IMac - Algumas dúvidas de alguem que quer mudar

Thread under scrutiny... atenção às comparações e rápido descambar para flame wars...

Todos sabemos que qualquer sistema operativo configurado de raiz por um utilizador avançado estará mais optimizado do que um sistema out-of-the box. Mesmo no OSX existem muitos parâmetros que vêem configurados de raiz para o home user que podes alterar... (inclusivamente ter o dito a trabalhar com X11 em qualquer gerenciador que queiras... mesmoo xfrce (no limite instalas apenas o darwin). O teu problema é que quando compras uma box de trabalho a uma HP ou outra marca e lhe dizes... ah..formatei e instalei o Nlite... vês o suporte técnico a ir para o galheiro... a primeira coisa que te dizem é que não dão suporte sem o windows instalado, com o lixo todo, pois é nesse mundo que existem.

Quanto aos virus para mac, não creio que seja só essa questão do "haver poucos" já que o primeiro hack3rz que conseguir criar um virus para mac que seja mesmo virus ficará mais conhecido do que o Linus Trovalds por isso... esse argumento do "aaaa... e tal... são poucos!" também náo pega... No Linux são bastante mais, e mesmo assim não vês virus ou malware... mesmo para Windows Vista ainda não apareceu nada digno desse nome... simplesmente porque o user por defeito deixou de ter permissões de admin... logo o efeito potencial dos virus foi muito diminuído...
 
[PT]latrine;2100732 disse:
O teu problema é que quando compras uma box de trabalho a uma HP ou outra marca e lhe dizes... ah..formatei e instalei o Nlite... vês o suporte técnico a ir para o galheiro... a primeira coisa que te dizem é que não dão suporte sem o windows instalado, com o lixo todo, pois é nesse mundo que existem.

Se comprares uma HP home box tens o que mereces. E o mesmo se aplica a qualquer 1st tier vendor. Para bom entendedor meia palavra basta, não preciso realmente de falar do "calibre" do material que vendem ao home user ou tenho? Qqr pessoa que entenda do assunto e tenha aberto HP's, Compaq's, Fujitsu-Siemens e afins "linha home" sabe o que esperar. Servidores e high-end workstation é diferente, pagas muito bem pelo que te vendem.

Suporte? Mas qual suporte? Se, e é um se muito grande, eu sozinho ou com o amigo Google não me desenrascar, não creio que seja o suporte da HP que me safa. Bem pelo contrário, o mais provavel é que me dêm uma "dica" que me deixe a box ainda pior. Qqr modo, estás a ver o cenário do nLite um bocado torto. Tenho boxes que neste momento vão fazer quase dois anos e zero queixas. Algumas inclusivé de home users. Acredita que muito pouco tens de tirar para deixar a box muito diferente.

Mas ok, aceito que nem toda a gente tenha interresse. Eu pessoalmente não tenho paciência para aturar uma box que não está a dar o que pode. E, pior que isso, que me atrasa a vida.

Para dizer a verdade, nem me tinha metido nesta thread se ele não tivesse mencionado as apps que usava. É que dessas, não à uma que não se comporte lindamente com um Windows "reduzido". E, deveras cómico, a maior parte das apps MS tambem não se queixam...

O que podes é não acertar na formula à primeira, mas isso no pior dos casos custa-te um CD...

Qqr maneira já disse o que tinha a dizer, ele se tiver interresse o que não falta é threads sobre o assunto e pode mandar PM.

No entanto, e insisto nesse ponto, vai-lhe custar muito pouco a tentativa (o tal CD virgem...) e deixa-lhe o caminho aberto para migrar se não gostar. Não pensem por um momento que tenho algo contra OSX (nem gosto muito de Windows, o meu OS é mesmo AmigaOS por defunto que esteja...). Simplesmente acho que não se deve desistir assim e ir para outra "vertente" sem se tentar o que se possa. E pior, fazer isso metendo as culpas na fraca performance de algo que nem exploramos nem a quem demos uma hipotese real de brilhar.
 
Muito obrigado a todos. Shadex, assim que tiver oportunidade (tempo) vou tentar optimizar o Windows como indicaste. Confesso que a tentação de comprar um iMac é muita, ontem tive junto a um de 20 polegadas dos novos e aquilo realmente é outro nível. Mas vamos ver, vou ter de ponderar muito bem, é que nestas coisas acabasse sempre por perder €, a questão é se vale a pena.

Em primeiro vou seguir o conselho do Shadex e optimizar o wndows de forma a funcionar 5 estrelas. A comprar o iMac só pretendo fazê-lo quando sair o Leopard, por isso ainda dá tempo para ver isso com calma. De qualquer forma obrigado a todos pelo esclarecimento de dúvidas...fiquei a saber muitas coisas que certamente me farão tomar uma decisão muito mais esclarecida.

Cumps a todos
 
Por mais que optimizes, o sistema continuará a não ser o indicado para design e afins. Desde a calibração da cor, ao rendering das fontes, ao sistema arcaico de janelas, gestão da RAM, etc.

E depois ao entrares no mundo do OS X, ganhas acesso a produtos (baratos) que valem realmente a pena: FinalCut Pro, Motion, Soundtrack Pro, Logic, DVD Studio Pro, Color, Compressor, LiveType, etc, etc.

Ganhas também acesso a tecnologias integradas e optimizadas... por exemplo, tenho um Powerbook G4 da idade da pedra que edita DV PAL/NTSC (em *.mov) sem qualquer pre-render. Num Pentium 4 (que é superior ao G4) já não seria possível.

Há muita coisa para além de Raw Power. Tenho máquinas com windows/mac e posso-te garantir que em Mac produzes mais, melhor, e mais depressa.
 
Há muita coisa para além de Raw Power. Tenho máquinas com windows/mac e posso-te garantir que em Mac produzes mais, melhor, e mais depressa.

Oh, kid... já disse isso tantas vezes. E não acreditam...(edited) . É preciso experimentarem para ver que é verdade. Claro que depois não querem mudar e questionam-se porque é que perderam tanto tempo no Windows.
Mas não vale a pena... é "pregar" ao vento.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo