1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Microsoft Excel - Dúvidas e Suporte

Discussão em 'Microsoft e Windows: Discussão Geral' iniciada por J_NUK_A, 29 de Agosto de 2008. (Respostas: 867; Visualizações: 82628)

1. redrose

redrose Power Member

Não há problema.
    Todos temos mais que fazer.
    Vou tentar explicar melhor e se tiveres um tempinho para ajudar eu agradeço.
    Vou começar por explicar a versão mais genérica do problema:

Basicamente, eu tenho duas tabelas em que a 2ª deveria ser uma atualização da 1ª. Ou seja, deveria ter tudo o que a 1ª tem, mais dados novos. Estes dados novos podem ser colunas novas para os mesmos itens (para a mesma pessoa foi adicionada mais informação) ou linhas novas com itens diferentes (adicionadas pessoas diferentes).
    O problema é que alguém fez asneira da grossa e introduziu erros quando migrou os dados da 1ª tabela para iniciar a 2ª.
    Ora, quem pegou na 2ª tabela começou a atualizar os dados existentes (linhas já existentes mas colunas novas) e adicionar novos dados (novas linhas).

Por isso, agora eu queria comparar as duas tabelas de forma a:

• Determinar se os dados que foram inseridos na tabela 2 são realmente dados novos ou atualizações dos dados antigos (Ex. António (linha 6), como tem o mesmo BI, será o mesmo que já estava na tabela 1). Caso seja, os dados da tabela 1 são mantidos mas adicionadas as colunas novas.
    • Caso seja um "Homem" diferente (António linha 7), deve inserir uma nova linha com toda a informação relativa a esse senhor.
    Obrigado,

2. Jocazeze

Jocazeze Power Member

Caros

Tenho o Windows 10 atualizado e o Office 2010. Por vezes acontece me um problema, ao utilizar os programas do Office, hoje foi o Excel, numa folha de calculo (fornecida exteriormente), introduzo os dados, mas quando dou o comando para efetuar os cálculos, recebo um erro - "Esta operação foi cancelada devido a restrições neste computador. Contate o administrador". Ora o administrador até sou eu,... Já pesquisei na NET e apenas me aparece que devo verificar se tenho o Int. Explorer como navegador padrão,... Claro que tenho o Edge, … até já alterei para outro, o Chrome ou mesmo o IE 11, mas nada dá me sempre este erro.

Já tentei carregar a folha de calculo noutro PC (similar - Mesmo SO) e acontece o mesmo.

Alguma dica para resolver ?

Obrigado

Última edição: 19 de Maio de 2019
  3. ppt

ppt Power Member

Boa noite,

Usando o exemplo das tabelas que mostraste no primeiro post, consegui reproduzir o resultado da tabela 3 usando apenas a tabela 2 com a função de remover duplicados do Excel. O meu receio é que não seja bem isto que queres ou que não se aplique ao caso concreto. No fundo, com esta função, o Excel percorre a tabela 2 e se encontrar um valor de BI igual, elimina a linha completa dessa repetição e apenas mantém a linha que aparece em primeiro lugar.

Não é demais avisar: faz backup de tudo antes de experimentares isto.
    1. Seleciona a tabela 2 com os cabeçalhos.
    2. Vai ao separador "Dados", secção "Ferramentas de Dados", opção "Remover duplicados".
    3. Como tens os cabeçalhos selecionados, confima que está ativada a opção "Os meus dados têm cabeçalhos".
    4. Nas colunas, desativa tudo e ativa apenas a opção BI.
    5. Faz OK.
    Vê se faz o efeito que pretendes.

PS: Não é muito correto guardar-se uma tabela com a "Idade" pois isso vai mudando com o tempo. O ideal é guardar a data de nascimento pois é imutável no tempo. A qualquer momento é possível calcular a idade.

4. redrose

redrose Power Member

Olá:

Antes de mais, agradeço a tua disponibilidade para ajudar.
    Apliquei a tua sugestão mas, apesar de resolver alguns casos, não se aplica a todos.
    Por exemplo, se eu na tabela 2 já tiver um dado errado (por exemplo os que estão a vermelho) na tabela final vão continuar a aparecer os valores errados e não os originais corretos (que estão na tabela 1)

EU por lapso incluí a tabela final com os erros e não a que deveria estar correta.
    Envio abaixo como deveria ficar:

5. ppt

ppt Power Member

Pois, mas para corrigir isso, se as novas linhas apenas estiverem no fundo e os BI estiverem pela mesma ordem, basta copiar os dados da tabela 1 para a tabela 3 (após eliminação de repetições). Resolve?

6. redrose

redrose Power Member

Será uma possível solução ainda que muiiito trabalhosa.
    Como deves imaginar a minha tabela é muito mais complexa, tem cerca de 30 mil linhas e quase 40 colunas e não tem nomes, BI e idades mas sim strings e valores misturados.

Vou ter de meter mãos à obra mas vou ficar sempre na dúvida se apanhei todos os erros.

Obrigado!

7. ppt

ppt Power Member

Pois, a minha resposta baseou-se no tipo de dados que apresentaste.

8. ][_PWNN_][

][_PWNN_][ Power Member

Vê se este ficheiro ajuda (faz download do ficheiro e abre no excel)

Isso é baseado num ficheiro que tenho no trabalho, que basicamente tem uma folha "principal" (a "Pesquisa") onde procura se determinada matrícula existe na outras folhas todas, conforme o ano.

Ou seja, ele vai procurar se a matrícula 12-34-AB existe nas tabelas referentes aos anos 2013, 2014, 2015, 2016, etc e se existir numa delas (ou em várias), escreve a matrícula na coluna correspondente ao(s) ano(s) em que ela existe.

Não faz exactamente tudo o que queres, mas acho que ajuda na procura de informação duplicada.

9. redrose

redrose Power Member

Pessoal, cá estou eu com mais uma dúvida...
    A anterior não consegui resolver de forma inteligente, apesar das vossas ajudas, e ainda tenho alguém a trabalhar nisso "à unha".

Ora bem, neste caso parece-me bem mais simples (espero eu). Tenho uma tabela com (imaginemos) pares de frutas segundo a imagem abaixo (colunas N e O):

O que eu quero é preencher uma tabela matriz (R2-W7) em que em cada célula apresente o nº de combinações existente na tabela de dados.
    Por exemplo, na célula R2 deveria aparecer o nº 1 porque a combinação maçã-maçã aparece uma vez.
    Não esquecer que deve contabilizar tanto maçã-pêra como pêra-maçã.
    Espero ter sido claro.

obrigado

10. ][_PWNN_][

][_PWNN_][ Power Member

11. redrose

redrose Power Member

Não pode ser assim.
    A tabela matriz final deve ter o formato que eu apresentei.
    EU já cheguei à seguinte fórmula:

A única coisa que está a fazer mal é quando tenho nas duas coluna a mesma palavra (por exemplo maçã maçã) ele vai contar duas vezes porque é igual de trás para a frente ou da frente para trás

EDIT:

EURECA... consegui!!

Agora é só refazer para a minha tabela de 500 mil entradas!
    Obrigado,

Última edição: 5 de Novembro de 2019
  12. JG10

JG10 Power Member

boas pessoal,

procuro fazer um contagem semanal de registos, no entanto tenho algumas "nomes" repetidos que quero q sejam só contados uma única vez:

1. queria que até 27/mar me indicassem quantos nomes foram registados; idem de 28/03 até 03/04.... e semana a semana.

alguém sabe a fórmula?

13. ][_PWNN_][

][_PWNN_][ Power Member

Tenho duas folhas,

A folha A tem uma tabela com
    - nomes de jogadores
    - várias colunas para várias especializações (Esp_1, Esp_2, Esp_3, etc)

A folha B tem
    - várias tabelas, cada uma para cada especialização
    - cada tabela tem 3 colunas:
    • Data (da realização do curso)
    • Participantes (nomes de jogadores)
    • Pontos
    Cada especialização só é atribuída a cada jogador se este completar o curso com nota >= 90 (por exemplo).
    Cada jogador pode tentar as vezes que quiser cada curso, pelo que é possível e normal aparecer o mesmo nome várias vezes na mesma especialidade.

------

O que pretendo é que na tabela da folha A apareça um indicação na linha do jogador X a dizer que ele tem determinada especialização.
    Por exemplo, se o jogador X tiver a Esp_1 e a Esp_3, aparecerá na coluna correspondente uma indicação (um "sim", por exemplo).

Ora, eu consegui criar isto, mas há um problema... só funciona até à primeira vez que o nome do jogador X aparece na tabela da especialização.
    Isto é, se na primeira tentativa o jogador X tirar nota 89, o que vai aparecer na folha A é que o jogador X não tem a especialidade, porque não teve nota suficiente.

Mas entretanto o jogador X tentou uma segunda vez e tirou 100.

Deveria, portanto, aparecer na tabela da folha A que o jogador X (já) tem a especialidade.
    Só que não aparece, porque a procura parou na primeira vez que encontrou "X" na tabela da folha B, e a nota associada a esse registo é 89, e então não tem a especialidade.

Como posso fazer para que a procura continue para lá do primeiro registo?
    Basicamente, como posso fazer para que a procura "pare" só quando a nota foir >= 90?

14. hjnr

hjnr Power Member

Assim de repente usa a função Max, ou seja, ele vai sempre procurar o maior número que houver.

15. ][_PWNN_][

][_PWNN_][ Power Member

Mas isso só vai ver os números. Como integro isso na procura com o nome?
    Ou seja, como faço para a fórmula procurar o número máximo de pontos do jogador X?

16. HFFH

HFFH Power Member

Boa tarde pessoal,

Estou aqui com uma duvida a ver se me podiam ajudar, vou explicar a ver se conseguem entender:

Na coluna C tenho as letras N, C, ou S - conforme iniciais da região Norte, Centro, Sul
    Nas colunas D, F, H, J, L, N - tenho o nome do produto ( vários com nº á frente, ex. POWERPAC 75 )
    Nas colunas E, G, I, K, M, O - tenho a quantidade do produto em Kg, ex. 1 540,00 )

O que eu precisava era numa celula contar a coluna C o que era N, e POWERPAC 75 nas colunas D, F, H, J, L, N, e somar as quantidades das colunas E, G, I, K, M, O referentes a esse produto.

Depois era só alterar os vários nomes diferentes e somar em várias celulas.

Na celula x tudo o que era da região N de POWERPAC 75
    Na celula y tudo o que era da região N de MAGNAFRAC 75
    etc....

< https://imgur.com/a/dPm9MbP >

Será isto possivél?

Tentei com o CONTAR.SE e o CONTAR.SE.S, SOMAR.SE e SOMAR.SE.S mas não consegui lá chegar.

Estou a usar o Office 2019 professional plus

Última edição: 7 de Abril de 2020
  17. HFFH

HFFH Power Member

Depois de algumas horas de volta disto, lá consegui fazer o que estava á procura.

Imagem do ficheiro < https://imgur.com/a/cDPTaKh >

Utilizei a formula SOMAR.SE.S assim.

=SOMA.SE.S(E6:E100;C6:C100;"N";D6:d100;"PULSAR 50")+SOMA.SE.S(G6:G100;C6:C100;"N";F6:F100;"PULSAR 50")+SOMA.SE.S(I6:I100;C6:C100;"N";H6:H100;"PULSAR 50")+SOMA.SE.S(K6:K100;C6:C100;"N";J6:J100;"PULSAR 50")+SOMA.SE.S(M6:M100;C6:C100;"N";L6:L100;"PULSAR 50")+SOMA.SE.S(O6:O100;C6:C100;"N";N6:N100;"PULSAR 50")

Agora para a formula funcionar nas tabelas de região faço assim; as tabelas das regiões são N, C, S, quando quero mudar para criar uma tabela para o região C, copio a formula da tabela N mas mudo á unha os N's pelos C's, e depois para cada linha do produto mudo o nome do produto á unha também PULSAR 50 por POWERPAC 75.

Haverá alguma maneira de fazer isso automáticamente?

Com a formula acima será possivel ela acrescentar 20% ao resultado? Já tentei no fim da formula meter +20%; *1,2 mas nada disto deu.

Outra questão é esta tabela tem de ser refeita semanalmente, começar com uma tabela igual mas limpa de dados todas as segundas feiras (numa folha nova), até aqui tudo bem, já consegui copiar, para depois eventualmente ser feita uma tabela mensal com as vendas de cada produto.

Última edição: 8 de Abril de 2020
  18. riiie

riiie Power Member

@HFFH Respondi a verde. Espero que ajude.

19. HFFH

HFFH Power Member

@riiie Obrigado pela ajuda, já está a funcionar o que está nas imagens acima, não era meu apenas adaptei no tempo que tinha disponivel, para me desenrascar.

Agora fiz um novo desde o principio, onde crei a tabela para filtrar, a substituir a que está na imagem acima e uma folha com as bases de dados, para fazer as listas suspensas de clientes; produtos e regiões, no fim da tabela tenho adicionada a linha Total; e está tudo a funcionar bem até aqui.

Escolho o cliente na lista suspensa; a região é escolhida automáticamente com ÌNDICE e CORRESP para esse cliente na base de dados.
    O produto é escolhido na lista suspensa também, adiciona o total do dia no fim da tabela em baixo.

Agora o modo mais completo que eu tenho de filtrar é no filtro na coluna dos clientes, que aparecem todos, nas colunas dos produtos apenas consigo filtrar no filtro os produtos que estão nessa coluna, até aqui tudo bem.

Agora o que eu queria fazer (se der) que eu ainda não descobri é fazer outra tabela secundária abaixo da principal; mas ligada a esta, com os campos Produto; na coluna A100; e da coluna B99 á E99 as regiões; e na F99 o total.

Quanto filtra-se na tabela secundária o produto AS, na tabela de baixo apenas aparecia a soma dos totais da região e o total final.

Nas células B100 á F100 apareceriam os resultados, ou seja quantidades do produto por região, e o total das regiões todas.

Já fiz uma lista suspensa na celula A100, aparece os produtos, agora falta-me relacionar o resto.

Será que tenho que utilizar a formula acima e colar nas células B100 a E100, mas substituindo o "N" e o Produto pela célula correspondente?

Obrigado desde já.

Isto é o que faz a pouca experiência no EXCEL, mas esta-se a aprender.

20. riiie

riiie Power Member

@HFFH Exatamente. Em princípio basta colocares a formula que já fizeste, mas em vez do 'PULSAR 50' basta usar a célula A100 (porque é uma lista suspensa) e em vez de por exemplo "N" usas a célula B99. Tinhas é que ter cuidado se o nome dos produtos tivessem mal escritos poderia haver falhas, mas se criaste listas suspensas na tabela de dados isso já está salvaguardado.

Se usares $A$100 e B$99 podes arrastar a fórmula e não precisas de mudar tudo à mão. Atenção que tens que travar também o intervalo de dados.

$A1 -> tranca a coluna A
    A$1 -> tranca a linha 1
    $A$1 -> tranca a célula A1

Se percebi bem o que queres penso que com esta info consegues fazer isso.
    Qualquer dúvida diz.