Maximum CPU Temperature

OBRIGADAO

o cooler que eu tinha era o original da intel que veio com o processador, e so o tenho á ano e meio.

Obrigado pela ajuda.


Mas mesmo assim, quando arranjar guito vou comprar outro cooler porque este foi so pro desenrrasca. So trabalha a 2700rpm e faz + barulho do que o meu aspirador.
 
Última edição:
eu que o diga LOLOL por acaso o meu em full ronda os 70º longe dos 73 que andam por ali no site, e em idle anda nos 55º, mas no verão chega la bem aos 73º

adoro o meu processador LOLOL

eu cá uso o everest ou então o speedfan, e tenho sempre leituras de tempraturas muito semelhantes entre ambos.
 
boas,
há uns dias a ventoinha da minha fonte deu o berro sem perceber e o pc andava a crashar sempre, então, apos apereber-me da avaria ventoinha da fonte (era uma eurotech 460W silent) la comprei outra fonte (pois comprei antes de perceber que era a ventoinha) e começei a andar smp em cima da temp do processador. resultado, a full está sempre a 72 - 73, é normal?
tenho uma p4p800 - deluxe a 3.0 com 1536 ram e uma 6600 GT AGP
tou a pensar em por-lhe uma ventoinha lateral de 120 para ver se reduz! vale a pena? ou troco de cooler?
 
Devias trocar de cooler... se meteres uma ventoinha o ar circula melhor na caixa mas vais notar pouca diferença no cpu... podes tambem desmontar o teu cooler, limpa-lo (provavelmente esta cheio de pó) e por pasta termica nova. Assim ja deve melhorar um bocado. :lol:
 
se o teu cooler for de origem essas temps atwe podem ser normais se nunca trocaste de pasta termica... verifica tb se o cooler esta bem encaixado...

kal e a temp em idle?
 
visto que estou a pensar de trocar de pc no proximo ano, resolvi ir comprar uma Zalman CNPS 7500 AL-CU LED (dá p/ os dual core tb) mais uma ventoinha de 120 pra por na lateral e espero começar a dar os 1ºs passos em oc agora que o pc está a ficar mais velhinho :)
a temp em idle está nos 50º
logo à noite quando trocar o cooler logo vejo as temps e digo!
alguma recomendação na montagem do cooler?
 
visto que estou a pensar de trocar de pc no proximo ano, resolvi ir comprar uma Zalman CNPS 7500 AL-CU LED (dá p/ os dual core tb) mais uma ventoinha de 120 pra por na lateral e espero começar a dar os 1ºs passos em oc agora que o pc está a ficar mais velhinho :)
a temp em idle está nos 50º
logo à noite quando trocar o cooler logo vejo as temps e digo!
alguma recomendação na montagem do cooler?


Sim, algumas.

Com a pasta térmica deves aplicar uma camada muito pequena, deves tambem antes de aplicar a pasta térmica limpar o processador (COM MUITO CUIDADO) com alcool isopropilico e papel de cozinha ou então filtros de máquina de café.

Idealmente a pasta térmica devia ser artic silver 5 ou zalman (uma que tem um aplicador de pincel).

Certifica-te que ao instalares o cooler que fica bem preso.

E tirando isso tens de dar as "200" horas para a pasta assentar, ir ligando e desligando o pc até fazer 200 horas de processador (isso faz com que haja varios ciclos de temperaturas) - ou pelo menos é a explicação que vem no site da artic silver 5.

E durante esse tempo, vai vendo as temperaturas, com o speedfan ou com o everest, por exemplo.
Comvem tambem meter o pc umas horinhas em carga máxima, para ver até que ponto ele aquece e se tens problemas de estabilidade... se ao fim dumas 12 horas de pc em carga não tiveres tido problemas, então é porque em principio não deverás tê-los tão depressa :)
 
kando ele diz fazer pausas e nao ter o pc ligado 24h/dia durante 1 semana ;)
faz o normal, tem o pc ligado de dia, desliga a noite...
 
kando ele diz fazer pausas e nao ter o pc ligado 24h/dia durante 1 semana ;)
faz o normal, tem o pc ligado de dia, desliga a noite...


Iup, é mais ou menos isso que eu faço, não tenho um numero de horas certas para ele tar ligado, mas faço intervalos de pelo menos um hora com ele desligado, isto para tentar cumprir com o que os gajos da artic silver 5 dizem, ou seja durante esses ciclos térmicos, levar o processador ao máximo de temperatura e depois ao minimo (temperatura ambiente) e como eu não sei quanto tempo é que o pc leva a arrefecer, costumo, tal como te disse desliga-lo por periodos de pelo menos 1 hora - isto claro, nas "200" horas... depois disso é sempre a bombar.

Há, mas atenção que as "200" horas são contadas apenas com as horas em que esteve ligado, apesar de teres de fazer pausas, estas não contam para a "contagem", ou pelo menos foi o que entendi, é que o site da artic silver 5 tá em Inglês e o meu é um pouco enfurrejado.
 
Última edição:
está montada, é porreira, até a data ainda não huve probs de maior tá com 38º em idle, vou testar o wow onde costuma estar no 72º-73º :), ainda falta a lateral...
 
está montada, é porreira, até a data ainda não huve probs de maior tá com 38º em idle, vou testar o wow onde costuma estar no 72º-73º :), ainda falta a lateral...

Para o testares convem, depois de te divertires com o WOW, podes correr estes dois programas orthos e tambem o heavyload - ambos não precisam de instalação.

no orthos se queres testar a temperatura máxima do teu cpu, escolhes o teste small FFTs - stress cpu (que é o primeiro da lista). eu pessoalmente ponho os dois testes a correr ao mesmo tempo, mas a minha máquina consegue dar conta do recado, tenta os dois testes ao mesmo tempo, señão corres um de cada vez, que tambem vais ter temperaturas bem altas (deixa-os correr no minimo 1 hora cada)
 
no wow a temp está a 56º, ou seja desceu 17º... parece-me bom, não? entretanto ja pus esses dois programas a correr à cerca de 15 mins, a temp está nos 57º
 
no wow a temp está a 56º, ou seja desceu 17º... parece-me bom, não? entretanto ja pus esses dois programas a correr à cerca de 15 mins, a temp está nos 57º

Fazes bem, deixa-os a correr umas boas horas!
Se quiseres tambem "stressar" a placa gráfica, usa o rthdribl (o programa chama-se assim, e tambem não têm instalação).

E assim deixas correr os 3 programas durante umas boas horas, e descobres logo qual o máximo da tua temperatura no cpu, na board e na gráfica!
 
esteve até agora com os 3 progs ligados, não vi nada demais, andou smp nos 58-59º à exepção de um minuto que andou nos 60º...


Então até que são boas noticias. significa que a puxares verdadeiramente pela máquina, no inverno a temp não sobe para cima dos 60.ºC, já agora qual é a temperatura máxima recomendada ao teu processador?

ps: no verão, covem verficicares novamente as temperaturas, e ver qual é a máxima que o teu cooler deixa atingir, ok?
 
Então vens aqui à terrinha...compraste na ***** presumo. Realmente isso é muito estranho.
Se não te importares, depois conta como correu.

Como prometido e depois de tudo resolvido vou contar o que se passou:
Fui a loja e disseram que nao era nada... tiveram a lata de me dizer que o cooler de origem era melhor que o meu ninja com a fan de origem e uma silentX em push-pull!!!!
Queria-me meter um sistema de agua big water da TT, pois para ter o processador sempre a 100% (BOINC) abaixo dos 62º de temperatura limite so assim o conseguiria ter... e que nao foram feitos para estar sempre a full load (eu fiquei parvo quando me disse tal coisa... um tecnico que e tecnico a dizer isto e eu ainda urinava de riso!)

Decidi trazer para casa e experimentar com a ajuda de alguns colegas varios coolers diferentes... optei por um que me baixou dos 70/75º graus que tinha com o ninja para agora 48/50 em full load, um zalman FC-77 (nao digo o outro nome porque e conhecido pq nao vou a bola com o moço). Em idle tenho 28/31º... contra os 58/60 que tinha... e esta hem?!

P.S.- Agora tou a 2.93Ghz contra os 2.4ghz default das temperaturas de a uns tempos!
 
Isto há tecnicos que só pensam em aldrabar e em fazer dinheiro... e esse que descreves enciaxas-se exactamente ai.

Ou então é simplesmente burro, lol
 
hehe...acho que esse post devia ir para o tópico

agora sobre a diferença de temps ainda agora estou a tentar perceber a lógica...até fui ao site da Zalman ver o tal famoso cooler da Fatal1ty...mas a parte interessante é que isso quanto mais é comparado com um Blue Orb II...agora com um ninja...

para mim só há 3 opções...ou estava sem ventilação directa/ventoinhas estragadas, ou não tinha pasta ou a pasta estava velha/mal aplicada, ou então estava mal encaixado

não faz sentido...
 
yup, esse zalman nao é mais que um 7700

provavelmente devido ao mecanismo de retençao(do zalman) ser eficiente e simples é que isso ficou bem montado, porque o cooler em si (já) nao é nada de especial, quando comparado com outros
 
Back
Topo