Eu sei, sou formado em EI.Olha que trabalhar com código que não é teu é totalmente diferente...
A licença de Unity pessoal ou de indies comparado com a de AAA's é diferente, obviamente. As empresas fazem acordos entre si e as coisas são adaptadas às necessidades. Se a Blizzard realmente quissesse fazer uma estrutura renovada da plataforma (jogo) que fosse mais organizada e sem os entraves que dizem ter para alterar coisas que à primeira vista parecem simples mas que não são no actual, já o tinha feito. Têm mais do que margem de lucro para investir algum em ter uma plataforma decente num dos seus maiores jogos de PC, a par de WoW, e um dos mais rentáveis (se não o maior) em mobile....além disso não sei se o unity é opensource para conseguirem alterar como querem (pelo que vejo não).
Coisas como o "the technology isn't there yet" dão memes engraçados, mas só ficam mal a uma empresa da dimensão de uma Blizzard/Activision, seja em que jogo for.
Isso era perder tempo desnecessário quando já está tudo desenvolvido em Unity. É bem mais simples refazer a estrutura e organizar do que criar um GE de raiz, que teria sempre custos mais elevados em tempo e dinheiro só para poupar na licença (e talvez numa pequena taxa/prémio que a UT receba).Podes é dizer que já tiveram tempo para fazer o seu próprio motor de jogo mas em termos de custo/tempo de desenvolvimento pode não ter justificado essa opção.