na 1a questao nao estou a perceber mt bem o teu problema. Nunca tive pelo menos.
Quanto ao aviao ir para o lado, tem a ver com o torque do motor, que puxa o aviao para o lado da forca de torque. Tens que compensar com o rudder. Ha uma opcao para auto-rudder no solo, nas ajudas se nao quiseres ter que controlar isso.
Obrigado. Na primeira questão referia-me ao facto de , com o avião estacionado, não conseguir contactar a torre, para taxi ou levantamento num voo VFR.Contudo, consigo contactar a torre para taxi e levantamento de voo (já a aparece essa opção) se pedir permissão por IFR.Isto é claramente um erro do avião. Tenho o A320 da Flight Factor no X-Plane (pago e bem) e nada disso acontece. O A320 default neste momento é um brinquedo, um avião de papel. Quando houver um study level não terão estes problemas.
Sobre a segunda questão, lembro-me de ter visto este video do Austin do X-Plane -(basta ver o primeiro minuto)
Quanto à segunda questão, sim, tenho compensado com o rudder, mas por vezes essa compensação que faço parece-me muito abusiva (talvez mesmo irrealista), daí a minha questão. Ou então sou eu que estou a tentar levantar voo com condiçoes de vento inapropriadas para o avião em causa.