1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[help]Faculdade/ Cursos

Discussão em 'Programação' iniciada por TheRieper, 29 de Agosto de 2007. (Respostas: 686; Visualizações: 52591)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. TheRieper

TheRieper Power Member

Dúvida, qual curso a seguir?

Eu estava com a ideia de seguir para o curso de engenharia informática para ser programador ou até trabalhar com hardware mas o software é que me interessa mais. não há um curso específico ou um politecnico ou até um conjunto de cursos que me dê uma espécie de "equivalência" ao curso de engenharia? é que não me estou a ver a passar no exame de MAT.A. lol

Agradecia que me pudessem dar algumas opiniões e informações^^
    Abraço

Última edição: 29 de Agosto de 2007
  2. HecKel

HecKel The WORM

Salvo erro, agora até os Politécnicos exigem >=9.5 a Matemática.

Não existem equivalências para cursos de engenharia, quando isso acontecer, o mundo acaba horas depois :p

Só uma pergunta..., os exames não são só em Junho/Julho? Estás já a pensar que vais chumbar porquê? Não te chega para estudares?

HecKel

3. greatbunzinni

greatbunzinni Power Member

Opa, simplesmente tu nunca serás engenheiro se não souberes matemática. Por isso trata de aprender e passar matemática porque se não te aguentas no secundário então nunca na vida fazes nada no superior.

4. TheRieper

TheRieper Power Member

não, eu referia-me a um curso que dê para seguir programação em vez de tirar o de engenharia:PAté porque já ouvi muita gente a falar nums certificados e tal que até depois ajudam se decidirmos seguir para a universidade porque a dificuldade nem se compara. e penso que posso não passar devido ao facto que MAT. B. É bastante diferente da A.

5. greatbunzinni

greatbunzinni Power Member

Pelo que vejo nos catálogos dessas escolas, os cursos são caríssimos. Alguns cursos específicos chegam a ter custos superiores a 2 anos no ensino superior.

Depois vem a questão da empregabilidade. Ninguém no seu perfeito juizo contrata um curioso para fazer uma tarefa que precisa dum engenheiro.

Por isso pensa bem nessa coisa. Mais vale ter o mínimo de força de vontade para passar Mat A (não é nada dificil) e ingressar no superior do que querer armar-se em esperto à procura de atalhos. Afinal se um atalho fosse realmente o melhor caminho então não se chamava "atalho" mas sim "o caminho".

6. warai

warai Power Member

Bem se nem passas num exame de matemática de secundário aconselho-te a nem sequer pensares em engenharia. Se gostas de manutenção/montagem de hardware tens bastantes sítios para ires fazer tech support, contudo não esperes ordenado muito bom.

7. lothar_m

lothar_m Power Member

Agora é q disseste tudo....

8. petersaints

petersaints Power Member

Eu estive este ano que passou em Eng. Biomédica em Setúbal (curso novo) e agora recandidatei-me para Eng. Informática na FCT-UNL a ver se é desta :P Descobri que apesar de gostar de hardware prefiro software. Quero saber um pouco de hardware mas mais como curiosidade pois o que mexe comigo é software...

9. TheRieper

TheRieper Power Member

Tipo eu ate passo nos de B. agora de A não sei porque há coisas que nós não damos. mas se para ser programador é mesmo necessário o curso de engenharia então cá terei que ir eu

10. HecKel

HecKel The WORM

Nop..., para ser programador não precisas de curso de engenharia. Para seres ENGENHEIRO INFORMÁTICO é que OBVIAMENTE precisas do curso de Engenharia.

Conheço alguns programadores que só têm o 12º ano. Não esperes é grande progressão na carreira..., e não te admires de ao fim de uns anos veres putos a ganharem mais do que tu e a começarem a mandar em ti.

HecKel

11. CoolMaster

CoolMaster Power Member

Eu por exemplo sou programador e só tenho o 12º ano. Realmente tens razão, daí querer investir em alguns certificados apenas para o cv e para me facilitar na procura de emprego e possivelmente melhorar o ordenado, vamos lá ver. Eu não tive dificuldades em arranjar trabalho, primeira entrevista fiquei logo e tenho noção que agora vai ser mais simples porque já tenho mais experiência profissional, um ex-colega tambem teve logo 4 empresas interessadas nele quando saiu daqui.

Conheço um gajo que só tem o 9º ano e é programador, e por acaso em empresas do top (sonae e sapo) e até ganha fixe.

Como tudo é preciso sorte, claro que se fosse em UK era mais simples... lá parece-me que dão mais valor aos teus conhecimentos do que ao canudo, o que é uma coisa boa.

12. Ryu_Townshend

Ryu_Townshend Power Member

Existe sempre o curso de Ciências da Computação.
    Isso da mat. B ser muito diferente da mat. A acho que é mais mito que outra coisa...mas prontos :D

13. Kayle

Kayle Power Member

invenste em ti, vende a consola, o telemovel, o cao, e o gato.... e arranja uma ou duas vezes por semana uma explicação de matematica.

aí terás a solução.

ou então, podes sempre passar as tardes a estudar. tb resulta.

cumps

14. OubeLa

OubeLa Power Member

Eu sinceramente não acho. Provavelmente em termos de materia necessária para a faculdade é um mito, mas acredito que matemática A desenvolva muito mais a capacidade de raciocinio do aluno.

Eu tive matemática A e pelo que vi dos exames nacionais MATA é muito mais dificil do que MATB. Mas como so tive A posso até estar enganado. Btw, é dificil mas faz-se bem, basta aplicarem-se um bocado. E depois deixa de ser dificil e parece facil :) OK, eu sou suspeito porque matemática sempre foi o meu forte.

15. raVemjr

raVemjr I'm cool cuz I Fold

Se queres ser engenheiro, e avançar um passo ou vários em direcção da tua independência, então vai, e pensa assim, "já passaram uma data de marmanjos por aqui, isto não deve ser dificil"
    Com uma média de 12.5 para o IST então...

16. TheRieper

TheRieper Power Member

Basta passar no exame de Mat.A e F.Q. A e entro na F.E.U.P. e as matérias são sim bastante diferentes porque em Mat.A da-se analise de funções muito mais que em B e abrange-se outras áreas que nós não. B é mais a base de cálculos lógicos (polinómios e tal) matemática também foi o meu forte mas no 9º ano vieram probabilidades e a minha prof passava mais tempo a dizer como se dizia o que em japones e perdi totalmente o interesse. O que eu queria mesmo era por exemplo um curso ou um certificado que me desse um estatuto de programador mais "qualificado" (sim, porque o que se pede do canudo é isso, uma simples "certificação porque há quem tenha o canudo e seja caloteiro>.> sem ofensa a nenhum dos presentes mas conheço alguns). Obrigado pela ajuda a todos. se alguém tiver mais conselhos agradeço.

PS: já me meti em explicações à algum tempo já, para prevenir^^

Abraço

**EDIT** Aquilo lá no site da FEUP antes dos nomes das disciplinas tem um número. Um colega meu sisma que aquilo é o código da disciplina, eu tenho medo que seja a nota requerida no exame por 1 razão. o número antes de matemática é 16... lol. alguém sabe de algum site que tenha as notas requeridas para exame X na faculdade Y? eu sei que há sites desses mas não encontrei nenhum.

Última edição: 31 de Agosto de 2007
  17. OubeLa

OubeLa Power Member

Aquilo é o código da disciplina sim ;) O numero antes de matemática é 16 porque o código da disciplina de matemática e 16. Procura no livro de acesso ao ensino superior que te foi dado ou será (dado não, tens de pagar :lol:).

Na FEUP as notas minimas são 9,5 nos exames das PI's, e 10,0 de nota de candidatura. Queres ir para o MIEIC? Caloiro :004:

EDIT1:
    Mas quanto a isso da matemática faz um esforcinho por passares, e sobretudo por aprenderes alguma coisa. E depois na faculdade ainda mais. Não é para desmotivar ninguem, mas eu tive 16 no exame nacional e cheguei à faculdade e reprovei a análise matematica e a complementos de matemática. Dia 14 de Setembro tenho a hipotese de me redimir no exame de recurso xD è por isso que deves começar desde já a perceber matemática. Aquilo não é assim tão dificil se tiveres força de vontade ;) vais ver que depois vai valer a pena o esforço.

EDIT2: Um conselho: visita o fórum exames.org. É excelente para tirar dúvidas desse tipo, e até ficas a aprender umas coisas sobre como funcionam os cursos ;) o meu nick por lá é o mesmo, por isso qualquer coisa força.

18. TheRieper

TheRieper Power Member

phew. terei que refazer o exame de f.q. A uma vez que tive 7.0 (apesar da nota ser baixa ainda consegui superar alunos de f.q.A e um colega meu que tirou 3 no exame. lol) e passar no exame de mat.A. sim outra das razões que me pos em duvida se seria o curso adequado para mim com tanta sobrecarga de matemática. Eu até gosto de matemática mas algebra, análise e tal... hehe>.> ou seja.. se seguir o cursou as tantas ainda calhas como meu padrinho. boa... lolXD
    E não o livro não me foi dado porque supostamente os cursos tecnológicos, os alunos de melhores médias teriam acesso ao ensino superior. esta nossa ministra muda de ideias muito depressa:/ mas também tenho que ver o lado positivo. já tenho bases em redes, programação, hardware e tudo^^ às tantas até faço exame de português e física e verei qual calha melhorXD. Obrigado pela informação sir. Depois quero-te fazer umas perguntas sobre a universidade se não te importares.

Abraço (desculpem o long post)

19. soares741

soares741 Power Member

mas afinal qual e a diferença entre MAT.A e MAT, alem do nivel de dificuldade??? eu vou agora para o 10º e vou ter MAT.B. eu quero fazer universidade em Portugal e depois tentar ir estudar para a Alemanha ou Inglaterra ou ate mesmo os Estados Unidos (quem sabe)

20. mj2p

mj2p I'm Cool Cuz I Fold

Diferenças

Amigo, as diferenças entre MAT A e MAT B estão em que, enquanto eu (tendo MAT A) assisto a 3 blocos de 90 de aulas de MAT tu apenas assistes a 2. Ou seja, a matéria leccionada é totalmente diferente e muito reduzida em MAT B. Por isso, quanto a mim, quem quer entrar para a universidade deve escolher a via Ciências e Tecnologia e não um curso tecnológico. Os tecnológicos são para trabalhar logo ao final do 12.º.

Vá, cumprimentos

P.S.:Vou este ano para o 11.º de Ciências e Tecnologia e sei bem do que falo (também quero ser engenheiro informático pela FEUP)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página