[Guia] PC Antigo / fraco / poucos recursos

Máquina fraca ?

Isso é gozar com os pobres pá xD

Instalas isso à vontade.

Olha para o meu my system. Corro ubuntu à vontade mesmo com uns 5/6 tab's do Firefox aberto's, efeitos gráficos, etc.

Cumps

Acho que ele se referia ao PII e não ao P4, se assim não fosse até eu ficava ofendido! O meu P4 corre Arch com GNOME, compiz, E17, qualquer coisa. E nunca usa a Swap, dificilmente fica com a RAM cheia...

Em relação ao PII... Recomendo que construas um sistema mais ou menos de raiz, p.e., usando Debian (netinstall) ou Arch. Instalas o Servidor X/xorg, o GTK2, um WM como o Fluxbox/Openbox/FVWM, um browser (Firefox ou, melhor, Epiphany), um gestor de ficheiros (se queres uma coisa amigável tens o Thunar). Depois, como ambas as distros que recomendei têm gestores de pacotes que resolvem dependências instalar coisas é fácil e, tirando o OpenOffice.org, dificilmente vais arranjar apps de uso corrente que não funcionem aí mais ou menos bem.
 
Basic Linux e mirrors Slackware

no site desta micro distro de linux para computadores com muito poucos recursos como é o exemplo dos i386 com 3 megas de ram , encontrei mirrors de Slackware Linux com isos desde a versão Slackware 3.2 que também servem muito bem para computadores muito antigos e claro para aqueles que gostavam de ter quase todas as versões de Slackware para sua colecção pessoal :). aqui fica o link http://basiclinux.com.ru/slack.htm

até+ ckt1g3r
 
Podias era ter juntado isto ao topico que ja existe do Slackware.

Alguns meses atrás, instalei o slack 12 ou o que foi num Dell com 64 mb de ram
 
Olá .. gostava de saber se o Puppy linux traz acesso wireless .
Saquei a distro puppy linux 3.01 - seamonkey penso instalá-la num sistema com p4 a 2.800 com 250 mb ram e 60 gb disco .
O sistema usa o windows millenium não queria apagar o disco sem saber se o puppy suportaria o acesso wireless .

Este sistema será usado na maioria dos casos para aceder á net e ocasionalmente ver um videos podendo tambem descarregar alguns conteudos ... não o usarei para jogar ou trabalhos mais pesados .

Queria uma distro básica tipo apenas um browser um video/music player apenas o essencial para o bom funcionamento e com estes programas serviam-me bem .

Sabem de distros pequenas com suporte wireless ?
Existe alguma distro micro xubunctu tambem com suporte wireless ?

Desde já agradeço a ajuda .
 
Boas pessoal,

eu tenho um toshiba protege 3110ct e gostaria de saber se ha algum linux compativel com este portatil visto q tem mtas drives externas, como placa de rede, leitor cd's, disquette...extra usb.

as specs tao aqui neste site : http://www.ciao.co.uk/Toshiba_Portege_3110CT__17232

6dca_1.JPG
 
Olá .. gostava de saber se o Puppy linux traz acesso wireless .
Saquei a distro puppy linux 3.01 - seamonkey penso instalá-la num sistema com p4 a 2.800 com 250 mb ram e 60 gb disco .
O sistema usa o windows millenium não queria apagar o disco sem saber se o puppy suportaria o acesso wireless .

Este sistema será usado na maioria dos casos para aceder á net e ocasionalmente ver um videos podendo tambem descarregar alguns conteudos ... não o usarei para jogar ou trabalhos mais pesados .

Queria uma distro básica tipo apenas um browser um video/music player apenas o essencial para o bom funcionamento e com estes programas serviam-me bem .

Sabem de distros pequenas com suporte wireless ?
Existe alguma distro micro xubunctu tambem com suporte wireless ?

Desde já agradeço a ajuda .

Viva

O Puppy linux funciona como uma distro live, ou seja, podes experimentar antes de instalar. Tem muitas opções de instalação (flash drive, disco interno, frugal install, etc). Tem suporte wireless, mas não sei se funciona com todas as placas, obviamente. Nada como experimentar. Já agora, o Puppy linux vai na versão 4 (dingo).

Bye,
Sérgio
 
Olá .. gostava de saber se o Puppy linux traz acesso wireless .
Saquei a distro puppy linux 3.01 - seamonkey penso instalá-la num sistema com p4 a 2.800 com 250 mb ram e 60 gb disco .
O sistema usa o windows millenium não queria apagar o disco sem saber se o puppy suportaria o acesso wireless .

Este sistema será usado na maioria dos casos para aceder á net e ocasionalmente ver um videos podendo tambem descarregar alguns conteudos ... não o usarei para jogar ou trabalhos mais pesados .

Queria uma distro básica tipo apenas um browser um video/music player apenas o essencial para o bom funcionamento e com estes programas serviam-me bem .

Sabem de distros pequenas com suporte wireless ?
Existe alguma distro micro xubunctu tambem com suporte wireless ?

Desde já agradeço a ajuda .

O Puppy Linux 3.01 suporta wireless, no entanto corre o "live CD" de modo a certificar que reconhece o hardware.

Boas pessoal,

eu tenho um toshiba protege 3110ct e gostaria de saber se ha algum linux compativel com este portatil visto q tem mtas drives externas, como placa de rede, leitor cd's, disquette...extra usb.

as specs tao aqui neste site : http://www.ciao.co.uk/Toshiba_Portege_3110CT__17232

6dca_1.JPG


Experimenta um "live CD" de uma distro leve do puppy, tipo 2.11.
 
Última edição pelo moderador:
slackware é uma boa pedida mesmo, mas tem o vector linux e o deli linux que são distro baseadas em slackware para uso em pc's antigos mesmo e tem a feather linux que é baseada em debian, se for mais para compilar para teu próprio processador sabayon(italiano) e tutoo-linux(brasileiro) baseados no gentoo ou até mesmo o próprio gentoo, todos são boas escolhas para micro antigo, salvo o gentoo por que a compilação pode demorar bastante porém no final compensará. também indico alguns software

music player -> music on daemons
video player -> VLC
WM -> openbox
gestor de login -> XDM
navegador WWW -> Dillo
gestor de arquivos -> PcMan File Manager
editor de texto -> Abiword
calculos -> Gnumeric


Nunca misture programas que usam GTK junto com os QT que o sistema pesa ainda mais use somente uma das duas bibliotecas.
 
como descrevi acima montei meu ambiente de trabalho bem leve ! Não sei se estou correto mas se alguém sacar uma versão de uma distro antiga por exemplo o slackware 3.2 e recompilar com um kernel mais recente o possivel e instalar programas leves acho que deve funcionar sem maiores problemas...
 
Aproveito o tópico para perguntar uma coisa (um bocadinho off-topic):

Das actuais distros, quais sao as mais leves/rapidas/user friendly?


ditros leves não são tão user friendly

distro relativamente leve XUBUNTU por que vem com o XFCE como DE ele é mais leve do que o KDE e o GNOME

DEBIAN ou SLACKWARE apartir de uma instalação base e fazendo download dos programas que você precisa para o seu dia a dia, por exemplo DILLO para WWW / MOC para ouvir musica. Isso é menos user friendly por que a instalação dos programas é tudo feito na shell

GENTOO com stage 3 / já é complicado sua instalação para que está começando agora além de você ter que pegar o stage 3 da internet via shell você ainda precisa compilar todos os programas um a um / não vou citar uma possivel instalação com o stage 1 por que é demorada e muito mais complexa do que com a stage 3

montei um pc com peças que ia achando e foram sobrando e cheguei à bombastica máquina com um P133, 40mb de ram (tenho pra lá mais uma duzia de rams posso tentar ver se consigo mais), VGA ATI de n sei qts mb slot pci e acho que tv tenha uma placa de som ISA. isto tudo complementado por um cd-rom prai de 24x

tendo em conta que a unica vez que usei linux (kurumin acho eu) o pc crashou que me aconselham para me entreter nas horas mortas?

edit: o disco será um WD de 1.5gb ou de 4gb conforme as necessidades e se os conseguir por a funcionar


ARCHLINUX / DEBIAN / SLACKWARE ou outra que possa instalar a base e depois implementar por internet

instala o sistema base e depois procure programas leves para seu uso como o DILLO para WWW e instala pela shell

GENTOO com stage 3
aqui você instala as distro de base e compilando todos os pacotes base para seu computador para depois você instalar os programas adicionais (ou seja demora bastante !)
 
Última edição pelo moderador:
olha eu uso OpenSuSE 11 com KDE3 num PIII 939Hz com 640MB ram. Só não tenho compiz ligado porque não quero, lol de resto funca as mil maravilhas :) então e com FireFox 3 aquilo até voa, hehehehhe
 
Aproveito o tópico para perguntar uma coisa (um bocadinho off-topic):

Das actuais distros, quais sao as mais leves/rapidas/user friendly?

Em 1º lugar convem saber quais as caracteristicas da máquina, onde queres fazer a instalação.

No entanto para mim a distro que ganha no ratio leve/user friendly é o Debian, sacas o netinstall, instalas apenas o sistema base e depois vais construindo o sistema à tua medida, estando tudo à distância de um apt-get install :D

Para teres uma ideia, a minha instalação de Debian, com Openbox raramente consome mais de 200Mb de RAM e isto a usar algumas aplicações de Gnome, sem abrir aplicações o consumo fica-se pelos 50 - 60 Mb.

Agora tudo depende da máquina em que queres fazer a instalação, caso tenhas um processador decente e 512 Mb de memoria, qualquer distro corre bem :D
 
Obrigado pelas respostas.
Eu já instalei debian de raiz. Foi a minha 1ª experiencia com linux :P
Nao tinha ambiente grafico, instalei o xfce na altura, recomendação do pessoal.

O pc é bom, só tem uns meses. Mas às vezes parece-me que o ubuntu começa a ficar lento ao fim de umas horas. Principalmente se me ponho a jogar no firefox... :|

E eu queria ter qualquer coisa que fosse sempre a "abrir", sem lentidões :wink:
 
Boas.

Preciso que me aconselhem 1 SO pra 1 pc antigo, acho k tem 32mb de ram.
- Tem que usar RPM ou DEB
- Tem k ter lingua Portuguesa (pt-pt ou pt-br)
- Tem k ser levezinho e rápido :p

Eu tava a pensar em DSL, mas n tem lingua pt pois n?

Obrigado.
 
Pois mas acho k n tem lingua portuguesa, ou estarei enganado?
E tb não intala deb ou rpm, pois não?

Sabem de algum com lingua pt
 
Última edição:
olha eu uso OpenSuSE 11 com KDE3 num PIII 939Hz com 640MB ram. Só não tenho compiz ligado porque não quero, lol de resto funca as mil maravilhas :) então e com FireFox 3 aquilo até voa, hehehehhe

sacei ubuntu e tentei instalar num p4 1.6 @ 2.0 1gb de ram, p4c800 e dois discos de 20gb seagate

não perdes nada em experimentar....só o tempo se nao funcionar ou não gostares....

cumps
 
não perdes nada em experimentar....só o tempo se nao funcionar ou não gostares....

cumps

Mas eu experimentei, ele concluio a instalação (depois de várias tentativas !) mas esta muito lento, porque recursos ate não são poucos mas noto o sistem instável e muito lento, pode ser fraquinho mas nao é caso para isto, visto que o ubuntu nao é como um xp a puxar, certo ?
 
Mas eu experimentei, ele concluio a instalação (depois de várias tentativas !) mas esta muito lento, porque recursos ate não são poucos mas noto o sistem instável e muito lento, pode ser fraquinho mas nao é caso para isto, visto que o ubuntu nao é como um xp a puxar, certo ?

estás a falar do ubuntu ou do opensuse?
 
Boas, aproveito o tópico, sacei ubuntu e tentei instalar num p4 1.6 @ 2.0 1gb de ram, p4c800 e dois discos de 20gb seagate, mas o ubuntu ficou tão lento que stressei completamente com aquilo, a instalar demora anos e

Eu tenho um P IV 1,5Ghz e 512 Mb memoria sdram ,2x20Gb e acontece o mesmo. O Ubuntu é um sistema pesado para máquinas mais antigas.
 
Back
Topo