Guia Guia para Comprar NAS

Geralmente são White Labels, em que a ultima informação é que tem o mesmo firmware dos RED e são a mesma "linha de montagem".
Sinceramente, para capacidades "baixas" (<= 10 Tb) não compensa muito comprar os internos sejam RED, Purple, Black ou Blue. A não ser que seja para uma utilização muito intensiva, muitas escritas/leituras 24h/7, fazer shuck compensa.
 
Eu tinha ideia que nos Elements não eram Red. A abrir aquilo fica sempre alguma marca. Não sei se aceitam de volta depois. Mas tu é que sabes.
 
@skandal sim, eu sei, mas não existe software que dá para ver se está tudo a 100% com o disco? Se não estivesse bom depois mandava para trás.

Mesmo que a smart data esteja decente, nunca sabes se já pode estar perto de falhar. SMART data não é infalível.

Eu tinha ideia que nos Elements não eram Red.
Dos relatos da malta do datahoarder, são REDs. Talvez também seja pelo reports da Backblaze que fazia shuck para colocar os discos nos servidores deles.

A abrir aquilo fica sempre alguma marca.
Dá para ser "perfeito".

Não sei se aceitam de volta depois. Mas tu é que sabes.
Mas é sempre um risco.
 
Bom dia a todos!

Estou interessado em adquirir uma NAS para uma pequena empresa, a qual actua na área de dados e informação.

Para nós a NAS teria como objectivos principais responder às seguintes necessidades:

- Armazenamento centralizado de alguns dados dos projectos que realizamos (ficheiros txt, csv, excel e até mesmo bases de dados parciais.);
- Acesso, por todos os elementos da equipa, a todos os dados em qualquer altura e lugar (estamos com dúvidas acerca de segurança, pois existem políticas de confidencialidade da informação muito restritas. O acesso por VPN a uma NAS com firewall será suficiente para responder a esta questão?);
- Backups de dados / redundância de informação;
- Por agora algo com capacidade de 1 ou 2 Teras será suficiente, mas pode crescer no médio-longo prazo.

Li, e re-li, o tópico inicial com o aconselhamento geral, mas ainda assim fiquei com algumas dúvidas uma vez que os cenários especificados não se enquadram exactamente no tipo de informação que queremos armazenar.

Há por aí alguma alma caridosa, com entendimento sobre o assunto, para aconselhar meia dúzia de modelos de NAS ?
Tenham em atenção que não somos peritos na área de armazenamento de dados, pelo que o nosso conhecimento nesta área é limitado e daí o pedido de ajuda. :)

Desde já agradeço a disponibilidade e ajuda.

P.S.: Caso este não seja o sítio mais apropriado para colocar esta questão, é possível algum moderador mover este tópico para um local mais apropriado, por favor? Caso o façam, dê-me conhecimento, por favor. Obrigado.
 
Estou interessado em adquirir uma NAS para uma pequena empresa

O número de utilizadores que vão aceder em simultâneo é logo um dado importante.

- Armazenamento centralizado de alguns dados dos projectos que realizamos (ficheiros txt, csv, excel e até mesmo bases de dados parciais.);

Do citado é importante perceber que tamanho de base de dados. Vão estar a correr a partir do NAS? Que rede é que existe e qual é a rede necessária que o NAS tenha?

- Acesso, por todos os elementos da equipa, a todos os dados em qualquer altura e lugar (estamos com dúvidas acerca de segurança, pois existem políticas de confidencialidade da informação muito restritas. O acesso por VPN a uma NAS com firewall será suficiente para responder a esta questão?);

Essa pergunta tem que ser devolvida e concretizada pela empresa. Pessoalmente vejo sempre n falhas dentro das empresas. O NAS vai ter tudo. É possível colocar regras ali pelo meio. Faz sentido pensar nisso.

- Backups de dados / redundância de informação;

Backup é uma coisa, redundância é preciso pensar na redundância dos dados que estão no NAS. Espero que equacionem isso. Se o NAS é roubado ou se avaria onde estão os dados?

- Por agora algo com capacidade de 1 ou 2 Teras será suficiente, mas pode crescer no médio-longo prazo.

Essa é a parte mais simples de resolver. Com discos de 10TB não há problema. Começaria no mínimo com um NAS de 4 discos. Se necessitarem de performance equacionar ter SSD para cache. Ainda não chegamos à parte do CPU do NAS nem da memória RAM.
 
O número de utilizadores que vão aceder em simultâneo é logo um dado importante.



Do citado é importante perceber que tamanho de base de dados. Vão estar a correr a partir do NAS? Que rede é que existe e qual é a rede necessária que o NAS tenha?



Essa pergunta tem que ser devolvida e concretizada pela empresa. Pessoalmente vejo sempre n falhas dentro das empresas. O NAS vai ter tudo. É possível colocar regras ali pelo meio. Faz sentido pensar nisso.



Backup é uma coisa, redundância é preciso pensar na redundância dos dados que estão no NAS. Espero que equacionem isso. Se o NAS é roubado ou se avaria onde estão os dados?



Essa é a parte mais simples de resolver. Com discos de 10TB não há problema. Começaria no mínimo com um NAS de 4 discos. Se necessitarem de performance equacionar ter SSD para cache. Ainda não chegamos à parte do CPU do NAS nem da memória RAM.

Antes de mais, muito obrigado pelo teu feedback.

Vou tentar responder às questoes, abaixo:

1º - O número de utilizadores que vão aceder em simultâneo é 6
2º - Do citado é importante perceber que tamanho de base de dados. Vão estar a correr a partir do NAS? Que rede é que existe e qual é a rede necessária que o NAS tenha?

Neste momento, estamos exactamente a querer construir a rede interna sendo que não temos bases de dados a correr do nosso lado nem está previsto um cenário desse tipo nos próximos anos. O recurso à NAS seria na optica de ter um local partilhado a todos os colegas onde seriam guardados todos ou a maioria dos ficheiros de dados ou pastas de documentação, etc. e ter um ponto onde se podesse de alguma forma fazer backups da informação

3º - Não percebi o teu comentário :)

4º - Creio que por definição de NAS ou de RAID, é possivel definir quais sao os discos que estão "em produção" chamemos assim, e outros que serviriam para fazer a tal redundância e/ou backup.

5º - parece-me bem :)

Mais uma vez, muito obrigado pelo feedback e, por favor, se for necessário mais alguma informação digam.
 
1º - O número de utilizadores que vão aceder em simultâneo é 6

6 qq NAS vai dar conta do recado.

Neste momento, estamos exactamente a querer construir a rede interna sendo que não temos bases de dados a correr do nosso lado nem está previsto um cenário desse tipo nos próximos anos. O recurso à NAS seria na optica de ter um local partilhado a todos os colegas onde seriam guardados todos ou a maioria dos ficheiros de dados ou pastas de documentação, etc. e ter um ponto onde se podesse de alguma forma fazer backups da informação

A rede vai ser 1Gbps ou 10 Gbps? Imagino que vá ser cobre. Se a ideia for 10 Gbps faz sentido que o interface do NAS seja 10Gbps ou que tenha a opção de poder colocar uma placa no futuro. Dai ter perguntado.

3º - Não percebi o teu comentário

Referiste segurança por outro estar tudo no NAS. Sem políticas de acesso o NAS rápidamente pode ser um ponto de falha e passar a estar tudo "demasiado" acessível. Dai ter questionado.

4º - Creio que por definição de NAS ou de RAID, é possivel definir quais sao os discos que estão "em produção" chamemos assim, e outros que serviriam para fazer a tal redundância e/ou backup.

Todos os NAS permitem no mínimo ter RAID 5, ou seja que um disco falhe. Mas e se o NAS falha? Se o NAS for roubado? Onde está o backup? Uma empresa tem que ter uma política de 3-2-1 para backups. Um NAS tem os dados duplicados em mais do que um disco mas continuam a estar apenas num sítio.

Na empresa estão á vontade irem por esta via: https://forum.zwame.pt/threads/construccao-de-um-nas-num-hp-proliant-microserver-gen8-g1610t.984832/ ou por esta: https://comparador.zwame.pt/categoria/informatica/armazenamento/nas?marca=synology ?
 
O que o Metro está a dizer sobre a política 3-2-1 é extremamente importante.
https://searchdatabackup.techtarget.com/definition/3-2-1-Backup-Strategy

1 - Tendo apenas o NAS como backup não faz qualquer sentido, porque vocês vão usar o NAS como repositório centralizado de ficheiros. Qualquer alteração a um ficheiro no NAS será definitiva para todos. Convém ter a funcionalidade da versão de ficheiros a funcionar (basicamente vai guardando cópias das versões anteriores de todos os ficheiros) para que em qualquer altura possam consultar uma versão anterior.

2 - Se o NAS se avariar, alguém lhe der um pontapé, cair duma prateleira, ser roubado, etc. podem perder definitivamente todos os dados, a não ser que tenham uma cópia do NAS. Eu teria um segundo NAS (preferencialmente da mesma marca) a servir de backup do primeiro. Estaria numa sala à parte e com acesso físico (ainda mais) restrito.

3 - Para evitar falhas catastróficas (roubo, incêndio, inundação) terão de ter um terceiro backup que não esteja no mesmo local (seja na cloud, ou num disco externo que seria guardado noutra localização. A cloud tem a vantagem do processo de backup poder ser automático, sem qualquer intervenção humana. A opção por backup físico implica terem de gerir o backup manualmente e mudar a sua localização física periodicamente.

Além do(s) NAS, não se esqueçam das UPS. Ter um NAS a trabalhar sem uma UPS é quanto a mim, um tiro no pé.
 
Boa noite.

Estou há semanas a tentar decidir qual NAS posso comprar, e não consigo chegar a qualquer conclusão.
Este NAS é para ser usado em CASA, por 2 ou 3 pessoas, e queria apenas para repositorio de ficheiros (fotos, ...)

gostava de comprar algo já pronto a usar, mas pelo que vejo as opcoes são poucas.

gostava de ter RAID5, para garantia dos dados.

que solução me recomendam ?
 
Back
Topo