Processador Intel Ice Lake (? geração)

Existe sim, os surface laptop 3 tem uma coisa que não há nos pro: o 1035g7. Nos pro há os 1065g7 e 1035g4. Eu fui confirmar antes de postar, queria ser accurate e não semi-accurate ;) i3 ainda n vi à venda por isso não contam.

Eu estou a mandar vir com o artigo porque há mais de mil razões para mandar vir com a cenas ridiculas que a intel faz, cannon lake ser objectivamente lixo por exemplo, o facto de 10nm estar limitado a efectivamente uma só familia mobile ou 14nm++++++++++++ mas ice lake não é uma delas: ainda por cima é muitas vezes mais rapida do que whiskey lake apesar de ter menos 1ghz. Não faz sentido o artigo, precisamente no momento do primeiro sucesso de 10nm.

Edit: posto isso, eu acredito piamente que o único motivo pelo qual o ice lake é bom e está a ser a escolha dos OEMs para os ultrabooks premium não se deve ao processo de fabrico mas sim ao igpu muito melhor e ao sunny cove ter ~25% mais IPC do que skylake. O mesmo cpu e igpu em 14+++++++ devia ser um monstro de performance. Façam um IceComet lake por favor!

edit2: não vejo nas nacionais mas vejo o surface pro 7 i3 como em stock na loja online oficial da MS Portuguesa e num dos maiores retailers online do mundo, por isso temos 4 skus.
 
Última edição:
Edit: posto isso, eu acredito piamente que o único motivo pelo qual o ice lake é bom e está a ser a escolha dos OEMs para os ultrabooks premium não se deve ao processo de fabrico mas sim ao igpu muito melhor e ao sunny cove ter ~25% mais IPC do que skylake.

Eu fico dividido com o iGPU do Ice Lake. É o ponto forte do Ice Lake, mas ao mesmo tempo tenho algum receio que seja uma "estrada sem saída". Isto devido à Intel ter no forno os Xe. De facto, não sei se os Xe são um corte com o passado, mas acho que há a possibilidade do GPU Gen 11, seja no futuro, apenas um artefacto. Algo como os Kaby Lake-R com o GPU AMD.

Em relação ao IPC, anda mais pelos 18%.

Duvido que a Intel faça backport do Sunny Cove para 14 nm. Eles devem estar bem mais interessados em saltar para os 7 nm o mais rápido possível. Isto se tiver bem melhores características que os 10 nm.
Acho que é provável é termos processadores com uma die "Skylake" a 14 nm com os CPU cores e uma die do GPU a 10 nm.
 
Existem rumores para 2021 a Intel na nova arquitectura Sapphire Rapids/Golden Cove se prepara para que exista compatibilidade entre 14,10 e 7nm. Mas backport do Sunny Cove nunca ouvi rumores apenas desejos. Vi alguns tweets do Piednoel em que ele era da opinião do backport do Icelake ou do Tigerlake para 14nm mas por ordens superiores nunca se concretizou. Provavelmente nunca levaram muito a serio a ameaça ZEN.

Em relação ao Icelake não creio que vá muito além do atualmente disponível, até porque para 2020 o Tigerlake deverá sair em força, isto se o processo de fabrico o permitir. O Icelake foi uma tentativa desesperada da Intel roubar o show ao Zen2 na computex com os "18% é maior do que 15%". Com o estado atual dos 10nm provavelmente nem o tinham lançado nem tinham necessidade porque AMD mobile é quase zero.
 
Não há nada de muito errado, actualmente, com os processadores Mobile da AMD. O grande problema é que os portáteis onde os processadores da AMD são usados por parte das OEM, são na sua grande maioria, medonhos. A maior parte, a única coisa boa é o processador.
É perfeitamente possível criar portáteis com processadores AMD, bastante bons. Isso pode ser visto nos últimos Thinkpads. Alguns até são melhores que a versão Intel.

Quanto ao Sunny Cove a 14 nm, não é que faltem recursos à Intel, mas isso ocuparia recursos, tempo, dinheiro.
Dá-me a ideia que a Intel teve sempre esperança que a produção em massa dos 10 nm estaria para daí a pouco tempo, mas o tempo foi passando e eles foram adiando, adiando, adiando......
 
Estou a pensar comprar um portátil com um 1065G7, como um investimento para durar pelo menos 5 anos. Gosto do processador porque representa um salto face aos 14nm e tem também uma excelente gráfica integrada (para os padrões atuais e acima melhor que as dos de 14nm) mas vejo que há aqui receios quanto a estes processadores virem a ser uma raridade com a intel a querer saltar para outras arquiteturas de cpu e gpu. Isto é algo que também me deva preocupar? Quais as possíveis consequências? Confesso que não percebo bem o que poderá estar em causa e quanto me poderia afetar. Estava precisamente à espera destes processadores para comprar um portátil visto que voltar a investir em 14nm (o meu atual) me parece, à partida, uma má decisão.
 
A Intel saltar para outras arquitecturas não tem consequência nenhuma sobre as existentes. O CPU não fica mais lento por causa disso. Por aí podes estar descansado.
Agora, querendo tu longevidade, talvez não seja má ideia esperares que apareçam reviews aos recém anunciados Ryzen 4000.
 
Eu penso que ele estaria-se a referir ao GPU. O Tiger Lake (sucessor do Ice Lake) terá as novas XE no GPU.
O GPU do IceLake é bastante bom, mas parece-me normal que a Intel, no futuro, se vá debruçar mais nas XE a nível de drivers, etc. A preocupação com este ponto também depende se o GPU do portátil vai ser muito usado.

Já agora, não sei se não seria de esperar um pouco, tanto pelas novidades que apareceram na CES, de portáteis com Intel, como também doas portáteis com APUs AMD Zen2 que devem aparecer em Fevereiro. No papel, são bem interessantes, tanto a nível de CPU como de GPU.
 
Na realidade estou preocupado tanto com o CPU com o GPU, ou seja, o facto de a intel desinvestir nesta arquitectura será que pode levar a que não haja por exemplo tanto empenho nas drivers e o cpu deixe estar optimizado? Porque para mim desde que se mantenha tão rápido como quando usado pela primeira vez é mais que suficiente. O portátil seria precisamente o LG Gram de 2020 que acabou de ser apresentado na CES com o ice lake. Já o andava a namorar mas os processadores de 14nm não me convenciam, quer pelo CPU quer pelo GPU.
 
O CPU não tens que te preocupar de certeza, Ice Lake é o primeiro CPU que vem os cores da nova arquitectura que a intel vai usar no futuro: Sunny Cove. Relativamente ao GPU também não me preocupava, tendo em conta os incontáveis milhões da arquitetura actual de GPUs que existem no mercado.
 
O CPU não tens que te preocupar de certeza, Ice Lake é o primeiro CPU que vem os cores da nova arquitectura que a intel vai usar no futuro: Sunny Cove. Relativamente ao GPU também não me preocupava, tendo em conta os incontáveis milhões da arquitetura actual de GPUs que existem no mercado.

Um dos problemas do Ice Lake é não estar a ser produzido em grandes quantidades e quando chega o tempo do suporte, isso conta, especialmente quando a seguir sai algo bastante diferente. Há vários exemplos actuais, como os Threadrippers WX em Windows.
Quanto ao sunny cove ser a arquitectura de futuro da Intel, não tenho tantas certezas. IceLake e TigerLake, sim. Sapphire Rappids............não sei.

Atenção, não tenho nada contra o IceLake actualmente. Actualmente, é mais o potencial desperdiçado que ali está.
É pena não ter maiores clocks, porque a nível de IPC, está bastante acima do Zen2 da AMD. É pena não ter mais de 4 cores no segmento de 15W.
O GPU é melhor que o habitual para a Intel.
 
O Anando tem um artigo interessante com o titulo "Intel’s Confusing Messaging: Is Comet Lake Better Than Ice Lake?", onde a própria Intel levanta a questão do valor do Ice Lake, onde até se pode não ligar aos números dos processadores da AMD.

2 slides da Intel:
3UGRivd.jpg


h2J9xST.jpg


Juntando os 2 gráficos:
u0RrxtN.png


NwOSFQA.png


Voltar a realçar que isto são números da Intel.......
Curioso a Intel não ter colocado os 2 processadores no mesmo slide. :D
 
No último relatório trimestral, basicamente a Intel diz que Ice Lake-SP só para a segunda metade do ano com o aumento de volume mais para o final...

Our process technology execution continues to improve. In Q4, we ramped our 10-nanometer production and continued to see yields improve. We are planning nine new product releases on 10-nanometer this year, including our next-gen mobile CPU, a 5G base station SoC, an AI inference accelerator, our first discrete GPU and Xeon for server, storage and networking. We're also on track to deliver 10-nanometer+ this year, our first performance upgrade on 10-nanometer.
We will also deliver initial production shipments on our first 10-nanometer based Xeon scalable product Ice Lake in the latter part of 2020.
https://www.nasdaq.com/articles/intel-corp-intc-q4-2019-earnings-call-transcript-2020-01-24
 
Sim, aqueles scores do 7702P no Geekbench 4 em Windows são muito baixos. O problema é que só há 2 scores e os dois andam à volta daqueles números. Em Linux fazem 130 mil ou mais até.
 
Supostamente também do Ice Lake-SP, scores no SiSoft

Intel(R) CPU $0000%@ (24C 48T 2.2GHz, 24x 1.25MB L2, 36MB L3)
https://ranker.sisoftware.co.uk/sho...efd2e3c5ad90a583fbc6f7d1b4d1ecdcfa89b48c&l=en

retirado da conta de twitter do "famoso" Tum_Apisak
https://twitter.com/TUM_APISAK/status/1267320318730764288

Só há 2 testes, mas um é de Multimédia, que não interessa para o Totobola, o outro é o Drystone e Wetstone

ICL-SP.jpg

https://ranker.sisoftware.co.uk/sho...d4ecd8e1d1e1d9ff8db080a6c3a69bab8dfec3fb&l=en

pesquisa rápica encontrei score de um 2x Xeon Gold 6126 (12C/24T) que dá os 24C e 48T do teste anterior

Details for Result ID 2x Intel(R) Xeon(R) Gold 6126 CPU @ 2.60GHz (12C 24T 3.3GHz/3.7GHz, 2.4GHz IMC, 12x 1MB L2, 19.25MB L3)

Gold-6126.jpg

https://ranker.sisoftware.co.uk/sho...d4ecd8e8d9e8dafc8eb383a5c0a598a88efdc0f8&l=en

convêm também notar a diferença nos clocks, e ficar faltar o report dos consumos no "Intel non indentified".
 
Parece que esse versão do Ice Lake com 24 Cores, tem um clock base de 2.2 Ghz e Turbo a 2.9 Ghz. Tendo em conta os clocks, em que o Turbo nem chega perto do clock Base desse Gold 6126, o resultado até é bom.

Se forem clocks finais, são clocks bastante baixos.

Tentei encontrar um score de 1 socket Epyc 7402 (24 cores, 2.8 Ghz Base/3.35 Ghz Turbo), mas não encontrei.

Encontrei do 7401, primeira geração Epyc (24 Cores, 2.0 Ghz Base/ 2.8 Ghz Turbo):
mV9ZJ77.png


https://ranker.sisoftware.co.uk/sho...d4ecdfeddeead3f587ba8aacc9ac91a187f4c9f9&l=en

E um score de 2 X 7402:
aD4z54q.png


https://ranker.sisoftware.co.uk/sho...d4ecdfeddeead3f587ba8aacc9ac91a187f4c9f9&l=en

Se a esses clocks, o Ice Lake faz boa figura, pergunto-me se não derrotariam os Epyc facilmente com mais 400 a 700 Mhz.
 
Eu também desisti de encontrar o score do Epyc, mas

vlcsnap-2015-11-04-15h43m34s127.png


é como diz o outro "é só fazer contas".

EPYC 7402 @3.35 GHz
- Drystone Int: ~900 GIPS
- Drystone Long: ~770 GIPS
- Wetstone Single-float: ~550 GFLOPS
- Wetstone Double-float: ~380 GFLOPS

sim se os clocks reportados estiverem correctos será o ICL-SP @2.19GHz e o Gold 6126 @3.30GHz (os 2.9 serão o base e o 3.7 all core turbo?), faltando saber os consumos, o Gold são 300W o 7402 nas características tem 180W.
 
Back
Topo