Há compactas boas? (G9, G10 e LX3)

Claro que contribuiu. A explicação dele é a científica e a minha é uma explicação herege simplifi(compli)cada.

Acho que nem eu perceberia a minha explicação.
Aquilo que ele te pediu foi para explicares como se ele fosse um burro (palavras textuais). A explicação científica não era para aqui chamada.
 
alem de que o que deveria ser explicado era a usabilidade das focais. qt menor o valor da focal maior a area abrangida e qt maior o valor mais proxima vai ser a imagem
a lx3 ganha em amplitude, ou seja do mesmo sitio apanha mais area que a g9/g10 e a g10 ganha em tele, ou seja no zoom máximo amplia mais um ponto do que a lx3/g9
 
Tinha-me esquecido que com a LX3 a 60mm f/2.8 se consegue um excelente Bokeh, logo, se estivesse comprador já começaría a ponderar a LX3. Já começam a ser muitos pontos positivos e demasiados negativos na G9.

Bokeh? A lente da LX3 não é 60mm, mas sim 12,8mm. E uma 12,8mm a F2.8 tem tanta abertura como uma 50mm a F11. Logo, tal como em todas as outras compactas, o bokeh é praticamente nulo.

E já agora, o post da miss marple foi uma total "trapalhada" (sem ofensa miss marple). Se queres explicar de forma não cientifica o que são distâncias focais, basta dizeres que distancias focais elevadas servem para fotografar coisas ao longe e distâncias focais baixas servem para fotografar com grandes ângulos de visão.
 
e agora vou levar na cabeça mas pronto heheheh

olha uma x que das valor ao iso e quers gastar o minimo possivel, que tal uma Fuji F60 Fd???
Pah nem se compara a uma g9 ou nada parecido...

mas também custa menos 200€ ja com portes e tudo...

eu estou tentado em comprar uma. so ainda n a comprei pq ontem (ao encomenda-la na digiwo) vi que la se paga por tranferencia bancaria internacional e isso tem custos no BES. (mas acho que na caixa directa n tem... vou ter de sondar isso)..

hehehe

isto para te dizer que tens aqui uma compacta que o pessoal considera "boa" por menos de metade desse preço. Mas se puderes investir eu ia para a G9. tantas opções manuais fazem mais "logica" com um bom zoom.

my 2 cents
 
Já agora, segundo o DxOMark em termos de ISO:

G10 > G9 >> LX3

Foi também essa a sensação com que fiquei na minha curtissima experiencia com as três máquinas.
 
Sim, já fiz transferências internacionais no Caixa Directa e posso confirmar que são gratuitas. Mas no Digiwowo também podes pagar com cartão de crédito, ou então usar o MBNet se apenas tiveres cartão multibanco.
 
e agora vou levar na cabeça mas pronto heheheh

olha uma x que das valor ao iso e quers gastar o minimo possivel, que tal uma Fuji F60 Fd???
Pah nem se compara a uma g9 ou nada parecido...

mas também custa menos 200€ ja com portes e tudo...

eu estou tentado em comprar uma. so ainda n a comprei pq ontem (ao encomenda-la na digiwo) vi que la se paga por tranferencia bancaria internacional e isso tem custos no BES. (mas acho que na caixa directa n tem... vou ter de sondar isso)..

hehehe

isto para te dizer que tens aqui uma compacta que o pessoal considera "boa" por menos de metade desse preço. Mas se puderes investir eu ia para a G9. tantas opções manuais fazem mais "logica" com um bom zoom.

my 2 cents

Claro que levas na cabeça... :p Isso é um pouco como dizeres a um profissional de topo: "Olha, porque é que não compra uma HP? Nem se compara a uma Mark, mas também custa menos 6.400€."

Quanto a "tantas opções manuais fazerem mais lógica com um bom zoom", não tem nada a ver. O que interessa é ter focais adequadas ao tipo de fotografia que se vai fazer.
 
Já agora, segundo o DxOMark em termos de ISO:

G10 > G9 >> LX3

Foi também essa a sensação com que fiquei na minha curtissima experiencia com as três máquinas.

Parece-me que é mais G9 -- G10 -- LX3, pelos vistos, os megapitos a mais da G10 têm as suas consequências!
Eu continuo na minha, apesar das reticências colocadas pela image-resource, acho a Canon A650 a máquina mais equilibrada em termos de qualidade-preço, até porque as imagens e as opiniões que li dos utilizadores mostram uma realidade diferente!

Agora, se pensarmos assim, eu posso gastar mais dinheiro, logo, vou comprar uma coisa melhor! Será que o ganho de qualidade justifica a diferença de dinheiro?
 
A A650 é praticamente uma G9 mais barata, mas só no que diz respeito a lente e sensor, pois há coisas que a G9 faz e essa não (começa logo com a sapata para flash e o filtro ND integrado). E a G9 já se arranja por menos de 300€.
 
mais umz vez pronunciando-me contra as G's...
são boas? sim são
será que vale a pena empatar tt dinheiro numa compacta? não

uma a650 ou uma f100fd são excelentes máquinas para quem se preocupa com isos altos.
n vejo utilidade em metade das mariquisses das G para os users comuns
 
Sou um noob na fotografia, mas queria mandar aqui o meu "bitaite".
Tenho uma Panasonic TZ5 e para exteriores tira fotos óptimas. Agora para interiores é tão boa como a minha olympus com 6 anos.
Se fosse para escolher uma compacta "profissional" com boas capacidades em fotos de interiores, atirava-me para a Panasonic LX3. Quando pesquisei sobre a minha TZ5, passei em várias opiniões sobre a LX3 e parece-me 5 estrelas. Sim, só é pena o zoom curto, por isso quem escolhe tem de ver se isto é um "deal breaker" ou não.
 
Amigos, não se chateem! Tanto a Miss Marple, como o adolfo dias, como o batmuman e todos os outros contribuiram para que entendesse o principio base das focais. Ou pelos q ficasse com uma ideia. Basicamente a razão entre o valor máximo e o mínimo dá-nos o zoom da máquina.

G9: 210mm/35mm = 6x
G10: 140mm/28mm = 5x
LX3: 60mm/24mm = 2.5x

Mas...

qt menor o valor da focal maior a area abrangida e qt maior o valor mais proxima vai ser a imagem
a lx3 ganha em amplitude, ou seja do mesmo sitio apanha mais area que a g9/g10 e a g10 ganha em tele, ou seja no zoom máximo amplia mais um ponto do que a lx3/g9

Dúvidas:

-> A LX3 apanha mais área (sempre ou sem zoom?) pq inicia nos 24mm?
-> A G10 ganha em tele??!! Não percebi. A G9 vai até aos 210mm... (Ou seja, não deve ser tão linear como tou a imaginar :D)

Quanto ao valor destas máquinas face às superzoom ou SLR, lá vamos nós bater no ceguinho... O seu preço não trás melhorias muito significativas na qualidade das fotografias e ainda menos em ambientes de pouca luz. Esta parece ser a opinião de muita gente!
 
A A650 é praticamente uma G9 mais barata, mas só no que diz respeito a lente e sensor, pois há coisas que a G9 faz e essa não (começa logo com a sapata para flash e o filtro ND integrado). E a G9 já se arranja por menos de 300€.

Já agora, onde a viste por menos de 300€?! Só se for usada ou em Andorra :D
 
mais umz vez pronunciando-me contra as G's...
são boas? sim são
será que vale a pena empatar tt dinheiro numa compacta? não

uma a650 ou uma f100fd são excelentes máquinas para quem se preocupa com isos altos.
n vejo utilidade em metade das mariquisses das G para os users comuns

Eu também partilho da mesma opinião, acho que os extras não fazem, a este nível, tanta diferença assim!

É? Na ***** a G9 está a 360 euros. Onde se arranja a A650 (nova) por menos que isso?

Numa loja física. É uma questão de procurar e perguntar se têm em stock porque muitas vezes apesar de não aparecer na página online existe e a preços muitos bons. Por ex. na semana passada a Canon A650 estava na Worten do Norteshopping por cerca de 250€.
 
Back
Topo