IPTV: discussão técnica para ter mais qualidade / fluidez

Status
Fechado a novas mensagens.
Não é só nas aldeias, moro numa cidade onde à fibra MEO/Vodafone e cabo óptico da NOS, e na periferia só tem adsl e para tv a melhor opção é o satélite.
Engraçado é as sedes de freguesia à volta estarem cobertas pela fibra MEO. Para uma treta de 1km de fio e meia dúzia de PO não há guito... pra alugar satélite há [emoji23]
 
Recentemente pude testar um Fire TV stick 4K e, apesar de adorar o bichinho, lamento informar que não consegui metê-lo a fazer deinterlace corretamente. Portanto se tencionam usá-lo para IPTV talvez seja melhor outra opção.

Excelente. Uso o Perfect Player que tem auto-refresh rate. E sim faz deinterlace da imagem.

Num outro tópico deste fórum há um user a dizer que afinal o fire stick não faz deinterlace em condições...
https://forum.zwame.pt/threads/tv-box-melhores-opcoes-neste-momento.977454/page-106
Estava interessado neste menino mas não consigo fazer uma escolha devidamente informada com estes post contraditórios .

Alguém pode esclarecer melhor esta questão?
 
Última edição:
Num outro tópico deste fórum há um user a dizer que afinal o fire stick não faz deinterlace em condições...
https://forum.zwame.pt/threads/tv-box-melhores-opcoes-neste-momento.977454/page-106
Estava interessado neste menino mas não consigo fazer uma escolha devidamente informada com estes post contraditórios .

Alguém pode esclarecer melhor esta questão?
A experiência que tenho é a app da tv (smart iptv), fire stick 4K, e uma box android Amlogic s912.
Deinterlace de 1 a 10:
App TV - 10
Fire stick - 7
box android - 1
Na app da tv imagem e fluidez perfeitas.
No fire stick imagem boa mas com um pouco menos de fluidez (fica com algum blur), mas nada que afete gravemente a experiência.
Na box android uma desgraça que nem vale a pena comentar.
 
Bom dia a todos.
Voltando à questão dos bloqueios do fim de semana passado, pelos vistos já há serviços iptv que estão a tentar arranjar possíveis soluções, inclusivamente alguns já alteraram o link da lista e a porta.
Sabem de mais alguma coisa?
 
A experiência que tenho é a app da tv (smart iptv), fire stick 4K, e uma box android Amlogic s912.
Deinterlace de 1 a 10:
App TV - 10
Fire stick - 7
box android - 1
Na app da tv imagem e fluidez perfeitas.
No fire stick imagem boa mas com um pouco menos de fluidez (fica com algum blur), mas nada que afete gravemente a experiência.
Na box android uma desgraça que nem vale a pena comentar.

Pela tua descrição, diria que a fire stick estará ao nivel de um linux - p.ex. libreelec. - bom, mas não perfeito.
Consegues experimentar em algum lado? Apenas para confirmarmos esta situação?
 
Atenção que usando o MX Player a imagem melhor muito em Android.
Uso o IPTV Extreme e alterei nas definições para usar como Player o MX Player e até nos canais sd a imagem fica óptima.
 
Está tudo a confundir o que é deinterlace e o que é a box conseguir fazer output de 50Hz-

A fire tv 4k até faz frame rate matching.

http://www.aftvnews.com/explanation-of-the-new-frame-rate-matching-feature-on-the-amazon-fire-tv/

Dizer que a fire tv 4k não faz deinterlace é a somar a isso absurdo.

Se não fizesse era assim que aparecia, qualquer imagem em movimento de uma fonte interlacada

distortion2.jpg



Quem quiser samples para testar tem aqui

https://www.avsforum.com/forum/26-h...adaptive-deinterlacing-others-icl-ticker.html

PAL interlaced (25 FPS) for people coming from PAL-countries (-> Australia, Europe, China etc.) or to check out 50Hz abilities of devices:
1080i - 25 fps - VBR, 20 mbps - (50 MB)
 
Última edição:
Está tudo a confundir o que é deinterlace e o que é a box conseguir fazer output de 50Hz-

A fire tv 4k até faz frame rate matching.

http://www.aftvnews.com/explanation-of-the-new-frame-rate-matching-feature-on-the-amazon-fire-tv/

Dizer que a fire tv 4k não faz deinterlace é a somar a isso absurdo.

Se não fizesse era assim que aparecia, qualquer imagem em movimento de uma fonte interlacada

distortion2.jpg


Quem quiser samples para testar tem aqui

https://www.avsforum.com/forum/26-h...adaptive-deinterlacing-others-icl-ticker.html

PAL interlaced (25 FPS) for people coming from PAL-countries (-> Australia, Europe, China etc.) or to check out 50Hz abilities of devices:
1080i - 25 fps - VBR, 20 mbps - (50 MB)

Obrigado pelos links, quando chegar a casa experimento. Imagem má como essa nunca tive em nenhum Fire, nem com conteudos PAL ou NTSC. 50hz deverá fazer, está lá nas opções pelo menos, se em auto passa de 60hz para 50hz não sei, devia passar, logo vejo.
 
Essas riscas apareciam-me na box android, no fire stick não.
E a resolução altera automaticamente para 50p.
Mas o deinterlace da app da tv ainda assim é ligeiramente melhor.
 
Num outro tópico deste fórum há um user a dizer que afinal o fire stick não faz deinterlace em condições...
https://forum.zwame.pt/threads/tv-box-melhores-opcoes-neste-momento.977454/page-106
Estava interessado neste menino mas não consigo fazer uma escolha devidamente informada com estes post contraditórios .

Alguém pode esclarecer melhor esta questão?

Eu acho que posso esclarecer.

Aproveito para dizer que quando eu falo em deinterlace, eu sei que a Fire TV stick faz algum deinterlace, não ficando as linhas como o @Illusion4u colocou. Mas não faz o desdobramento em 50 FPS, ficando assim o video nos 25 FPS. Aliás este é o comportamento idêntico ao da Mi Box e da maioria das boxes android quando não se usa o MX Player ou outro player optimizado.

@telmo83 eu acho que o decapitado não nota a falta de desdobramento em 50 FPS porque tem uma TV que faz motion interpolation, ficando assim com uns 50 FPS aldrabados. É o chamado "efeito telenovela" que muita gente nota nos filmes quando esse processamento está ligado e não gosta.

Para ter deinterlace para 50 FPS correto, aconselho um dos seguintes: Nvidia Shield, Mecool M8S, Formuler, Minix, que são os que já testei e sei que fazem. Principalmente Nvidia Shield e Formuler. (Formuler nunca testei mas tenho inúmeros relatos que é impecável). Há imensas que nunca testei, como as Beelink portanto acredito que também façam. Podem é não dar para mudar o framerate para 50Hz o que vai levar a alguma imperfeição na conversão de 50 para 60Hz (nota-se bem na fluidez perfeita ou não dos rodapés em scroll).
 
Última edição:
Por falar IPTV legal, ninguém arranja aí uma lista com os canais PT em sinal aberto (RTP 1 e 2, SIC e TVI)? Já questionei isto antes mas embora se use muito IPTV por aqui pelos vistos ninguém usa nada legal... :-D

Ou mesmo esses canais apesar de estarem em sinal aberto (TDT) e com streams oficiais nos sites, não são considerados IPTV legal ?

tem a lista do kodi, lista organizada com os principais Streams de canais nacionais provenientes de fontes oficiais, ou seja fontes 100% legais!
http://lista.kodiportugal.com
 
Eu acho que posso esclarecer.

Aproveito para dizer que quando eu falo em deinterlace, eu sei que a Fire TV stick faz algum deinterlace, não ficando as linhas como o @Illusion4u colocou. Mas não faz o desdobramento em 50 FPS, ficando assim o video nos 25 FPS. Aliás este é o comportamento idêntico ao da Mi Box e da maioria das boxes android quando não se usa o MX Player ou outro player optimizado.

@telmo83 eu acho que o decapitado não nota a falta de desdobramento em 50 FPS porque tem uma TV que faz motion interpolation, ficando assim com uns 50 FPS aldrabados. É o chamado "efeito telenovela" que muita gente nota nos filmes quando esse processamento está ligado e não gosta.

Para ter deinterlace para 50 FPS correto, aconselho um dos seguintes: Nvidia Shield, Mecool M8S, Formuler, Minix, que são os que já testei e sei que fazem. Principalmente Nvidia Shield e Formuler. (Formuler nunca testei mas tenho inúmeros relatos que é impecável). Há imensas que nunca testei, como as Beelink portanto acredito que também façam. Podem é não dar para mudar o framerate para 50Hz o que vai levar a alguma imperfeição na conversão de 50 para 60Hz (nota-se bem na fluidez perfeita ou não dos rodapés em scroll).

Tal como o MX Player é optimizado, é absurdo pensar que outras apps, neste caso obtidas/ desenhadas para a Amazon Store também sejam optimizadas!? O Perfect Player por exemplo. Esquecam o kodi por um segundo. Lendo os relatos aqui, é isso que, como leigo que faz muito streaming mas não de iptv, me parece acontecer.

Já a comparação com a Mi Box, tive ambas as versões internacionais, tal como tive ou tenho praticamente todos os Fire e aí já estou à vontade para dizer, não em listas ilegais de iptv mas serviços de streaming legal como DTVNow, Sling, Hulu Tv, etc que não há comparação possivel. Seja o deinterlace ou o frame rate ou o que for, não tem nada a ver em termos de fluidez e qualidade. Possivelmente nem será só culpa da Xiaomi mas também do AndroidTV que em relação ao Apple OS e Fire OS ou chega sempre atrasado a tudo (color spacing, frame rate matching, etc) ou nem sequer lá chega, dependendo muito que sejam os developers do kodi a tornar o sistema operativo funcional, através lá está, do software.
 
como ja referi num post aí para cima, o que vocês necessitam para ter essa "fluidez" é de um auto refresh rate que consoante a fonte detectada faça uma actualização para 50hz (tv) ou 24hz(filmes) e de um bom deinterlacing. a questão não se limita ao facto de as caixas serem "boas ou serem más" qualquer processador amlogic/rockchip/broadcoms (raspberris) faz este tipo de serviço com uma perna ás costas o 1080p sem bitrates comprimidos ja ca anda à quantos anos? o problema é a nivel de software/OS. não quero de todo ser rude nem tentar ser o dono da verdade mas a quantidade de informação e contra informação apresentada neste tópico é surreal.
1. qualquer box com um soc 912 é inviável, muitos problemas no que diz respeito a drivers e 8 cores a aquecerem uma caixinha (e muito) nunca pode dar bons resultados.
2. Qualidade de imagem "a app y é tem uma imagem muito melhor que a app x" - a source é sempre a mesma, o bitrate é exactamente o mesmo tal como a resolução. a diferença reside no facto de a descodificação ter sido completamente "adulterada" por um decode e um upscale feito por software o que por si é de evitar = imagem manipulada. Caso a imagem seja descodificada por hardware, que é o que se pretende ela em principio irá aparentar ter sempre a mesma "qualidade".
3. Qualquer caixinha destas deve sempre ser alvo de uma calibração (tal como a vossa tv) principalmente de contraste e brilho para isso devem utilizar o AVS HD 709.

sejam livres de contradizer.

4- vou editando à medida que me va lembrando de mais coisas.
 
Tenho uma Formuler z7+ na sala e queria algo mais”barato” para o quarto. Uma mi box S está neste momento em condições?
O Android tv agradava me pelo Kodi e Netflix

Iptv estava a pensar usar o perfect player, na ferguson uso o mytvonline . Alguma outra sugestão?
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo