PlayStation Horizon: Forbidden West

Concordo com tudo o que dizes. Tou com 26h de jogo e parei porque já n aguentava. Resolvi dar oportunidade a outros jogos e um dia la voltarei a isto. É lindo, isso é um facto... mas é só isso. A história é bem fraca relativamente ao original, a Alloy tem a expressividade/emoção de uma salsicha, as conversas e quests são absurdas, a cena dos rumores é tão parva a execução que já nem sequer os oiço.

Neste momento é 7/10 para mim por causa da qualidade gráfica. Já joguei exclusivos bem melhores na PS5, felizmente.

Já me esquecia dos rumores, que são mais uma dose de aborrecimento totalmente dispensável!
HFW é um ser muito bonito, mas sem qualquer alma. Altamente chato e aborrecido, chegando a ser penosa e forçada a tarefa de o terminar.

O que falta a HFW é aquilo que o witcher 3 tem de sobra.

Para os que começarem o jogo e não sentirem o tal click, o conselho que dou é não insistirem em "limpar" o mapa. Façam apenas as main quests, não vão perder nada do jogo e vão ganhar tempo precioso para gastarem com uma coisa que gostem.
 
Já me esquecia dos rumores, que são mais uma dose de aborrecimento totalmente dispensável!
HFW é um ser muito bonito, mas sem qualquer alma. Altamente chato e aborrecido, chegando a ser penosa e forçada a tarefa de o terminar.

O que falta a HFW é aquilo que o witcher 3 tem de sobra.

Para os que começarem o jogo e não sentirem o tal click, o conselho que dou é não insistirem em "limpar" o mapa. Façam apenas as main quests, não vão perder nada do jogo e vão ganhar tempo precioso para gastarem com uma coisa que gostem.
Pois já a mim é um jogo que gostei bastante, bem mais que o witcher que nem 30m consegui jogar, talvez por não ter pachorra para jogos mais antigos, andar a cavalo etc.
 
Pois já a mim é um jogo que gostei bastante, bem mais que o witcher que nem 30m consegui jogar, talvez por não ter pachorra para jogos mais antigos, andar a cavalo etc.
Igual aqui, adorei o jogo! Em história pode não ter sido tão interessante como o primeiro, mas ainda bastante interessante para me manter motivado a continuar a história e a terminar o jogo. No resto então é superior rigorosamente em tudo ao primeiro. Nem sou pessoa de ter paciência em limpar os mapas, mas neste jogo fi-lo e nunca senti que foi forçado nem nada.

Para mim o jogo foi sempre super viciante até ao fim. A única coisa que não gostei muito e não tive pachorra de fazer foi o jogo de "tabuleiro" Machine Strike, apenas fiz uns três jogos para conseguir o troféu.

Eu também nunca consegui jogar jogos tão aclamados por aqui como The Witcher III e Red Dead Redemption 2. Senti exatamente o mesmo que algumas pessoas sentiram com os Horizon ZD e FW. Por isso respeito a 100% quem não tenha conseguido gostar deste jogo (tal como espero que respeitem que eu não tenha conseguido gostar do TW3 e RDR2).
 
Igual aqui, adorei o jogo! Em história pode não ter sido tão interessante como o primeiro, mas ainda bastante interessante para me manter motivado a continuar a história e a terminar o jogo. No resto então é superior rigorosamente em tudo ao primeiro. Nem sou pessoa de ter paciência em limpar os mapas, mas neste jogo fi-lo e nunca senti que foi forçado nem nada.

Para mim o jogo foi sempre super viciante até ao fim. A única coisa que não gostei muito e não tive pachorra de fazer foi o jogo de "tabuleiro" Machine Strike, apenas fiz uns três jogos para conseguir o troféu.

Eu também nunca consegui jogar jogos tão aclamados por aqui como The Witcher III e Red Dead Redemption 2. Senti exatamente o mesmo que algumas pessoas sentiram com os Horizon ZD e FW. Por isso respeito a 100% quem não tenha conseguido gostar deste jogo (tal como espero que respeitem que eu não tenha conseguido gostar do TW3 e RDR2).

Isto. Também gostei mais da história no primeiro, mas joguei o FW do inicio até ao trofeu de platina sem nunca cansar, nem tive vontade de meter outros jogos pelo meio.
Mas também compreendo perfeitamente que não é assim para toda a gente, pois por exemplo não gostei nada do Assassins creed Origins que também joguei ha pouco tempo, tive de me forçar a acabar a historia só porque sim, e o mapa deixei regiões inteiras a preto sem lá entrar sequer, já para nao falar em pontos de interrogação pelo caminho.

O Witcher 3 ainda está por começar e tenho "medo" porque tem muito conteúdo e posso não vir sequer a ver o fim.
 
Eu também nunca consegui jogar jogos tão aclamados por aqui como The Witcher III e Red Dead Redemption 2. Senti exatamente o mesmo que algumas pessoas sentiram com os Horizon ZD e FW. Por isso respeito a 100% quem não tenha conseguido gostar deste jogo (tal como espero que respeitem que eu não tenha conseguido gostar do TW3 e RDR2).

Faço parte do clube que acabou o TW3, RDR2 e os dois Horizons, e adorei mesmo todos esses jogos, mas por razões diferentes. Acho que não são jogos casuais, e é preciso investir muitas horas no início para engrenar e entendermos as mecanicas, mas depois o retorno é fabuloso.

Para mim, o RDR2 foi o mais difícil de entrar, e achei os primeiros 3 capítulos um bocado seca, mas é propositado porque logo a seguir as coisas aquecem... é simplesmente deslumbrante como acabamos por nos envolver emocionalmente no caos e nas personagens com um dos melhores fins de qualquer jogo. E depois joguei no PC, e nada aproxima-se a beleza visual e os detalhes deste jogo.

O Witcher 3 requer algumas horas para sair da primeira zona que funciona como um tutorial, a partir da segunda zona com a história do Red Baron e fiquei fã. E depois os DLCs são grandes pérolas de um jogo que já é grande em si em termos de qualidade e tamanho. Vale mesmo mesmo a pena. O Witcher 3 foi o meu primeiro RPG, e achei o inicio bastante dificil, mas aconselho os guias de newbies para ajudar no começo. O jogo é bem mais fácil do que parece a primeira vista.

Em relação aos Horizons, acho que o melhor é o combate que é muito superior ao RDR2 ou ao Witcher 3. Uma vez entendido o mecanismo de combate e a forma como conseguimos destruir máquinas pequenas e grandes estudando os pontos fortes/fracos, alguma agilidade na precisão, armas certas, e stealth - é um gozo. O 2º jogo na minha opinião é em tudo melhor que o 1º, embora perca pela falta de novidade. Mas entendo perfeitamente que quem não achou piada as máquinas, o jogo não subsiste apenas pela história e personagens.
 
Última edição:
Isto. Também gostei mais da história no primeiro, mas joguei o FW do inicio até ao trofeu de platina sem nunca cansar, nem tive vontade de meter outros jogos pelo meio.
Mas também compreendo perfeitamente que não é assim para toda a gente, pois por exemplo não gostei nada do Assassins creed Origins que também joguei ha pouco tempo, tive de me forçar a acabar a historia só porque sim, e o mapa deixei regiões inteiras a preto sem lá entrar sequer, já para nao falar em pontos de interrogação pelo caminho.

O Witcher 3 ainda está por começar e tenho "medo" porque tem muito conteúdo e posso não vir sequer a ver o fim.

Guarda-te para o update new gen.
Witcher 3 tem fácilmente o melhor enredo do mundo do videojogos, com cada quests altamente bem feita.
As side quests de W3 são muito melhores que a maioria das mainquests de outros jogos.

Tem é muitos elementos de RPG, o que poderá não agradar a todos.
 
Tem é muitos elementos de RPG, o que poderá não agradar a todos.
Sinto que talvez tenha sido esse o meu maior "problema" com o TW3, acho que seja talvez demasiado RPG para os meus gostos (desulpem pelo off-topic).

Em termos de elementos RPG, para mim (repito, para mim) o Horizon Forbidden West está no ponto. E é como o @Freddo disse e que concordo a 100%, o combate contra as máquinas é mesmo excelente e dos pontos mais fortes do jogo. Sabendo as estratégias certas (ou pelo menos as mais ideais, sobretudo na escolha das armas e seus upgrade e munições) o jogo é muita diversão. Já cheguei a passar horas seguidas a explorar o mapa e a destruir máquinas que me aparecem pelo caminho, e tem sido um gozo do caraças.
 
Sinto que talvez tenha sido esse o meu maior "problema" com o TW3, acho que seja talvez demasiado RPG para os meus gostos (desulpem pelo off-topic).

Em termos de elementos RPG, para mim (repito, para mim) o Horizon Forbidden West está no ponto. E é como o @Freddo disse e que concordo a 100%, o combate contra as máquinas é mesmo excelente e dos pontos mais fortes do jogo. Sabendo as estratégias certas (ou pelo menos as mais ideais, sobretudo na escolha das armas e seus upgrade e munições) o jogo é muita diversão. Já cheguei a passar horas seguidas a explorar o mapa e a destruir máquinas que me aparecem pelo caminho, e tem sido um gozo do caraças.

A questão do "demasiado RPG" está mesmo no ponto que dizes acima. Num bom RPG não há "estratégias certas", há diversas abordagens diferentes, igualmente válidas, que te permitem ultrapassar os obstáculos que o jogo te apresenta. Depois é uma questão da melhor opção para ti e para a forma como gostas de jogar.

No caso do Horizon há claramente uma estratégia certa, um caminho para a melhor forma de eliminar as diversas máquinas, que varia principalmente de máquina para máquina e não pela tua abordagem. É como se tivesses de perceber o "puzzle" para eliminar cada máquina consoante os seus pontos fortes e fracos.

No TW3 há mais flexibilidade nesse aspecto, apesar de haver algumas semelhanças. Ambos os jogos te levam a combater monstros/máquinas e humanos de forma completamente diferente, por exemplo. A ter abordagens diferentes para inimigos diferentes, e isso é muito bom porque trás variedade ao jogo.

Depois é como também dizes, uma questão de gosto.

Em relação ao mundo aberto, o HFW para mim está no ponto. Tem muita atividade para fazer mas não te "obriga" a fazer muita coisa e não carrega o mapa de icons, como os recentes AC ou o TW3.

O TW3 é um dos meus jogos preferidos da última geração, mas para quem quer fazer tudo não é muito bom. Não só tens muita coisa nos "?" espalhados pelo mapa que não acrescentam muito, como se fores fazer tudo o jogo fica mais monótono e ficas OP rápido. A melhor abordagem é ires fazendo os "?" que te aparecem pelo caminho e as missões secundárias que te parecem mais interessantes.
 
A questão do "demasiado RPG" está mesmo no ponto que dizes acima. Num bom RPG não há "estratégias certas", há diversas abordagens diferentes, igualmente válidas, que te permitem ultrapassar os obstáculos que o jogo te apresenta. Depois é uma questão da melhor opção para ti e para a forma como gostas de jogar.

No caso do Horizon há claramente uma estratégia certa, um caminho para a melhor forma de eliminar as diversas máquinas, que varia principalmente de máquina para máquina e não pela tua abordagem. É como se tivesses de perceber o "puzzle" para eliminar cada máquina consoante os seus pontos fortes e fracos.

No TW3 há mais flexibilidade nesse aspecto, apesar de haver algumas semelhanças. Ambos os jogos te levam a combater monstros/máquinas e humanos de forma completamente diferente, por exemplo. A ter abordagens diferentes para inimigos diferentes, e isso é muito bom porque trás variedade ao jogo.

Depois é como também dizes, uma questão de gosto.

Em relação ao mundo aberto, o HFW para mim está no ponto. Tem muita atividade para fazer mas não te "obriga" a fazer muita coisa e não carrega o mapa de icons, como os recentes AC ou o TW3.

O TW3 é um dos meus jogos preferidos da última geração, mas para quem quer fazer tudo não é muito bom. Não só tens muita coisa nos "?" espalhados pelo mapa que não acrescentam muito, como se fores fazer tudo o jogo fica mais monótono e ficas OP rápido. A melhor abordagem é ires fazendo os "?" que te aparecem pelo caminho e as missões secundárias que te parecem mais interessantes.
O forte do TW3 é a narrativa e as quests. N tem concorrência (eventualmente o RDR2)
 
Uma grande diferença do TW3/RDR2 dos Horizons tem a ver com maturidade das histórias. Os protagonistas dos primeiros têm falhas, dúvidas e têm de lidar com dilemas e males menores as vezes recorrendo a acções dúbias, e no final lidar com as consequências das suas acções. Já nos Horizons, a nossa protagonista tem obstaculos mas sai sempre bem em qualquer situação.

Penso que o impacto é bastante maior quando os nossos protagonistas são humanos como nós.
 
O forte do TW3 é a narrativa e as quests. N tem concorrência (eventualmente o RDR2)

Eu calculo que a premissa deste Horizon, tal como no anterior seja interessante.
Assim como é a do TW3.
E como disse o @Freddo, no Horizon a Alloy é a heroina e o enredo está "feito" para ela ganhar.
Em TW3 a mais pequena acção seja na story ou na numa sidequest tem consequências.
E deixa-nos a pensar, joga com a nossa bussola moral, e tudo isto está feito de uma forma excelente.
Além da inteligência de alguns npcs.
Lembro de uma sidequest de uma senhora que me pediu para tirar a bicharada da casa dela :D.
Como recompensa, disse-me que tinha lá um bau, que eu podia levar o que lá estava.
Entretanto fui jogando, e nunca mais me lembrei de ir à casa ver o baú.
Às tantas voltei a encontrar a senhora e falei com ela.
E ela disse-me algo do género " obrigado mais uma vez, não te esqueças que ainda não foste lá ver o baú".
Eu fiquei parvo com este pequeno grande detalhe.
São estas coisas que fazem os grande jogos.
 
Última edição:
Eu calculo que a premissa deste Horizon, tal como no anterior seja interessante.
Assim como é a do TW3.
E como disse o @Freddo, no Horizon a Alloy é a heroina e o enredo está "feito" para ela ganhar.
Em TW3 a mais pequena acção seja na story ou na numa sidequest tem consequências.
E deixa-nos a pensar, joga com a nossa bussola moral, e tudo isto está feito de uma forma excelente.
Além da inteligência de alguns npcs.
Lembro de uma sidequest de uma senhora que me pediu para tirar a bicharada da casa dela :D.
Como recompensa, disse-me que tinha lá um bau, que eu podia levar o que lá estava.
Entretanto fui jogando, e nunca mais me lembrei de ir à casa ver o baú.
Às tantas voltei a encontrar a senhora e falei com ela.
E ela disse-me algo do género " obrigado mais uma veze, não te esqueças que ainda não foste lá ver o baú".
Eu fiquei parvo com este pequeno grande detalhe.
São estas coisas que fazem os grande jogos.

O tw3 (eu que os rpg não são o meu forte) é só um dos melhores jogos de sempre, história fantástica, escolhas morais impactante durante todo o jogo, não só no final

Quando ao horizon, espero vir a gostar ainda mais deste que o primeiro, o fator novidade "foi-se" mas pelo que dá para ver todas as mecânicas foram melhoradas, de certeza que vai ser um belo jogo e vou sair satisfeito, no entanto dou muito valor a enredos, desde que esta 2 parte no que toca a isso não seja uma lástima, acho que como um todo será um excelente jogo
 
O tw3 (eu que os rpg não são o meu forte) é só um dos melhores jogos de sempre, história fantástica, escolhas morais impactante durante todo o jogo, não só no final

Quando ao horizon, espero vir a gostar ainda mais deste que o primeiro, o fator novidade "foi-se" mas pelo que dá para ver todas as mecânicas foram melhoradas, de certeza que vai ser um belo jogo e vou sair satisfeito, no entanto dou muito valor a enredos, desde que esta 2 parte no que toca a isso não seja uma lástima, acho que como um todo será um excelente jogo
A história do 1 foi o que mais gostei... da do 2... não vás com grandes expectativas lol
 
Quando ao horizon, espero vir a gostar ainda mais deste que o primeiro, o fator novidade "foi-se" mas pelo que dá para ver todas as mecânicas foram melhoradas, de certeza que vai ser um belo jogo e vou sair satisfeito, no entanto dou muito valor a enredos, desde que esta 2 parte no que toca a isso não seja uma lástima, acho que como um todo será um excelente jogo

Se gostaste do combate das máquinas no primeiro, vais gostar muito do segundo. Perdeu-se a novidade, mas a história principal não é má de todo, tens mistério, surpresas, e um final que a mim satisfez. Há depois alguns arcos pequenos que na minha opinião são melhores que o primeiro. Estava com as espetativas baixas por causa da perda de novidade, mas devo dizer que fizeram um excelente trabalho. Apenas arrependi-me de o ter jogado no lançamento, e ter perdido o performance mode já concertado - o shimmering da altura era bastante notório.
 

PATCH NOTES - 1.18

NEW FEATURES

  • Introduced “Mark of Pride” Pride Flag Face Paint.
FIXES AND IMPROVEMENTS

Main Quests


  • Fixed an issue in Main Quest “Faro’s Tomb“ where the Hunter Merchant could be missing in Thebes.
  • Fixed floating weapons in the cinematic following the “Talk to the Tenakth Marshal” mission objective of Main Quest “The Embassy”.
  • Fixed an issue in Main Quest “The Kulrut” where Hekarro was practicing his pantomime skills and got blocked behind an invisible wall.
  • Fixed issues related to players not being able to enter or exit The Base.
  • Fixed an issue where a Kotallo callout could play inside The Base without Kotallo being present.


Side Quests
  • We now keep Riverhymn’s settlement icon on the map after completing Side Quest “The Roots that Bind“.
  • Fixed an issue where Porguf would not provide the option to start the Errand Quest “Broken Locks”.
  • Fixed an issue in Side Quest “The Deluge” where players could ride their ground mount through a lake.
  • Fixed an issue in Side Quest “Signal Spike” where the player could be unable to progress after the “Search the Canyon for the Source of the Signal” objective.
  • Fixed an issue in Chainscrape where, before completing Side Quest “The Bristlebacks”, the Herbalist would have an icon above their head but will not be interactable.
World Activities
  • Fixed an issue in Salvage Contracts “Mine Launchers” where progression could become blocked when the player sets Custom Difficulty Settings for Easy Loot.
  • Fixed an issue in which after completing all Salvage Contracts in New Game Plus, the player could obtain the Oseram Artificer outfit twice.
  • Fixed an issue in Rebel Camp “Devil’s Grasp” where the objective “Search the Command Center” could become blocked after restarting from save.
  • Fixed an issue in Rebel Camp “The Hive” where the objective “Destroy the Weapon Caches” would not update after destroying all the caches.
  • Fixed an issue in Rebel Camp “Breached Rock” where the Rebel Champion would not have the Bunker Key in its loot if the player left the camp after killing the rebels.
  • Fixed an issue in Cauldron CHI where a puzzle room had distracting shadow flickering.
  • Fixed an issue in Machine Strike where the health of a piece with the Sweep Skill could go to 255 instead of dying.
  • Fixed an issue where players remained stuck at 99.42% completion after completing all Rebel Camps.
  • We are blasting off again no more! Fixed an issue in Gauntlet Run “Cliffs of the Cry” where upon completing the race, the player would launch into the sky.
  • Fixed an issue where the player was unable to complete “Relics From Ruins” in New Game+ due to already having the Ancestor's Return weapon from a previous playthrough.
  • Fixed an issue in Sunken Cavern “The Shining Wastes” where the player would get stuck if they investigate an Oseram corpse while swimming.
  • Fixed an inaccessible Supply Cache located in Las Vegas that was placed under the ground.
  • Fixed an inaccessible Supply Cache located northeast of Rebel Outpost “Stillsands South” that was placed under the ground.
Datapoints
  • Fixed an issue where Audio Datapoints were getting aborted on specific player actions.
  • Fixed an issue where Audio Datapoint 37 could not be collected due to Veter being noninteractive.
Machines
  • Arrows ready? We made the Dreadwing more likely to attack when fighting in a forested area.
  • Additional VFX for Tremortusk’s “Shatter Swing” and Thunderjaw’s “Laser Blast” attacks.
  • Fixed an issue near Fall’s Edge where a non-functional and low-resolution Thunderjaw could spawn in.
  • Fixed an issue where the “Stalker Primary Nerve” was listed as a Loot for the Ravager’s Antenna.
  • Fixed an issue where setting a Job for the Stalker Primary Nerve put the waypoint in Ravager areas instead of Stalker Areas.
  • Fixed an issue where Behemoth and Apex Behemoth list "Bellowback Primary Nerve" as loot instead of "Behemoth Primary Nerve."
  • Fixed an area in Sheerside Climb where the player is unable to fly away on a flying mount.
  • Fixed an issue where Apex Shellsnapper Hearts were listed under “Valuables to Sell” despite being used for upgrades.
  • Fixed an issue where the job system will not direct the player to Apex machine parts.
Weapons
  • Fixed a camera issue where, when aiming with a Blastsling weapon and rotating the camera, the projectile parable would jitter.
  • Fixed a camera issue where activating Concentration zoom during a normal zoom would have a jarring snap back.
  • Fixed an issue where the Hunter Bow could not be upgraded in New Game+.
  • Fixed an issue for Light Arrows of Level 4 Carja's Bane which had an incorrect amount of Tear damage.
  • Fixed an issue where upgrade Level 3 of the Rain of Sparks warrior bow switches perks from “critical hit chance” to “multiple enemy damage”, and then back to “critical hit chance” at Level 4.
Skills
  • Fixed an issue where the player could not use Melee Combat after fast traveling from a crawl space.
  • Level 3 of the Toughened Valor Surge has Melee Damage Resistance reduced from 50% to 35%.
  • Plant Forager now works on Medicinal Waterweed.
UI/UX
  • Fixed "Pickup Animation" to reset to "On" in Settings when the "Reset" action is pressed.
  • Fixed an issue where the Job description in the Jobs menu in Quest Log always displays Level 1 regardless of the actual level of the Job.
  • Fixed an issue where the Custom Marker was not visible in the 3D space if the waypoint was marked on the location of an inactive quest.
  • Fixed an issue with the subtitles being out-of-sync in the opening title sequence.
  • Fixed an issue in the Machine Catalogue where unscanned machines can be viewed when they are adjacent to scanned machines.
Performance and Stability
  • Made improvements to TAA for PS5 Resolution Mode and PS4.
  • Fixed several instances of Aloy’s armor model jittering when playing in Balanced Mode.
  • Fixed an issue where geometry appears low resolution when skipping the opening title sequence.
Photo mode
  • Introduced “Mark of Pride” Pride Flag Face Paint.
Other
  • Fixed an issue where starting the game via Activity Cards could start a new game in New Game Plus, instead of starting the selected activity.
  • Fixed an issue where the “Auto Heal” setting does not fully heal Aloy after leaving combat for a short time.
  • Fixed issues where the player ended up underneath the terrain or got stuck inside geometry.
 
Eu estou a jogar este jogo neste momento, estou na ultima missão da história principal (mas propositadamente ando a evitar faze-la).

Ando a limpar as side quests todas primeiro.

Amanhã acabo para não ficar pendurado, porque na sexta começo o the last of us. Estou a limpar o backlog de single players.

Depois regresso para a platina.
 
Com o tempo aconteceu-me com este o mesmo que com o primeiro (apesar que o primeiro no inicio n me prendeu nada, mais para o fim a historia acabou por me dar vontade de terminar).

Comecei entusiasmado, estava a gostar imenso até que chego a um ponto que me saturei e tive de fazer uma pausa.

Mas n sei explicar porque sinto isto com este jogo que tem tudo para eu gostar.........no primeiro nunca me prendeu desde o primeiro minuto.....neste sinto o mesmo umas boas horas depois de começar a jogar....

este jogo é um case study para mim.....
 
Back
Topo