Intel is preparing to annihilate NVIDIA: the war is on

Se na primeira geração de gráficas já conseguirem correr com a S3 para forado mercado, já têm o seu nicho. Adiciona umas manobras engraçadas aos parceiros da Intel e enfia-lhes um bocado de stock em computadores de vendas certas pela goela abaixo, e ficam logo com alguma quota de mercado, o que lhes irá financiar novas versões da gráfica.
As Riva 128 também eram uma granda porcaria, mas depois apareceram as Riva TNT e o resto é história.


A Intel tentou essa abordagem com o Itanium e com o XScale... para acabar estendida no tapete e sair (ou reduzir significativamente a sua presença, no caso do Itanium) discretamente desses mercados.
Quando o Intel i740 chegou ao mercado também vinha rotulado de "topo-de-gama", usada em placas de uma marca que era -na altura- de reputação imaculada (3D Labs, série Permedia), e aconteceu o mesmo, aliás.

Relembro ainda que o chefe do projecto "Larrabee" é nem mais nem menos que o mesmo homem que chefiou a criação do... Pentium 4.
 
O que eu acho é que a Intel vai perder rios de dinheiro com um projecto destes. A Ati e a Nvidia tiveram mtos anos a planear e lançar GPU e adquiriram um grande know-how demasiado grande para a Intel chegar e dar uma de César. A ver vamos...
 
A Intel tentou essa abordagem com o Itanium e com o XScale... para acabar estendida no tapete e sair (ou reduzir significativamente a sua presença, no caso do Itanium) discretamente desses mercados.
Quando o Intel i740 chegou ao mercado também vinha rotulado de "topo-de-gama", usada em placas de uma marca que era -na altura- de reputação imaculada (3D Labs, série Permedia), e aconteceu o mesmo, aliás.

Relembro ainda que o chefe do projecto "Larrabee" é nem mais nem menos que o mesmo homem que chefiou a criação do... Pentium 4.


Temos titanic ... :(
 
DJ_PAPA é preciso ter em conta que isso tudo que referes já aconteceu.

Todos nos lembramos do glide, minigl, opengl e os directx todos até agora. Se reparares os programadores estão sempre a "aprender".

O caso mais flagrante actualmente é os processadores das últimas consolas com parceria entre a IBM e outras marcas.
Antigamente falava-se que a architectura cisc era melhor para jogos do que a risc...

E agora tens cpu's multicore risc nas consolas.
É claro que os jogos custam a sair, mais da Sony do que da Microsoft, no entanto é investir para conquistar.

Toda a gente tem a noção do poder da Intel, eles tem tudo para poderem ganhar em qualquer ramo tecnologico em que se aventurem porque compram qualquer um que lhes possa ser útil para o atingir.

Já se viu o que a Intel fez depois da AMD gozar com eles na altura do P4. E agora foi a vez da nVidia de os desafiar. Acredito que lhes vai sair caro assim como foi/é para a AMD.

Cumps
 
A Intel pode não ter experiência em GPU's, mas os engenheiros que contractou certamente têm, e com o dinheiro que têm, certamente são dos melhores.

Let's wait and than we talk :P

Cumps
 
a mim parece me mais que a intel tá a fazer testes,as cenas todas que ela tá a preparar para a proxima geração como os novos cpus que foram buscar o hyperthread dos p4 e controladores de memória intregados no cpu há amd bem só falta mesmo abordar a parte gráfica do mundo assim conseguem num futuro criar uma plataforma unica ,quanto a optimizaçoes dos jogos para a placa tambem pode ser visto ao contrario os engenheiros podem optimizar o hardware e drivers para entender instruções ,afinal as optimizações que os jogos com patrocinios by ati ou nvidia simplesmente tem instruções para arquitetura e como usa la ,a intel pode implementar uma instrução no driver que permita identificar a arquitetura optimizada pelo jogo e usa la (sei que deve ser tanga afinal não percebo nada de software e programação) mas sei que a intel se realmente quiser pode fazer milagres e o povo agradece se resultar afinal concorrencia baixa os preços e acelera o desenvolvimento de novas tecnologias
 
A Intel pode não ter experiência em GPU's, mas os engenheiros que contractou certamente têm, e com o dinheiro que têm, certamente são dos melhores.

Let's wait and than we talk :P

Cumps
sera k havia assim tantos engenheiros com experiencia em desenho de GPUs no mercado desempregrados? experiencia adquirida aonde? e k nao me parece k a nvidia/amd rode assim tanto os seus empregados, ou os tenha simplesmente deixado sair...
 
A Intel tentou essa abordagem com o Itanium e com o XScale... para acabar estendida no tapete e sair (ou reduzir significativamente a sua presença, no caso do Itanium) discretamente desses mercados.
Quando o Intel i740 chegou ao mercado também vinha rotulado de "topo-de-gama", usada em placas de uma marca que era -na altura- de reputação imaculada (3D Labs, série Permedia), e aconteceu o mesmo, aliás.

Relembro ainda que o chefe do projecto "Larrabee" é nem mais nem menos que o mesmo homem que chefiou a criação do... Pentium 4.

Tá bem, mas SE conseguirem ter uma primeira placa que concorra com as S3, já ficam lançados para crescer. O problema dessa i740 é que não tinha qualidade para nenhum mercado.
 
boas, chegou-me isto hoje no mail:
Download this Larrabee technical paper and get a head start on the model and application possibilities of this new multi-core visual computing architecture. From a new software-rendering pipeline, programming model, and performance analysis, to processing overviews, schematics, and simulation studies, this tech paper provides a comprehensive report on the next-generation architecture for computer graphics.
parece estar bastante completo, e explicar muita coisa... mas tb ainda nao perdi tepo a ler que acabei de acordar.. http://softwaredispatch.intel.com/?lid=1999&cid=473&pid=450&mid=My7LL7T6qrg=&ch=e (pdf 2mb)
 
No meio destas guerrinhas todas entre empresas, só vejo uma coisa positiva: a baixa de preços!

Se o facto da intel ir meter o "bedelho" no território da nVidia servir para podermos ter uma 9800GTX ao preço de uma 9600GT e com drivers capazes de fazerem até uma singela 7600GS correrem o Crysis com tudo no máximo, então que venham!

Já mete um bocadinho de nojo ver estas marcas (todas) a pedirem o couro e o cabelo por uma porcaria duma peça de silicone com transistores e uma ventoinha barulhenta encima!

Que venha concorrência com força que é para vermos os preços a virem por aí abaixo! A PS3 conta com os préstimos "apenas" de uma 7900GT e olhem para a qualidade dos gráficos dos jogos!..

\w/


Estava a ler o teu post e fiquei impressionado... pensava que as drivers Não aproveitavam só um bocadinho de uma gráfica, isso que dizer que num futuro próximo posso tirar melhor partido da minha 7150 go?? se a nvidia lançar drivers melhores???:wow:
 
Então, o que acham do 300 watts de TDP que o Larabee tem? Espero que reduzam esse número senão tem que andar a ofrecer kits de watercooling.

Agora a sério: SE a Intel conseguir fazer uma gráfica com uma performance decente e com um preço razoável, talvez acabe por ficar com uma margem respeitável do mercado.
 
Agora a sério: SE a Intel conseguir fazer uma gráfica com uma performance decente e com um preço razoável, talvez acabe por ficar com uma margem respeitável do mercado.

E que irá fazer com que a maior parte de produtoras de gpu baixo os preços, mais concorrencia é sempre bem vinda.
Uma coisa que nao percebi, esta "grafica", vai ser igual ás tantas outras, pcie, pcb todo bonitinho, numa caixinha á venda numa loja de informática, certo ?
 
Estava a ler o teu post e fiquei impressionado... pensava que as drivers Não aproveitavam só um bocadinho de uma gráfica, isso que dizer que num futuro próximo posso tirar melhor partido da minha 7150 go?? se a nvidia lançar drivers melhores???:wow:

É óbvio que o meu post tinha um bocadinho de escárnio à mistura!...

Mas tal como referi: A PS3 faz uso de uma 7900... e consegue criar imagens na PS3 que nada ficam a dever à capacidade das 8800GTX no Crysis, por exemplo... agora imagina se uma placa gráfica dessas fosse bem optimizada! (E já agora uma 7950GT tambem, é inadmissível que uma 8600GT dê uma abada à 7950GT no Tomb Raider: Legend com o "next-gen graphics enabled"!)

\w/
 
Não se esqueçam de uma coisa, por maior q seja a empresa, não podem andar a decorar as ruas com notas.
Um erro pode deixar marca numa empresa, vários podem a destruir.

Como em qq ramo, comprar engenheiros é fácil, mas comprar bons engenheiros, principalmente de vanguarda é muito complicado.

So deixo mais uma coisa, rezem para q a intel não tenha sucesso, caso contrário o mercado fica a perder e muito durante alguns anos.
 
Não se esqueçam de uma coisa, por maior q seja a empresa, não podem andar a decorar as ruas com notas.
Um erro pode deixar marca numa empresa, vários podem a destruir.

Como em qq ramo, comprar engenheiros é fácil, mas comprar bons engenheiros, principalmente de vanguarda é muito complicado.

So deixo mais uma coisa, rezem para q a intel não tenha sucesso, caso contrário o mercado fica a perder e muito durante alguns anos.


dizes isso porque comparaste com o mercado dos cpus?
 
ele diz isso pq a ter sucesso acaba c/ nvidia e a amd cm ainda nao tem nada do genero, acaba pro levar tb por tabela (1º pelas vendas da ati e dps pela migracao de cpus pra intel).
 
Acho que está a faltar nesta discussão um factor muito importante: drivers.
Independentemente de o larabee ter uma potência descomunal, se não tiver drivers decentes, é flop garantido.

E, no que diz respeito a drivers para gráficas... vejam como a Intel é miserável nos seus drivers para a série GMA!
 
Back
Topo