[help]Faculdade/ Cursos

Status
Fechado a novas mensagens.
Em relação a esse curso não te sei dizer bem como está.

Essa faculdade não é de engenharia... o curso era licenciatura em informática e de 4 anos, não de 5. Pelo que ouvi dizer por um colega que lá andou, no fim dos 4 anos fazias um exame e depois dizem que és engenheiro, obviamente que nada disso está reconhecido pela ordem, ao contrário dos cursos das outras 3 univs que referi anteriormente.

Para que saibas, o ISEL que actualmente pertence ao politecnico de Lisboa, já anda ha 1 ou 2 anos em negociações com o governo, para ficar estilo faculdade de engenharia de lisboa e integrar a universidade de lisboa.

"O Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) é uma escola de engenharia secular em Lisboa, Portugal. Actualmente, está integrado no Instituto Politécnico de Lisboa mas está em negociação a sua integração na Universidade de Lisboa."
 
O curso na FCUL é também ele bastante bom.

Neste momento, o curso é composto por 3+2 ou seja 3 anos a licenciatura e 2 anos de mestrado. É reconhecido pela ordem dos engenheiros e quando terminares o mestrado és aceite pela ordem.
Este ano vou iniciar o mestrado tendo feito a licenciatura na FCUL e posso-te garantir que tens todas as condições. É um curso já conceituado e gozamos de muito boa fama entre muitas empresas da área. O que é optimo!
As condições são optimas para estudar e os profs são simpacticos e acessiveis na sua maioria.

Falo apenas da FCUL porque é la que estudo, mas de certeza que o ISEL é também uma excelente opção.
Acho que ficas bem em qq das 2.

Boa sorte
 
O curso na FCUL é também ele bastante bom.

Neste momento, o curso é composto por 3+2 ou seja 3 anos a licenciatura e 2 anos de mestrado. É reconhecido pela ordem dos engenheiros e quando terminares o mestrado és aceite pela ordem.
Este ano vou iniciar o mestrado tendo feito a licenciatura na FCUL e posso-te garantir que tens todas as condições. É um curso já conceituado e gozamos de muito boa fama entre muitas empresas da área. O que é optimo!
As condições são optimas para estudar e os profs são simpacticos e acessiveis na sua maioria.

Falo apenas da FCUL porque é la que estudo, mas de certeza que o ISEL é também uma excelente opção.
Acho que ficas bem em qq das 2.

Boa sorte

Tens razão, parece que afinal a FCUL se "transformou" numa faculdade com um curso de engenharia,

Se é bom ou não já não posso opinar sobre isso, só conhecia o antigo de 4 anos sem ser engenharia.
 
Fcul é sem duvida a faculdade de Engenharia informática do momento, o ultimo gajo a entrar este ano teve 14,1 num espaço de 4 anos aumentou dos 10.5 para 14.1.

nos ISTs o ultimo gajo teve cerca 12, isto quer dizer que o pessoal anda informado, a fcul esta-se a tornar no melhor curso de informatica da zona da grande lisboa.

e Perguntam vocês, porque é q dizes isso ?

Não só pelo nivel de aceitação mas porque o curso se baseia nas recomendações de Computer Science do www.acm.org ou seja, é um curso de nivel internacional.

O IST aposta em Analise Matematica com fartura a fcul aposta em Calculo, que é mais que suficiente para o curso.

Eu quando entrei para a fcul podia ter ido para qualquer faculdade de informatica do pais, e escolhi a fcul nao me arrependi. Os frutos vêm depois de acabar o curso ou ainda quando lá es~tao por isso cuidado à malta que ker trabalhar enquanto faz o curso :)
 
Fcul é sem duvida a faculdade de Engenharia informática do momento, o ultimo gajo a entrar este ano teve 14,1 num espaço de 4 anos aumentou dos 10.5 para 14.1.

nos ISTs o ultimo gajo teve cerca 12, isto quer dizer que o pessoal anda informado, a fcul esta-se a tornar no melhor curso de informatica da zona da grande lisboa.

e Perguntam vocês, porque é q dizes isso ?

Não só pelo nivel de aceitação mas porque o curso se baseia nas recomendações de Computer Science do www.acm.org ou seja, é um curso de nivel internacional.

O IST aposta em Analise Matematica com fartura a fcul aposta em Calculo, que é mais que suficiente para o curso.

Eu quando entrei para a fcul podia ter ido para qualquer faculdade de informatica do pais, e escolhi a fcul nao me arrependi. Os frutos vêm depois de acabar o curso ou ainda quando lá es~tao por isso cuidado à malta que ker trabalhar enquanto faz o curso :)


O facto de usares apenas um exame para te candidatares à FCUL e dois para te candidatares ao IST ajuda muito a que a média suba tanto em 4 anos, é isso que não nos podemos esquecer também.
 
Fcul é sem duvida a faculdade de Engenharia informática do momento, o ultimo gajo a entrar este ano teve 14,1 num espaço de 4 anos aumentou dos 10.5 para 14.1.

nos ISTs o ultimo gajo teve cerca 12, isto quer dizer que o pessoal anda informado, a fcul esta-se a tornar no melhor curso de informatica da zona da grande lisboa.

e Perguntam vocês, porque é q dizes isso ?

Não só pelo nivel de aceitação mas porque o curso se baseia nas recomendações de Computer Science do www.acm.org ou seja, é um curso de nivel internacional.

O IST aposta em Analise Matematica com fartura a fcul aposta em Calculo, que é mais que suficiente para o curso.

Eu quando entrei para a fcul podia ter ido para qualquer faculdade de informatica do pais, e escolhi a fcul nao me arrependi. Os frutos vêm depois de acabar o curso ou ainda quando lá es~tao por isso cuidado à malta que ker trabalhar enquanto faz o curso :)

Que comentário mais sem jeito nenhum, apenas estás a puxar a brasa à tua sardinha.

No ISEL e no IST os exames pra entrar são fisica e matematica, a média de entrada que coisa tem a ver com a qualidade do curso ?? Até o ultimo gajo pode entrar com média de 20, e sair de lá e não saber fazer nada.

Podias ter escolhido uma faculdade qualquer ?? E foste escolher uma faculdade em Lisboa que não tem tradição nenhuma em cursos de engenharia, porque não é uma escola de engenharia. Arranjaram agora um esquema para terem um curso de engeharia porque o curso de informática que tinham de 4 anos não dava pra nada.

Não sei se andas informado como leccionam as coisas no ISEL e no IST, mas os profs lá são todos engenheiros que andaram com a mão na massa, dou-te o exemplo do das caixas ATM que usas pra fazer pagamentos, portagens da brisa, parquimetros, via verde, epá, podia estar aqui o resto do dia.

E agora vens-me tu falar numa faculdade que lecciona engenharia ha 3 ou 4 anos. Que LOLADA.

Quando acabares o curso e entrares no mercado de trabalho logo vês se fizeste a escolha certa.
 
Última edição:
O ISEL tal como a FCUL também só é preciso uma Prova de Ingresso, a Matemática.

Somente no IST é que são exigidas duas Provas de Ingresso, a Matemática + Física e Quimica (ou Biologia e Geologia).

As médias de entrada são completamente subjectivas. As médias do último a entrar no IST até eram à volta de 14, nos dois últimos anos desceu para o 12,5 / 12,7 e este ano voltaram a subir, o último que entrou este ano foi com 13,8.

Agora as conclusões que se tiram disto, podem ser muitas. Para mim seria muito mais fácil entrar no ISEL ou na FCUL, do que no IST, precisamente devido à exigência das provas de ingresso. Além disso no ISEL à partida a nota minima de entrada é 10, no IST é 12, na FCUL não sei. Outro aspecto, é o número de vagas que as universidades oferecem para cada curso, quanto menos vagas naturalmente que as notas dos últimos colocados tendem a ser mais elevadas.

Por outro lado, as médias de entrada não são mais do que um reflexo das médias de aproveitamento e sucesso do ensino secundário. Este ano toda a gente ouviu falar da politica do facilitismo e da facilidade do exame de matemática da 1ª fase, portanto este ano seria mais fácil do que nunca elevar a média para entrar numa faculdade como o ISEL ou a FCUL que só exige Matemática. Mais complicado seria sempre o IST que além da Matemática exige Física e Quimica, e mesmo assim as médias aumentaram.

Indo directo ao assunto, as médias de entrada são subjectivas, não reflectem propriamente a qualidade da instituição/ensino. O que conta é o nível de formação profissional e calo, com que saiem no fim do curso. É ai que o IST é amplamente reconhecido nacional e internacionalmente, e não é à toa. É a faculdade de engenheria mais referênciada em Portugal, penso eu de que.

Quanto ao curso de Informática da FCUL, este ano podem finalmente ter ajustado às recomendações de Bolonha, coisa que o IST tem desde sempre. Mesmo antes de bolonha, o curso de informática do Técnico já estava ao nível dos cursos internacionais do género. Mas sinceramente, dúvido que a FCUL, uma universidade que não é de engenheria e que ainda há pouco tempo tinha um curso de informática da treta, tenha melhores professores e melhor nível de ensino nesse curso do que o reputadíssimo IST. É uma coisa que nem me passa pela cabeça. Assim como dúvido, que o peso para o exterior de um engenheiro informático saido da FCUL esteja ao mesmo nível do que um engenheiro informático saido do IST. Mas pronto, não quero entrar por aqui.

Quanto ao IST, devo relembrar a elevada taxa de colocação no mercado profissional. Pessoalmente conheço 6 pessoas formadas no IST (3 deles familiares) e todos eles ainda nem tinham acabado o curso já estavam a receber propostas muito tentadoras. Todos eles tiveram várias ofertas de emprego quando terminaram os cursos, e todos eles são bem sucedidos (uns mais do que outros). Isto em grande parte deve-se não só à reputação do IST no campo da engenheria, que é uma referência para as grandes empresas, mas também por todo o trabalho que é feito pelo IST nessa matéria. Os acordos nacionais e internacionais para estágios e colocação profissional são imensos, e desde o inicio é sempre transmitido aos alunos um sentimento de acompanhamento e de futuro sucesso profissional. Já para não falar dos eventos e workshop's que são feitos durante o curso. Para finalizar fica a dica que a Microsoft por exemplo, anda à coca dos melhores engenheiros informáticos do IST :P
 
Última edição:
Fcul é sem duvida a faculdade de Engenharia informática do momento, o ultimo gajo a entrar este ano teve 14,1 num espaço de 4 anos aumentou dos 10.5 para 14.1.

nos ISTs o ultimo gajo teve cerca 12, isto quer dizer que o pessoal anda informado, a fcul esta-se a tornar no melhor curso de informatica da zona da grande lisboa.
Isso não faz nenhum sentido.

O último a entrar no IST Alameda, entrou com 13,8.

E agora façamos as contas.

1) A FCUL só oferece 95 vagas, o IST oferece 170 vagas.

2) O nº 95 na FCUL entrou com 14,1. O nº 170 no IST entrou com 13,8.

3) Eu entrei no IST com 14,3 nº 142.

Agora pensa um bocadinho e imagina quanto entrou o nº95 no IST e compara com o da FCUL.

Quanto ao resto tenho dito no post anterior. Acho que se o que querias era realmente era Engenheria Informática, teres optado intencionalmente pela FCUL foi um erro. Vais-te arrepender no futuro, porque não queiras comparar a FCUL ao IST a nível de engenheria em geral, e em informática em particular.
 
Quanto ao curso de Informática da FCUL, este ano podem finalmente ter ajustado às recomendações de Bolonha, coisa que o IST tem desde sempre. Mesmo antes de bolonha, o curso de informática do Técnico já estava ao nível dos cursos internacionais do género. Mas sinceramente, dúvido que a FCUL, uma universidade que não é de engenheria e que ainda há pouco tempo tinha um curso de informática da treta, tenha melhores professores e melhor nível de ensino nesse curso do que o reputadíssimo IST. É uma coisa que nem me passa pela cabeça. Assim como dúvido, que o peso para o exterior de um engenheiro informático saido da FCUL esteja ao mesmo nível do que um engenheiro informático saido do IST. Mas pronto, não quero entrar por aqui.

Quanto ao IST, devo relembrar a elevada taxa de colocação no mercado profissional. Pessoalmente conheço 6 pessoas formadas no IST (3 deles familiares) e todos eles ainda nem tinham acabado o curso já estavam a receber propostas muito tentadoras. Todos eles tiveram várias ofertas de emprego quando terminaram os cursos, e todos eles são bem sucedidos (uns mais do que outros). Isto em grande parte deve-se não só à reputação do IST no campo da engenheria, que é uma referência para as grandes empresas, mas também por todo o trabalho que é feito pelo IST nessa matéria. Os acordos nacionais e internacionais para estágios e colocação profissional são imensos, e desde o inicio é sempre transmitido aos alunos um sentimento de acompanhamento e de futuro sucesso profissional. Já para não falar dos eventos e workshop's que são feitos durante o curso. Para finalizar fica a dica que a Microsoft por exemplo, anda à coca dos melhores engenheiros informáticos do IST :P

Blablabla... O técnico é bom para engenharias civis e afins. Engenharia informática é uma má escolha.
Para rectificar, um engenheiro informático saído da FCUL é tão ou mais apto do que um saído do IST. Ao contrário do que dizes, a FCUL sempre orientou o curso através das normas ACM, ao contrário do IST, que não o faz. A FCUL foi das primeiras faculdades a aderir a Bolonha...

Resultados da avaliação dos cursos de informática em Portugal em 2002 (foi a única avaliação realizada até ao momento).

A FCUL é uma das melhores do país no curso de informática e a melhor em Lisboa.
Isto em 2002, altura em que não tínhamos os laboratórios e outras facilidades que temos agora.

Se é coisa que odeio é estarem a escrever sem saber e enganarem quem, inocentemente, quer saber onde se pode formar como deve ser.

PS: para não mencionar as parcerias que temos com a Carnegie-Mellon University, MIT e UT-A.

Por exemplo, existe a opção, para quem desejar, de tirar um mestrado na FCUL com creditação na CMU, ficando com mestrado duplo, dados pela FCUL e pela CMU...

Duvido seriamente que universidades como o MIT e a CMU fizessem parcerias com uma universidade como tu descreves. E fico-me por aqui.
 
Última edição:
Ha uns tempos atrás no ISEL era preciso Fisica e Matematica.

Quando a FCUL tinha um curso chamado "Licenciatura em Informática" de 4 anos, já o ISEL leccionava engenharias ha mais de 100 anos.

Agora vens dizer que a FCUL tem o melhor curso de engenharia informática de Lisboa. :lol::lol:

Obrigado, conseguiste meter aqui o pessoal todo a rir!! Que piada!!

Falas das tuas parcerias e sabes as das outras escolas de ENGENHARIA ?? Essa faculdade não é nenhuma de engenharia, tem um curso de engenharia dado por professores que devem ter 20 doutoramentos e 20 mestrados e nunca fizeram nada na vida.

Esse estudo ainda mete mais graça que o teu comentário, como podes comparar um curso de engenharia com um de informatica??

Eles nem sabe o que é electronica, ou microprocessadores ou sei la mais o que.
Que LOLADA!! Só rir.
 
Última edição:
Ha uns tempos atrás no ISEL era preciso Fisica e Matematica.

Quando a FCUL tinha um curso chamado "Licenciatura em Informática" de 4 anos, já o ISEL leccionava engenharias ha mais de 100 anos.

Agora vens dizer que a FCUL tem o melhor curso de engenharia informática de Lisboa. :lol::lol:

Obrigado, conseguiste meter aqui o pessoal todo a rir!! Que piada!!

Falas das tuas parcerias e sabes as das outras escolas de ENGENHARIA ?? Essa faculdade não é nenhuma de engenharia, tem um curso de engenharia dado por professores que devem ter 20 doutoramentos e 20 mestrados e nunca fizeram nada na vida.

Esse estudo ainda mete mais graça que o teu comentário, como podes comparar um curso de engenharia com um de informatica??

Eles nem sabe o que é electronica, ou microprocessadores ou sei la mais o que.
Que LOLADA!! Só rir.

Não sou eu que o digo :) i rest my case.
Talvez se saires do buraquinho onde estás e fores procurar um pouco, vês que os "professores com 20 mestrados e doutoramentos que não fizeram nada" concretizaram e concretizam projectos de nível europeu todos os anos.

Mas como deves estar tão afastado dessa realidade, dou-te a conhecer já um do dia-a-dia: o sistema informático dos CTT, até ser substituido há pouco tempo, foi realizado por um dos professores de lá, o Prof. Paulo Verissimo. Se calhar é melhor ires ver quem é, antes de dizeres mais asneirada. Mas até te deixo aqui um link, que menciona umas "pequenas" empresas, que se calhar até conheces.

Isso é um subgrupo de um grupo de investigação da FCUL. O subgrupo onde estou actualmente (navigators).

O problema é ver-vos a falar, e apresentarem dados palpáveis, niente. Da boca para fora, todos falam muito ;)
 
Blablabla... O técnico é bom para engenharias civis e afins. Engenharia informática é uma má escolha.
Para rectificar, um engenheiro informático saído da FCUL é tão ou mais apto do que um saído do IST. Ao contrário do que dizes, a FCUL sempre orientou o curso através das normas ACM, ao contrário do IST, que não o faz. A FCUL foi das primeiras faculdades a aderir a Bolonha...

Resultados da avaliação dos cursos de informática em Portugal em 2002 (foi a única avaliação realizada até ao momento).

A FCUL é uma das melhores do país no curso de informática e a melhor em Lisboa.
Isto em 2002, altura em que não tínhamos os laboratórios e outras facilidades que temos agora.

Se é coisa que odeio é estarem a escrever sem saber e enganarem quem, inocentemente, quer saber onde se pode formar como deve ser.

PS: para não mencionar as parcerias que temos com a Carnegie-Mellon University, MIT e UT-A.

Por exemplo, existe a opção, para quem desejar, de tirar um mestrado na FCUL com creditação na CMU, ficando com mestrado duplo, dados pela FCUL e pela CMU...

Duvido seriamente que universidades como o MIT e a CMU fizessem parcerias com uma universidade como tu descreves. E fico-me por aqui.

Disseste tudo

para o resto da malta eu nunca disse que a fcul era uma Boa escola de engenharia, Alias, para Computer Science engenharia é completamente secundário. Alem disso quando eu entrei na faculdade o ultimo gajo a entrar na Alameda tinha tido 15 e tal ,

Já agora quem quiser ver os ultimos gajos a entrar

www.acessoensinosuperior.pt

na Alameda o ultimo gajo teve 13.8
Redes do tagus 12.00
Tagus informatica12.5

Faculdade de ciencias o ultimo teve : 14.1

do isel nem vi, porque nunca foi uma opção para mim, mas o cursos não se medem pela media de entrada mas sim pelos conteudos.

www.acm.org recomenda como os cursos devem ser estruturados e a fcul fez baseado nisso, o IST tb, mas o problema do IST é que aposta demasiado na engenharia.

Eu quando entrei na facul o curso nem era Engenharia, porqeu eu nao keria ser eng. alias tou-me a lixar pra engenharia o curso lá fora é Computer Science, engenharia e engenheiros é mm À tuga... alias "O Tipico Tuga" :)

BTW eu estou no mercado de trabalho com o curso da FCUL.
 
Disseste tudo

para o resto da malta eu nunca disse que a fcul era uma Boa escola de engenharia, Alias, para Computer Science engenharia é completamente secundário. Alem disso quando eu entrei na faculdade o ultimo gajo a entrar na Alameda tinha tido 15 e tal ,

Já agora quem quiser ver os ultimos gajos a entrar

www.acessoensinosuperior.pt

na Alameda o ultimo gajo teve 13.8
Redes do tagus 12.00
Tagus informatica12.5

Faculdade de ciencias o ultimo teve : 14.1

do isel nem vi, porque nunca foi uma opção para mim, mas o cursos não se medem pela media de entrada mas sim pelos conteudos.

www.acm.org recomenda como os cursos devem ser estruturados e a fcul fez baseado nisso, o IST tb, mas o problema do IST é que aposta demasiado na engenharia.

Eu quando entrei na facul o curso nem era Engenharia, porqeu eu nao keria ser eng. alias tou-me a lixar pra engenharia o curso lá fora é Computer Science, engenharia e engenheiros é mm À tuga... alias "O Tipico Tuga" :)

BTW eu estou no mercado de trabalho com o curso da FCUL.

O IST aposta demasiado na engenharia?? Já pensaste porquê? Porque secalhar é uma escola de engenharia não?

"engenharia e engenheiros é mm À tuga" ?? Lá por tu não quereres ter um curso de engenharia falas assim ?? De uma vez por todas metam na cabeça que uma coisa é ter um curso de eng. informática e outro é ter uma lic. em informática, 50% dos conteúdos são diferentes.

Ai tás no mercado de trabalho?? Uau, também era melhor que não tivesses.

Então e diz-me lá, que queres é "Computer Science", fazes o quê nesse mundo do trabalho ??
 
PS: para não mencionar as parcerias que temos com a Carnegie-Mellon University, MIT e UT-A.

Por exemplo, existe a opção, para quem desejar, de tirar um mestrado na FCUL com creditação na CMU, ficando com mestrado duplo, dados pela FCUL e pela CMU...

Duvido seriamente que universidades como o MIT e a CMU fizessem parcerias com uma universidade como tu descreves. E fico-me por aqui.

Essas parcerias são promovidas pelo MCTES, e há muitas outras universidades envolvidas.
E acho que não muitos motivos de orgulho nesses programas, visto que basicamente o estado está a pagar aos americanos para que eles aceitem que trabalhemos para eles.
 
Boas

Após ter lido aqui algumas coisas, esclareçam-me lá uma coisa:

Uma universidade como o IST que aposta mais na engenharia, os conteúdos do curso são mais práticos ou teóricos?

Eu estou ainda na duvida de onde ingressar, e que curso (apesar de estar praticamente escolhido a engenharia informática) escolher para quando entrar, que será no próximo ano lectivo.

Outra questão, e a faculdade de ciências da Caparica? Que podem dizer sobre ela?
Até era melhor para mim, visto que vivo deste lado da margem... lol
 
A fct-unl é uma das melhores a nivel nacional, para mim melhor que o ist mas não tão divulgada.
E se moras na margem sul, acho que nem há duvidas.

Para mim a melhor nacional é a feup.... mas isso é no porto.
 
Fcul é sem duvida a faculdade de Engenharia informática do momento, o ultimo gajo a entrar este ano teve 14,1 num espaço de 4 anos aumentou dos 10.5 para 14.1.

isso nao e graças à universidade, mas sim graças aos exames de matematica terem uma dificuldade para o 9º ano :lol:

e o facto da FCUl ter 14 e o IST 12 é devido apenas ao exame de fisica... e nao por uma ser melhor que a outra

P.S - eu sou da fcul :D
 
A fct-unl é uma das melhores a nivel nacional, para mim melhor que o ist mas não tão divulgada.
E se moras na margem sul, acho que nem há duvidas.

Para mim a melhor nacional é a feup.... mas isso é no porto.

Então portanto aconselhas essa certo?

E no que toca a colocação no final do curso, como está a FCT?
 
Man, qualquer pessoa que saia da universidade a saber fazer alguma coisa (o que é diferente de sair a dizer que sabe fazer porque ouviu aquilo nas aulas) arranja trabalho na boa.

Quando acabei o meu curso, em 1 mes, fui a 23 entrevistas, cheguei a ter mais de 1 por dia, desde empresas com 4 pessoas até grandes empresas multinacionais. O que me permitiu escolher localização, ordenado, e o que queria fazer.

Repito o que disse, onde trabalho já por aqui passou muita gente sem ser do ISEL, IST ou FCT e foram todos recambiados, no final do primeiro contracto, adios.

O que interessa neste mundo, é saberes fazer as coisas, e o que conta para atingires isso é os conteúdos das cadeiras e mais importante que isso a maneira como são leccionados.
 
Muito gosto destas guerrinhas entre Universidades (not) haja paciência, será que não conseguem argumentar, sem insultar as outras Universidades/Cursos?

Sinceramente em Lisboa pouco conheço, mas da experiência que tenho do mercado de trabalho, existem 3 apostas seguras em termos de Eng. Informática, as Universidades estão ordenadas de norte para sul, para não causar polemica :D

UM
FEUP
IST

Isto não quer dizer que não hajam cursos ao mesmo nivel, ou mesmo melhores, simplesmente falo da experiência que tenho, ou seja pessoal que tirou cursos relacionados com Informática, nestas Universidades não teve qualquer tipo de dificuldade em encontrar trabalho, alias o complicado em alguns casos foi mesmo escolher :D
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo