jjmaia

Está engraçado! Fizeste uma exposição para o fundo e várias para a lua? E depois fizeste como se fosse para um star trail?

Sim :)

As exposições para a lua foram a 1/30 a cada 1 segundo. Podia ter fechado a lente e ter feito longa exposição, mas queria aproveitar as fotos para outra coisa que mostro depois :p

A anterior resulta muuuuito melhor.

Por acaso não prefiro uma à outra :p
 
Também achei mais piada à primeira. Mas estas experiências também me entusiasmam.

Quantas fotos fizeste para esta última?

E na primeira, que intervalo de tempo meteste?

Ainda ficaste um bom tempinho por lá para fazer isto :)
 
Também achei mais piada à primeira. Mas estas experiências também me entusiasmam.

Quantas fotos fizeste para esta última?

E na primeira, que intervalo de tempo meteste?

Ainda ficaste um bom tempinho por lá para fazer isto :)

Toda a gente me diz o mesmo :p

Eu acho que isto resultaria melhor com mais zoom (e distância) para comprimir mais a lua com a torre, mas estou limitado a 230mm (aps-c).

Para a ultima foram 1000 e tal fotos, mas não há necessidade. Fiz a 1/30 e 1 segundo de intervalo porque queria utilizar também para timelapse. Se não fosse para isso podia ter fechado a lente, feito exposições mais longas e ter bem menos fotos.

Não foi assim tanto como isso porque estou a 230mm, desde que apareceu devo lá ter ficado uns 20 minutos?
 
Ficou fixe, mas fiz um erro, mas é normal dado os meus conhecimentos de vídeo serem praticamente nulos [emoji14]

1/30 é demasiado rápido para o frame rate final. Mas depois posto aqui :)
Porque dizes que 1/30 é rápido demais? Não te estarás a referir que 1 foto por segundo, essas sim, serem fotos a mais para o frame rate final?
 
1/30 faz freeze na lua. Tu quando filmas queres que haja algum movimento. Por isso é que a malta que filma muitas vezes usa filtros ND (principalmente nos drones que maior parte a abertura é fixa nos 2.8). A filmar a 30fps tu idealmente queres fotografar a 1/60 por exemplo.
 
1/30 faz freeze na lua. Tu quando filmas queres que haja algum movimento. Por isso é que a malta que filma muitas vezes usa filtros ND (principalmente nos drones que maior parte a abertura é fixa nos 2.8). A filmar a 30fps tu idealmente queres fotografar a 1/60 por exemplo.

Creio que estás a fazer confusão. Em video, isso é verdade (gravar ao dobro do framerate), p.e. 1/60 para um video a 30fps.

Em time lapse, creio que há outras variantes. Por exemplo, o número de disparos que fizeste. Quantas mais fotos fizeres, mais suave vai ficar para o mesmo frame rate final.

Depois, sendo a lua algo que se movimenta tão lentamente, não me parece que notes diferença alguma, numa time lapse, se fotografares a lua a 1/30 ou 1/60.

Mesmo em video, onde notas diferença se tiveres o obturador mais lento, ou mais rápido, é em movimentos mais rápidos... Uma bola a saltar, uma mão a dizer adeus... É aí que o motion blur vai variar, não é num caracol a deslocar-se.

Bem, manda mas é a time-lapse para a malta curtir ;)
 
Última edição:
Eu acho que estamos a tentar dizer o mesmo. A questão é que a 1/30 faço freeze à lua e o movimento dela não aprece natural, mas sim meio que aos saltos. É necessário haver montion blur.
 
Então... Time lapse, nunca terá a fluidez de um video... Nem é suposto.

Ainda mais, tendo tu fotos a cada segundo... Da Lua. Se não fica fluído assim não sei como ficaria. Ou sou eu que acho que a lua em 1 segundo está praticamente parada? Não estou a ser irónico, estou mesmo com essa dúvida.

Eu percebo o que queres dizer, mas acho que estás a ver mal a coisa.

A que velocidade querias disparar? É que 1/60, ainda mais congelavas. Daí dizer que o raciocínio do video, não se aplica ao exemplo que deste.

Se fizesses exposições de 1 segundo em cada foto, de 2 em 2 segundos, aí sim, talvez tivesses motion blur. Mas não sei, sinceramente, o que representa 1 segundo na deslocação da Lua.

Bom, estes exercicios são bons para se pensar em fazer coisas, e como as fazer ;)
 
Ou me estás a interpretar mal ou então disse algo mal que te confundiu :p Eu não queria passar de 1/30 para 1/60, mas sim de 1/30 para 1/2 segundos para dar algum montion blur na lua.Um timelapse pode sim ter a fluidez de um video, tens é que garantir que ha montion blur no que se move.

1 segundo sem zoom as lua até vai parecer congelada, mas fazes um pouco de zoom e notas blur :)
 
1/30 faz freeze na lua. Tu quando filmas queres que haja algum movimento. Por isso é que a malta que filma muitas vezes usa filtros ND (principalmente nos drones que maior parte a abertura é fixa nos 2.8). A filmar a 30fps tu idealmente queres fotografar a 1/60 por exemplo.
Foi aqui que fiquei com a ideia que querias fotografar a 1/60.

Devias querer dizer que, a filmar a 30fps, idealmente se deve fixar a velocidade do obturador em 1/60, para se manter o motion blur.

E sim, em vez de aumentares a a velocidade do obturador (reduzindo o motion blur), o filtro ND serve precisamente para manter a velocidade certa, e assim o motion blur.

Em relação à time lapse, há vários cálculos que se podem fazer (que teria de pesquisar, não sei de cabeça), para chegares ao número de fotos que precisas, para um determinado tempo de video a x framerate. Bem, não é uma equação difícil...

Em relação ao look mais arrastado, sim, aí, na captura, terá que se ter o cuidado que dizes... Meio segundo deve ficar bem, só testando.

Mas a fluidez (ou menos saltos), creio que também terá a ver com o intervalo entre fotografias. Não percebo bem porque dizes que não ficou fuido, tendo em conta que tens fotos a cada segundo, de uma coisa que está quase parada.

Acho que o melhor é voltares lá, e fazer isso com meio segundo, para depois vermos a diferença ;D

Não há duas sem três ;)
 
Sim, a fluidez também tem a ver com o intervalo de fotografias. Ficou bom, não vale a pena voltar lá, ficou fluido, mas ficava melhor se a lua tivesse mais motion blur, so isso.
 
Descobri um spot com grande vista sobre Coimbra.
A semana passada lá fui tirar a foto e tenho mixed feelings :p

Por um lado gosto dado conseguir comprimir as 4 pontes, a universidade, a curva do rio e gosto da via rápida no canto, mas ao mesmo tempo é demasiada coisa num só frame :D


Coimbra
by Joao Maia, on Flickr
 
É realmente bastante coisa e não há nada que sobressaia mais que o resto, então o olhar anda a saltar de um lado para outro. Podes sempre tentar dar mais exposição ali à zona da Universidade já que a torre do relógio já sobressai mais um pouco por causa da iluminação. Talvez ajude, talvez não.
 
Excelentes cores! E o contraste na nuvens mais escuras do lado direito ficou incrível :)

Muito obrigado :)

Estas duas é mais pela foto em si :D

117946499_771468180255239_1604081836792602247_o.jpg

117835201_771467993588591_6574860235687770105_o.jpg
 
Back
Topo