1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Análise Motherboard ASRock 890GX Extreme 3

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por steelballzz, 18 de Abril de 2010. (Respostas: 46; Visualizações: 13528)

1. steelballzz

steelballzz Folding Member

Motherboard Asrock 890 GX Extreme 3
    Autor : Steelballzz
    Data : 18 - 04 - 2010​

Análise

Hoje vamos analisar uma motherboard proveniente da Asrock, com o novo chipset 890GX, gentilmente cedida pela própria Asrock, e que irá ser a segunda board analisada com este chipset​

Como podem verificar pela descrição, esta board está muito longe daquilo que a Asrock nos tinha (mal) habituado, pois verifica-se que tanto a nível de layout como de “features” esta board deixa a um canto outras concorrentes e, como irão verificar, em termos de desempenho é realmente uma agradável surpresa​

• Phenom II X6 6-Core CPU Ready
    • Supports Exclusive ASRock UCC Chip - Unlock CPU Core feature​
    • ASRock DuraCap (2.5 x longer life time), 100% Japan-made high-quality Conductive Polymer Capacitors ​
    • Advanced V8 + 2 Power Phase Design ​
    • Supports CPU up to 140W ​
    • Supports Dual Channel DDR3 1800(OC) ​
    • Integrated AMD Radeon HD 4290 graphics, DX10.1 Class iGPU, Shader Model 4.1, Max. shared memory 512MB ​
    • Built-in 128MB DDR3 1333/1200MHz SidePort Memory ​
    • Supports ATI™ Quad CrossFireX™, 3-Way CrossFireX™, CrossFireX™ and Hybrid CrossFireX™ ​
    • Multi VGA Output options: D-Sub, DVI-D and HDMI ​
    • 1 x eSATA3 Connector, 6 x SATA3 6.0 Gb/s connectors, 2 x USB 3.0 ports, 2 x IEEE1394 ports ​
    • Smart Swith Design : 1 x Power Switch with LED, 1 x Reset Switch with LED, 1 x Clear CMOS Switch with LED ​
    • Dr. Debug (7-Segment Debug LED) ​
    • Supports ASRock Instant Boot, Instant Flash, OC DNA, OC Tuner, IES, Multi-Speed Fan Control ​
    • 7.1 CH HD Audio with Content Protection, DAC with 110dB dynamic range (VIA® VT2020 Audio Codec with QSound) , Premium Blu-ray audio support. ​
    • ErP/EuP Ready​

De notar que quando montei esta board, sofri alguns “freezes” ocasionais, mas rapidamente a asrock enviou uma nova versão da bios, e desde ai que tem sido “rock solid”
    Vamos começar por ver as habituais fotos, onde facilmente se repara no cuidado colocado no fabrico desta motherboard
    Antes de mais a parte da caixa e acessórios, que salta logo á vista, colocando num patamar elevado aquilo que muita gente gosta de ver, o aspecto “flashy” e cheio de cores e informações sobre o produto​

De seguida vamos ver o layout e alguns detalhes que realmente me deixaram surpreendido, pela qualidade e empenho postos pela Asrock no fabrico desta motherboard​

Como facilmente podem verificar, existem botões de power e reset, embutidos e, no painel, temos outro para efectuar o clear cmos.
    Existe igualmente o display para leitura dos códigos de POST, para que facilmente se possa perceber eventuais problemas de arranque, identifica-los e corrigir os mesmos, dando a esta motherboard um look típico das boards vocacionadas para overclock, e facilitando imenso a vida a quem pretende seguir esse caminho
    A colocação das portas sata, o espaçamento entre os slots de memoria, que mesmo assim não me permite utilizar as ocz flex, devido ao tamanho dos dissipadores, mas que já mostra alguma melhoria em relação a outras boards que já me passaram pelas mãos, e no geral uma colocação cuidada e acessível dos componentes
    A qualidade das soldaduras parece ser boa, e não fica nada a dever a outras marcas consideradas “de topo” e a escolha de cores no pcb e nos referidos dissipadores dá um ar agradável e de solidez de construção
    Como já devem ter reparado, fiquei muito bem impressionado quando retirei a board da caixa, e passei a montagem, mas estava algo céptico relativamente ao seu desempenho, pois não guardava grandes recordações de outras Asrock que tive, já há algum tempo.
    Vamos então passar aquilo que interessa realmente, e ver os resultados desta “menina”, já no post a seguir

2. steelballzz

Vamos então passar a parte dos testes

Testbed

AMD Phenom X4 140w
    Asrock 890GX Extreme 3
    2x2048 Patriot ELKA PC3 12800
    Seagate Barracuda 1TB 7200rpm 32M
    corsair 850 TX
    Windows 7 ultimate 64

Como poderão facilmente constatar, e podem usar esta review como comparação, a Asrock fez um trabalho notável com esta board
    Em termos sintéticos. ganha em quase todos os testes a sua concorrente, e apresenta uma solidez e estabilidade surpreendentes.
    Quando montei a board, fiquei algo apreensivo, pois tinha alguns "freezes" ocasionais, mas ainda não tinha decorrido 2 dias, já estava a receber no meu email uma bios nova, e desde aí que estou francamente maravilhado com a estabilidade, perfomance e facilidade de utilização
    De facto a Asrock excedeu-se, não só a nível de layout, como também a nível e perfomance e capacidades de overclock
    O software que acompanha é bom e funciona, a IGP é bastante razoável, pois de momento é o que tenho usado, e no geral, principalmente na gama de preço que estamos a falar, é de facto bastante superior á sua concorrente, testada no link acima.
    Mas como uma imagem vale por mil palavras, e eu já estou a falar demais, vamos então aos testes​

Como podem ver, os números não enganam, e a Asrock que conheciamos, já era
    no post seguinte poderão ver fotos da bios, e posso dizer que parecia que estava numa DFI, tal são as opções presentes, seja a nível de memórias e de voltagens
    esta board tem que levar obrigatoriamente o selo Zwame​

Agradecimentos
    A ZWAME agradece á Asrock pela cedência desta motherboard

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.​

Última edição: 25 de Abril de 2010
  3. steelballzz

Ficam então as fotos da bios
    Nem se nota que é uma Asrock e não uma DFI
    O utilitário para flashar a bios é fácil e intuitivo, e só encontra os ficheiros especificos, não sendo necessário andar á procura
    Para uma board deste preço, é tudo muito acima da média​

Última edição: 22 de Abril de 2010
  4. Panquecas

Panquecas 1st Folding then Sex

Vou seguir com atenção ;)

5. icosta89

icosta89 Power Member

esta mobo tem tido uns resultados muito bons. E não é só esta. A Asrock tem-se esforçado imenso. Fico à espera do resultado desta review :)

6. pro-toy

pro-toy Banido

Cá espero a review dessa menina....:D:D:D

7. pr0p

pr0p Power Member

...e só custa 113€

8. vitorbruno89

vitorbruno89 Power Member

Esta board é espectacular para os novos AMD's X6 mesmo altamente. Até agora excelente review, go on :)

9. nuno_p

nuno_p 1st Folding then Sex

É desta que vou apostar num sistema AMD, com boards desta categoria com um preço tão baixo até dá gosto ir para AMD.
    Só falta memórias a condizer.

Ficamos há espera dessa grande review. :)

Bom trabalho

PS: Venham os X6.

10. cesaroco

cesaroco I'm cool cuz I Fold

só é pena ser 890GX... fico a espera de algo 890FX xD
    Mas bom trabalho e parece uma grande board : D

11. icosta89

icosta89 Power Member

Parece não. É mesmo. Foi com esta board que levaram os novos X6 da AMD a >6.0GHz. Fico à espera da review.

12. _K_

_K_ Power Member

Bela board, apesar de também estar à espera do 890FX, para ver como fica :)

13. skandal

skandal Power Member

O 890FX vai ser um 890GX sem igp. Esperar para quê?

14. pro-toy

pro-toy Banido

Para quando o resto da review?

15. steelballzz

tenho tudo quase pronto
    testes feitos, fotos da bios
    não tenho tido tempo, mas brevemente está tudo publicado
    vou tentar publicar os testes ainda hoje, mas não prometo

EDIT: review completa, espero que gostem

Última edição: 22 de Abril de 2010
  16. icosta89

icosta89 Power Member

Estou mesmo muito impressionado com esta mobo. Ganhou à Asus em quase todos os testes, de facto. Se eu fosse para AMD, esta mobo seria uma boa opção, pois tem uma relação perfomance/preço muito boa. E o próprio layout e visual agrada-me muito.

Gostei ;)

17. skandal

skandal Power Member

Andei a comprar a Asus m4a89gtd pro e esta é bem melhor :(

18. steelballzz

já tenho montada a gigabyte 890gx
    brevemente review

19. PitFire

PitFire I'm cool cuz I Fold

acho que te esqueceste de uma palavra XD
    de veria estar pelo que percebi da frase