Mandriva 2007 Spring Edition

lixei isto tudo :(

instalei pela primeira vez um modem ethernet ( a anos que oiço maravilhas deles )

configuei e pareceu estar a funcionar bem ( pelo menos vi a pagina do google )


fiz um reboot e nunca mais consegui entrar no mandriva , fica encravado no boot ( tinha configurado para estabelecer ligaçao durante o boot )

a ultima coisa que aparece escrita é "iniciando serviços hal [ok]" depois nao passa dai


alguem que me de umas dicas , levei dias a personalizar esta distro ao meu gosto... nem me imagino a fazer tudo de novo
 
ainda por cima tenho 4gb de coisas importantes la :(


alguem sabe em que pasta ou ficheiro onde estao as configs ethernet

esta a encravar no boot com este erro

ppp0 is down
modem hang up [SIZE=-1]retrieng[/SIZE]

e vai sempre tentando infinitamente...

ja tentei com modem desligado , cabo desligado , nao passa dai
 
ainda por cima tenho 4gb de coisas importantes la :(


alguem sabe em que pasta ou ficheiro onde estao as configs ethernet

esta a encravar no boot com este erro

ppp0 is down
modem hang up [SIZE=-1]retrieng[/SIZE]

e vai sempre tentando infinitamente...

ja tentei com modem desligado , cabo desligado , nao passa dai

Volta a ligar o modem usb.
 
ja tentei as 2 coisas


tambem pensei que era falta do modem usb ligado...


ctrl+c nao faz nada


preciso de saber onde esta isto configurado , para ir la apagar
 
Se conseguires ligar-te à máquina por SSH, outra shell, qualquer coisa que seja...:

Para parares a rede:
/etc/init.d/network stop

Os ficheiros das redes estão em:
/etc/sysconfig/networking e /etc/sysconfig/network-scripts

Geralmente as configs da ligação estão em /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0

Infelizmente não estou a ver mais o que possa ajudar, assim de repente... :s
 
Errrrrrr... apagá-los talvez não seja boa ideia... modificar-lhes o nome no máximo, para ver se o sistema cria novos... mas apagar ficheiros de sistema não... isto não é o windows! LOL
 
Para parares a rede:
/etc/init.d/network stop

Os ficheiros das redes estão em:
/etc/sysconfig/networking e /etc/sysconfig/network-scripts

Geralmente as configs da ligação estão em /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0



ja me safei ;)


entrei com o live cd do kurumin 5.1 ( adoro esta versao para recoperar linuxs, tenho root mesmo pelo live cd e é facil montar as partiçoes leitura escrita apenas com uns clicks )

depois nestas pastas "/etc/sysconfig/networking e /etc/sysconfig/network-scripts"

todos os scripts de rede que tinham "onboot=yes" eu meti "onboot=no"


removi todos os scripts que tinha sobre o speedtouch


ta a funcionar perfeitamente agora


ja tenho o modem ethernet a funcionar gostava de saber se foi da forma mais correcta nunca tinha usado modem ethernet


fiz isto:


primeiro corri o "configurar interface de rede" , "dsl" , "pppoe" depois meti usename e pass

depois fui as propiedades da placa de rede e meti:

Endereço IP: 192.168.10.1

Netmask: 255.255.255.0

Gateway: 192.168.10.1


em windows fiz o mesmo e esta a funcionar bem




ps: mais uma vez estiveste em grande Nabais ;)
 
Fico muito feliz de te ter ajudado :)

Em relação à config que fizeste, ""configurar interface de rede" , "dsl" , "pppoe"", sim, está correcta, mas só se o teu modem ethernet estiver configurado em bridge, ou seja, se ele fizer a ligação por ordem tua, em vez de fazer a ligação automaticamente.

A config de IP's, Netmask e gateway, está correcta, quer o equipamento esteja em bridge ou router, pois em bridge ficas com 2 ligações, uma de rede local, que liga o teu pc ao modem, e outra de PPP, que liga directo ao ISP. Caso seja em modo router, o modem liga sozinho à internet, não tens que te preocupar com configurações PPP ou ip's de net directos no pc ou algo do tipo.

Espero ter ajudado mais uma vez :)

Um abraço
 
Em relação à config que fizeste, ""configurar interface de rede" , "dsl" , "pppoe"", sim, está correcta, mas só se o teu modem ethernet estiver configurado em bridge, ou seja, se ele fizer a ligação por ordem tua, em vez de fazer a ligação automaticamente.


o modem é um d-link 302T era do serviço oni se nao estou em erro ( foi-me dado novo por um amigo que nunca o usou)

o meu serviço de internet é sapo , acho ( nao tenho a certeza ) que sou obrigado a autenticar-me com username e pass , foi por isso que fiz esse metodo


entao bastava ter configurado o IP's, Netmask e gateway ?
 
1- És obrigado a autenticar-te com username e password, sim.
2- A ligação tem que ser PPPoE, no caso do Sapo ADSL e da maioria dos ISP's nacionais. As ligações PPPoA estão a desaparecer (finalmente...)
3- O 1º passo não está correcto a 100%, pois podes não ser tu a autenticares-te com os dados. Pode ser o pc a enviar os dados através do modem, em que o modem é uma ponte entre o teu pc e o ISP, em que tu recebes ip de net directo no pc, etc; ou podes ter o modem configurado em router, em que ele é que se liga sozinho à net, ele é que recebe ip de net directo, tu apenas recebes pela rede local pc-modem/router os dados. Este último é o método aconselhável, excepto para gosto pessoal (quem preferir ligar a ligação só quando quiser, em vez de estar sempre ligado), ou para quem tem tarifários pré-pagos, ou com limite de horas.
4- Se tiveres a ligação em bridge, ficas com 2 ligações no pc, 1 de área local e outra de internet, em que na área local tens o tal ip 192.168.x.x, etc, e na de internet tens um ip tipo 85.x.x.x ou parecido. Se tiveres em bridge, esse ip 85.x.x.x é recebido pelo modem/router, tu ficas apenas com uma ligação de área local.

Como esse equipamento de origem traz o DHCP activado (serve para atribuir ip's a qualquer equipamento que se ligue ao modem), não era necessário configurares os ip's manualmente, apesar de não fazer mal nenhum configurares ip's manuais. Aliás, é como eu tenho na minha rede :)

Basicamente, se tens um serviço pré-pago, confirma se tens a ligação em bridge ou router (isso tens que ir à página do modem, geralmente é 192.168.1.1 ou 192.168.10.1, no caso do 300-T do Sapo ADSL, o 302T não tenho a certeza, mas é igual à gateway que recebes automaticamente, caso tenhas ip, subnet e gateway automáticos.
Se tiveres ligação 24h, aconselho-te a mudares de Bridge para PPPoE, aí aparecem-te campos na página do equipamento para colocares user e password.

Em termos de config manual de ip's na rede, depende do teu gosto e necessidade na rede.
 
exelente explicaçao!

o que queria era mesmo o modem directo e nao bridge ( so que nunca tinha ligado um modem ethernet LOL e andei a fazer as coisas seguindo a minha logica, mas vi que nao era a melhor maneira , dai ter feito a pergunta )

meti de novo os IPs automacticos ( so uso 1 pc por isso... )

entrei na config do modem (192.168.10.1 no firefox) , segui o wizard "lisbon" , "pppoe" , "username pass", "restart"


bem simples e esta a funcionar na perfeiçao


Thanks Man ;)
 
De nada ;)

Outra vantagem de ligar em PPPoE e não em bridge é que podes ligar um switch ou um hub ao d-link e os pc's a esse switch ou hub, e ter vários pc's ligados em simultâneo à internet.

Se tivesse em bridge, só podias ligar 1 pc de cada vez, que é o que estabelecia a ligação. Isto porque cada ligação é feita directamente no ISP, e não ao modem. Grande parte, para não dizer a totalidade, dos ISP's, não suporta ligações simultâneas, ou seja, só deixa ser feita 1 ligação para eles.
 
tou a ter problemas

sempre que desligo o modem ele perde as configs

tenho de voltar a meter user name pass e ppoe :(

ja tava a achar isto bom demais...
 
Falta-te fazer Save All. Configura o equipamento em PPPoE, depois disso abre a página dele, vai a Tools, System Commands, Save All, Back e Restart. No 300T é assim. No 302 não deve ser muito diferente. Assim podes desligar o modem que não perde configs.
 
parece que agora esta ;)

é que as primeiras opçoes eram "save to file on hardisc" por isso nao prestei atençao

mas agora reparei no fim da pagina tinha opçao save settings e nao tinha visto

como tive o pc ligado os ultimos dias so hoje quando o desliguei é que notei


sempre que ligar e desligar o modem fico com um novo IP correcto ? ( é um bom metodo para bater os limites do rapidshare LOL , no modem usb tinha de fazer reboot ao pc)
 
é que as primeiras opçoes eram "save to file on hardisc" por isso nao prestei atençao

Isso é para fazer backup das configs no disco, não vá um dia o modem perdê-las, assim seria escusado configurar tudo de raíz.


sempre que ligar e desligar o modem fico com um novo IP correcto ? ( é um bom metodo para bater os limites do rapidshare LOL , no modem usb tinha de fazer reboot ao pc)

Geralmente, pode ser necessário ficar alguns minutos com a internet (desligar o modem ou o cabo de telefone) para que ao ligares de novo recebas um IP novo, mas nem sempre isso acontece, mesmo que desligues por 1h. Depende de muita coisa, no ISP. Por vezes o IP fica associado ao username por 24 ou 36h...
 
boas,

ena grande topic que para aqui vai :kfold:

para quem já experimentou a nova versao do mandriva, acham que vale a pena mudar de xubuntu para mandriva?

Abraços
 
Não se pode comparar Xubuntu a Mandriva. Na minha opinião nem o Ubuntu, quanto mais o Xubuntu. O Mandriva One 2007.1 Spring Edition é muito bom mesmo. Aconselho a versão com KDE, mas qualquer outro ambiente gráfico é bom, se bem configurado.
 
Back
Topo