Linux Caixa Mágica - Tópico Geral

Manuel Jose e slblxs, concordo que se deva apoiar algo que seja nacional. Agora não concordo é que se apoie algo só porque é nacional. Se está tão mau que até me faz andar às cabeçadas à parede (obviamente em sentido figurado), aí tenho muita pena mas não me vêem a apostar num cavalo morto. Ainda à poucas semanas pediram-me uma reinstalação do Caixa Mágica, pois bem, instalei (passou do 12 para o 14), veio recheado de bugs, que mesmo depois de horas a procurar, não descobri solução para a grande maioria. Resultado, nova formatação, desta vez com o Linux Mint, e foi remédio santo, com este tudo a funcionar sem qualquer problema out of the box.

Já agora, seria uma mais valia reportares os bugs que encontraste aqui: http://contribsoft.caixamagica.pt/trac/newticket
 
Bom gostos são relativos agora não coloquem o CM como a coisa perfeita sobre o CM 15 não posso comentar não testei ainda mas não custa testar em maquina virtual.
O bom do mundo linux é sermos livres de poder escolher a nossa distros favorita ou fazer a nossa :)

Abraços
 
Caro,Cpt alvega. nunca tentei mas no forum do caixa magica alguém tentou fazer upgrade pela consola e correu tudo bem ,nunca fiz upgrade no cm mas fiz no pclinuxos pela consola e correu tudo bem.
 
De acordo com noticias bem fresquinhas do forum da Caixa Mágica, está disponivel para teste a nova versão. É sem sombra de dúvida uma grande mudança, pois as versões anteriores estiveram baseadas em Mandriva, mas o feed-back dos utilizadores que preferiam um sistema baseado em Debian, fez com que houvesse esta mudança...

Vejam aqui:

http://comunidade.caixamagica.pt/viewtopic.php?f=6&t=87094

Vou já baixar e testar!! :D :D

Até 2007 foi baseado em SuSE Linux... De qualquer forma acho interessante escolherem o GNOME2 com os indicadores (também disponível para openSUSE pela minha mãozinha, e eventualmente mais completos, uma vez que até o indicador para expor os menus na barra do GNOME está disponível), mas na próxima release estou curioso em ver qual o caminho que vão seguir. Ou GNOME3 ou Unity :)
 
Última edição:
Até 2007 foi baseado em SuSE Linux... De qualquer forma acho interessante escolherem o GNOME2 com os indicadores (também disponível para openSUSE pela minha mãozinha, e eventualmente mais completos, uma vez que até o indicador para expor os menus na barra do GNOME está disponível), mas na próxima release estou curioso em ver qual o caminho que vão seguir. Ou GNOME3 ou Unity :)

Nunca vi o Caixa Magica baseado no openSuse acho que ele sempre teve a base do Mandriva que antes era o Mandarke... Nunca gostei dessa distro Caixa Magica pode ser que melhorem no futuro.

Abraços.
 
Nunca vi o Caixa Magica baseado no openSuse acho que ele sempre teve a base do Mandriva que antes era o Mandarke...


http://br-linux.org/linux/distribuicao-portuguesa-caixa-magica-troca-base-opensuse-por-mandriva

O Mandriva deu o bote... A canonical não tem um jogo decente para com muitos projectos upstream, e a SUSE Linux finalmente separou-se da Novell sendo uma unidade autónoma centralizada em Nuremberga com um volume de negócios algo interessante.... Por outras palavras, o pessoal que se prepare que durante os proximos 2 anos muita coisa vai mudar, a começar já na proxima 12.1 que vai ser uma agradável surpresa para muita gente.

Estatisticamente a Canonical está a perder utilizadores para o GNOME3 e existe um clima de revolta na comunidade. Eu acho que a CM faz muito mal em seguir o Ubuntu, deveriam ter escolhido uma distro RPM (mantendo a fidelização de utilizadores a tecnologia conhecida), assim como deveriam ter escolhido uma base segura... mas sejamos sinceros, o que é que a CM magica contribui para o ecosistema? é apenas mais um distro parasita como a Canonical.... logo fazem um bom par... desejo-lhes boa sorte :=)

No Brasil vao competir directamente com o SUSE Linux / openSUSE, e neste campo não teem força para nos fazerem frente....
 
Última edição:
Nunca vi o Caixa Magica baseado no openSuse acho que ele sempre teve a base do Mandriva que antes era o Mandarke... Nunca gostei dessa distro Caixa Magica pode ser que melhorem no futuro.

Abraços.

O Caixa Mágica era baseado no SuSE até á versão 12 ( se não estou em erro) só depois é que passou a utilizar a base Mandriva. Também concordo com o Ketheriel quando diz que o CM fez mal em escolher o ubuntu como base do sistema , podiam ter escolhido Debian que por sinal é uma distro bastante estável , segura , leve e virá com gnome3 por default o que é uma mais valia.
 
http://br-linux.org/linux/distribuicao-portuguesa-caixa-magica-troca-base-opensuse-por-mandriva

O Mandriva deu o bote... A canonical não tem um jogo decente para com muitos projectos upstream, e a SUSE Linux finalmente separou-se da Novell sendo uma unidade autónoma centralizada em Nuremberga com um volume de negócios algo interessante.... Por outras palavras, o pessoal que se prepare que durante os proximos 2 anos muita coisa vai mudar, a começar já na proxima 12.1 que vai ser uma agradável surpresa para muita gente.

Estatisticamente a Canonical está a perder utilizadores para o GNOME3 e existe um clima de revolta na comunidade. Eu acho que a CM faz muito mal em seguir o Ubuntu, deveriam ter escolhido uma distro RPM (mantendo a fidelização de utilizadores a tecnologia conhecida), assim como deveriam ter escolhido uma base segura... mas sejamos sinceros, o que é que a CM magica contribui para o ecosistema? é apenas mais um distro parasita como a Canonical.... logo fazem um bom par... desejo-lhes boa sorte :=)

No Brasil vao competir directamente com o SUSE Linux / openSUSE, e neste campo não teem força para nos fazerem frente....

Essas fontes BR não posso muito confiar os tipos tb mesmo sabendo de todos os problemas do Ubuntu continuam a ignorar como nunca tivesse problemas.
Nunca gostei do Fedora nem no openSUSE sou fã do Debian e derivados o openSUSE é o caracol nem para netbooks serve bem mas gostos são gostos.
Desejo boa sorte ao Caixa magica mas é uma distro que nunca vou usar.

Abraços.
 
podiam ter escolhido Debian que por sinal é uma distro bastante estável , segura , leve e virá com gnome3 por default o que é uma mais valia.

100% de acordo... pelo menos evitavam que uma distro as aspira a ambientes competitivos (por exemplo o Ministério do Exército é cliente CM entre outros) seja apanhada com 40 buracos no kernel, alguns deles exploitaveis remotamente :).

Era um bom passo se realmente optassem pela Debian, são muito bons team players e uma das melhores distros que anda por aí. Pelo menos para servers é a minha distro de eleição :)
 
Essas fontes BR não posso muito confiar os tipos tb mesmo sabendo de todos os problemas do Ubuntu continuam a ignorar como nunca tivesse problemas.

Tens aqui o comunicado oficial da troca de SUSE para Mandriva: http://contribsoft.caixamagica.pt/trac/wiki/LetterToTheCommunity

Nunca gostei do Fedora nem no openSUSE sou fã do Debian e derivados o openSUSE é o caracol nem para netbooks serve bem mas gostos são gostos.

Para utilizadores normais eu deixo isso ao cargo de cada um... eventualmente cada um sabe quais são as melhores ferramentas para as tarefas... A nível empresarial, a Canonical não pode sequer comparar-se ao SUSE Linux, porque simplesmente não é sequer uma ameaça para ser levada a sério! Mas já agora para que não fiquem dúvidas, 72% do Ubuntu é Debian. Devias mandar um mail à Canonical a exigir que removam o Banshee como default player, afinal é um projecto Novell/*SUSE, não esquecendo as origens do Compiz que são as mesmas (embora eles comecem a remover os headers da Novell para Canonical... basta comparar a estabilidade do compiz 0.8.x com as versões 0.9.x para ver as diferenças!!)

Desejo boa sorte ao Caixa magica mas é uma distro que nunca vou usar.

+1 partilhamos o mesmo barco :)
 
Por mim tanto faz a canonical ter o Banshee por default alem de nunca usar nem gostar desse soft tem players bem melhores mas gostos são gostos XD
Sobre o Compiz se bem me lembro na altura ele era bem limitado só melhorou quando se juntaram com a Team do projecto Beryl...
O XGL que a novell tinha era muito mais limitado e por isso em 2007 resolveram se juntar e nasceu o Compiz fusion eu gostava muito do projecto Beryl

Abraços.
 
Por mim a CM é interessante mas sempre foi feia como tudo. A primeira vez que vi aquilo num pc a rodar. Bem, nem pensar em olhar. Sou Debian Saline agora e sempre.
 
Tenho testado a CM16 e aquilo não tem nada a haver com as edições anteriores... Para mim, está bem estável para uso diário... Como estou habituado ao Ubuntu, é-me tudo familiar no seu uso.
 
muito bom o caixa magica 16. codecs já vem instalados, gostei do tema do boot splash, lindo na quele tom azul, ao instalar as drivers da placa gráfica não ficamos com o unity. está muito bom mesmo
 
Concordo! O senão é que ao adicionar "PPA's" não funciona, pois o repositórios pessoais não estão preparados para a CX. Magica 16, mas também o essencial está nos repositórios oficiais.

muito bom o caixa magica 16. codecs já vem instalados, gostei do tema do boot splash, lindo na quele tom azul, ao instalar as drivers da placa gráfica não ficamos com o unity. está muito bom mesmo
 
Back
Topo