Linux Vs Windows

Qual o Sistema Operativo que aconselha?


  • Total voters
    128

Polako

Power Member
Boas!

A ideia deste thread será a de informar que Sistema Operativo deve instalar e quais as suas Vantagens/Desvantagens.
 
eu gosto muito do windows e do linux
tem os dois as suas desvantagens e vantagens

a maior desvantagem do windows é ser controlado pela microsoft, uma empresa de standards fexados e perpectivas monopolistas

a maior desvantagem do linux é a falta de uniformização e de um bom GUI que se integre com o kernel para poder chegar tambem aos Desktop com facilidade de utilização comparada ao windows (o freedesktop.org tá a tratar do assunto já agora :D )

eu pessoalmente tolero melhor a falta de "usuabilidade do linux" do que as politicas da microsoft por isso voto linux :x2:
 
Principal Vantagem do Linux

Como todos devem saber a principal vantagem do Linux sobre o windows está no custo.
O sistema operativo Linux é Open Source ou seja feito podemos altera-lo às nossas necessidades.
A principal dificuldade do Linux é a sua instalação/configuração (requer conhecimentos em programação principalmente c e C++) comparando com o Windows, mas, facilmente ultrapassada, pela utilização de distribuições pré-compiladas tais como fedora, mandrake, suse, redhat ...etc.(nem todas gratuitas).

Uma outra grande vantagem do SO Linux é que na maior parte destas distribuições (gratuitas ou não) já vêm pacotes de jogos/office/programação etc. não sendo necessário pagar alguma coisa pela sua utilização.

Hoje em dia já é possivel por programas escritos para funcionar em windows (tais como Office/Jogos) a funcionar no Linux.

A maior parte dos programas office do Linux são compativeis com os do windows por ex:
MSWORD
MSEXCEL
MSMONEY
MSPROJECT
etc.
Sendo facilmente importados/exportados de um sistema para o outro.

Como devem já ter percebido sou um adepto do Linux e como facilmente compreenderão uso o ferora core 2 Linux como sistema operativo, já que este é gratuito - contra os 200 e qualquer coisa que me pedem pelo WINDOWS XP mais OFFICE(400€) mais MSMONEY(40€) mais MSPROJECT(cerca de 500€) mais visual studio.net etc etc....
 
não é só ser gratuito

há aí muito software gratuito que não vale nada

o linux (slackware 9.1) é muito mais rápido que o windows xp na minha máquina a fazer as mesmas tarefas e muito mais rapido a responder aos comandos quando está sobre grande carga

para quem vai tentar avizo já é que o linux é um sistema de linha de comandos
e para fazer alguma coisa ou pra dezenrascar outras tem que se recorrer à llinha de comando
não está preparado para a maioria dos utilizadores que esperam um sistema operativo 100% através de "point and click"

por isso se são utilizadores avançados de windows e querem ser utilizadores avançados de linux a curva de aprendizagem ainda é notavel

para aqueles que só querem fazer uns documentos e ver umas paginas vão ver que para isso o linux já tem distribuições que o deixam fazer sem por 1 comando apenas na linhas de comandos ou seja ... tal e qual a facilidade de utilização do windows


e já agora ... a defenição mais correcta não é "de borla" nem "gratis" mas sim "software aberto" ;)
 
Polako disse:
A principal dificuldade do Linux é a sua instalação/configuração (requer conhecimentos em programação principalmente c e C++) comparando com o Windows, mas, facilmente ultrapassada, pela utilização de distribuições pré-compiladas tais como fedora, mandrake, suse, redhat ...etc.(nem todas gratuitas).

discordo com esta parte... eu n tenho grandes conhecimentos em C/C++ e no entanto tenho instalado/configurado tudo.. e nunca tive que usar os poucos conhecimentos k tenho de C/C++

votei linux pk tal como o gnu disse a unica desvantagem mais relevante eh o interface grafico (looking glass eh k vai rular :P) de resto tenho feito praticamente tudo o k fazia em windows faço em linux ;)
 
Polako disse:
Para quem quer instalar um novo Sistema Operativo e não sabe por qual optar

Como é que anda o suporte de edição de video por exemplo, no linux?
Ou melhorou muito ou é um exemplo em que o Windows é melhor.
 
|[-BooT-]| disse:
discordo com esta parte... eu n tenho grandes conhecimentos em C/C++ e no entanto tenho instalado/configurado tudo.. e nunca tive que usar os poucos conhecimentos k tenho de C/C++

votei linux pk tal como o gnu disse a unica desvantagem mais relevante eh o interface grafico (looking glass eh k vai rular :P) de resto tenho feito praticamente tudo o k fazia em windows faço em linux ;)

Tens toda a razão´! Mas o que eu quiz dizer com a necessidade de ter conhecimentos de programação e de c e c++ é no caso de quereres fazer o SO tu mesmo, mas como eu disse isto é facilmente ultrapassado pelas distribuições existentes que facilitam a instalação/configuração, ficando ao nivel do Windows.
 
Polako disse:
Tens toda a razão´! Mas o que eu quiz dizer com a necessidade de ter conhecimentos de programação e de c e c++ é no caso de quereres fazer o SO tu mesmo, mas como eu disse isto é facilmente ultrapassado pelas distribuições existentes que facilitam a instalação/configuração, ficando ao nivel do Windows.

ahh.. ai sim, tens k ter bons conhecimentos em C/C++ ;)
 
tb tens o gentoo: www.gentoo.org

Para mim, mesmo que o windows fosse gratuito, preferia uma boa distribuiçao de linux. Mais rapido, mais seguro, mais BONITO :P
A grande desvantagem é a falta de algum software, mas isso eh facilmente ultrepassavel, se houvesse maior distribuição deste OS, as empresas podiam komeçar a interessar-se em desenvolver software tambem para linux. Por exemplo jogos... deviam seguir o exemplo do UT :D
 
Eu não uso mais o linux ultimamente por uma coisa... não consigo ter net lá. Tenho um modem USB ADSL da Alcatel, o Speedtouch e instalar net naquilo com o meu modem é um biatche... para quando... um suporte decente usb?? :'(

PS - Também é verdade que há muito tempo que não tento fazer nada daquilo... mas só se já existe outras soluções que não aqueles que tentei na altura, fartei-me de ler cenas, tudo complicado demais para um burro em Linux como eu. :)
 
Back
Topo