iPhone iPhone 15 Pro e 15 Pro Max

Então se bem percebi, o PM tem zoom ótico de 2x e de 5x, mas de 3x já é digital? Não sabia desse pormenor.
O zoom óptico nos smartphones é fixo, só tem zoom equivalente à lente da câmara de zoom que tem. No caso do Pro Max tem 5x, no caso do Pro é 3x.

Todos os outros níveis de zoom são digitais. Incluindo 2x
 
Opinião impopular, prefiro o zoom óptico de 3x do que de 5x
Completamente de acordo. Tem 3x no meu S22 Ultra e dá um jeito brutal. Acho que 5x já é "demasiado" se for para retratos ou para algumas perspectivas de fotos que gosto de tirar.

Então se bem percebi, o PM tem zoom ótico de 2x e de 5x, mas de 3x já é digital? Não sabia desse pormenor.
O zoom ótico nos iPhones é:
15P - 3x
15PM - 5x.

Penso que o 2x é um crop do sensor principal apenas. Neste caso deverá ser algo "híbrido" entre um zoom digital e ótico. Fonte: https://www.phonearena.com/news/2X-...r crop vs 2X,megapixel portion of that sensor.
 
A lente é fixa, nem deveria ser chamada "zoom". Tudo que acontece além do valor fixo, 3 ou 5x vai ser sempre um crop.

Sobre a utilidade, também não sei. Estou habituado aos 3x do meu oneplus e mais que isso, em momentos, sem tripé ou algo em movimento é quase inutilizável para fotos (com a tremedeira a segurar algo tão compacto na mão).

3x zoom sem crop, ou seja, definição completa, é sem dúvida um extra excelente.
 
Sou só eu a achar que as únicas inovações no iPhone 15 são a entrada usb-c e o titânio utilizado na carcaça do iPhone?é que se for só isto, onde é que isto vale quase 2000€?
E desde quando é que o valor de um produto só existe se houver inovação? Alias, USB-C e titanio na construção não são sequer inovação, já estiveram em telemoveis anteriores, chama-lhe "novidades".

O de 2x é ótico (o sensor não está a ser utilizado a 100%, é um crop, mas continua a ser ótico, não é algo artificial).
Isso é um crop, não é optico, é zoom digital, e como tal, não tem a mesma qualidade que um óptico.

óptico é quando fazes zoom e continuas a utilizar a totalidade do sensor.

Todos os zooms "digitais" são crops.
 
Última edição:
Isso é um crop, não é optico, é zoom digital, e como tal, não tem a mesma qualidade que um óptico.

óptico é quando fazes zoom e continuas a utilizar a totalidade do sensor.

Todos os zooms "digitais" são crops.
Também não é zoom digital. O sensor tem 48Mpix. O que o telemóvel faz é tirar uma foto de 48Mpix e desses 48Mpix faz crop a parte central, (ficando a foto de 2X com 12 Mpix). Perde-se é o pixel binning do 1X.

Está aqui explicado, para quem tiver curiosidade:
https://www.phonearena.com/news/2X-zoom-on-iPhone-14-Pro-explained_id143704
 
Também não é zoom digital. O sensor tem 48Mpix. O que o telemóvel faz é tirar uma foto de 48Mpix e desses 48Mpix faz crop a parte central, (ficando a foto de 2X com 12 Mpix). Perde-se é o pixel binning do 1X.

Está aqui explicado, para quem tiver curiosidade:
https://www.phonearena.com/news/2X-zoom-on-iPhone-14-Pro-explained_id143704

Também não é 100% ótico.
"So what Apple has done with its new 2X zoom technology is that it bypasses the whole pixel binning process and just uses a smaller section of the sensor, however, still with the native resolution. And then, it uses AI to de-noise that image. You usually get more detail, but at the cost of a slightly bit more noise. That tiny bit of added noise is barely noticeable during the day, so it's a worthy trade-off."

É uma especie de zoom híbrido. E acredito que a qualidade das fotografias sofra bastante em condições de menos luz do que um sensor ótico especifíco.
 
Depende do estado em que ele está, das características que tem e do uso que dás ao equipamento. Se é para chamadas, mensagens, redes sociais, umas fotos e vídeos, eu aguentaria mais 1 ano e compraria o iPhone 16 Ultra no ano que vem (sim vem mesmo aí um Ultra).
O ecrã no novo modelo é um pouco melhor em brilho mas não vais notar algo do outro mundo. A mesma coisa na performance. As câmaras são um pouco melhores e mais zoom mas também não é nada abismal. A conclusão é que não há diferenças grandes, é um processo evolutivo com pequenos saltos de ano para ano. Até o design é o mesmo. No ano que vem aí sim, será um design novo e mais umas novidades provavelmente relacionadas com capacidades melhoradas na ligação com o Apple Vision Pro...

O fator mais atrativo para mim e mesmo o usb-c. E estou a pensar trocar até mais pelo valor de revenda do 13 Pro Max consegue se uns 875€ de retoma em várias lojas nacionais. Conseguiria o 15 Pro Max na casa do 600€.
 
O fator mais atrativo para mim e mesmo o usb-c. E estou a pensar trocar até mais pelo valor de revenda do 13 Pro Max consegue se uns 875€ de retoma em várias lojas nacionais. Conseguiria o 15 Pro Max na casa do 600€.

Hmm, se conseguires esse valor perto dos 900 aí sim, vale a pena. Eu trocaria.
 
O fator mais atrativo para mim e mesmo o usb-c. E estou a pensar trocar até mais pelo valor de revenda do 13 Pro Max consegue se uns 875€ de retoma em várias lojas nacionais. Conseguiria o 15 Pro Max na casa do 600€.
Tenho um 13PM, que lojas são essas que dão 875 euros pela retoma?se puderes enviar por pm agradeço.
 
Alguém sabe se os vidros temperados da spigen do iPhone 14 pro max servem para o 15 pro max? Vistos que os bezels são “supostamente“ mais pequenos no iPhone 15 pm.

tenho ainda 1 vidro que sobrou do 14 pro max mas têm o rebordo preto a volta, daí a minha dúvida
Em altura e largura eles são ligeiramente diferentes:
iPhone 15 Pro Max: 159.9 x 76.7 x 8.3 mm
iPhone 14 Pro Max: 160.7 x 77.6 x 7.9 mm

Não me parece que o vidro do 14 pro max vá ficar muito bem no 15 pro max.
 
Pessoal, aproveitando que falaram das diferenças do zoom óptico das câmaras do iphone 15 pro e pró Max, usando eu frequentemente a app lupa do iOS será que me beneficiaria com os 5x do pró Max, ou a diferença para os 3x do pró não é muito significativa?
 
Também não é zoom digital. O sensor tem 48Mpix. O que o telemóvel faz é tirar uma foto de 48Mpix e desses 48Mpix faz crop a parte central, (ficando a foto de 2X com 12 Mpix). Perde-se é o pixel binning do 1X.

Está aqui explicado, para quem tiver curiosidade:
https://www.phonearena.com/news/2X-zoom-on-iPhone-14-Pro-explained_id143704
Isso é o que faz qualquer crop em qualquer camara. Basicamente só utiliza parte do sensor, pois não existe outra forma de fazer zoom.

O que diz aí basicamente o iphone 14 com 48mp tiras uma foto a 1x de zoom e dá uma foto de 12mp, e tiras uma foto a 2x de zoom e continuar a dar uma foto de 12mp.

Mas a qualidade nunca é igual a um zoom óptico, primeiro porque o zoom de 2x não pode fazer pixel binning, e segundo porque o zoom de 2x simplesmente utiliza uma área mais pequena do sensor. Menos área, menos fotões a bater no sensor, menos fotões, mais ruido, mais ruido, mais pós processamento, mais pós processamento, menos qualidade.

Conclusão, se usa uma área menor do sensor, a qualidade é automaticamente inferior a uma lente que opticamente faz zoom 2x e utiliza toda a área do sensor.

Se o iphone 14 pro tivesse o mesmo sensor montado com uma lente "2x" tirava fotos de melhor qualidade do que com essa "truque" de fazer crop, tornando-se ainda mais evidente em situações de pouca luz.

Não é por acaso que as marcas estão constantemente a tentar meter sensores maiores nos telemoveis, e que as melhores camaras profissionais do mundo tem sensores enormes. Porque um sensor grande capta mais luz, mais luz, mais qualidade (potencialmente). Se estás a usar uma fração da área do sensor, estás a perder qualidade
 
Back
Topo