Guia Guia dos Ratos - atualizado a 22 Fevereiro 2021

Websync

Power Member
São os todos os bons, com ratos depende da forma que vais gostar mais para o teu grip.
Hoje em dia todos os ratos que se prezem trazem sensores de topo por isso a grande dúvida na compra deve ser sempre a forma, o tamanho, a implementação do sensor e hoje em dia o peso também.

kripton2007

Power Member
Malta, preciso de um rato vertical, que não seja demasiado caro.
A tendinite no pulso não tem dado tréguas e ter de trabalhar no pc o dia todo não fica fácil com um rato convencional.

O que me aconselham.. Sei que provavelmente vão falar no logitech, mas é demasiado caro.

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
@kripton2007

Tens o Logitech :D
Sim é muito caro. Lembrei-me que a Anker tem com e sem fios.
Desconhecia mas a Trust também tem: https://tropicalprice.com/product/B07FM2GLNQ
Os preços de qualquer um deles é mais simpático.
Deixa feedback depois porque isto é um nicho em que não é fácil haver bom feedback. Eu durante algum tempo ainda tentei passar para trackbals mas acabei no Logitech MX Master 3 e é o meu rato ideal. É muito caro mas é ergonómico e espero que dure uns bons anos.

hjnr

Power Member
O meu MX2 comprado na Amazon.fr ao fim de três anos ainda cá anda, com a bateria a durar mais de 100 dias ( sim, eu aponto os carregamentos).

Já teve um trambolhão que até tremi e há uns tempos tive que fazer o habitual, abri-lo e alargar os parafusos do botão lateral.

hjnr

Power Member
, agora a sério, foi porque um colega se andava a queixar da bateria por isso tenho os ultimos 3 carregamentos apontados ( em cerca de 3 anos).

O rato um dia morreu.

Ou melhor, estava ligado, Bluetooth conectado mas não mexia.

E aqui no fórum e em pesquisas percebi que o botão do lado ( botão dos gestos), onde pousa o indicador e que uso raramente ( PC do trabalho não permite software da logitech) prende.

Basta abrir e alargar os parafusos internos que seguram uma placa et voilá, novo.

Os "patins" ficaram um pouco afectados pois têm que se remover para o abrir mas por agora aguentam.

Pior foi esperar uma semana por uma chave Torx 2 pois aqui, Lisboa e arredores não encontrava!

power1991

Power Member
Existe muita diferença entre o Endgame Xm1 e o Xm1R? isto porque o Xm1 está a 39.99€ e queria oferecer um rato novo ao meu irmão. Pelo que me parece o Xm1R é o update do xm1?

Websync

Power Member
O xm1 apesar de ser um rato excelente perde um bocado em relacao ao xm1r:

-Cabo melhor
-Switches superiores
-Feet superiores
-Sensor melhor com PAW3389 vs o PAW3370 do xm1.

Todas estas melhorias sao encontradas no xm1 rgb tambem, secalhar encontras mais barato que o xm1r, se o peso de 80g nao incomodar. O xm1r é basicamente a variacao sem rgb e ligeiramente mais leve do xm1 rgb.

power1991

Power Member
Ou seja, no topo digamos assim será o Xm1r, depois o Rgb e por fim o Xm1. Será tão grande assim o upgrade entre o Xm1 e o xm1r? Excluindo o Rgb da equação.

Websync

Power Member
Isso tens que ser tu a avaliar, o xm1 já é dos melhores ratos do mercado.
Dito isto, as melhorias do xm1r valem o dinheiro a meu ver, só o upgrade aos switches valem a pena para quem é mais sensível a isso.
Mudam os omrons que são conhecidos por terem uns clicks "mushy" para kalith Kaihl GM 8.0 que digo por experiência com os Kaihl GM 4.0 na versão rgb que são os melhores clicks que já experimentei, são muito crisp, post travel muito pequeno, um bocado mais pesados que os switchs que se encontram na grande parte dos ratos mas de fácil habituação, eu pessoalmente já não mudo para um daily driver sem Kaihl, a consistência e o feedback deles é imbatível.

Depois o sensor em teoria é superior, mas na prática o 3370 é mais que suficiente.