg


PROBLEMA - Se disser os comandos em inglês, ele executa a rotina toda normalmente (responde ao evento em inglês). Se disser em português, diz-me o evento em pt-br, mas não faz nada em relação à luz e tomada.


Criei uma rotina totalmente nova "Hora da cama" :)
E passa-se o mesmo. Lê o evento, mas não faz nada em relação à luz e tomada.
xb2FaoK.jpg

A minha sugestão seria uma batota...não é elegante, mas deverá funcionar...

Cria uma rotina, do zero, que digas
"Boa noite" ou "Vou dormir"

E esta rotina vai executar:
adicionar comando personalizado - e escreves "Bed time"
 
Viva,

Para rádio relógio (mesa de cabeceira), alguém tem feedback do Xiaomi Mi Smart Clock (custa €50) ?

Tem google assistent, mas não sei se terá PT-PT.

Será mais recomendado do que o Lenovo Smart clock, que aparenta ser bastante semelhante?

Tks!
 
Última edição:
Já recebi o mi smart clock. É bastante compacto sendo uma boa evolução de um rádio relógio dos anos 90 que tinha [emoji16] como disseram não tem nem pt-pt nem pt-br.
 
Sim em PT PT. Só funciona a do "bom dia". Na página rotinas tem lá muitas rotinas já pré-feitas mas eu quando adiciono atalhos no ecrã principal elas nunca funcionam. Será que é por ser em pt-pt? Será que é por usar só no tlmvl?
 
Última edição:
Sim em PT PT. Só funciona a do "bom dia". Na página rotinas tem lá muitas rotinas já pré-feitas mas eu quando adiciono atalhos no ecrã principal elas nunca funcionam. Será que é por ser em pt-pt? Será que é por usar só no tlmvl?
I see.

Não te consigo ajudar. Uso em inglês e pelo Google home ou nest hub. Raramente recorro ao telemóvel :(

Espero que alguém te consiga dizer
 
Sim em PT PT. Só funciona a do "bom dia". Na página rotinas tem lá muitas rotinas já pré-feitas mas eu quando adiciono atalhos no ecrã principal elas nunca funcionam. Será que é por ser em pt-pt? Será que é por usar só no tlmvl?
Em PT-PT não me funciona nenhuma, nem a do bom dia. Refiro-me ao telemóvel apenas.
 
O Google Assistant é demasiado complicado e diferente de língua para língua, versão, telemóvel, etc., para estar a afirmar o que quer que seja com tanta certeza.

Este assunto das rotinas já foi aqui discutido diversas vezes, e apesar de as respostas irem mudando com o tempo, uma coisa nunca muda: em PT-PT o Google Assistant é mais limitado e em Inglês (EUA) é o mais completo. Tudo o resto fica algures no meio destes dois. O PT-BR tem mais features que o nosso, mas menos que o Inglês, e por isso pode ser uma boa alternativa para quem não quer estar a falar Inglês.

Dito isto, neste momento, no MEU telemóvel, na versão que tenho instalada do Google Assistant, qualquer que seja a língua que tenha selecionada para falar com o assistente não tenho as rotinas disponíveis. Sim, é verdade que se lhe disser "Bom dia" ele responde com a rotina do "Bom dia". Em versões passadas bastava mudar a língua do assistente para PT-BR ou Inglês e elas apareciam. Neste momento, na minha versão, é necessário mudar a língua do telemóvel para isso acontecer.

Ora isto que acabei de descrever não é novidade, já foi assim no passado, entretanto já tinha mudado, e agora, pelos vistos, voltou ao mesmo. Portanto, é experimentar no vosso telemóvel dependendo da versão que cada um tem.
 
O Google Assistant é demasiado complicado e diferente de língua para língua, versão, telemóvel, etc., para estar a afirmar o que quer que seja com tanta certeza.

Este assunto das rotinas já foi aqui discutido diversas vezes, e apesar de as respostas irem mudando com o tempo, uma coisa nunca muda: em PT-PT o Google Assistant é mais limitado e em Inglês (EUA) é o mais completo. Tudo o resto fica algures no meio destes dois. O PT-BR tem mais features que o nosso, mas menos que o Inglês, e por isso pode ser uma boa alternativa para quem não quer estar a falar Inglês.

Dito isto, neste momento, no MEU telemóvel, na versão que tenho instalada do Google Assistant, qualquer que seja a língua que tenha selecionada para falar com o assistente não tenho as rotinas disponíveis. Sim, é verdade que se lhe disser "Bom dia" ele responde com a rotina do "Bom dia". Em versões passadas bastava mudar a língua do assistente para PT-BR ou Inglês e elas apareciam. Neste momento, na minha versão, é necessário mudar a língua do telemóvel para isso acontecer.

Ora isto que acabei de descrever não é novidade, já foi assim no passado, entretanto já tinha mudado, e agora, pelos vistos, voltou ao mesmo. Portanto, é experimentar no vosso telemóvel dependendo da versão que cada um tem.
Também tenho o telemóvel em inglês para a opção das rotinas me aparecer .
O meu nest hub também está em inglês.

Basicamente tenho tudo em inglês e problema resolvido.
Depois até podem criar uma rotina em que a forma de a ativar seja em português, mas cuidado que muitas vezes o assistente não vai reconhecer o sotaque e vai sair uma coisa completamente ao lado.


Agora: se há malta que só usa rotinas de bom dia e boa noite, não vejo mal passarem o assistente para inglês e espetar com um good morning e good night básicos. Problema resolvido
 
Back
Topo