matavelhos

por acaso tb andei por lá pela Feira na semana passada com a 55-250 que adquiri à pouco tempo. Mas já no final do dia, vai faltando luz...

Realmente a foto do falcão está mesmo on point!
 
Sim, notei isso nos espetáculos finais, em que com essa lente fica muito difícil captar algo de jeito. De dia é um amor :)

Obrigado :)
 
Última edição:
NAs das ultimas nao me parecem naturais, mas parece-me ser o teu estilo, o que queres. Reparo e' que na primeira tens o horizonte torto :)
 
Pois tenho… Bem tentei por isso direito mas acabei por ainda não conseguir. A foto foi tirada sem tripé, apoiada num poste de uma vedação em que eu mal lá chegava. Vou tentar reparar isso.

Quanto ao resto sim, é verdade, tenho optado por umas cores um pouco diferentes da realidade em algumas fotos.

Obrigado pelo feedback :)
 
Obrigado @jjmaia

Também gosto bastante do conjunto composição + nome. Acabei por não gostar muito da edição, do preto e branco… Não sei porque não consigo gostar das minhas fotos a preto e branco, e pelo contrario, costumo gostar muito das dos outros.
 
No meu ponto vista um dos factores mais importantes em fotografia P&B é a composição e a maneira como os vários elementos cabem na frame, não que nas fotos a cores a composição não seja importante, mas no caso da fotografia P&B é mais "fácil" ver esses elementos e se a foto fica desequilibrada é muito mais fácil ver isso, pois basicamente é preciso jogar simplesmente com a luz, sombra, texturas, contraste, o momento... Por outro nas fotos a cores acaba por ser mais dificil pois as cores entram na equação, ou seja a cor acaba por ser mais uma variável na equação. Mas ao mesmo tempo a cor acaba por ser uma variável que distrai quando se "vê" uma foto, sendo por isso mais dificil tirar e analizar uma foto a cores.
Espero que tenha conseguido passar o meu ponto de vista.

Em relação à foto que Looking to the new World está bastante interessante e acho que até funciona a P&B. Na minha perspectiva os tons cinza na ponte e no céu estão muito próximos o que torna a leitura da foto confusa. Talvez se o céu ficasse mais claro e a ponte mais escura, ou então o contrário, o céu mais escuro e a ponte mais clara, conseguias separa os 3 elementos principais da foto. Mas acho que a foto precisava de algo no lado direito da foto para equilibrar.
Mas já agora, a assinatura que metes na foto, distrai bastante, por exemplo na foto tive que tapar a assinatura com o meu dedo para conseguir "ler" a foto.
 
@zyThuM muito obrigado pelo feedback. Terei isso em conta nas próximas fotos, principalmente na questão da assinatura, onde concordo com o que dizes.

Relativamente ao resto, tenho que ler mais algumas coisas sobre o tema e tentar outras coisas. Em ambientes controlados é mais fácil jogar com a luz, quando estamos lá fora requer outro olho para a coisa e saber o que deves fazer para tirar o melhor partido da luz que tens no momento. Isso ainda é muito complicado para mim, ainda não tenho essa sensatez.
 
Sendo um bocado auto critico. Tenho gostado do resultado das minhas últimas fotos. Claro que há sempre alguma coisa que podia ser melhor. Por exemplo na última foto (Dancing nymphs) penso que a foto ganhava se tivesse um crop pela zona da ponte, fazendo com que as dançarinas se destacassem mais. Mas ia perder toda a construção que tem acima da ponte. A primeira deste último post (Feeling) ganhava se tivesse apanhado um 3º candeeiro. As coisas ficam sempre melhores aos "pares" de 3.

As 2 fotos anteriores a preto e branco já estão (a meu ver) melhorzinhas. Há mais contraste nas coisas, o objecto principal tem o seu destaque. Parecem-me equilibradas. A Funny Face e a Merchant enchem-me as medidas por razões diversas. A funny face foi a toda a situação em que a foto foi tirada e ter conseguido apanhar com qualidade aquele momento e depois na edição, ter conseguido dar destaque ao que eu queria. Não foi fácil, havia bastante ruído à volta, muita cor, muita distração. As outras 2 pessoas estão no mesmo plano, logo não havia bokeh que salvasse. O preto e branco, apesar de não ter sido pensado a quando da foto, acabou por (a meu ver) salientar o objeto principal. Isso e um bocado de bokeh em pós produção…

Já o Merchant foi diferente. Foi uma foto que eu gostei mal vi no ecrã da câmara. Foi um enquadramento que surgiu enquanto tirava outra foto, por isso foi algo pensado, e é sempre bom quando vemos um bom resultado de algo pensado. O pós produção não foi nada de muito especial. Não levou crop nenhum, levou ajustes nos níveis e uns 2 ou 3 filtrozitos do nik collection. Talvez tenha ficado com um bocado de contraste a mais. Mas eu até gosto assim. Dá-lhe uma outra alma, mais dura, mais forte.

Acho que é a primeira vez que me sinto satisfeito a vários níveis com as minhas fotos.
 
Última edição:
Ia dizer isso, a edição desta última fornada está bem melhor, na minha opinião. A P&B estão de facto mais contrastadas e agradam-me mais.

Manda mais ;)
 
Obrigado @Lyp. Tenho mais para editar de Santa Maria da Feira que acho que valem a pena. Além disso tenho uma que vou precisar de umas dicas do povo para apagar um fio de telefone ou eletricidade que corta a foto a meio, numa zona complicada da foto. Já peguei na foto, já estive a trabalhar nela, mas fiquei lixado com ela e coloquei-a em pausa. Quando lá voltar peço ajuda ao povo no tópico adequado.
 
Mais duas da feira medieval. Tirar fotos aos shows que eles por lá vão fazendo não é fácil. Falhei bastante o foco. Além disso, há varias pessoas em palco e fica difícil separar o objeto da fotografia do resto das pessoas. Estas foram das poucas aceitáveis nestas condições, e mesmo assim não gosto muito da primeira. Imaginei uma coisa, saiu outra, tive que dar muita volta, e acabei por achar nheee.


Dancing
by Nuno Silva, no Flickr


Show
by Nuno Silva, no Flickr
 
Back
Topo