steelballzz
Folding Member
Motherboard Asrock 890 GX Extreme 3
Autor : Steelballzz
Data : 18 - 04 - 2010
Autor : Steelballzz
Data : 18 - 04 - 2010
Análise

Hoje vamos analisar uma motherboard proveniente da Asrock, com o novo chipset 890GX, gentilmente cedida pela própria Asrock, e que irá ser a segunda board analisada com este chipset
Como podem verificar pela descrição, esta board está muito longe daquilo que a Asrock nos tinha (mal) habituado, pois verifica-se que tanto a nível de layout como de “features” esta board deixa a um canto outras concorrentes e, como irão verificar, em termos de desempenho é realmente uma agradável surpresa
- Phenom II X6 6-Core CPU Ready
- Supports Exclusive ASRock UCC Chip - Unlock CPU Core feature
- ASRock DuraCap (2.5 x longer life time), 100% Japan-made high-quality Conductive Polymer Capacitors
- Advanced V8 + 2 Power Phase Design
- Supports CPU up to 140W
- Supports Dual Channel DDR3 1800(OC)
- Integrated AMD Radeon HD 4290 graphics, DX10.1 Class iGPU, Shader Model 4.1, Max. shared memory 512MB
- Built-in 128MB DDR3 1333/1200MHz SidePort Memory
- Supports ATI™ Quad CrossFireX™, 3-Way CrossFireX™, CrossFireX™ and Hybrid CrossFireX™
- Multi VGA Output options: D-Sub, DVI-D and HDMI
- 1 x eSATA3 Connector, 6 x SATA3 6.0 Gb/s connectors, 2 x USB 3.0 ports, 2 x IEEE1394 ports
- Smart Swith Design : 1 x Power Switch with LED, 1 x Reset Switch with LED, 1 x Clear CMOS Switch with LED
- Dr. Debug (7-Segment Debug LED)
- Supports ASRock Instant Boot, Instant Flash, OC DNA, OC Tuner, IES, Multi-Speed Fan Control
- 7.1 CH HD Audio with Content Protection, DAC with 110dB dynamic range (VIA® VT2020 Audio Codec with QSound) , Premium Blu-ray audio support.
- ErP/EuP Ready
De notar que quando montei esta board, sofri alguns “freezes” ocasionais, mas rapidamente a asrock enviou uma nova versão da bios, e desde ai que tem sido “rock solid”
Vamos começar por ver as habituais fotos, onde facilmente se repara no cuidado colocado no fabrico desta motherboard
Antes de mais a parte da caixa e acessórios, que salta logo á vista, colocando num patamar elevado aquilo que muita gente gosta de ver, o aspecto “flashy” e cheio de cores e informações sobre o produto
Vamos começar por ver as habituais fotos, onde facilmente se repara no cuidado colocado no fabrico desta motherboard
Antes de mais a parte da caixa e acessórios, que salta logo á vista, colocando num patamar elevado aquilo que muita gente gosta de ver, o aspecto “flashy” e cheio de cores e informações sobre o produto
De seguida vamos ver o layout e alguns detalhes que realmente me deixaram surpreendido, pela qualidade e empenho postos pela Asrock no fabrico desta motherboard
Como facilmente podem verificar, existem botões de power e reset, embutidos e, no painel, temos outro para efectuar o clear cmos.
Existe igualmente o display para leitura dos códigos de POST, para que facilmente se possa perceber eventuais problemas de arranque, identifica-los e corrigir os mesmos, dando a esta motherboard um look típico das boards vocacionadas para overclock, e facilitando imenso a vida a quem pretende seguir esse caminho
A colocação das portas sata, o espaçamento entre os slots de memoria, que mesmo assim não me permite utilizar as ocz flex, devido ao tamanho dos dissipadores, mas que já mostra alguma melhoria em relação a outras boards que já me passaram pelas mãos, e no geral uma colocação cuidada e acessível dos componentes
A qualidade das soldaduras parece ser boa, e não fica nada a dever a outras marcas consideradas “de topo” e a escolha de cores no pcb e nos referidos dissipadores dá um ar agradável e de solidez de construção
Como já devem ter reparado, fiquei muito bem impressionado quando retirei a board da caixa, e passei a montagem, mas estava algo céptico relativamente ao seu desempenho, pois não guardava grandes recordações de outras Asrock que tive, já há algum tempo.
Vamos então passar aquilo que interessa realmente, e ver os resultados desta “menina”, já no post a seguir
Existe igualmente o display para leitura dos códigos de POST, para que facilmente se possa perceber eventuais problemas de arranque, identifica-los e corrigir os mesmos, dando a esta motherboard um look típico das boards vocacionadas para overclock, e facilitando imenso a vida a quem pretende seguir esse caminho
A colocação das portas sata, o espaçamento entre os slots de memoria, que mesmo assim não me permite utilizar as ocz flex, devido ao tamanho dos dissipadores, mas que já mostra alguma melhoria em relação a outras boards que já me passaram pelas mãos, e no geral uma colocação cuidada e acessível dos componentes
A qualidade das soldaduras parece ser boa, e não fica nada a dever a outras marcas consideradas “de topo” e a escolha de cores no pcb e nos referidos dissipadores dá um ar agradável e de solidez de construção
Como já devem ter reparado, fiquei muito bem impressionado quando retirei a board da caixa, e passei a montagem, mas estava algo céptico relativamente ao seu desempenho, pois não guardava grandes recordações de outras Asrock que tive, já há algum tempo.
Vamos então passar aquilo que interessa realmente, e ver os resultados desta “menina”, já no post a seguir