Lista de locais congestionados - HFC / DOCSIS

Das 18h - 24h a tua ligação...

  • Fica a 0-25% da velocidade contratada

    Votes: 37 31,9%
  • Fica a 25-50% da velocidade contratada

    Votes: 15 12,9%
  • Fica a 50-75% da velocidade contratada

    Votes: 14 12,1%
  • Tenho pocketloss (as páginas não carregam correctamente)

    Votes: 31 26,7%
  • Tenho aumento das latências (ping)

    Votes: 31 26,7%
  • O bufferbloat/jitter fica elevado

    Votes: 26 22,4%
  • Não tenho qualquer problema

    Votes: 28 24,1%

  • Total voters
    116
no fórum oficial continuam reclamações de velocidades baixas e packets loss

dúvido que já tenham dividido células, e quem se deixou de queixar , basta clientes saírem para serviço melhorar.
 
no fórum oficial continuam reclamações de velocidades baixas e packets loss

dúvido que já tenham dividido células, e quem se deixou de queixar , basta clientes saírem para serviço melhorar.
A situação melhorou imenso em todo o país com a implementação do DOCSIS 3.1. Há amigos meus com NOS que queixavam-se imenso e de uns tempos para cá, parece que tudo ficou resolvido. Eu por acaso nunca tive problemas com a NOS.
Mas sejamos coerentes. Todos os fóruns oficiais têm reclamações. O da Vodafone também tem (e não são poucas, principalmente de faturação). E depois, qual é a percentagem de clientes que está nos fóruns? Deve ser ínfima... A NOS tem mais de 1 milhão de clientes, é natural que haja reclamações no fórum.
 
leu a pergunta do user @viperbruno ? estamos debater problemas velocidades

a pergunta era se com o docsis 3.1 os problemas tinham acabado de vez. Só os crentes podiam acreditar que o docsis 3.1 iria resolver os problemas de uma rede mal dimensionada e sobrecarregada em zonas densamente povoadas e sem ftth concorrencia

As zonas que agora voltaram estar ok, vamos ver daqui 1 ou 2 anos, quando os pacotes giga estiverem massificados ou velocidades intermédias de 400-500 , e obvio o aumento de upload em toda rede hfc

o docsis 3.0 com pacotes 30, 60 e 120/8, ainda deu para os gastos durante anos. Quando massificaram os pacotes 100/8, subiram 8 upload para 10 e introduziram 200/20, foi o descalabro nessas zonas, num ano nunca se viu tanta reclamação.
 
Última edição:
Pelo que sei um cliente 3.0 não é migrado para 3.1 a não ser que subscreva o pacote Giga que usa o 3.1. Se há descongestionamentos é por outra razão qualquer
 
Pelo que sei um cliente 3.0 não é migrado para 3.1 a não ser que subscreva o pacote Giga que usa o 3.1. Se há descongestionamentos é por outra razão qualquer
O docsis 3.1 não é subscrito, ou a zona já o tem ou não tem, as que tem, docsis 3.1 funciona com routers 3.0, e não esquecer que os cable modems no interior da Iris e UMA sao docsis 3.0.
 
Corrijam-me se tiver enganado. Aqui (agora em Almada, no Montijo era pior) o problema não é a velocidade mas sim o atraso que existe no início do carregamento das páginas, vídeos etc.

Por exemplo, ao entrar numa página esta fica toda em branco durante bastante tempo, até que de um momento para o outro é descarregada completamente de forma bastante rápida. O mesmo com um vídeo por exemplo do youtube. Demora a abrir, mas a partir do momento que de facto abre já funciona correctamente com velocidades de download aceitáveis.

Isto é o que se chama bufferbloat/jitter?
 
O docsis 3.1 não é subscrito, ou a zona já o tem ou não tem, as que tem, docsis 3.1 funciona com routers 3.0, e não esquecer que os cable modems no interior da Iris e UMA sao docsis 3.0.

mas se um cliente em HFC congestionado, quiser meter o pacote GIGA, ao instalarem esse pacote GIGA na morada do cliente, ele e a área dessa célula fica automaticamente com Docsis 3.1, correcto?
 
Corrijam-me se tiver enganado. Aqui (agora em Almada, no Montijo era pior) o problema não é a velocidade mas sim o atraso que existe no início do carregamento das páginas, vídeos etc.

Por exemplo, ao entrar numa página esta fica toda em branco durante bastante tempo, até que de um momento para o outro é descarregada completamente de forma bastante rápida. O mesmo com um vídeo por exemplo do youtube. Demora a abrir, mas a partir do momento que de facto abre já funciona correctamente com velocidades de download aceitáveis.

Isto é o que se chama bufferbloat/jitter?

Já agora estou curioso com a zona do Montijo, porque há algum tempo a NOS safava-se bem.

O que relatas, têm a haver com roteamento, demora na resposta do servidor DNS (se usas o de origem da NOS, recomendo a experimentares por exemplo o da Google: 8.8.8.8) ou então latência na rede/perca de pacotes.

Por exemplo, o roteamento é algo contratualizado pelo operador e deverá de ser igual em Almada ou no Montijo.
Um servidor DNS ineficiente, significa que escreves google.pt e demora a fazer a correspondência para o IP (para o caso: 216.58.206.3)
Já a latência, é o se normalmente chamamos de ping, o tempo que leva desde do destino até te ser devolvido um determinado pacote.
Se a ligação tiver perca de pacotes (há modems que dá para ver isso, os da NOS desconheço que dê para ver), significa que um pedido vai levar mais tempo que o normal, porque o primeiro pedido não foi bem sucedido. Exemplo: estás à espera de uma pizza. Não te chegou nada a casa e então tiveste que ligar segunda vez a perguntar o que se estava a passar.

No caso do YouTube, o que eles fazem é encaminhar, conforme o ISP (NOS, Vodafone, MEO) para servidores específicos. Basta fazeres um tracert do Youtube numa rede MEO ou NOS e vês que o servidor de destino é diferente. Agora, o comportamento no carregamento do vídeo pode ser deliberado, uma questão de gestão da largura de banda, de forma a acalmar o tráfego :p
 
mas se um cliente em HFC congestionado, quiser meter o pacote GIGA, ao instalarem esse pacote GIGA na morada do cliente, ele e a área dessa célula fica automaticamente com Docsis 3.1, correcto?
o Docsis é uma tecnologia que está presente na zona, não é um serviço, ou a zona já tem docsis 3.1 ou ainda tem docsis 3.0,
como exemplo, o 4G, ou a zona tem 4G ou so tem 3G, não é por um cliente aderir a um tarifario 4G que o resto dos cleintes fica com 4G,
tem que ter um equipamento 4G, se tem um telemovel 3G, continua a utilizar so 3G.
 
o Docsis é uma tecnologia que está presente na zona, não é um serviço, ou a zona já tem docsis 3.1 ou ainda tem docsis 3.0,
como exemplo, o 4G, ou a zona tem 4G ou so tem 3G, não é por um cliente aderir a um tarifario 4G que o resto dos cleintes fica com 4G,
tem que ter um equipamento 4G, se tem um telemovel 3G, continua a utilizar so 3G.

já percebi. Agora só falta o meu familiar ligar para lhe instalarem o Giga. Se instalarem, é porque tem e vai usufruir do Docsis 3.1
 
Já agora estou curioso com a zona do Montijo, porque há algum tempo a NOS safava-se bem.

O que relatas, têm a haver com roteamento, demora na resposta do servidor DNS (se usas o de origem da NOS, recomendo a experimentares por exemplo o da Google: 8.8.8.8) ou então latência na rede/perca de pacotes.

Por exemplo, o roteamento é algo contratualizado pelo operador e deverá de ser igual em Almada ou no Montijo.
Um servidor DNS ineficiente, significa que escreves google.pt e demora a fazer a correspondência para o IP (para o caso: 216.58.206.3)
Já a latência, é o se normalmente chamamos de ping, o tempo que leva desde do destino até te ser devolvido um determinado pacote.
Se a ligação tiver perca de pacotes (há modems que dá para ver isso, os da NOS desconheço que dê para ver), significa que um pedido vai levar mais tempo que o normal, porque o primeiro pedido não foi bem sucedido. Exemplo: estás à espera de uma pizza. Não te chegou nada a casa e então tiveste que ligar segunda vez a perguntar o que se estava a passar.

No caso do YouTube, o que eles fazem é encaminhar, conforme o ISP (NOS, Vodafone, MEO) para servidores específicos. Basta fazeres um tracert do Youtube numa rede MEO ou NOS e vês que o servidor de destino é diferente. Agora, o comportamento no carregamento do vídeo pode ser deliberado, uma questão de gestão da largura de banda, de forma a acalmar o tráfego :p
Muito obrigado pela explicação. Vou mudar o DNS. No Montijo, mais especificamente na Atalaia, além deste problema que relatei, a velocidade era mesmo muito lenta. Em Almada a velocidade mantém-se mas existe este atraso no carregamento inicial das páginas. De facto nos últimos dias melhorou substancialmente. Não sei se por haver mais gente de férias..
 
o Docsis é uma tecnologia que está presente na zona, não é um serviço, ou a zona já tem docsis 3.1 ou ainda tem docsis 3.0,
como exemplo, o 4G, ou a zona tem 4G ou so tem 3G, não é por um cliente aderir a um tarifario 4G que o resto dos cleintes fica com 4G,
tem que ter um equipamento 4G, se tem um telemovel 3G, continua a utilizar so 3G.
@p lopes se o hardware da zona ainda não estiver em DOCSIS 3.1 vai continuar a ter DOCSIS 3.0 Assim como os restantes "mortais" clientes da NOS que tendo equipamentos DOCSIS 3.0 (tudo até ao PowerRouter, com o mesmo incluido) vão continuar a usar a tecnologia DOCSIS 3.0 porque o mais "novo" é retrocompativel como normalmente acontece nestas tecnologias, para existir alguma economia na evolução.
 
@p lopes se o hardware da zona ainda não estiver em DOCSIS 3.1 vai continuar a ter DOCSIS 3.0 Assim como os restantes "mortais" clientes da NOS que tendo equipamentos DOCSIS 3.0 (tudo até ao PowerRouter, com o mesmo incluido) vão continuar a usar a tecnologia DOCSIS 3.0 porque o mais "novo" é retrocompativel como normalmente acontece nestas tecnologias, para existir alguma economia na evolução.

eu sei, mas se instalarem o giga, aí terá de ter forçosamente o docsis 3.1, e aparentemente, os problemas poderão desaparecer. O meu familiar terá 15 dias para testar, caso contrário, cancela.
 
Os relatos é que o docsis 3.1 já está disponivel em todo o país (zonas HFC, claro)
Também li mas algo impede que avancem como eles queriam... e não sou eu. De outro modo instalavam o giga como anunciam porque ainda há pouco vi que o upload está lá como 100.
Pode-lhes parecer normal ir valendo-se das dúvidas dos clientes, mas podiam ser mais transparentes. Talvez se não pusessem a carroça à frente dos bois fosse mais rápido...

O que é certo é que o negócio deles vai dando lucro e nós clientes andamos por aqui a relatar as falhas deles que vamos muitas vezes pagando...
 
A concorrência e a necessidade de cada cliente é que é uma treta, por exemplo, eu só tenho Vodafone ou Nos, a meo ainda não está lá. Já tive problemas com a net ao final do dia, agora nem me posso queixar muito. Vodafone para mim não é opção enquanto não disponibilizarem o modo bridge no router deles. Sobra a NOS e a MEO se um dia lá chegar.
 
A concorrência e a necessidade de cada cliente é que é uma treta, por exemplo, eu só tenho Vodafone ou Nos, a meo ainda não está lá. Já tive problemas com a net ao final do dia, agora nem me posso queixar muito. Vodafone para mim não é opção enquanto não disponibilizarem o modo bridge no router deles. Sobra a NOS e a MEO se um dia lá chegar.

Wtf?!???

Mete o ip do teu outro router em DMZ e está a andar...

Que todo o mal fosse esse!!! NOS em zonas congestionadas nem uma página ou um video se consegue ver
 
Wtf?!???

Mete o ip do teu outro router em DMZ e está a andar...

Que todo o mal fosse esse!!! NOS em zonas congestionadas nem uma página ou um video se consegue ver

Segurança não é bem a mesma coisa, quando tenho vários equipamentos smart home e servidor exposto na internet, prefiro mesmo o modo bridge. Além disso, como disse, tenho NOS e à parte de alguma quebra na velocidade nunca tive problemas com carregamento de páginas, inclusive Netflix sempre funcionou bem. Poderão haver zonas piores, comigo era apenas na velocidade que se notava. Entretanto hoje fiz teste e por acaso até já tenho MEO tb. Estive a ver preços e até fiquei muito inclinado para eles.
 
Back
Topo