Meo Fibra novo router TG789vac V2 em clientes 200/100 é possivel!

Boa tarde a todos,

Sou cliente MEO desde hoje, fizeram a instalação da fibra e tenho tudo a funcionar menos uma coisa. Queria aproveitar a funcionalidade deste router da rede GUEST. No meu caso, como tenho uma casa comercial, a rede guest seria para distribuir para os cliente, e como fica numa pool de IP diferente, ficaria isolada dos restantes equipamentos da casa.

O que acontece é que qualquer configuração que eu tente o router não atribui IP a nenhum equipamento nessa rede (pc, smartphone, etc.) tenta a ligação, pede a password, mas depois não é atribuidio o IP. O router tem por defeito o ip 192.168.1.254 e distribui normalmente ips desta gama, a rede guest tem a pool 192.168.2.X (mas se experimentar outra dá o mesmo erro) e tem o gateway definido como 192.168.1.254. Já experimentei alterar para o 192.168.1.254 mas o resultado é o mesmo para além de dar um erro de que o IP se encontra numa gama à parte.

Já procurei de tudo e não vejo mais nada que possa estar a provocar isto. Alguém pode dar ideias?

Obrigado
Já tentaste fixar o IP ?
 
Boas de novo,

Depois de ligar com o apoio técnico da MEO lá se conseguiu resolver a questão. Aparentemente é mesmo um bug nestes routers novos que eles estão a tentar resolver com novos firmwares. No entanto há para já um workaround, utilizei em 2 routers iguais e funcionou nos dois. Para quem tiver o mesmo problema , resolve-se da seguinte forma:

PARA COLOCAR A FUNCIONAR A REDE GUEST DO ROUTER TG789vac v2 DA MEO

- Apagar todas as redes conhecidas do smartphone e/ou computador que sejam provenientes do router
- Fazer um reset ao router (botão ao lado do power, tem de se usar um palito ou algo fino para pressionar, manter pressionado durante cerca de 20 seg) e esperar que ele reinicie totalmente.
- ATRAVÉS DE CABO aceder à página de configuração do router (192.168.1.254 por defeito) e ativar a rede guest que em princípio está desativada.
- Após estes passos aceder à rede guest utilizando um smartphone ou PC. Em princípio ele deverá, finalmente, fazer a ligação.
- Após isto será possível ligar então às restantes redes, mudar configurações, SSIDs e passwords, etc.

Resumindo, o que se passa é que para a rede GUEST funcionar tem de ser a primeira a ser acedida desde o reset do router, após isso tudo funciona. É estranho mas resulta...
 
Boas de novo,

Depois de ligar com o apoio técnico da MEO lá se conseguiu resolver a questão. Aparentemente é mesmo um bug nestes routers novos que eles estão a tentar resolver com novos firmwares. No entanto há para já um workaround, utilizei em 2 routers iguais e funcionou nos dois. Para quem tiver o mesmo problema , resolve-se da seguinte forma:

PARA COLOCAR A FUNCIONAR A REDE GUEST DO ROUTER TG789vac v2 DA MEO

- Apagar todas as redes conhecidas do smartphone e/ou computador que sejam provenientes do router
- Fazer um reset ao router (botão ao lado do power, tem de se usar um palito ou algo fino para pressionar, manter pressionado durante cerca de 20 seg) e esperar que ele reinicie totalmente.
- ATRAVÉS DE CABO aceder à página de configuração do router (192.168.1.254 por defeito) e ativar a rede guest que em princípio está desativada.
- Após estes passos aceder à rede guest utilizando um smartphone ou PC. Em princípio ele deverá, finalmente, fazer a ligação.
- Após isto será possível ligar então às restantes redes, mudar configurações, SSIDs e passwords, etc.

Resumindo, o que se passa é que para a rede GUEST funcionar tem de ser a primeira a ser acedida desde o reset do router, após isso tudo funciona. É estranho mas resulta...

Boas a minha rede guest e de amigos sempre funcionou normalmente... Somos pelo menos uns 5... nem sabia que existiam esses problemas na rede guest
 
Eu fiz instalação em 2 locais (casa e loja) e tive o mesmo problema em ambos. Quando liquei para o apoio técnico é que me disseram que já era frequente haver essa dificuldade e, para já, seria a única solução.

Interessa é que resultou. Fica a informação para o caso de alguém ter os mesmos sintomas.
 
Uma questão sobre os protocolos de encriptação... acedi ao router e desliguei o WPS; alterei a password; mas fiquei confuso com as várias hipóteses...

(...)
WPA2-PSK
WPA-PSK + WPA2-PSK
WPA2
WPA + WPA2

Escolhi a WPA2-PSK mas podem confirmar que é a melhor hipótese?

Cptos,
 
Última edição:
Uma questão sobre os protocolos de encriptação... acedi ao router e desliguei o WPS; alterei a password; mas fiquei confuso com as várias hipóteses...

(...)
WPA2-PSK
WPA-PSK + WPA2-PSK
WPA2
WPA + WPA2

Escolhi a WPA2-PSK mas podem confirmar que é a melhor hipótese?

Cptos,
certo é a melhor, wpa-psk é fraquinha, o resto sem PSK é se tiveres um servidor radius
 
Como desactivar o meo-Wifi neste router? Já tentei ir por telnet, mas as opções são limitadas..talvez tenha de entrar como Administrador, mas se sim, qual a pass?
 
Como desactivar o meo-Wifi neste router? Já tentei ir por telnet, mas as opções são limitadas..talvez tenha de entrar como Administrador, mas se sim, qual a pass?
entras por telnet
user: sumeo
pass: bfd,10ng
Comando: wireless mssid ifdetach ssid_d=1

(Atenção: a meo acede a todos os routers regularmente, podes desativar mas pode acontecer o sistema ativar sem saberes, no meu desativo e após 1 mês ativa)
 
entras por telnet
user: sumeo
pass: bfd,10ng
Comando: wireless mssid ifdetach ssid_d=1

(Atenção: a meo acede a todos os routers regularmente, podes desativar mas pode acontecer o sistema ativar sem saberes, no meu desativo e após 1 mês ativa)


O meu tá desativado desde o dia que aderi, em janeiro ;)
 
Não verifiquei, mas o facto é que já está desligada desde o dia da instalação... Nunca mais mexi nisso :P
O que fiz agora foi meter a MEO-WiFi com password :D vamos ver o que acontece...
Boas.
A mim aparece-me todos os dias.
é o que mais chateia... curiosidade: se fizeres um teste de velocidade a net só fica com 150Mb na altura que acedem. (Não se nota na experiencia normal dos downloads)
 
Não, assim deixo de ter a conta meo-wifi :D , se desativar o router ativa na mesma, já testei isso.

Eu tive durante uns dias desativado apenas no router, sem problemas. Depois de uns dias pedi para desativar mesmo na area de cliente, só para ter a certeza e é como te disse, até hoje nunca se ativou automaticamente. Não sou o unico de certeza :p

Isso do MEO WiFi não uso em lado nenhum portanto é me indiferente.
 
Assim de maneira rápida, qual é a melhor forma de se obter este novo router? Pedir directamente no apoio ao cliente? Abrir um ticket?
 
Back
Topo