Gráfica Mining e o impacto na indústria de hardware/jogos

O que realmente interessa é se o que o Linus diz faz sentido, no vídeo não vi nada com que não possa concordar. A importância de um tipo (e sua estrutura) como este é exactamente tornar claro o que o marquetting esconde. Acho que o vídeo foi muito bem postado aqui, faz mais sentido que as habituais teorias da conspiração.

Por acaso não concordo com a opinião do Linus. Concordo sim, que a Nvidia está a olhar para os seus bolsos, mas não pela razão que o Linus menciona.

A Nvidia está a fazer o que faz, pois tem receio que o mercado de PC Gaming caia em favor das consolas, o que vai prejudicar as vendas deles no dia em que mining cair.

Depois existe outro ponto, que até fiquei admirado com o que o Linus disse, no que toca às novas placas CMP irem roubar bastante espaço nos waffers.
Todos nós sabemos que o mining de ethereum necessita é de muita largura de banda e não de Cuda Cores. Ele acha mesmo que a Nvidia ia colocar a fabricar full chip's para mining? Vão colocar o menor numero possivel de Cuda Cores, apenas o necessário para funcionar.
Aqui até acredito que vão aproveitar muitos chips que tinham poucos Cuda Cores funcionais e não serviam para mais nada, e se necessitarem de produzir mais, vão fazer chips com poucos cuda cores que ocupam pouco espaço nos waffers.

O que se pode dizer é que essas placas vão roubar memoria GDDR6 que podia ir para outras placas, isso sim.
 
acho que o linus está 100% certo. e os argumentos dele batem todos certos com o que estas empresas fazem.

acho que ele nao se estava a referir a cuda cores...
 
A Nvidia não vai fazer nenhum GPU de propósito para o mining...

Oficialmente, o que a Nvidia disse é que vai usar Chip's que não servem para os Gpu's Gaming.

Não acredito que vão usar Full Chip's, quando com menos de metade do tamanho, devem conseguir praticamente a mesma hashrate. Como disseram, a Nvidia olha para o dinheiro que pode fazer, e vender chip's maiores só porque sim, não tem logica nenhuma do ponto de vista financeiro.

acho que ele nao se estava a referir a cuda cores...

Ele no video não refere que não se acredita que a Nvidia vai usar apenas Chip's que não serviam apenas os Gpu's de gaming, e que vai acabar por usar espaço nos waffers para fazer chips propositadamente para as novas placas? Nesse ponto está a referir-se aos Cuda Cores. Quanto mais Cuda's, mais espaço ocupa no Waffer.
 
Última edição:
"não servem" = não passam no binning (dizem eles). Os chips são os mesmos.
Sabes que, por exemplo, um GA104-200 (3060Ti) é fisicamente igual a um 300 (3070), certo?

Sim eu sei isso. E isso tem toda a logica de ser feito, é o que disse de aproveitarem chips que iam para o lixo.

O que não tem logica, é usarem um GA104 que esteja bom, quando a placa não necessita de tantos Cuda Cores. Do ponto de vista financeiro, tem muito mais logica usarem um GA107 que está previsto ser usado na 3050, e será muito mais pequeno. Era a isto que me estava referir.

Seja como for, já se sabe que das 4 novas placas, apenas uma usa Chip Ampere, e as outras usam Turing.
 
Essas placas nao vão usar só gpus! Vão provavelmente usar GDDR6 k já de si é escassa... E provavalmente a topo de gama vai usar GDDR6X para conseguir akeles valores de hash rate......a qual atualmente só é fabricada pela micron...

Depois temos outros componentes que também não andam a abundar aos montes que são usados no fabrico de placas e fontes de alimentação....

Pode para já não roubar espaço nos wafers dos gpus... Mas vao roubar componentes que são precisos para fabricar as mesmas...
 
Se a 3060 n estiver nas lojas a menos de 300€ vão sempre a haver malta a virar-se para as consolas... Ainda por mais tendo a Microsoft desta vez lançado uma versão mais barata da xbox para aqueles que não querem gastar muito.....

Daí até acredito na preocupação que os utilizadores alvo da 3060 não conseguindo arranjar a placa a preços decentes se mudem para as consolas....

A malta das 3080 e 3090 é tudo malta que mais dificilmente se iria virar paras as consolas pois é malta que ambiciona um patamar de desempenho que não está ao alcance das consolas.... Mas a malta das 3060...3050 (se vir a existir) é aquela malta que quer algo para jogar, é que não se importa de jogar com os settings no médio e de ter algumas quedas de Frames abaixo dos 60..... Esses tarem a jogar no pc ou numa consola pouca diferença lhe faz, a não ser secalhar apenas o preço dos jogos que nas consolas são bem mais caros
 
O problema é que já não podemos fazer comparações aos 60fps, pois as consolas já subiram esse patamar. As desenvolvedoras de GPU's tem de ter como fachada no mínimo 120fps. 60 já é passado.
 
O problema é que já não podemos fazer comparações aos 60fps, pois as consolas já subiram esse patamar. As desenvolvedoras de GPU's tem de ter como fachada no mínimo 120fps. 60 já é passado.
Tenho saudades do tempo da PS2 e 3 em que era ligar a consola à televisão e jogar.

Hoje em dia há o modo bonito e o modo performance. Com 60 FPS não há 4K nem ray tracing.
 
Surreal. Ainda hoje vendi no OLX uma 5700XT por 750€. Fiquei com a sensação, pela quantidade de propostas que tive num par de horas, que se tivesse pedido 850€ a teria vendido tal e qual.

Eu só sei é que...nos próximos anos não compro nenhum GPU usado...
 
Não chegasse hoje o meu monitor novo, a minha já tinha ido em 10min quando a meti no OLX na semana passada (700€).

Ando a ponderar arranjar uma coisa fraquinha para remediar e fazer uns €€€s com esta!
 
Jasus, isso está realmente fora de controlo...

Nunca pensei uma 5700 XT virar um produto tao desejado, damm...
 
Última edição:
Ta tudo "doente", por curiosadade fui ver no OLX 3060 Ti igual ha minha a mais barata 950€.... E basicamente o dobro que paguei em Dez 2020 ou seja em 2 meses duplicou o "valor".
 
Nunca pensei uma 5700 XT virar um produto tao desejado, damm...

Faz praticamente a mesma hashrate da 6800 XT. 54 para 59. A 6800 XT tem um pouco mais de largura de banda, logo é um pouco melhor, mas nada de mais.

Ta tudo "doente", por curiosadade fui ver no OLX 3060 Ti igual ha minha a mais barata 950€.... E basicamente o dobro que paguei em Dez 2020 ou seja em 2 meses duplicou o "valor".

A 3060 Ti faz 60 de hashrate.

O valor delas agora não depende da capacidade para jogos, mas sim da capacidade para mining. Quanto melhor forem em mining, mais caras. Mas ainda há quem defenda isto e que a Nvidia faz mal em limitar a performance delas em mining.
 
Última edição:
Surreal. Ainda hoje vendi no OLX uma 5700XT por 750€. Fiquei com a sensação, pela quantidade de propostas que tive num par de horas, que se tivesse pedido 850€ a teria vendido tal e qual.

Eu só sei é que...nos próximos anos não compro nenhum GPU usado...
750€ uma 5700XT?!??! Depois ainda falam mal das lojas que aumentaram os preços :lol:
 
Back
Topo