Linux ou Windows?

A licença gpl não proibe a venda de software, com esta licença é possivel vender, emprestar, copiar e modificar ao gosto de qualquer um.
Desculpa então, não tenho paciência para ler testamentos.. lol

Mas caso queiras tornar o software publico (seja gratis ou não) és obrigado a publicar o codigo fonte, não é?

cumpz
 
Desculpa então, não tenho paciência para ler testamentos.. lol

Mas caso queiras tornar o software publico (seja gratis ou não) és obrigado a publicar o codigo fonte, não é?

cumpz

Se o publicares sob a licença gpl tens de fornecer o codigo fonte e com essa licença tambem ficas protegido de o teu software se tornar proprietario. Ou seja, é e será livre.
 
Há muitos que para eles o windows é o "sol da vida deles". Mesmo que não acreditem em nada do que lhe dizem, que ignorem os concelhos pra mudar pra linux, uma coisa eles não podem negar, o preço das licenças da microsoft. Para particulares é muito fácil arranjar uma versão pirata, mas para empresas não é bem assim, vejam isto :

http://blog.softwarelivre.sapo.pt/2010/09/28/orcamento-zero-para-licencas-de-software/

isto admitesse, quando se está em tempo de crise???? :@
Preferem ter esta despesa so que usar software gratuito? Enfim, estamos em crise e dão-se ao luxo de ter estas enormes despesas, quando o software pode ser substituído por software gratuito!!!! Depois não há dinheiro, e quem paga é o "zé povinho" que tem que apertar o cinto, quer queiramos ou não, acabamos sempre por dar $$ aos "xulos" da microshit
 
Há muitos que para eles o windows é o "sol da vida deles". Mesmo que não acreditem em nada do que lhe dizem, que ignorem os concelhos pra mudar pra linux, uma coisa eles não podem negar, o preço das licenças da microsoft. Para particulares é muito fácil arranjar uma versão pirata, mas para empresas não é bem assim, vejam isto :

http://blog.softwarelivre.sapo.pt/2010/09/28/orcamento-zero-para-licencas-de-software/

isto admitesse, quando se está em tempo de crise???? :@
Preferem ter esta despesa so que usar software gratuito? Enfim, estamos em crise e dão-se ao luxo de ter estas enormes despesas, quando o software pode ser substituído por software gratuito!!!! Depois não há dinheiro, e quem paga é o "zé povinho" que tem que apertar o cinto, quer queiramos ou não, acabamos sempre por dar $$ aos "xulos" da microshit

No dia que o sistema público mudar pa Linux, o país vai andar aos trambulhões durante uns meses..
 
Exacto. Apesar de em termos de licenciamento sair bem mais barato mudar o sistema todo a curto prazo teria custos enormes em pessoal de IT e ainda uma perda enorme de produtividade até que as pessoas se habituassem (e possivelmente custos de formação). Teria que ser um investimento com retorno a longo prazo. Falamos que o Windows isto o Windows aquilo mas em ambientes organizacionais de grande dimessão e complexos (não estou de PMEs, com especial destaque para as Ps) os custos de licenciamento podem não ser relevantes face a outros gastos (migração, formação, manutenção, habituação, etc...).
 
@petersaints estás a partir do pressuposto que a produtividade na generalidade da Admin. Pública é elevada...

Em todo o caso, a formação necessária em Linux seria perto de nula. Seria necessária uma formação mínima em OpenOffice, cuja transição poderia ocorrer suavemente, já que também existe para Windows. Não seria necessária qualquer formação para uma grande parte da função pública que trabalha, basicamente, através da web e de programas java e afins. Basta um browser e não é necessário tirar um curso para se usar Firefox ou Chrome.

Ainda em todo o caso, o custo imediato de eventuais formações seria irrisório por comparação e recuperado não a longo ou médio prazo, mas logo a curto prazo. E, claro, isto só pensando no software. Se pensares que um upgrade para o Software X ou para um sistema operativo Y da Microsoft implica ou pode implicar um upgrade ao hardware, quando em Linux dificilmente tal acontece... a poupança dispara.

Ah! E se pensares no tipo de utilização que a esmagadora maioria das pessoas faz, por exemplo, do Microsoft Word e Excel... Nem era preciso um OpenOffice. Até bastava um Abiword ou um Gnumeric, muito provavelmente. :)
 
Última edição:
Tinha que ser estudado ao detalhe. Não é por estarmos aqui a mandar uns bitaites que a tua visão mais optimista ou a minha um pouco mais pessimista são as correctas.

E atenção que não sou nem pro-Windows/Microsoft nem pro-Linux/OpenSource. Uso ferramentas de ambos os mundos conforme o que me dá mais jeito e nem sempre o que é de um dos "mundos" é melhor ou pior só por ser closed ou open, free ou pago (ainda que no caso de Microsoft tenha acesso, para já, a tudo Free as in Free Beer para uso académico).
 
Preferem ter esta despesa so que usar software gratuito? Enfim, estamos em crise e dão-se ao luxo de ter estas enormes despesas, quando o software pode ser substituído por software gratuito!!!! Depois não há dinheiro, e quem paga é o "zé povinho" que tem que apertar o cinto, quer queiramos ou não, acabamos sempre por dar $$ aos "xulos" da microshit
Não estás bem a ver o custo que teria, fazer as pessoas deixarem de usar Excel e Word.

Ainda em todo o caso, o custo imediato de eventuais formações seria irrisório por comparação
Isso é o teu bitaite.
 
Última edição:
Não estás bem a ver o custo que teria, fazer as pessoas deixarem de usar Excel e Word.
Não desvalorizem as capacidades das pessoas, tal como não é preciso um curso para usar o essencial do Word ou Excel, não é preciso formação para passar para Openoffice, Abiword ou Gnumeric, as interfaces são extremamente familiares.
Se há um programa que valorizo da Microsoft é o Excel, e no entanto dou-me tão bem ou melhor com o Gnumeric, não só têm tudo o que sempre precisei como trabalha perfeitamente com .xls, ao contrário do processadores de texto com .doc e etc.
 
Isso é o teu bitaite.

Cada licença de Microsfot Windows + Microsoft Office custará quanto ao Estado?

O preço de um Microsoft Windows 7 Professional é de 349,99€. O PVP de um Microsoft Office Home and Business 2010 é de 379,01€ (o Profissional vai para os 699,00€, mas façamos figas para que o Estado tenha a lucidez de não comprar este).

Vamos até considerar que, com a compra em volume disponível aos órgãos governamentais (que nem sempre se verificará, como facilmente se constata na tal base de dados; em rigor e idealmente, deveria ser uma única entidade do Estado a fazer estas compras e cada órgão solicitaria a essa entidade as respectivas licenças) e por via de algum protocolo até fazem um desconto de uns bons 100€ em cada um. ~530€ por Windows+Office. Vamos perder a cabeça e dar até um "desconto" de 200€ em cada um: ~328 por Windows+Office.

Afirmar-se que o eventual preço de formação para software X é irrisório por comparação (a estes preços, como é óbvio; ainda mais, se tiveres em conta que é um custo que se repetirá a nível de SO+Software e, sendo Windows, fatalmente de hardware) não é um mero bitaite.

Como diz o Aparício, não desvalorizem as capacidades das pessoas. Não é por acaso que as distribuições Linux mais user-friendly têm tido um sucesso crescente. E nem que seja pela mera arte de repetição de movimentos, decorando menus e ícones, facilmente se adaptam. Aliás, em muitos casos, como referi, pode-se até questionar a necessidade um programa full-featured como o Word para desempenhar tarefas e produzir resultados relativamente básicos.
 
Outro exemplo que me vem à cabeça, as escolas. Para quê que os alunos/professores precisam de Windows e de Office? Não precisam de Windows porque assume-se que esses computadores não sejam usados para jogar e não precisam de Office porque o os mais que a comunidade escolar necessita é de um processador de texto, de uma folha de cálculo e de apresentações... Ora, temos alternativas Open Source que cumprem optimamente bem as ultimas três tarefas, não se pouparia aqui bateladas de dinheiro?? Mais ainda, o Magalhães também podia muito bem vir só com o Caixa Mágica, porque pelo que vejo, a criançada até é bem receptiva a coisas novas e diferentes :)
 
Não estás bem a ver o custo que teria, fazer as pessoas deixarem de usar Excel e Word.


Isso é o teu bitaite.

podia-se instalar m$ office em linux, funciona perfeitamente no wine.

Apesar de ainda se ter alguma despesa já era mt menor à despesa actual.

e além disso em tempos de crise uma pessoa não pode ser esquisita!!!!! Qual o mal de usar o openoffice, habituem-se.

Descobriam mais depressa como instalar o soltiario spider

cumpz
 
Outro exemplo que me vem à cabeça, as escolas. Para quê que os alunos/professores precisam de Windows e de Office? Não precisam de Windows porque assume-se que esses computadores não sejam usados para jogar e não precisam de Office porque o os mais que a comunidade escolar necessita é de um processador de texto, de uma folha de cálculo e de apresentações... Ora, temos alternativas Open Source que cumprem optimamente bem as ultimas três tarefas, não se pouparia aqui bateladas de dinheiro?? Mais ainda, o Magalhães também podia muito bem vir só com o Caixa Mágica, porque pelo que vejo, a criançada até é bem receptiva a coisas novas e diferentes :)

concordo plenemente. Mas acho que deviam vir com ubuntu, o caixa mágica não é das melhores distros, e dá uma má imagem de linux aos windows user's
 
Outro exemplo que me vem à cabeça, as escolas. Para quê que os alunos/professores precisam de Windows e de Office? Não precisam de Windows porque assume-se que esses computadores não sejam usados para jogar e não precisam de Office porque o os mais que a comunidade escolar necessita é de um processador de texto, de uma folha de cálculo e de apresentações... Ora, temos alternativas Open Source que cumprem optimamente bem as ultimas três tarefas, não se pouparia aqui bateladas de dinheiro?? Mais ainda, o Magalhães também podia muito bem vir só com o Caixa Mágica, porque pelo que vejo, a criançada até é bem receptiva a coisas novas e diferentes :)
Ora se a escola serve para nos preparar para o futuro convém ensinar a trabalhar com algo que um dia venhamos a necessitar, e ensinar a trabalhar com algo é usado diariamente por funcionários de certas áreas de trabalho.
Quem é que domina o mercado de SO? Microsoft
Qual a Suite de processamento texto, cálculo ect ect, mais utilizada? Office.

Podiam poupar dinheiro com isto, e bastante (bem na minha antiga escola a maior parte dos pc's usavam windows pirata), mas mais vale garantir que ensinam os alunos a trabalhar com algo, que no futuro, muito provavelmente iram utilizar.
 
podia-se instalar m$ office em linux, funciona perfeitamente no wine.

Apesar de ainda se ter alguma despesa já era mt menor à despesa actual.

e além disso em tempos de crise uma pessoa não pode ser esquisita!!!!! Qual o mal de usar o openoffice, habituem-se.

Descobriam mais depressa como instalar o soltiario spider

cumpz

Depende do que consideras perfeitamente. Desenrasca mas está longe de correr perfeitamente (e estou a falar do 2007).

Além disso não te esqueças que a mente humana é extremamente resistente à mudança quando a mudança é imposta.

Depois claro temos a vertente de que por exemplo, se a migração não fôr total documentos feitos no Office muitas vezes ficam transfigurados no OpenOffice.org. Aliás essa é a meu ver a principal razão pela qual a maioria ainda usa Office (eu por exemplo) e ainda a razão que levou àquele vídeo que a Microsoft fez a falar mal do OpenOffice.org. Mas claro a culpa aí também é um pouco da Microsoft. Nos formatas binários antigos especialmente e mesmo agora no Office Open XML que ao que parece fizeram o standard mas o próprio Office deles não o segue à risca.

Ora se a escola serve para nos preparar para o futuro convém ensinar a trabalhar com algo que um dia venhamos a necessitar, e ensinar a trabalhar com algo é usado diariamente por funcionários de certas áreas de trabalho.
Quem é que domina o mercado de SO? Microsoft
Qual a Suite de processamento texto, cálculo ect ect, mais utilizada? Office.

Podiam poupar dinheiro com isto, e bastante (bem na minha antiga escola a maior parte dos pc's usavam windows pirata), mas mais vale garantir que ensinam os alunos a trabalhar com algo, que no futuro, muito provavelmente iram utilizar.

Sim. Nem toda a gente tem a mesma capacidade de desenrascanço e andarem anos e anos a trabalhar com Open Source e depois chegar às empresas e ser proprietário era complicado. Mas por outro lado começando por baixo poderia ser que levasse a uma mudança a longo prazo. Porque as empresas (onde incluo o Estado) começariam a ter pressão por parte dos funcionários para mudar para o sistema com que estão habituados.
 
Ora se a escola serve para nos preparar para o futuro convém ensinar a trabalhar com algo que um dia venhamos a necessitar, e ensinar a trabalhar com algo é usado diariamente por funcionários de certas áreas de trabalho.
Quem é que domina o mercado de SO? Microsoft
Qual a Suite de processamento texto, cálculo ect ect, mais utilizada? Office.

Podiam poupar dinheiro com isto, e bastante (bem na minha antiga escola a maior parte dos pc's usavam windows pirata), mas mais vale garantir que ensinam os alunos a trabalhar com algo, que no futuro, muito provavelmente iram utilizar.

Hum, ok... Ensina-se que roubar é errado, mas no fundo, quem ensina rouba silenciosamente. Fantástico!

Enfim, voltando ao assunto: não creio que essa barreira exista: qual é a dificuldade de usar um processador de texto? No fundo, todos fazem a mesma coisa, mas se calhar, um até tem uma interface mais bonitinha e por isso, supostamente é mais fácil... Não me venham com essa história! Qualquer melro escreve um texto com formatação relativamente avançada, quer seja no Writer, quer seja no Word! A maior parte das pessoas nem muda o tipo de letra default para escrever um texto! Olhando para as folhas de cálculo, qual é a diferença entre fazer um gráfico no Calc ou no Excel?? Nenhuma! Os passos são exactamente os mesmos!

Como alguém muito sábio disse, e desculpando-me a linguagem usada, maravilha é maravilha, ponto final, pode é ter cheiros diferentes, mas como o olfacto é o sentido mais adaptável, nem essa diferença se nota...

EDIT: Aproveito para subscrever o que o petersaints disse :)
 
Última edição:
Depende do que consideras perfeitamente. Desenrasca mas está longe de correr perfeitamente (e estou a falar do 2007).

Além disso não te esqueças que a mente humana é extremamente resistente à mudança quando a mudança é imposta.

Decerto que a nível de formatações condicionais, macros e tabelas dinâmicas, ( folha de cálculo), Formulários e por ai afora, o OpenOffice é bem diferente do Microsoft Office 2007, mas tudo isto se faz no OpenOffice, ao principio estranha-se, mas depois é tudo uma questão de hábito , agora é certo que a mente humana é extremamente resistente à mudança quando a mudança é imposta.

Como já foi dito anteriormente, penso que não compensa comprar o Microsoft Office, nem tão pouco usar um pirata, quando a maior parte dos utilizadores, servem-se apenas do editor de texto e ver algumas apresentações de diapositivos que recebem em email.

Mas isto é a minha opinião, eu uso os dois mundos, sem ridacalismos.


Cumps
 
atenção que o windows 7 está a roubar cota de maercado ao linux, conheço n pessoas que trabalham em oss e que preferem o windows 7 ao linux o que nao acontecia até agora. Até já ouvi "é a primeira licença do windows que tenho na vida"....isto dito por um gajo que usa e trabalha com oss diariamente.

Na minha opinião e gosto bastante das tecnologias Open source, o windows 7 é um caso sério de bom funcionamento (PS. nunca me crashou e já o uso há cerca de 7 meses)

é preciso ser pragmático nesta questão, se o vista foi um fail completo eles com o 7 acertaram em cheio, e francamente o que quero...é uma coisa q nao me chateie muito a cabeça

se não ha duvidas que o apache ou mysql são muito bons, penso nao haver duvidas que o windows 7 tb o é
 
Última edição:
Back
Topo