Tablet Microsoft Surface Go

Ao fim de 3 minutos foi a arrancar aplicações simples, Edge, Word, Excel ... "Renderizar" não é o termo certo, mas o desenhar de parte das janelas ... depois foi horas a usar o Excel com folhas de cálculo com Pivotables e coisas do género). As dificuldades que senti foram semelhantes as que o Brad e a Mary Joe Foly descreveram. Mesmo o Edge em determinados sites, eventualmente javascript heavy, não era especialmente fluído.

Simplesmente não é essa a minha experiência, daí as minhas perguntas às afirmações vagas que fizeste. Continuam vagas ou pouco sensatas tendo em conta que o Go facilmente lança as aplicações que referes ao mesmo nível de um qualquer sistema recente, sem qualquer dificuldade. Há que ter em conta que o armazenamento NVMe do Go sustém leituras na ordem dos 1200MB/s, o que ajuda bastante.

Problemas no rendering 2D de janelas do tipo ghosting foram reportados na build anterior à actual, e foram entretanto resolvidos(bugs), nada de mais para um produto recente no mercado. Corre o Windows Update.

Em termos de JS no Edge, infelizmente devido à sua baixa quota de utilizadores sofre de imensos problemas de compatibilidade. Um bom exemplo disso era a lentidão do Edge no reddit que entretanto foi resolvida. Com grande parte do código actual a ser talhado para o motor Webkit e Blink, torna-se também mais complicado acompanhar performance-wise.

Mas claramente que o Go não é para ti.
 
Será da Microsoft ou do fabricante? (é uma questão, não estou a defender ninguém)

Claro que sendo o Surface um produto da marca, deveria haver um cuidado adicional,

Eu vou para a tua segunda frase. Tem que ser a Microsoft a acautelar o que quer que seja a experiência do utilizador.

Porque tens isto logo a seguir:

Pior ainda, é após eu, utilizador, ter instalado os drivers directamente da Intel para a HD 615, tenho o Windows Update umas horas a seguir a tentar overwrite e instalar novamente o driver desactualizado

A Microsoft com um bug no Windows Update porque não tem em conta o driver instalado.

no caso da MS não. É mesmo assim porque querem ... reduzir custos para eles e transferi-los de forma escondida para o clientes.

É uma explicação possível mas as pessoas na Microsoft são inteligentes e percebem que este não pode ser o caminho. É apenas bom senso.

A quantidade de vezes que vi portáteis super potentes que nunca saiem da secretaria ... mas para quê?

Eu penso nisso muitas vezes mas a necessidade esporádica de pegar no computador e sair obriga a esse compromisso.

Naturalmente que todos temos de olhar para os post dele sobre a Microsoft com o seu devido distanciamento e tolerância.

Isto não ajuda à discussão. Argumentos ganham discussões.
 
Isto não ajuda à discussão. Argumentos ganham discussões.

Bom, hoje passei grande parte do dia co o Surface Go. Como temia, em 3 minutos as apps começaram a demorar mais a arrancar, a coisa começou a ficar menos rápida, comecei a ter que estar à espera de algumas coisas a acabarem de renderizar(...)

Isto é tão "non sense" que não me merece qualquer argumento. Dou de barato!
 
Última edição:
O novo interface que a SAP está a tentar implementar baseado em web apps, que se chama Fiori, deve ser desenvolvido no web IDE. O backend ainda é feito em Abap(linguagem de programação da SAP) que tem que ser desenvolvido na aplicação win32, SAP GUI. Que no Linux e MacOS é feita em java.
Mas existem programadores que só fazem SAPui5 linguagem utilizada para criar as apps Fiori, nesse caso o web IDE é uma realidade diária.

Ok já percebi. Obrigado pelo esclarecimento. (Sim eu sei que a ling era ABAB, não sabia que já havia outra)

Continuam vagas ou pouco sensatas tendo em conta que o Go facilmente lança as aplicações que referes ao mesmo nível de um qualquer sistema recente

Eu aqui se me permites acho que está a ser pouco sensato. Passo a explicar:

Não me estranha que tenhamos experiências diferentes, como não me espantaria que fosse semelhante.. Até porque as experiências são também muito influenciadas pelas expectativas. Repare-se em tempos dizia-se que o WP7 era o máximo e que o iPhone já era. Ainda hoje há ali no forum ao lado sobre o Windows Phones pessoas a dizer que a experiência é fantástica, mesmo hoje e que o pessoal que compra outra coisa não está a ver bem ...

Isto é, pessoas diferentes terem experiências diferentes sobre a mesma coisa é algo perfeitamente natural e não tem a haver com o ser vago e ou pouco sensato. O que relatei é apenas mais um exemplo disso, para que as pessoas não fiquem espantadas por vermos a mesma coisa de forma diferente.

Por outro lado, face ao que tens descrito é no minimizo tão vago como "é tudo rápido e fluido, convém é não abusar". Ou que "quase nunca aquece" sem saber-se em que condições e tipo de aplicações no caso do Windows ... e coisas mais.

Eu nunca cheguei por exemplo a perceber porque foste experimentar o underclock. Em que medida esse teu teste e explicação técnica influencia a experiência do utilizador na positiva. Achei que deste um facto concreto com um objectivo vago digamos assim.

E por fim. A tua informação relativamente à velocidade das memórias de armazenamento não está correcta. Esses valores são para SSD usado na versão com 128GB, e não para eMMC usado na versão 64GB. E tu não sabes porque não perguntaste qual dos dois estava a usar.. E poderá estar aí a diferença da experiência no arranque das aplicações, por exemplo.

Lá está. Mais uma coisa que não é vaga.

Repare-se o que eu digo ou o que tu dizes é fácil constatar. Basta pegar num e cada num, comparar com o que existe para as mesmas coisas a tirar as suas conclusões.

Sabes o que não é vago. É fazer aí uns screencasts como fiz no iPad Pro a mostrar as suas potencialidades. Experimenta lá fazer isso. Se calhar amanhã faço isso se tiver com um novamente.

Problemas no rendering 2D de janelas do tipo ghosting foram reportados na build anterior à actual, e foram entretanto resolvidos(bugs), nada de mais para um produto recente no mercado. Corre o Windows Update.

Bom aqui já parece que não fui assim tão vago. Pois não te sei dizer se estava com a ultima build ou não.

Em termos de JS no Edge, infelizmente devido à sua baixa quota de utilizadores sofre de imensos problemas de compatibilidade. Um bom exemplo disso era a lentidão do Edge no reddit que entretanto foi resolvida. Com grande parte do código actual a ser talhado para o motor Webkit e Blink, torna-se também mais complicado acompanhar performance-wise.

Bom. Novamente parece que não estava a ser tão vago assim, pelos vistos. Repare-se eu até posso perceber a explicação, que por sinal não é correcta. Mas mesmo que fosse correcta em nada resolve o problema a uma pessoa que não tenha interesse técnico. E parece-me não haver solução para o reportado pelo menos para quem uso o S Mode, e que não usa o Chrome não é muito manso para algo com esta capacidade.

E porque não é correcta? É sofisma. Porque a execução da compatibilidade ou a performance de uma implementação não tem nada a haver com o número de utilizadores que um browser possa ou não ter. Mas sim com a qualidade da mesma, e se foi ou não executada com vista essa compatibilidade com o ambiente que se destina desempenhar a função. Se isso é verdade parece-me pouco sensato, que havendo execução muito rápidas e eficientes no consumo de energia no mercado , como por exemplo o Safari, mas também Opera, não havendo em nenhum problema deste género, que a MS vá por outro caminho que não visa essa compatibilidade. Pelo menos não é um caminho a pensar nos utilizadores ... hummm.

Por acaso nunca notei problemas de performance no Edge. É até o meu browser de eleição para browsing normal no Windows 10. Só usava o Chrome para desenvolvimento e debug. Pelo que isto podem não ser mais do que apenas de explicações de algibeira para contornar o facto de que CPU é mesmo fraquito. E pelos vistos já notaste o que descrevo no Edge para teres explicação tão pronta.

Mas claramente que o Go não é para ti.

Sim para mim não é. Nem para mim nem para os meus. Mas como gosto de tech e isto até é novidade, vou molhando os pezinhos no Surface Go, nem que seja para aferir aquilo que vai sendo dito sobre o mesmo.

Antes de existir já não o era.
Naturalmente que todos temos de olhar para os post dele sobre a Microsoft com o seu devido distanciamento e tolerância.

Podemos até nos juntar os dois um dia, pegamos no meu iPad Pro e tu no teu Surface Book e troarmos umas experiências tecnológicas a editar fotografia. E depois olhamos para o preço ...
 
Última edição pelo moderador:
Acho que isto está a descambar. Tenham calma que a Microsoft tem Surfaces para todos.

Ok já percebi. Obrigado pelo esclarecimento. (Sim eu sei que a ling era ABAB, não sabia que já havia outra)

ABAP e não ABAB. :wink:

Não me estranha que tenhamos experiências diferentes, como não me espantaria que fosse semelhante.. Até porque as experiências são também muito influenciadas pelas expectativas. Repare-se em tempos dizia-se que o WP7 era o máximo e que o iPhone já era. Ainda hoje há ali no forum ao lado sobre o Windows Phones pessoas a dizer que a experiência é fantástica, mesmo hoje e que o pessoal que compra outra coisa não está a ver bem ...

Eu fui utilizador, já não sou há muito tempo, mas continuo achar que o sistema tinha muito potencial e em terminais media/alta gama ofereciam uma boa experiência, falta o que falta agora, uma Store.

Eu nunca cheguei por exemplo a perceber porque foste experimentar o underclock. Em que medida esse teu teste e explicação técnica influencia a experiência do utilizador na positiva. Achei que deste um facto concreto com um objectivo vago digamos assim.

Ele não fez underclock, fez undervolting... são coisas completamente diferentes.

E por fim. A tua informação relativamente à velocidade das memórias de armazenamento não está correcta. Esses valores são para SSD usado na versão com 128GB, e não para eMMC usado na versão 64GB. E tu não sabes porque não perguntaste qual dos dois estava a usar.. E poderá estar aí a diferença da experiência no arranque das aplicações, por exemplo.

Ele falou em NVMe e não em eMMC, são coisas completamente distintas. NVMe é uma especificação de interface. Que pode ou não estar presente no SSD.

E porque não é correcta? É sofisma. Porque a execução da compatibilidade ou a performance de uma implementação não tem nada a haver com o número de utilizadores que um browser possa ou não ter. Mas sim com a qualidade da mesma, e se foi ou não executada com vista essa compatibilidade com o ambiente que se destina desempenhar a função. Se isso é verdade parece-me pouco sensato, que havendo execução muito rápidas e eficientes no consumo de energia no mercado , como por exemplo o Safari, mas também Opera, não havendo em nenhum problema deste género, que a MS vá por outro caminho que não visa essa compatibilidade. Pelo menos não é um caminho a pensar nos utilizadores ... hummm.

Não me parece que o problema do Edge seja só do Edge... olha vejamos. Se bem percebi, está a dizer que os problemas do JS no Edge é da optimização do próprio browser e não por causa das optimizações das paginas para os browsers com menos cota de mercado. E apontas para 2 browser com baixa cota de mercado que têm boa performance.
Vou começar começar pelo Opera, não há muito a dizer, utiliza o mesmo motor de JS do browser mais utilizado no mundo, Chrome.
Em relação ao Safari, é uma prova viva do que dizes esta errado. As paginas têm que ser optimizadas para o browser, basta veres as ultimas noticias sobre o youtube.

https://www.theverge.com/platform/a...peed-up-youtube-microsoft-edge-safari-firefox

Continua achar que a Apple é que devia optimizar o Safari para o Youtube?
 
Última edição:
Acho que isto está a descambar. Tenham calma que a Microsoft tem Surfaces para todos.

ABAP e não ABAB. :wink:

Não está nada. Tem calma. ABAB é para quem nunca programou na linguagem ;)

Eu fui utilizador, já não sou há muito tempo, mas continuo achar que o sistema tinha muito potencial e em terminais media/alta gama ofereciam uma boa experiência, falta o que falta agora, uma Store.

Potencial é uma coisa, realidade é outra. Mas dei apenas um exemplo em como a mesma coisa pode dar experiências totalmente diferentes para duas pessoas destintas. Nada mais. Não era uma critica ao WP.

Ele não fez underclock, fez undervolting... são coisas completamente diferentes.

Sim. Obrigado pela correcção. É também uma técnica para reduzir o aquecimento ou não é? É que este teste partilhado deixa no ar a questão: Se não tem objeções quanto ao aquecimento nem à longevidade da bateria para quê fazer undervolting? E isso é uma técnica que o um utilizador que não quer fazer baby sitting tecnológico pode usar? Em que é isso demonstra as capacidades do dispositivo ou é comparável com outros.

Ele falou em NVMe e não em eMMC, são coisas completamente distintas. NVMe é uma especificação de interface. Que pode ou não estar presente no SSD.

"NVMe do Go sustém leituras na ordem dos 1200MB/s,"

Vamos lá ver. Ele falou em NVMe e velocidades de 1200MB/s. Dadas as velocidade apontada eu assumi que estava a falar na versão de SSD. Porque com eMMC as velocidades não são de todo essas, é mais na onda dos 260MB/s. E este é o usado pelo Surface Go de 64GB!

Creio que a minha correcção ao que foi dito está bastante correcta e pode ter a haver com o facto de termos experiências tão diferentes no arranque das aplicações.

Não me parece que o problema do Edge seja só do Edge... olha vejamos. Se bem percebi, está a dizer que os problemas do JS no Edge é da optimização do próprio browser e não por causa das optimizações das paginas para os browsers com menos conta de mercado. E apontas para 2 browser com baixa cota de mercado que têm boa performance.
Vou começar começar pelo Opera, não à muito a dizer, utiliza o mesmo motor de JS do browser mais utilizado no mundo, Chrome.
Em relação ao Safari, é uma prova viva do que dizes esta errado. As paginas têm que ser optimizadas para o browser, basta veres as ultimas noticias sobre o youtube.

https://www.theverge.com/platform/a...peed-up-youtube-microsoft-edge-safari-firefox

Continua achar que a Apple é que devia optimizar o Safari para o Youtube?

Eu disse duas coisas:

1) Que na minha experiência que a lentidão que experimentei em alguns sites deve-se mais ao CPU fraco do que ao Edge, porque em outros PCs até acho que o Edge é bastante rápido e eficiente. Principalmente quando comparado com o Chrome.

2) Que regra geral as questões de performance tem a haver com a implementação do browser e decisões técnicas. Repare-se quem está a fazer web apps modernas usa tech padrão, o que quer é que funcione bem em todos os browsers da praça (Edge, Chrome e Safari, .... e outros).

No caso especifico que indicas-te não é este o cenário. Trata-se da apps Google. E a Google ultimamente tem usado táticas sujas por forma a construir o seu "Walled Garden" dentro da Web. Esta coisa de certificar browsers que seguem os standards para usar Web Apps (as suas) é ridícula. É uma táctica à lá MS no tempos em que o IE dominava o mercado. Ou seja, a Google por via da popularidade de alguns dos seus serviços está a tentar "privatizar" toda a web em torno da sua tech. E qualquer dia tem novamente a UE à perna.

Eu detesto este tipo de coisas. Eu não tenho qualquer problema que as empresas construam portões para os jardins que vão construindo. O que eu detesto é empresas que sempre advogaram os não "portões" e acusaram os outros disso, ocultamente estarem a construir esses jardins, argumentando sofismas técnicos para o efeito. Repare-se o que está a fazer é apenas para levar as pessoas a não comprar iOS ou usarem outros browser que não o Chrome (ou Chrome tech).

Aprecio mais empresas que digam aos seus clientes ... "este são os meus portões, e existem por causa disto, agora decida" ... do que "nós somos abertos, não temos portões, esses tipos são uns ... " e depois por trás usam tácticas destas com base em sofismas tecnológicos.

Repare-se na Apple quando lançou o iOS. O Flash está fora ... porque consome recursos desnecessariamente, e pronto. Oi a polémica que foi, lá esta a Apple a fazer das suas, Walled Garden bla bla bla. E tinham razão, agora isto sendo o Chrome reconhecidamente o browser que mais recursos consome vêm com truques de algibeira para tornar as suas apps mais lentas ou a funcionar pior em outros browsers? Já agora, como é que é o Chrome no iOS? É que esse usa o Webkit fornecido pela Apple, não pode usar outro.

EDIT: O Safari suporta Shadow Dom v0 e v1.

Abraço.

EDIT: A última versão do Chrome está com um speed brutal.
 
Última edição:
"NVMe do Go sustém leituras na ordem dos 1200MB/s,"

Vamos lá ver. Ele falou em NVMe e velocidades de 1200MB/s. Dadas as velocidade apontada eu assumi que estava a falar na versão de SSD. Porque com eMMC as velocidades não são de todo essas, é mais na onda dos 260MB/s. E este é o usado pelo Surface Go de 64GB!

Creio que a minha correcção ao que foi dito está bastante correcta e pode ter a haver com o facto de termos experiências tão diferentes no arranque das aplicações.

Tu disseste,
"E por fim. A tua informação relativamente à velocidade das memórias de armazenamento não está correcta. Esses valores são para SSD usado na versão com 128GB, e não para eMMC usado na versão 64GB."

Começaste logo por dizer que não estava correta, quando a versão dele é de 128Gb(SSD), logo o que ele disse está correto.

Ele disse desde o primeiro dia que tem a versão de 128Gb, logo tem um SSD. E como já foi aqui falado, e é também a minha opinião, a versão de 64Gb não deveria existir e neste aspecto acho que a MS deve levar na cabeça dos seus utilizadores.

Infelizmente ainda não tive oportunidade de experimentar nenhuma versão. Mas acredito que a versão de 64Gb tenha a mesma experiência da versão de 128Gb.

1) Que na minha experiência que a lentidão que experimentei em alguns sites deve-se mais ao CPU fraco do que ao Edge, porque em outros PCs até acho que o Edge é bastante rápido e eficiente. Principalmente quando comparado com o Chrome.

Isso é assim com todos os sistemas, certamente a experiência no Safari é diferente no Macbook Pro e no Macbook 12".

2) Que regra geral as questões de performance tem a haver com a implementação do browser e decisões técnicas. Repare-se quem está a fazer web apps modernas usa tech padrão, o que quer é que funcione bem em todos os browsers da praça (Edge, Chrome e Safari, .... e outros).

Usar tech padrão não significa não fazer pequenas optimizações para cada um dos principais browsers. Como AudigyMaster disse, havia um problema no reddit e já foi corrigido.
Em outros post falaste da pontuação dos benchmarks dos processadores ARM da Apple, e agora eu digo-te para veres os benchmarks do Edge, não é o mais rapido em tudo, mas está num bom patamar, principalmente se compararmos com o Safari.

No caso especifico que indicas-te não é este o cenário. Trata-se da apps Google. E a Google ultimamente tem usado táticas sujas por forma a construir o seu "Walled Garden" dentro da Web. Esta coisa de certificar browsers que seguem os standards para usar Web Apps (as suas) é ridícula. É uma táctica à lá MS no tempos em que o IE dominava o mercado. Ou seja, a Google por via da popularidade de alguns dos seus serviços está a tentar "privatizar" toda a web em torno da sua tech. E qualquer dia tem novamente a UE à perna.

Eu detesto este tipo de coisas porque não foi nada disto que foi vendido aos utilizadores do seus serviços, mas que funcionavam muito bem em todo lado em qualquer dispositivo. Eu não tenho qualquer problema que as empresas construam portões para os jardins que vão construindo. O que eu detesto é empresas que sempre advogaram os não "portões" e acusaram os outros disso, ocultamente estarem a construir esses jardins, argumentando sofismas técnicos para o efeito. Repare-se o que está a fazer é apenas para levar as pessoas a não comprar iOS ou usarem outros browser que não o Chrome (ou Chrome tech).

Aprecio mais empresas que digam aos seus clientes ... "este são os meus portões, e existem por causa disto, agora decida" ... do que "nós somos abertos, não temos portões, esses tipos são uns ... " e depois por trás usam tácticas destas com base em sofismas tecnológicos.

Eu usei este exemplo do Youtube, por ser um caso mediático e que mostra que as paginas tem sempre alguma adaptação aos browsers.
Como é óbvio eu condeno o que a Google fez e continua a fazer. Mas isto mostra que se alguem quiser fazer algo que não funciona bem no Edge ou no Safari, pode fazer e dificilmente irá ser a MS ou a Apple a adaptar o motor JS a esses websites.

Repare-se na Apple quando lançou o iOS. Flash ... porque consome recursos desnecessariamente, e pronto. E tinham razão, agora isto sendo o Chrome reconhecidamente o browser que mais recursos consome? Já agora, como é que é o Chrome no iOS? É que esse usa o Webkit fornecido pela Apple, não pode usar outro.

O Chrome e os outros todos... faz parte das regras da Apple, assim como são as regras da MS para a store, mas que não tem sido problema para ter browsers na App Store, mas tem sido o problema para não ter browsers na MS Store.
 
Última edição:
Tu disseste,
"E por fim. A tua informação relativamente à velocidade das memórias de armazenamento não está correcta. Esses valores são para SSD usado na versão com 128GB, e não para eMMC usado na versão 64GB."
Começaste logo por dizer que não estava correta, quando a versão dele é de 128Gb(SSD), logo o que ele disse está correto.

Oi. É possível que eu não saiba Português mas:

"Simplesmente não é essa a minha experiência, daí as minhas perguntas às afirmações vagas que fizeste. Continuam vagas ou pouco sensatas tendo em conta que o Go facilmente lança as aplicações que referes ao mesmo nível de um qualquer sistema recente, sem qualquer dificuldade. Há que ter em conta que o armazenamento NVMe do Go sustém leituras na ordem dos 1200MB/s, o que ajuda bastante." - AudigyMaster

Bom. Não é do Go. Mas de um dos Go's, daí não estar correcta. Se dizes que é do Go, então é de todos, o que não é o caso. Creio que fiz bem em ter corrigido e até porque pode ajudar a perceber a diferença de experiência antes de se lançarem à "garganta" do outro acusando-o de pouca seriedade na suas intervenções. Por outro lado pod haver pessoas que pensem que as duas unidades têm igual velocidade de leitura.

Ricardo (creio ser este o teu nome). Meu nome é Nuno.

Se vamos começar a ver o que é dito desta forma, honestamente vai por formas de conversa completamente alucinadas. Ou uma pessoa aceita a critica ou não. Pese embora não altere a substância do que expus, por duas vezes vezes corrigiste algumas siglas (ABAB em vez de ABAP, Ter trocado a Label underclocking por unservolting mas não o impacto ou conceitos subjacentes) que agradeci.

Por fim já por duas vezes pelo menos aconteceu o seguinte nesta conversa, e já vem em 3 ou 4. Eu nunca ataquei as observações ou opiniões de alguém, pelo menos de forma não substanciada. Mas já quiseram aludir a coisas naquilo que escrevo sem qualquer base quando esmiuçadas: Disseste que “na tua experiência os utilizadores de Mac eram arrogantes". Passou-me um bocado ao lado mas creio que na altura, só vinha a propósito se fosse uma crítica as minhas opiniões. Já me disseram que era vago, mas pelos vistos não era dada as resposta, já me disseram que é preciso ser tolerante às minhas observações com se trata-se de um tipo com alguma deficiência.

Isto tudo porque há aqui um tipo que é bastante critico deste dispositivo e da forma como os reviewers o têm observado a luz daquilo que tem sido a posição destes analistas em outras ocasiões com outros dispositivos com form factor semelhante. Em particular acho que a press e alguns utilizadores estão a levar isto ao colo.

Isto começa a ter contornos circenses .... pelo que sim, é preciso ter calma.

EDIT: Quanto ao resto, li. Mas não quis responder. Está na onda da tua correcção, da minha correcção, da correcção .... Quando afinal não há nada de substância para corrigir face ao que disse.

E este tipo de sinergias sociais e justificações técnicas faz-me lembrar a razão pela qual há uns anos deixei de visitar as threads do Windows Phone. E bom, hoje o Windows Phone está morto!

Porque as pessoas estavam cansadas de viver no potencial por realizar e preferiam viver no potencial realizado da melhor forma disponível.
 
Última edição:
Oi. É possível que eu não saiba Português mas:

"Simplesmente não é essa a minha experiência, daí as minhas perguntas às afirmações vagas que fizeste. Continuam vagas ou pouco sensatas tendo em conta que o Go facilmente lança as aplicações que referes ao mesmo nível de um qualquer sistema recente, sem qualquer dificuldade. Há que ter em conta que o armazenamento NVMe do Go sustém leituras na ordem dos 1200MB/s, o que ajuda bastante." - AudigyMaster

Bom. Não é do Go. Mas de um dos Go's, daí não estar correcta. Se dizes que é do Go, então é de todos, o que não é o caso. Creio que fiz bem em ter corrigido e até porque pode ajudar a perceber a diferença de experiência antes de se lançarem à "garganta" do outro acusando-o de pouca seriedade na suas intervenções.

Ricardo (creio ser este o teu nome). Meu nome é Nuno.

Se vamos começar a ver o que é dito desta forma, honestamente vai por formas de conversa completamente alucinadas. Ou uma pessoa aceita a critica ou não. Pese embora não altere a substância do que expus, por duas vezes vezes corrigiste algumas siglas (ABAB em vez de ABAP, Ter trocado a Label underclocking por unservolting mas não o impacto ou conceitos subjacentes) que agradeci.

Por fim já por duas vezes pelo menos aconteceu o seguinte nesta conversa, e já vem em 3 ou 4. Eu nunca ataquei as observações ou opiniões de alguém, pelo menos de forma não substanciada. Mas já por quiseram aludir a coisa sem qualquer base quando esmiuçada: Disseste não se porque "carga de água que os utilizadores de Mac eram arrogantes". Passou-me um bocado ao lado mas creio que na altura percebi. Já me disseram que era vago, mas pelos vistos não era dada as resposta, já me disseram que é preciso ser tolerante às minhas observações com se trata-se de um tipo com alguma deficiência.

Isto tudo porque há aqui um tipo que é bastante critico deste dispositivo e da forma como os reviewers o têm observado a luz daquilo que tem sido a posição destes analistas em outras ocasiões com outros dispositivos com form factor semelhante. Em particular acho que a press e alguns utilizadores estão a levar isto ao colo.

Isto começa a ter contornos circenses .... pelo que sim, é preciso ter calma.\

EDIT: Quanto ao resto, li. Mas não quis responder. Está na onda da tua correcção, da minha correcção, da correcção .... Enfim.

Sim, Ricardo é o meu nome.

Estás a entender-me mal. Eu não estou a aqui para criticar ninguém, venho aqui aprender, tirar duvidas que tenha e se poder ajudar alguém, ajudo. Também vou dando a minha opinião de vez em quando.

Quando te corrigi o ABAB, foi em tom de brincadeira, eu sei que foi má digitação. Até coloquei um smile no fim. Foi mais para desanuviar a conversa do que para criar conflito.

Não me conheces, mas eu sou a pessoa mais pacifica do mundo, comigo está sempre tudo bem, não preciso de atacar nada nem ninguém.

Como já disse, infelizmente, ainda não tive a possibilidade de testar este equipamento e por isso as minhas opiniões sobre o mesmo são baseadas na experiência de outras pessoas e no reflexo das especificações do mesmo em conjunto com a minha experiência na área. Claro que pode estar longe da realidade... se fores, por exemplo, ao reddit vais encontrar de tudo, boas e más experiências. Por isso a experiência do Sam vale tanto como a do AudigyMaster, não é porque ele aparece no youtube que é mais capacitado ou que a opinião dele vale mais da que do AudigyMaster. Um diz que desenrasca o outro diz que nem para isso serve, eu olho para isto e tiro as minhas conclusões. Acho que desenrasca... ah.. e o Sam testou a versão de 128Gb, imagino se tivesse experimentado a versão de 64, mas é pura e simplesmente a opinião dele.

Não me vou estender mais nesta troca de opiniões, que é o que isto é... Gosto muito de ter as minhas opiniões, por isso é que aqui venho. Para mim é indiferente se tu tens um iPad e o AudigyMaster tem um Surface Go, se só a Apple fizesse coisas boas o mundo era muito monótono. O Surface Go não é o melhor produto do mundo mesmo que tivesse sido lançado pela Apple...

Cumprimentos
 
Sim, Ricardo é o meu nome.

Então estamos os dois um bocado na mesma onda creio. Eu gosto de tudo o que tem a haver com o mundo digital. Em particular as interfaces entre o homem e o mundo digital, onde os dispositivos são uma peça fundamental, pese embora o UI e e electrónica não seja a minha especialidade. Acredito que durante anos pensei que fosse ABAB e não ABAP, creio que foi isso que me levou a escrever mal.

Apenas as duas “correcções” sobre a minha “correção” eram desnecessárias quando a minha interpretação do que estava escrito era perfeitamente compreensível e correcta. Tanto do ponto de vista semântico como do ponto de vista técnico. Pese embora perceba as razões que levaram ao erro de descrição do AudigyMaster, afinal de contas ele esta a falar do seu Surface Go. Mas na altura tendo em conta a critica do ser vago na minha partilha de experiência e pouco bom senso, honestamente nem me lembrei das specs do seu Surface Go. E entrei em modo de rigor para ser o menos vago possível.

PS: Já agora na ***** online está a versão 64GB a 390 (20% de desconto).
 
Última edição:
Depois desta conversa toda, estive 15/20min com o Surface Go 64Gb.

Resumidamente acho o desempenho bastante razoável no modo S. Penso que no modo S e para executar aplicações da Store (as poucas que existe) este modelo chega perfeitamente.

Abri alguns tabs(3) no Edge, Word, Excel, Powerpoint, Meteorologia, Mapas e Store, isto tudo estava a gastar 3Gb de ram, tendo ainda 1Gb livre. Francamente achei o desempenho suficiente, continuo achar que a melhor versão é a de 128Gb.
Por incrível que pareça o youtube corre melhor no Edge do Surface Go do que no meu HP Spectre x360 com um i7.

No resto é o que já todos dissemos, boa qualidade de construção, bom ecrã, boa qualidade de som.

Com o teclado incluído ou com um preço um pouco mais baixo, e com mais apps na loja, seria um bom concorrente do iPad. Nesta gama de preço e para navegar na net e office, talvez o iPad seja melhor opção.
 
Respeito a tua opinião. Não tenho uma unidade comigo como tive ontem. Se calhar motivado por ego fui ali á ***** e fiz dois vídeos que dado exemplificativo daquilo que disse.

A minha experiência ontem foi um pouquinho melhor que está porque fiz trabalho mas nada que desvirtue a exemplificação deste vídeo.

Honestamente só mesmo quem é programador ou tem umas apps que não encontrem na concorrência para algo entre um PC e um telemóvel para trabalhar. Até porque no fim do dia mais vele trabalhar devagar do que não poder por causa da ferramenta.

Dito isto, como disse, as diferenças na experiência sobre a mesma coisas entre dois indivíduos são muitas vezes motivadas pela expectativa de cada um, como é novamente visível.


O que é também interessante é como que acabei por fazer um vídeo maior com o iPad. Não foi de propósito mas a capacidade de resposta acabou por motivar a sua utilização.
 
Última edição:
Respeito a than opinião. Não tenho uma unidade comigo como tive ontem. Se calhar motivado por ego fui ali á ***** e fiz dois vídeos que dado exemplificativo daquilo que disse.

A minha experiência ontem foi um pouquinho melhor que está porque fiz trabalho mas nada que desvirtue a exemplificação deste vídeo.

Honestamente só mesmo quem é programador ou tem umas apps que não encontrem na concorrência para algo entre um PC e um telemóvel para trabalhar. Até porque no fim do dia mais vele trabalhar devagar do que não poder por causa da ferramenta.

Dito isto, como disse, as diferenças na experiência sobre a mesma coisas entre dois indivíduos são muitas vezes motivadas pela expectativa de cada um, como é novamente visível.


O que é também interessante é como que acabei por fazer um vídeo maior com o iPad. Não foi de propósito mas a capacidade de resposta acabou por motivar a sua utilização.

Bom video.

Como é óbvio o iPad oferece uma melhor experiência touch, nesse aspeto nem tem comparação. Assim como melhor desempenho.

Duas notas, que é uma opção disponível é verdade mas não é a mesma coisa.

1. No Surface utilizaste as aplicações do Office versão "Desktop" no iPad usaste a versão mobile. Se no Surface tivesses utilizado a versão mobile teria sido mais justo.
2. Se comparares a performance desse iPad contra um Desktop com i7 e 32Gb de ram a abrir aplicações o iPad vai ganhar sempre... assim como se colocares o iPad contra o iMac Pro, o iPad vai ganhar sempre. Não acho que isso traduza uma utilização diária "normal".

Mas é uma boa amostra de que o Go como dispositivo móvel não está ao nivel do iPad.
 
Eu aqui se me permites acho que está a ser pouco sensato. Passo a explicar:

Não me estranha que tenhamos experiências diferentes, como não me espantaria que fosse semelhante.. Até porque as experiências são também muito influenciadas pelas expectativas. Repare-se em tempos dizia-se que o WP7 era o máximo e que o iPhone já era. Ainda hoje há ali no forum ao lado sobre o Windows Phones pessoas a dizer que a experiência é fantástica, mesmo hoje e que o pessoal que compra outra coisa não está a ver bem ...

Isto é, pessoas diferentes terem experiências diferentes sobre a mesma coisa é algo perfeitamente natural e não tem a haver com o ser vago e ou pouco sensato. O que relatei é apenas mais um exemplo disso, para que as pessoas não fiquem espantadas por vermos a mesma coisa de forma diferente.

Naturalmente, no entanto não é isso que está aqui em causa. Quando atiramos afirmações para o ar, se no contexto de discussão, convém tecer argumentos que auxiliem à compreensão de quem está a ler. Não basta afirmar isto e aquilo e no fim atirar que cada um tem a sua opinião e está feito. Se estamos aqui numa salutar discussão, venham daí esses detalhes e argumentos.

Por outro lado, face ao que tens descrito é no minimizo tão vago como "é tudo rápido e fluido, convém é não abusar". Ou que "quase nunca aquece" sem saber-se em que condições e tipo de aplicações no caso do Windows ... e coisas mais.

Já que colocas aspas, gostaria que me indicasses onde referi exactamente "é tudo rápido e fluido". Ou queres ver que disse que corria o Crysis a 120FPS com 16xQ AA e já não me lembro? Pelo contrário, houve sempre da minha parte uma abordagem real e ajustada às capacidades e limites do Go. Quanto ao aquecimento, talvez te tenha escapado, pois para além de referir que não aquecia nada de extraordinário, referi a temperatura máxima atingida e demonstrei inclusivamente num print screen da utility da Intel que demonstra a temperatura máxima atingida na sua rotina nativa de benchmark. Convém ler os posts na integra e não só na horizontal ou selectivamente.

Eu nunca cheguei por exemplo a perceber porque foste experimentar o underclock. Em que medida esse teu teste e explicação técnica influencia a experiência do utilizador na positiva. Achei que deste um facto concreto com um objectivo vago digamos assim.

Como indiquei no post, por pura carolice. Quiçá também para reduzir um hipotético consumo de energia por parte do CPU, se posso ajustar porque não? Aliás parte do que me cativa na tecnologia é isto mesmo, mexer nas entranhas. Se quisesse algo aborrecido tinha comprado um iPad(j/k). Por fim temperaturas não são problema, e aliás, devido ao baixo TDP é muito difícil 90mV terem qualquer resultado palpável na temperatura dos cores, está dito no post é só ler(https://forum.zwame.pt/threads/microsoft-surface-go.1017855/page-8#post-15470553). Mais uma vez falta de atenção.

E por fim. A tua informação relativamente à velocidade das memórias de armazenamento não está correcta. Esses valores são para SSD usado na versão com 128GB, e não para eMMC usado na versão 64GB. E tu não sabes porque não perguntaste qual dos dois estava a usar.. E poderá estar aí a diferença da experiência no arranque das aplicações, por exemplo.

Dei essa informação(que está correcta) pois achei relevante para a compreensão do problema que levantaste. Se usaste a variante de 64GB, e tu sabendo à priori que esta não atinge a mesma performance da variante 128GB(NVMe), cabia-te a ti incluir esse reparo logo no teu post inicial, talvez te fosse sensato referir que esses supostos delays após "3 minutos" se devessem ao hardware limitado do de 64GB e que no de 128GB a situação talvez fosse diferente devido aos maiores throughputs. Mas não, tomaste a parte como um todo, e aliás, continuas a não incluir essa informação(experimentas-te o de 64 ou 128GB?). Se releres um dos meus postos com o Metro, poderás constatar que referi que a variante de 64GB é inapta, citando-me: "Concordamos sem qualquer dúvida que a variante 4GB e 64GB eMMC é inadequada out of the box."

Bom aqui já parece que não fui assim tão vago. Pois não te sei dizer se estava com a ultima build ou não.

Convém ter os sistemas actualizados, seja em iOS, macOS, Android/ChromeOS ou Windows, sob pena de formar opiniões desactualizadas.

Bom. Novamente parece que não estava a ser tão vago assim, pelos vistos. Repare-se eu até posso perceber a explicação, que por sinal não é correcta. Mas mesmo que fosse correcta em nada resolve o problema a uma pessoa que não tenha interesse técnico. E parece-me não haver solução para o reportado pelo menos para quem uso o S Mode, e que não usa o Chrome não é muito manso para algo com esta capacidade.

E porque não é correcta? É sofisma. Porque a execução da compatibilidade ou a performance de uma implementação não tem nada a haver com o número de utilizadores que um browser possa ou não ter. Mas sim com a qualidade da mesma, e se foi ou não executada com vista essa compatibilidade com o ambiente que se destina desempenhar a função. Se isso é verdade parece-me pouco sensato, que havendo execução muito rápidas e eficientes no consumo de energia no mercado , como por exemplo o Safari, mas também Opera, não havendo em nenhum problema deste género, que a MS vá por outro caminho que não visa essa compatibilidade. Pelo menos não é um caminho a pensar nos utilizadores ... hummm.

Tanto o Safari como o Opera têm como base um dos dois motores principais(com a grande maioria da quota de utilizadores), Webkit no caso do Safari e Blink no caso do Opera. O Edge tem um motor próprio, EdgeHTML com o motor JS Chakra, com um share de ~4%. Mesmo num seio de web standards e retrocompatibilidades por vezes encontramos páginas com funcionamento deficiente neste ou naquele browser. Naturalmente que as atenções aquando do desenvolvimento viram-se para os browser com maior quota. Não desculpa qualquer engasgo que possa ocorrer no Go, mas ajuda a compreender que nem tudo se deve à performance limitada do mesmo(reddit foi um exemplo).

Por acaso nunca notei problemas de performance no Edge. É até o meu browser de eleição para browsing normal no Windows 10. Só usava o Chrome para desenvolvimento e debug. Pelo que isto podem não ser mais do que apenas de explicações de algibeira para contornar o facto de que CPU é mesmo fraquito. E pelos vistos já notaste o que descrevo no Edge para teres explicação tão pronta.

Exacto, como não tenho mais nada que fazer na vida, pré-desenvolvo respostas e justificações, cito, de algibeira. Era escusado esse tipo de argumentos... mas enfim.

Sim para mim não é. Nem para mim nem para os meus. Mas como gosto de tech e isto até é novidade, vou molhando os pezinhos no Surface Go, nem que seja para aferir aquilo que vai sendo dito sobre o mesmo.

Podemos até nos juntar os dois um dia, pegamos no meu iPad Pro e tu no teu Surface Book e troarmos umas experiências tecnológicas a editar fotografia. E depois olhamos para o preço...

Tens que ter calma que isto não passa de tecnologia, não é uma guerra e neste caso nem consideraria competição. Fazes muito bem em usar o equipamento que melhor se ajusta às tuas necessidades e que mais aprecias, eu também o faço.
 
Naturalmente, no entanto não é isso que está aqui em causa. Quando atiramos afirmações para o ar, se no contexto de discussão, convém tecer argumentos que auxiliem à compreensão de quem está a ler. Não basta afirmar isto e aquilo e no fim atirar que cada um tem a sua opinião e está feito. Se estamos aqui numa salutar discussão, venham daí esses detalhes e argumentos.

Umm. Penso que sempre dei argumentos alguns até bem gráficos. O que penso é que os filtras ao não achares este Surface Go comparável com coisa alguma. No entanto é óbvio que no sector entre o PC e um Smartphone onde este dispositivo se insere já existe uma certa variadade. Mas lá, está, creio que os descartas e como tal logo queixas-te da falta de argumentos.

Mas basta ver o ultimo vídeo por exemplo e apreciar a capacidade para se criar. Não apenas consumir Já coloquei vários por sinal.

Só não vê quem não quer apesar de poder haver ou não actividades descriminarias dos dispositivos como a programação. Usando um teclado em nada restringe a performance demonstrada.

Já que colocas aspas, gostaria que me indicasses onde referi exactamente "é tudo rápido e fluido". Ou queres ver que disse que corria o Crysis a 120FPS com 16xQ AA e já não me lembro? Pelo contrário, houve sempre da minha parte uma abordagem real e ajustada às capacidades e limites do Go. Quanto ao aquecimento, talvez te tenha escapado, pois para além de referir que não aquecia nada de extraordinário, referi a temperatura máxima atingida e demonstrei inclusivamente num print screen da utility da Intel que demonstra a temperatura máxima atingida na sua rotina nativa de benchmark. Convém ler os posts na integra e não só na horizontal ou selectivamente.

1) Não percebo. Queres dizer que corre o Crysis a 60 FPS?
2) Creio que ninguém esperaria que o usasses fora dos limites da máquina. Não vejo que isso seja diferente do que todos fazemos com todas. Podes explicar em que medida é relevante neste caso essa observação?
3) Como sabes o aquecimento é proporcional ao esforço dos componentes (CPU/GPU) e este varia com o tipo de aplicações que usas. Como não dizes que aplicações usas, a conclusão serve de pouco. Se usas para fazer browsing, ouvir musica, enviar uns emails, escrever uns docs no word .... tens equipamentos que não aquece nada por exemplo, estão frios. Quanto ao utilitário da Intel o que te diz é que está a fazer o throtling adequado ao chassis para o CPU em questão. Nada diz sobre o seu desempenho activo que é isso o que mais interessa nesta discussão.

Como indiquei no post, por pura carolice. Quiçá também para reduzir um hipotético consumo de energia por parte do CPU, se posso ajustar porque não? Aliás parte do que me cativa na tecnologia é isto mesmo, mexer nas entranhas. Se quisessem algo aborrecido tinha comprado um iPad(j/k). Por fim temperaturas não são problema, e aliás, devido ao baixo TDP é muito difícil 90mV terem qualquer resultado palpável na temperatura dos cores, está dito no post é só ler(https://forum.zwame.pt/threads/microsoft-surface-go.1017855/page-8#post-15470553). Mais uma vez falta de atenção.

Ok, acredito que seja só e apenas por pura carolice. É então irrelevante para aferir as capacidades do dispositivo.

Dei essa informação(que está correcta) pois achei relevante para a compreensão do problema que levantaste. Se usaste a variante de 64GB, e tu sabendo à priori que esta não atinge a mesma performance da variante 128GB(NVMe), cabia-te a ti incluir esse reparo logo no teu post inicial, talvez te fosse sensato referir que esses supostos delays após "3 minutos" se devessem ao hardware limitado do de 64GB e que no de 128GB a situação talvez fosse diferente devido aos maiores throughputs. Mas não, tomaste a parte como um todo, e aliás, continuas a não incluir essa informação(experimentas-te o de 64 ou 128GB?). Se releres um dos meus postos com o Metro, poderás constatar que referi que a variante de 64GB é inapta, citando-me: "Concordamos sem qualquer dúvida que a variante 4GB e 64GB eMMC é inadequada out of the box."

Na altura não sabia. Agora já sei, era o 128GB. Honestamente não me lembrei de verificar isso. Só me veio à cabeça quando disseste que a tua experiência era muito destinta da que relatei. Dito isto, duas coisas:

1) Não é assim tão diferente da 64GB para os cenários que exemplifiquei na demo. Um bocado mais rapido a carregar mas não muito.
2) eMMC não é uma nódoa na velocidade de leitura, mas neste Go parece que é. Quase faz lembrar os HDD a 5400RPM. Não sei o que se passa para ser assim.
3) No exemplo do video, a pequena demora na alternância das aplicações no vídeo não tem nada a haver com a velocidade de leitura a não ser que esteja já a fazer swapping, o que é estranho para 4GB mesmo assim. Nem isso nem os pequenos glitchs no rendering. Coisa que experimentei no 128GB. Percebo assim que vás procurar melhores drivers para a placa gráfica ....

Convém ter os sistemas actualizados, seja em iOS, macOS, Android/ChromeOS ou Windows, sob pena de formar opiniões desactualizadas.

Sim é verdade. Mas é uma observação condescendente porque sabes muito bem que de X.122 para X.123 as diferenças são normalmente mínimas. A experiência não muda do dia para a noite. Isso é relevante quando são fossem versões substancialmente diferentes. A não ser claro que a MS tenha feito "m*", o que não é de estranhar. Numa situação destas o onus não é do do cliente, ou potencial cliente, eu!!!!

Tanto o Safari como o Opera têm como base um dos dois motores principais(com a grande maioria da quota de utilizadores), Webkit no caso do Safari e Blink no caso do Opera. O Edge tem um motor próprio, EdgeHTML com o motor JS Chakra, com um share de ~4%. Mesmo num seio de web standards e retrocompatibilidades por vezes encontramos páginas com funcionamento deficiente neste ou naquele browser. Naturalmente que as atenções aquando do desenvolvimento viram-se para os browser com maior quota. Não desculpa qualquer engasgo que possa ocorrer no Go, mas ajuda a compreender que nem tudo se deve à performance limitada do mesmo(reddit foi um exemplo).

Creio que a tua explicação técnica, certa ou errada, em nada alivia a minha critica. Porque de nada serve ao utilizador. Por outro lado, olhando para a tua explicação técnica, parece passar o onus do problema que detectei para os sites ou web apps. Mas se for essa a forma de pensar da MS vai de mal a pior, pois já lá vai o tempo. Ninguém pediu à MS para fazer o Edge, nem tão pouco da forma que o fez. Nem ninguém pediu para criar um S Mode. Creio que a bola está mais do lado da MS e do Edge do que dos sites web ou developers de web apps.

Já agora. Achas que é preciso ter muitos utilizadores para o software ser de qualidade? Eu creio que não. A verdadeira qualidade das coisas emana de quem a cria não de quem a usa. O resto é puro Marketing. Infelizmente muitas vezes acaba por ser o fundamental.

Dito isto, não creio que o problema seja tanto do Edge mas do dispositivo. Simplesmente não tem capacidade para lidar com o w10 por agora.

Exacto, como não tenho mais nada que fazer na vida, pré-desenvolvo respostas e justificações, cito, de algibeira. Era escusado esse tipo de argumentos... mas enfim.

Não foi nesse sentido que disse. Mas é comum na secção do mundo Windows, cada vez que se faz uma critica objectiva, vir um sem número de explicações técnicas para o efeito, quase parece desculpar quem implementou, como se não tivesse havido decisões técnicas objectivas por parte do developer que contribuíssem para o resultado. como se dada a justificação a critica deixe de fazer sentido ou perdesse força. Como se não pudesse ser de outra forma! Indícios de sofisma.

Tens que ter calma que isto não passa de tecnologia, não é uma guerra e neste caso nem consideraria competição. Fazes muito bem em usar o equipamento que melhor se ajusta às tuas necessidades e que mais aprecias, eu também o faço.

Acho que viemos à thread com objectivos diferentes. Eu desde miúdo que gosto de tecnologia. Recordo, ao 9 anos de idade estar deitado na minha cama a ler (ou a tentar ler) revistas da especialidade e a sonhar em ter um Atari ST. É o futuro, é o futuro. Hoje com 46 anos, pouco mudou. Sempre que vejo algo que potencialmente pode vir a contribuir para avanços claros na forma das pessoas trabalhar, aprender, de se divertir e coisas mais, interesso-me.

Infelizmente, neste contexto, tal como o video que partilhei o demonstra, mesmo sem concorrência é ... mehhhh e $$$$$. Isto, independentemente de para ti poder ser uma coisa brutalmente util para programar uma vez que esse é isso que apontas como principal vantagem (mas não percebo como pode), e que tal te leve a usar a tech de forma mais produtiva. Respeito, mas no geral creio que hà alternativas muito melhores caso não haja uma actividade discricionária como a programação ...

Agora o desafio é aprender a usar e bem, esse é o problema da concorrência.

É normal encontrar pessoas que usaram Windows ou Macs durante anos, anos e anos, tentam trabalhar num iPad Pro durante uma semana e dizerem ... não me habituei. Como se tivessem nascido já com o Windows na cabeca e não o usem hoje como resultado de anos e anos, leituras e coisas mais de experiência.

Eu por exemplo nunca me habituei a usar controllers a jogar FPSs na Xbox. Cresci fundamentalmente a jogar com teclado no ZX Spectrum e Atari 800 XL e mais tarde com rato no PC, enquanto que miúdos jogam com isso melhor do que eu jogo com rato. Já nasceram com as PlaySation e coisas mais. Os meus putos já nasceram com o iPad, Chromebooks e PCs ... não têm as mesmas limitações que eu. Estão mais preparados para beneficiar das vantagens exemplificadas uma vez que não têm uma mochila tão pesada.

O progresso é feito procurando coisas que desafiem aquilo que sabemos. E não coisas que confirmem aquilo que sabemos. É chato, mas é assim.

Abraço.
 
Última edição:
Bom video.

Como é óbvio o iPad oferece uma melhor experiência touch, nesse aspeto nem tem comparação. Assim como melhor desempenho.

Duas notas, que é uma opção disponível é verdade mas não é a mesma coisa.

1. No Surface utilizaste as aplicações do Office versão "Desktop" no iPad usaste a versão mobile. Se no Surface tivesses utilizado a versão mobile teria sido mais justo.
2. Se comparares a performance desse iPad contra um Desktop com i7 e 32Gb de ram a abrir aplicações o iPad vai ganhar sempre... assim como se colocares o iPad contra o iMac Pro, o iPad vai ganhar sempre. Não acho que isso traduza uma utilização diária "normal".

Mas é uma boa amostra de que o Go como dispositivo móvel não está ao nivel do iPad.

 
Bom dia caros colegas :)

Desculpem mas tenho que perguntar... para uso doméstico mails e um outro site... voces aconselhem?

Se alguem souber de algum promo engraçada podem enviar por mensagem?
 
isso até a versão 4gb serve (e mesmo assim n recomendo, pk amanha podes precisar de fazer mais).
promos, o melhor é acompanhares amazons (cuidado com o layout do teclado) e stores da MS.
 
Back
Topo