Processador Intel Cascade Lake-X (HEDT)

Falam no Intel 10980XE e metem imagem de um Intel 9980XE?

Na specificafion esta lá o nome correto do cpu e o que interessa são as especificações. O software CPU-Z não suporta a leitura correta de cpus que ainda não sairam no mercado. Todavia não dou qualquer credibilidade a este tipo de benchmarks.
 
Não é preferível ter menos lanes e mais bandwidth, devido ao pci express 4.0? Tirando isso percebo que possa ser uma escolha para um nicho muito pequeno do mercado, tal como o 3950x.

Ainda não há muitos dispositivos Pci-Ex 4.0 no mercado consumidor/workstation e ainda há menos que precisem mesmo de Pci-Ex 4.0. Alguns SSDs com números "bonitos" de bandwidth e.........acho que é isso.
Um dispositivo Pci-Ex 3.0 num slot 4.0, vai funcionar a 3.0.
Ter Pci-Ex 4.0 é "future proof". Está aí mais a vantagem, por agora.

O mercado hedt, comparado com o mercado consumidor, será sempre um nicho.
 
Bem, as mitigações até lhe tiraram ligeira performance em relação ao modelo anterior. Ao menos a malta de x299 ainda pode ter um upgrade de segurança... Mas sim, mesmo com os cortes, é uma oferta que deixa meio a desejar para o mercado que é suposto. Só mesmo para quem joga na mesma máquina, aí nota-se que pode valer a pena. Mas pelo preço... Não sei.
 
Acho estranho o PCIE count passar de 44 para 48 lanes? isso não inclui as 4 lanes para ligar ao chipset? a plataforma é exactamente a mesma

@sombrio, Bem podes esperar sentado... O TR 3000 começa nos 24 cores e 1300$ Já teres o 10980XE a menos de 1000$ é milagre.

Se desejas tanto um 18 cores el cheapo pode ser com sorte os apanhe nos usados a um preço realista (500-600 euros um 7980XE e uns 700-750 9980XE), mas sabendo como anda o mercado de segunda mão pelo mundo, um 7980 XE deve ser mais caro que um 10980XE novo...

EDIT: no Ebay UK o mais barato começa nos 800£ e no Brasil não apanhas um 7980XE/9980XE a meno de 10000 reais :D
 
Última edição:
Acho estranho o PCIE count passar de 44 para 48 lanes? isso não inclui as 4 lanes para ligar ao chipset? a plataforma é exactamente a mesma

@sombrio, Bem podes esperar sentado... O TR 3000 começa nos 24 cores e 1300$ Já teres o 10980XE a menos de 1000$ é milagre.

Se desejas tanto um 18 cores el cheapo pode ser que os apanhe nos usados a um preço realista (500-600 euros um 7980XE e uns 700-750 9980XE), mas sabendo como anda o mercado de segunda mão pelo mundo, um 7980 XE deve ser mais caro que um 10980XE novo...


Não tenho pressa. Montei o pc em Julho e vou esperar pelo menos até ao lançamento da nova plataforma HEDT da INTEL. Depois vejo se compensa comprar o 10980XE ou se faço upgrade para o que eles lançarem na altura.
 
Acho estranho o PCIE count passar de 44 para 48 lanes? isso não inclui as 4 lanes para ligar ao chipset? a plataforma é exactamente a mesma

A Intel, nos Skylake-SP, tinham 16 lanes Pci-Ex reservadas para o Omnipath, não acessíveis a outros dispositivos. Até havia alguns SKUs com Omnipath integrado, que tinham um package diferente.
Entretanto o Omnipath foi cancelado.
Não sei se vem daí ou se aquelas 4 lanes estavam "apenas" cortadas devido à segmentação da Intel. Seja como for, os Xeons no Skylake-SP tinham mais lanes Pci-Ex integradas do que aquelas que eram visíveis para fora.
 
Bem o Linus cascou forte e feio na Intel e também não deve ter grandes problemas como isso pois ele é suficientemente grande para não temer retaliações ou bullying por parte do gigante azulinho. Outros teriam de pensar 2 vezes pois nunca mais veriam samples na vida.
 
Hum, mas sinceramente não sei qual é o "problema" desta plataforma LGA 2066. É que ficou bem competitiva com este corte de preços, ou seja inverteu.

A AMD tem o melhor HEDT, mas também é a mais cara. O 3950X encara bem, mas está limitado em número de lanes PCIE e canais de memória.

O que não percebo é porque a Intel não portou o Sunny Cove para 14nm++. O processo está bastante maduro, diria que não fica atrás dos 7nm da TSMC em eficiência (só perde no quesito "cores por mm2").

Se o Cascade Lake/Coffee Lake Refresh/Comet Lake fosse cores Sunny Cove, a AMD estava com sarilhos.
 
Coloquem muito sal, mas apareceu alguém com um ES de um alegado 10990XE, com 22 cores/44 threads, 4.0 Ghz Base, 5.0 Ghz Turbo, 380W TDP, 14000 Cinebench.

XaFp3xr.jpg


VY52cy5.png


https://www.chiphell.com/thread-2178641-1-1.html

Se for real (e pode não ser), estou curioso para ver se é para Socket 2066.
Se for real, deve ser algo para ter uma produção muito limitada.
 
380w... Damn. Isso num servidor não é indesejável devido às questões de consumo e arrefecimento? Ou existem situações em que se consegue ignorar isso pelos ganhos?
 
Isso será um XCC cut down ou die nativo 22c?

É quase garantido que é um XCC cortado. Pelo menos publicamente, acima de 18 cores, é tudo XCC. Ficaria admirado se a Intel tivesse desenvolvido outro core, nesta altura do campeonato. Está para sair uma nova plataforma para Xeons.
Também é por ser um XCC que estou curioso para ver se é socket 2066, porque não há processadores com mais de 18 cores (HCC e LCC) neste socket.

Isso não é CPU para servidores...

Se for real, é capaz de ir parar para servidores HFT, mas sim, não é bem suposto e são coisas custom.

x299 18c e com 5G 1.12V?! ahah

São 22 cores, mas sim, a parte da voltagem é "estranha". Um das razões para colocar sal.
 
Uma source mais respeitada (computerbase.de) e que esteve na CES:

According to mainboard manufacturers at the trade fair, Intel is currently validating the entire situation.Because putting the large XCC-Die (Xtreme Core Count) on the package of the small base LGA 2066 would require significant adjustments.So far, only the HCC-Die (High Core Count) with a maximum of 18 cores has been used in this area, but it can also be used for the smaller base.More cores are only available on the LGA 3647 server socket.

https://www.computerbase.de/2020-01/cpu-intel-cascade-lake-x-refresh-22-kerne/

Pela frase, mesmo se existir, pode não vir a sair cá para fora. :)
 
Back
Topo