IRIS - Thread Oficial

Primeiro tens que ter a certeza que o sinal está a ser injetado na rede de coaxial da tua casa. Depois se não tens qualquer sinal, podes ter que colocar um amplificador...

E já agora talvez seja boa ideia ver a tomada da parece, se está corretamente ligada!!!!
 
Que grande "bodega" diga-se :\

Já agora, tentei mudar a BOX de tomada (COAXIAL - estou em zona HFC).

A questão é que, sinal nem vê-lo!

É necessário alterar alguma "derivação" no quadro de entrada da casa, onde está o SLITTER de sinal / eventuais redutores de força de sinal?

Assim de repente, julguei que bastaria mudar de tomada...
A tomada que serve as boxes não é servida por ligação normal de RF. tem que ter retorno para haver comunicação com os servidores NOS e dar os extras (7 dias, gravações, etc)
Não será a solução em todos os casos mas na minha caixa ITED há um spliter especial que tem tomadas tap para alimentar as tomadas com box sem amplificar ou perturbar o sinal. as restantes tomadas são encaminhadas nesse mesmo spliter e depois de amplificadas num amplificador são distribuidas por um spliter normal para os vários pontos.
mesmo assim como o meu amplificador é especial para tv cabo e tem sinal de retorno o técnico que cá veio pôs tudo a ser amplificado para "atenuar" os problemas de sinal que tinha lá fora.
E funciona com normalidade do outro lado da escala porque o amplificador é jeitoso...
Primeiro tens que ter a certeza que o sinal está a ser injetado na rede de coaxial da tua casa. Depois se não tens qualquer sinal, podes ter que colocar um amplificador...

E já agora talvez seja boa ideia ver a tomada da parece, se está corretamente ligada!!!!
Se não tem sinal dificilmente conseguirá amplificar algo de jeito... como disse o técnico que cá veio - e aqui havia sinal +/- - amplificar ***** não dá grande coisa.
 
Última edição:
Caro Jarvaz

Mais uma vez tens razão,... O português é muito traiçoeiro...

A minha ideia era alertar para que muitas vezes os ditos técnicos de eletricidade colocam as caixas e respectivas tampas, mas "esquecem-se" de colocar os cabos no interior, naturalmente enganado os clientes que na altura não têm possibilidade (ou capacidade) de ir testar toda a rede!!!

De qualquer modo o sinal até pode chegar à tomada, mas ser de tal maneira fraco, que como sabes as TVs actuais nada captam ao contrário das antigas analógicas que sempre iam dando qualquer coisa, nem que fosse umas sombras com muito grão!!! Aí talvez valha a pena testar o dito amplificador.

Mas, e resumindo talvez seja trabalho para o técnico da empresa (NOS, MEO,...…..)

Cump.
 
Caro Jarvaz

Mais uma vez tens razão,... O português é muito traiçoeiro...

A minha ideia era alertar para que muitas vezes os ditos técnicos de eletricidade colocam as caixas e respectivas tampas, mas "esquecem-se" de colocar os cabos no interior, naturalmente enganado os clientes que na altura não têm possibilidade (ou capacidade) de ir testar toda a rede!!!

De qualquer modo o sinal até pode chegar à tomada, mas ser de tal maneira fraco, que como sabes as TVs actuais nada captam ao contrário das antigas analógicas que sempre iam dando qualquer coisa, nem que fosse umas sombras com muito grão!!! Aí talvez valha a pena testar o dito amplificador.

Mas, e resumindo talvez seja trabalho para o técnico da empresa (NOS, MEO,...…..)

Cump.
Caro @Jocazeze
Tens razão e mesmo no que tinhas referido anteriormente a tinhas.

Nem sempre os técnicos que se deslocam são cuidadosos e tem brio no que fazem e também aqui já vi diferenças muitos grandes entre alguns deles.
Curiosamente um dos que já me tinha feito uma instalação menos apurada ajudou com bastante aplicação e brio a reforçar as minhas queixas e a desbloquear a avaria que estava assinalada por mim e com equipa técnica exterior pedida há 15 dias.
Esta intervenção - a equipa avançou em menos de uma hora - fez-me repensar a minha opinião sobre ele e eventualmente sobre outros que não se apliquem tanto numa intervenção... O sistema em que trabalham nem sempre é favorável ao empenho que se deve exigir: desta vez o homem até me pediu para antecipar a intervenção porque à mesma hora teria que fazer o turno da tarde a 40 kms daqui porque tinham esticado o horário da manhã dele para além do aceitável... Fico a pensar se isto é organização profissional ...

E não me admirava que alguns desses problemas aí sejam derivados do fraco enquadramento e de muitas exigências burocráticas que lhes colocam.
Em diversas ocasiões tive intervenções inundadas de chamadas da central a marcar trabalhos e pedir confirmações... difícil era deixarem os técnicos trabalharem concentrados...
Depois o brio de cada um pode ou não motivar um bom resultado
 
A tomada que serve as boxes não é servida por ligação normal de RF. tem que ter retorno para haver comunicação com os servidores NOS e dar os extras (7 dias, gravações, etc)
Não será a solução em todos os casos mas na minha caixa ITED há um spliter especial que tem tomadas tap para alimentar as tomadas com box sem amplificar ou perturbar o sinal. as restantes tomadas são encaminhadas nesse mesmo spliter e depois de amplificadas num amplificador são distribuidas por um spliter normal para os vários pontos.
mesmo assim como o meu amplificador é especial para tv cabo e tem sinal de retorno o técnico que cá veio pôs tudo a ser amplificado para "atenuar" os problemas de sinal que tinha lá fora.
E funciona com normalidade do outro lado da escala porque o amplificador é jeitoso...

Se não tem sinal dificilmente conseguirá amplificar algo de jeito... como disse o técnico que cá veio - e aqui havia sinal +/- - amplificar ***** não dá grande coisa.

Então bate certo com o que um técnico me disse... na caixa de entrada da casa existe pelo menos uma saída específica do SPLITTER "especial" que vai à tomada da BOX, e essa saída terá de ser alterada... Sei que uma das saídas tem um também um redutor de sinal para o ROUTER... esse sei que vai para a tomada do ROUTER (aqui tenho sinal "a mais"... para ser gentil! Já cheguei a ter um redutor entre o cabo da TOMADA do router e o próprio router!!!!)

Já vi que é assunto para um dia quando o técnico da NOS cá vier... Então se quiser meter uma segunda box... já vi o filme...
 
Então bate certo com o que um técnico me disse... na caixa de entrada da casa existe pelo menos uma saída específica do SPLITTER "especial" que vai à tomada da BOX, e essa saída terá de ser alterada... Sei que uma das saídas tem um também um redutor de sinal para o ROUTER... esse sei que vai para a tomada do ROUTER (aqui tenho sinal "a mais"... para ser gentil! Já cheguei a ter um redutor entre o cabo da TOMADA do router e o próprio router!!!!)

Já vi que é assunto para um dia quando o técnico da NOS cá vier... Então se quiser meter uma segunda box... já vi o filme...
Com boa vontade do técnico isso é resolvido.
No meu caso tinha resolvido uma troca de local do router para uma tomada já com uma box e o técnico que cá veio por outro motivo não saiu sem deixar o sinal 5* (estava só aceitável) alterando o que entendeu - sem ser pedido.
 
Cada vez menos, mas ainda há quem seja profissional e brio no que faz... Já apanhei, mas 90% não percebe "nada do assunto".

Sim... da última visita eu insisti para acabar o trabalho! Eu sei que o técnico até o conseguiria fazer... mas só eu estive mais de meia hora a tentar recolocar os "espelhos" nas tomadas (pois as mesmas não eram bem compatíveis...). E mesmo para instalar a primeira tomada, MOEU os parafusos, tendo eu que insistir para meter uma nova! (e a NOS "diz" que aquilo é bom material! fabuloso mesmo!)

Material técnico, têm ser ser os técnicos a adquirir... e a cada NOVO modelo, pior! Vi-o nem enrascado a tentar medir o sinal sem conseguir por diversas vezes... Nem sempre é culpa do técnico, mas das ferramentas que lhes colocam nas mãos (ou obrigam a ter!)
 
Já agora, e relativamente ao problema que tenho das boxes não sincronizarem, a informação do técnico é que o sinal é forte de mais, pelo que me desligou o amplificador que está instalado há mais de 6 anos. Mas depois disso foi a uma das boxes e retirou o splitter que dividia o sinal de entrada de sinal para a box e para a TV (canais RF) porque este splitter estava a roubar sinal (sinal fraco ?????), sendo que o meteu ao bolso, e eu distraído nem me apercebi. Agora quando cá voltarem (amanhã) terão que o repor!!!

Alguém sabe que frequência funcional estes splitters, ou são apenas "uma ficha tripla" ?
 
Já agora, e relativamente ao problema que tenho das boxes não sincronizarem, a informação do técnico é que o sinal é forte de mais, pelo que me desligou o amplificador que está instalado há mais de 6 anos. Mas depois disso foi a uma das boxes e retirou o splitter que dividia o sinal de entrada de sinal para a box e para a TV (canais RF) porque este splitter estava a roubar sinal (sinal fraco ?????), sendo que o meteu ao bolso, e eu distraído nem me apercebi. Agora quando cá voltarem (amanhã) terão que o repor!!!

Alguém sabe que frequência funcional estes splitters, ou são apenas "uma ficha tripla" ?
Os splitters implicam sempre uma perda de alguns dbVm (acho que é isto).
Nalguns casos para equilibrar as perdas tem uma ou mais "portas" TAP que distribuem o sinal independentemente da distância desigual das saídas para evitar que o terminal mais perto fique com mais sinal e o outro com muito menos - penso que o que digo não é nenhuma barbaridade...
No meu caso tinha spliters com saidas tap para boxes e router e só na saida normal era introduzido o amplificador (e depois disso splitters normais) para distribuir o RF que não chegava em condições. Entretanto tive mudanças e ficou de outra forma menos adequada mas a funcionar (por causa do sinal exterior).
Num caso tinha um splitter junto de uma box e router e o técnico tentou substituir por outro para resolver os problemas de sinal fora de parámetros - acabou por colocar de novo o inicial porque perdia menos do que o novo...
 
Os splitters implicam sempre uma perda de alguns dbVm (acho que é isto).
Nalguns casos para equilibrar as perdas tem uma ou mais "portas" TAP que distribuem o sinal independentemente da distância desigual das saídas para evitar que o terminal mais perto fique com mais sinal e o outro com muito menos - penso que o que digo não é nenhuma barbaridade...
No meu caso tinha spliters com saidas tap para boxes e router e só na saida normal era introduzido o amplificador (e depois disso splitters normais) para distribuir o RF que não chegava em condições. Entretanto tive mudanças e ficou de outra forma menos adequada mas a funcionar (por causa do sinal exterior).
Num caso tinha um splitter junto de uma box e router e o técnico tentou substituir por outro para resolver os problemas de sinal fora de parámetros - acabou por colocar de novo o inicial porque perdia menos do que o novo...

Em resumo: SALGALHADA! :D

Nada que chegue a um cabinho óptico!
 
Pois cabinho óptico é outra coisa!!!! Mas infelizmente é só para alguns, apesar da publicidade, dos preços e da falta de investimento na manutenção e melhoria da rede. Têm certamente mais resultados com a publicidade na TV, como a que corre agora a falar no 5G, que ainda ninguém sabe o que vai ser e na net Kanguru ilimitado (com *****).
 
Este é um problema conhecido da BOX IRIS há anos, mas até hoje não teve resolução:

Nas GRAVAÇÕES, os títulos dos episódios das SÉRIES (qualquer uma) não são apresentados! Nem ao consultar a gravação a partir do ARQUIVO, nem depois de ser feito PLAY!

Pessoalmente, deixei de usar as gravações (ARQUIVO), e procuro sempre os episódios através da PESQUISA (últimos 7 dias). Através desta opção, os TÍTULOS de qualquer episódio são devidamente apresentados, seja antes ou depois de ser feito PLAY.

Porque razão os títulos dos episódios não são “gravados” remotamente e não ficam disponíveis no arquivo, estando apenas presentes nos programas dos últimos 7 dias?
 
Sabem se há alguma forma de negociar com a NOS uma instalação? É que necessitava de fazer uma instalação numa outra divisão cá em casa. Já sou cliente há alguns anos, mas estava sem contrato e hoje contactaram-me para fazer um novo contrato de 24 meses (29.99€) ao qual disse que era para ir para a frente (ainda não aceitei o contrato online), mas como não estava a contar com a chamada, esqueci-me completamente de colocar a questão da instalação (dizer ok, sim, faço esse contrato, mas queria uma instalação de cabos numa outra divisão). Sabem se há forma de negociar isto com a NOS ou qual será a melhor opção? Obrigado.
 
Sabem se há alguma forma de negociar com a NOS uma instalação? É que necessitava de fazer uma instalação numa outra divisão cá em casa. Já sou cliente há alguns anos, mas estava sem contrato e hoje contactaram-me para fazer um novo contrato de 24 meses (29.99€) ao qual disse que era para ir para a frente (ainda não aceitei o contrato online), mas como não estava a contar com a chamada, esqueci-me completamente de colocar a questão da instalação (dizer ok, sim, faço esse contrato, mas queria uma instalação de cabos numa outra divisão). Sabem se há forma de negociar isto com a NOS ou qual será a melhor opção? Obrigado.
Tens de os contactar. Uma vez que não falas em equipamentos novos suponho que nem intervenção terás.
Se tivesses podias tentar junto do técnico se era possível mudares o local da box. Mas como eventualmente não terás cabo coaxial no local o que obrigará a uma intervenção mais profunda o melhor é informares-te antes porque o técnico não deve ter autonomia para tanto.

Já tive alguma colaboração nesse sentido mas resumiu-se a melhorar as fichas e o sinal da tomada porque o grosso do trabalho estava feito e foi o técnico que achou por bem intervir para aperfeiçoar o sinal - eu tinha mudado a box de local. Para eles faz sentido analisar porque assim mapeiam a nossa instalação para quando precisam de intervir quer de fora quer dentro.
 
@jarvaz Exato, não haverá nenhuma troca de equipamentos, nem interversão técnica. Neste caso, para a divisão pretendida, não há sequer nenhuma forma de passar o cabo, iria ser necessário furar paredes (seria para fazer chegar o cabo aquela divisão, a box iria manter-se no mesmo local).
 
@jarvaz Exato, não haverá nenhuma troca de equipamentos, nem interversão técnica. Neste caso, para a divisão pretendida, não há sequer nenhuma forma de passar o cabo, iria ser necessário furar paredes (seria para fazer chegar o cabo aquela divisão, a box iria manter-se no mesmo local).
Só perguntando. Não sei se o fazem, possivelmente não, mas não custa perguntares.
Se houvesse instalação de equipamento e se tornasse indispensável julgo que o fariam, fora desse caso devem cobrar preços de tabela e talvez faças mais em conta por ti. Informa-te
 
Estava com o serviço Iris, mas sem contrato, e no passado dia 20 de novembro após algum tempo de conversa, aceitei um contrato de 24 meses (disse que sim por telefone). Recebi o contrato por email, mas depois de o ler bem, vi que não era favorável, e nunca o aceitei: não cliquei no link, nem enviei carta com o contrato assinado. Hoje recebi a fatura e esta já com o novo valor do contrato. Sabem se isto pode ser assim? Basta dizer que sim por telefone e avançam com o contrato?
 
Estava com o serviço Iris, mas sem contrato, e no passado dia 20 de novembro após algum tempo de conversa, aceitei um contrato de 24 meses (disse que sim por telefone). Recebi o contrato por email, mas depois de o ler bem, vi que não era favorável, e nunca o aceitei: não cliquei no link, nem enviei carta com o contrato assinado. Hoje recebi a fatura e esta já com o novo valor do contrato. Sabem se isto pode ser assim? Basta dizer que sim por telefone e avançam com o contrato?

sim, não é obrigatório clicar no link.
no entanto se é contrato à distância tens 14 dias para rescindir caso não concordasses com o novo contrato.
 
@dxn sim, irei fazer isso. Sabem dizer-me se para tal efeito, o 16990 é gratuito ligando do telefone da linha da NOS?

EDIT: já agora, nesse caso é justo a fatura de novembro já vir com o valor do novo contrato? Visto que foi feito a 20 de novembro e estou no período dos 14 dias.
 
Back
Topo