Maquina analogica...

Depende de muita coisa. Se usares um bom filme de baixa sensibilidade, com um bom scanner e uma boa lente, se for bem revelado, sim a qualidade pode ser um pouco melhor. Embora isso seja discutível de não há um consenso entre os profissionais.
Mas também te digo que é muito difícil encontrar lojas com bons scanners e que façam um bom trabalho na revelação.

Eu sei bem disso...é a segunda vez que faço scans em lojas..e os ficheiros tem tipo 700kbs e a qualidade é mesmo bah...
A cena da analógica,é que por menos dinheiro consegues comprar uma analógica com melhor qualidade que uma digital desse preço.
 
...pois já dei conta, vi umas SLR´s muito porreiras com a lente do kit a 30, 40€. Por acaso ainda pensei comprar uma Canon para experimentar...que mais não fosse dava para aproveitar a lente mas se calhar não vale a pena!
 
...pois já dei conta, vi umas SLR´s muito porreiras com a lente do kit a 30, 40€. Por acaso ainda pensei comprar uma Canon para experimentar...que mais não fosse dava para aproveitar a lente mas se calhar não vale a pena!
quais?e onde?tirando zenits, não vejo assim nada tão barato...mas que já tive no ebay hipótese de comprar duas eos 10 com lentes a funcionar por algo como 100eur com portes isso sim...
Epa é diferente...fotografar de analógico e de digital..
 
Eu sei bem disso...é a segunda vez que faço scans em lojas..e os ficheiros tem tipo 700kbs e a qualidade é mesmo bah...
A cena da analógica,é que por menos dinheiro consegues comprar uma analógica com melhor qualidade que uma digital desse preço.

Pois, eu na loja onde faço os scans os ficheiros têm alguns 8 ou 9Mb... Por vezes chegam a ter mais. Já por exemplo, na *****, têm também 700Kb e vêm com um sharpening completamente abusado, não dá para nada.
 
quais?e onde?tirando zenits, não vejo assim nada tão barato...mas que já tive no ebay hipótese de comprar duas eos 10 com lentes a funcionar por algo como 100eur com portes isso sim...
Epa é diferente...fotografar de analógico e de digital..

Nas lojas de usados, aqui no Porto, tem uma série de lentes e máquinas e acho que estão com dificuldades de escoar a produção e de vez em quando fazem umas promoções tipo 40 ou 50% de desconto...só para teres uma ideia um dia destes estava com uma lente Tamron na mão (agora de cabeça não sei as caracteristicas...), praticamente nova, e pediram-me 60€ por ela mas encontra-se a 20, 30, 40€ kits completos...Zenits, Pentax, às vezes é uma questão de oferecer dinheiro! Por acaso já pensei em comprar uma coisa ou outra mas como ainda estou verde nisto não me quero precipitar e comprar coisas que, apesar de baratas, depois vão acabar por não me servir para nada!
 
Digam-me uma coisa, em termos de qualidade de imagem, onde se ganha mais:
- se passar de filme directamente para CD e depois tratar no PC ou se revelar em papel, digitalizar e, depois, tratar no PC?
É que evitando a revelação em papel já se ganha algum dinheiro...
 
Nunca evitas a revelação. Podes é evitar a impressão. E claro que tens muito mais qualidade a passar directamente do negativo para digital.
 
Nunca evitas a revelação. Podes é evitar a impressão.

Certo era isso que queria dizer...fiz confusão!

Por acaso lembrei-me disto porque quando tinha a minha Fuji analógica 35mm p&s puro...tive de fazer muitas fotografias para o mestrado que era em recuperação dunar, portanto quer a imagem "macro" quer a panorâmica era constante e eram rolos a seguir a rolos para fica + barato passava para CD e depois tratava!

Penso é que esta passagem para digital é tipo "standard", em termos de resolução do JPG, não sei se dá para pedir para aumentar a resolução ou alterar o tipo de ficheiro de saída, para TIFF por ex...!?

Este foi o principal problema que tive na gráfica, disseram-me que as imagens não tinham resolução (em dpi´s), suficiente para a impressão...agora o problema também podia ser da máquina que estava a usar...era do mais básico que havia!
 
Certo era isso que queria dizer...fiz confusão!

Por acaso lembrei-me disto porque quando tinha a minha Fuji analógica 35mm p&s puro...tive de fazer muitas fotografias para o mestrado que era em recuperação dunar, portanto quer a imagem "macro" quer a panorâmica era constante e eram rolos a seguir a rolos para fica + barato passava para CD e depois tratava!

Penso é que esta passagem para digital é tipo "standard", em termos de resolução do JPG, não sei se dá para pedir para aumentar a resolução ou alterar o tipo de ficheiro de saída, para TIFF por ex...!?

Este foi o principal problema que tive na gráfica, disseram-me que as imagens não tinham resolução (em dpi´s), suficiente para a impressão...agora o problema também podia ser da máquina que estava a usar...era do mais básico que havia!

Não sei se estás a falar da digitalização das fotos já em papel para cd...se for isso...o que me disseram a semana passada quando fui revelar e imprimir um rolo (o qual pedi para passarem logo para um cd) foi que eles tem uma qualidade standart,bem mázinha pela experiência que tive, mais do que a standart,pagas mais e acho que não é pouco.
Isto em 2 laboratórios Fujifilm.
 
Não. Estou a dizer passar da revelação do negativo, directamente para cd e evitar a impressão em papel, ou seja; negativo-revelação-jpg e não negativo-revelação-impressão-papel-digitalização-jpg.

Pelo que entendi do que o Rui disse a primeira versão fica com mais qualidade, para além de que fica bem mais barata, isso sei por experiência própria!

A minha questão é se dará por escolher o modo de passagem da revelação para o digital em termos de resolução e de tipo de ficheiro de saída.
 
Não. Estou a dizer passar da revelação do negativo, directamente para cd e evitar a impressão em papel, ou seja; negativo-revelação-jpg e não negativo-revelação-impressão-papel-digitalização-jpg.

Pelo que entendi do que o Rui disse a primeira versão fica com mais qualidade, para além de que fica bem mais barata, isso sei por experiência própria!

A minha questão é se dará por escolher o modo de passagem da revelação para o digital em termos de resolução e de tipo de ficheiro de saída.

Tenho sérias dúvidas que dê...mas também podes sempre comprar tu um scanner de negativos..vi hoje uns no ebay a 60 e dolares, não sei é até que ponto são bons..
A longo prazo se o vício da fotografia se entranhar,ainda compro um scanner de rolos..
 
Claro que dá! É preciso é que a loja tenha um bom scanner e saibam usar. No entanto, pelo menos nesta zona, se encontrar uma loja com um bom scanner já é raro, uma que o tenha e saiba usar ainda é mais raro.

Eu por exemplo digitalizo os meus negativos com resoluções de 3936x2624. E se tivesse um scanner de tambor ainda dava para mais.
Também tenho scanner em casa, que dá muito mais resolução, mas a qualidade não é tão boa.

PS: E não existem standards. Aquilo a que essas lojas chamam standards é o que vem predefinido no software. Os empregados é que podem não saber mudar... :004:
 
Última edição:
Claro que dá! É preciso é que a loja tenha um bom scanner e saibam usar. No entanto, pelo menos nesta zona, se encontrar uma loja com um bom scanner já é raro, uma que o tenha e saiba usar ainda é mais raro.

Eu por exemplo digitalizo os meus negativos com resoluções de 3936x2624. E se tivesse um scanner de tambor ainda dava para mais.
Também tenho scanner em casa, que dá muito mais resolução, mas a qualidade não é tão boa.

PS: E não existem standards. Aquilo a que essas lojas chamam standards é o que vem predefinido no software. Os empregados é que podem não saber mudar... :004:

Ou é "melhor" cobrarem por um "scanning" melhor....lembro me de a senhora me ter falado em valores bem altos para uma digitalização de 36 fotos com uma qualidade superior...
 
Ou é "melhor" cobrarem por um "scanning" melhor....lembro me de a senhora me ter falado em valores bem altos para uma digitalização de 36 fotos com uma qualidade superior...

Por acaso a mim também já me disseram o mesmo...tipo a receita é esta queres melhor pagas mais:mad: e com um certo ar de comprometido...mas a passagem directa negativo-jpg dá para fazer porque já fiz isso dezenas de vezes (por ex. *****, *****, umas lojas aqui em Matosinhos...nunca tinha era pensado na resolução e no formato como dava para o gasto só me deparei com esse problema quando na gráfica me pediram com mais resolução...aí improvisei e pequei num daqueles programas especiais de corrida para aumentar a resolução da imagem...só que o técnico da gráfica percebeu :lol:!!!
 
Passagem directa negativo -> jpeg tinha que dar sempre. Se algum dia vires bem um minilab, vês que aquilo no fundo é um scanner ligado a um computador, que está ligado a uma impressora de químicos. Ou seja, aquilo primeiro passa sempre o negativo para JPEG, depois é que escolhes se queres mandar imprimir ou se queres fazer outra coisa qualquer.
 
Dêm-meuma opinião encontrei uma Canon Eos 3000 + lente de kit 38-76mm por cerca de 70€...desde a algum tempo, pelas conversas que aqui se cruzam, tenho curiosidade de experimentar uma máquina destas, tanto mais que posso guardar a lente para o futuro.
Também têm outra lente Canon EFS 18-55mm por cerca de 90€.

Acham que vale a pena o investimento?

Já agora como dá para ver qual as lentes Tamron ou Sigma compatíveis com corpos da Canon.
 
Quando procuras uma sigma ou tamron para Canon, normalmente diz em algum lado que é para Canon.

Sinceramente uma EOS 3000 com a 38-76 a 70€ é brutalmente cara. Tenho ideia de que a 38-76 deve ter sido a pior lente na história da Canon. E a 18-55, além de só dar para corpos APS, também não deve andar muito longe de ser uma das piores lentes da Canon.

Em suma, parece-me que é um negócio muito mau em todos os aspectos.

Procura no eBay ou isso por corpos melhores ou mais baratos. Encontras corpos EOS a menos de 10€ e encontras kits com lentes e corpos melhorzinhos a menos de 50/60€.

A Canon EF-S 18-55 até por cá arranjas perto dos 50€.
 
Obrigado...moral da história mais vale não arriscar (e não perder dinheiro!) naquilo que não se sabe!

Onde se pode aprender umas coisas sobre lentes?
 
Última edição:
Back
Topo