Processador Intel Ice Lake (? geração)

Num recente driver das gráficas integradas da Intel, de testes, que foi leaked:

Código:
; ICL HW
iICL11LPGT2Y64  = "Intel(R) UHD Graphics, Gen11 LP" 
iICL11LPGT2U64  = "Intel(R) UHD Graphics, Gen11 LP" 
iICL11LPGT2U48  = "Intel(R) UHD Graphics, Gen11 LP" 
iICL11LPGT2U32  = "Intel(R) UHD Graphics, Gen11 LP" 
iICL11LPGT2Y48  = "Intel(R) UHD Graphics, Gen11 LP" 
iICL11LPGT2Y32  = "Intel(R) UHD Graphics, Gen11 LP" 
iICL11LPGT0  = "Intel(R) UHD Graphics, Gen11 LP" 
iICL11LPGT0P5  = "Intel(R) UHD Graphics, Gen11 LP" 

; LKF HW
iLKFGT2  = "Intel(R) UHD Graphics, LKF" 
iLKFGT0  = "Intel(R) UHD Graphics, LKF"

https://forums.laptopvideo2go.com/t...iver-25201006319/?tab=comments#comment-153183

Os primeiros parecem ser "Ice Lakes" Y e U (4,5 a 15W), com "GT2" de 32 a 64 CU(???).
A seguir aparecem dois "GT0", que não faço ideia o que seja.

LKF talvez seja "Lakefield" com GT2 e GT0. Há o rumor que este "Lakefield" é um Big.Little com cores "Ice Lake" (Big Core) e "Tremont" (Futuro Atom e por isso, Little Core).

Ultima nota, na lista também estão múltiplos Coffe Lakes com GPUs do 610 ao 655.
 
Andam a circular fortes rumores de que Intel cancelou o processo a 10nm. O SemiAccurate foi o primeiro site a dar a notícia...
 
Sim, cancelou, aliás a expressão utilizada é "killed off". Isto é especulação mas provavelmente vão apostar tudo nos 7nm por causa da AMD e os 7nm da TSMC...
 
Os rumores nem são recentes, e até ver não confirma nada:
In other words (if it wasn't entirely clear) according to my source' connections that work at Intel, Intel is now planning to "mostly skip 10nm". (RIP 10nm.)
3:03 PM - 22 Jun 2018
https://twitter.com/witeken/status/1010282236229357568

Mas daqui a dias deve haver um novo R&C, a ver se eles assumem.

Também há rumores de que os serviços Foundry serão divididos em 3
https://www.anandtech.com/show/13492/intel-to-split-manufacturing-group-into-three-segments

e a Intel formalemente vendeu a sua quota de JV que tinha com a Micron, IMTF à Micron, para memória (NAND) e a 3dxpoint.
 
Isso é mau de mais. Não sei se ter o Keller vai ser suficiente para apanhar a AMD tendo um processo inferior.

Mas o 10nm da intel na prática não é suposto ser equivalente ao 7nm da TSMC ?
 
Sim, cancelou, aliás a expressão utilizada é "killed off". Isto é especulação mas provavelmente vão apostar tudo nos 7nm por causa da AMD e os 7nm da TSMC...
A ideia que tinha lido já à algum tempo é que os 10nm que a Intel tinha investido saiu totalmente errado, que só lançaram um cpu nesse processo manhoso de 10nm às 3 pancadas para não levarem com lawsuits, e que estavam a refazer todo o processo 10nm.
Ou seja, realmente os 10nm para que apontavam foi realmente 'cancelado', mas que estavam a refazer os 10nm de outra maneira.

Recordo que a denominação dos 10nm da Intel pelo menos equivale aos '7nm' dos outros fabricantes, pela forma como é contabilizada a dimensão.



É suposto para o próximo ano (Q42019) a Intel já ter produção de cpu's em 10nm, mas os únicos até agora anunciados/esperados para o próximo ano ainda vão ser 14nm++++++++
 
Última edição:
Há um tempo atrás, o CEO da Intel disse que as maiores dificuldades com os 10nm foram devido a terem avançado de imediato para EUV.

Se tivessem optado primeiro por uma litografia mais convencional (tal como a TSMC está a fazer com os 7nm), provavelmente teríamos os 10nm na Intel muito mais cedo.

Segundo o que apontam em alguns locais, tanto a Samsung como a TSMC, também só vão ter 7nm EUV em volume para 2020.
 
Ainda não li qualquer artigo, mas se tiver que apostar, a Intel deve estar a pensar que tem o seu processo de 7nm pronto na mesma altura ou pouco depois do processo 10nm e que não valerá a pena investir na produção em massa de 10 nm.
Isto porque 10 nm da Intel já está no mercado à uns meses, mas só com 1 cpu, em pequeníssimas quantidades, com uma die pequena (dual core) e com o iGPU desactivado).

A minha grande duvida é o que acontece aos produtos pensados para 10 nm? Não se passa um produto de um processo de fabrico para outro, de um momento para o outro.

Estou bastante surpreendido pela noticia, não pelo cancelamento do processo em si, mas porque isto deve levar a que o roadmap da Intel dê uma volta.

EDIT:

Media reports published today that Intel is ending work on the 10nm process are untrue. We are making good progress on 10nm. Yields are improving consistent with the timeline we shared during our last earnings report.

https://twitter.com/intelnews/status/1054397715071651841

Notem bem o palavreado neste Twit da Intel. Eles dizem que não acabaram de trabalhar no processo de fabrico 10 nm, mas não é nada dito sobre que "importância" vai ter este processo. Poderá vir a ter poucos produtos e por pouco tempo.....

Bem, parece que dia 25 de Outubro é a apresentação de resultados da Intel. Deve sair de lá um melhor esclarecimento sobre a matéria.
 
Última edição:
Um teste do Geekbench de hoje:

HA3R876.jpg


Em relação ao actual Coffee Lake, a L1D passa de 32 para 48 KB e a L2 de 256KB por core, para 512 KB.

https://www.techpowerup.com/248825/intel-increases-l1d-and-l2-cache-sizes-with-ice-lake
 
Sim, cancelou, aliás a expressão utilizada é "killed off". Isto é especulação mas provavelmente vão apostar tudo nos 7nm por causa da AMD e os 7nm da TSMC...

E verdade a uns dias andavam ai uns rumores como iriam saltar a fabricacao de cpu 10nm mas hoje a propria intel ja veio desmentir tudo isso agora tambem falta saver se por acaso nao e para nao ter mais problemas na bolsa ou se e mesmo verdade mas so daqui a uns tempos saberemos porque dizem so na segundo trimestre de 2019 vao ser lancados ainda falta uns mesitos.
 
Nunca a Intel confirmará tal noticia até à última hora.

A Intel, como todas as empresas cotadas em bolsa, trabalham para o seus acionistas. Algo assim desvalorizaria imediatamente as acções.
Mesmo que seja verdade, até ser emitido um comunicado oficial, não será confirmado.
 
A Intel apresenta amanhã os resultados do trimestre. É garantido que vão existir perguntas em relação aos 10 nm, mesmo que aquele rumor não tivesse aparecido.
Talvez apareçam respostas. Pode é ter palavreado muito bem escolhido e que deixe o mercado com duvidas do que realmente se passa. Se repararem no twit da Intel a desmentir, aquilo deixa espaço para especular.
 
Se estamos a discutir os rumores do Charlie da Semiaccurate, ele já tinha dito anteriormente que os 10nm após todas as alterações para tentar conseguir produzir algo, já não serão os 10nm apresentados, mas qualquer coisa mais próximo dos 12nm...
What Intel is not telling you, or the analysts, is that the 10nm you may get in late 2019 is not the 10nm they had intended to come out in 2015. More importantly this new process is a significant step backward from the 10nm they promised, as touted in their manufacturing day. How much of a step backwards? Several of SemiAccurate’s moles are saying it is effectively a 12nm process rather than a 10nm process, and the technical changes more than back that claim up. Don’t expect this to ever be publicly admitted to, it is still ’10nm’ and always will be even if the tech doesn’t back that name up.
https://semiaccurate.com/2018/08/02/intel-guts-10nm-to-get-it-out-the-door/

portanto é semiaccurate, pode não ter sido efectivamente cancelado, mas para todos os efeitos até pode nem vir a existir, excepto para o tal chip dual core.
 
É isso que espero que perguntem amanhã na apresentação de resultados.
Que a Intel vai dizer que os 10 nm não foram cancelados, isso parece-me certo, dado o desmentido deles no twiter. Agora, espero que alguém pergunte se os 10 nm "actuais", são os mesmos de 2015 ou mesmo os do "Manufacturing Day" do ano passado. E/ou se serão lançados produtos 10 nm em massa, em todos os segmentos de mercado, ou limitada apenas a algumas gamas (por exemplos os Y e U abaixo dos 15W).
 
Parece me o caminho certo, neste momento estão ah frente no processo de fabrico mesmo que não seja o maior salto do mundo provavelmente mantém se competitivos certamente
 
Parece me o caminho certo, neste momento estão ah frente no processo de fabrico mesmo que não seja o maior salto do mundo provavelmente mantém se competitivos certamente
Tecnicamente já não estão à frente, foram mesmo ultrapassados.

E mesmo que no próximo ano apresentem os famosos ''10nm'' não muito depois haverá no mercado os 7nm+ da concorrência para o inicio de Q2 de 2020,se não for antes.
 
Back
Topo