Autor: Vítor Antunes ([email protected]) Produto: ASUS P7P55D Data : 01-10-2009 ZWAME Análise INTRODUÇÃO Especificações FOTOS CAIXA BOARD Alguns pormenores da Motherboard e do Layout Particularidades
Programas Testámos algum do software que a ASUS põem à nossa disposição no CD de Drivers e utilitário que acompanha esta board. O TurboV é um software que nos permite controlar grande parte das voltagens da nossa board, bem como o BCLK, intuitivo e fácil de operar é uma ferramenta bastante interessante. Sobejamente conhecido, o ASUS Probe permite-nos saber temperaturas do CPU e Motherboard, voltagens e as RPMs das ventoinhas, é o software mais usado pelos utilizadores das boards da ASUS. Este é um software que nos permite poupar alguns dinheiro em energia. Tem 5 posições de actuação, com as quais podemos adaptar a nossa máquina ao tipo de trabalho que estamos a executar, ou mesmo podemos sair do PC por alguns momentos que o consumo de energia é reduzido ao minímo. Nas duas últimas imagens podemos observar a máquina em load, com um ligeiro "overclocking" ajustado automaticamente pelo EPU-6 Engine.
Hardware Utilizado Motherboard: ASUS P7P55D Placa Gráfica: GIGABYTE GTX260 OC CPU:INTEL Core i5 Disco Rígido: SAMSUNG SPINPOINT F1 1TB SATA2 32MB CACHE HD103UJ Memórias: OCZ Blade 2000 Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 1200Pro Cooler: Noctua NH-U12P Caixa: Gigabyte 3DMars NOTA: Todos os testes foram realizados com o SO Windows Home Premium BenchMarks Default/OC CINEBENCH R10 Default CINEBENCH R10 OC Lightsmark 2008 Default Lightsmark 2008 OC Winrar Default Winrar OC Super PI Default Super PI OC HD Tach Default HD Tach OC SPECviewperf 10 Default SPECviewperf 10 OC wPrime Default wPrime OC CrystalMark Default CrystalMark OC Everest Default Everest OC
3D Mark 3D Mark 2003 Default 3D Mark 2003 OC 3D Mark Vantage Default 3D Mark Vantage OC PCMark Vantage Default PCMark Vantage OC Conclusão Muito longe de ser a board de topo de gama da ASUS neste segmento, apresenta uma qualidade e estabilidade irrepreensível tanto em OC como em default, uma excelente facilidade de Overclocking. A bios, já com várias bios oficiais, a ASUS demonstra estar atenta ao mercado e mantém os seus produtos na vanguarda. No que diz respeito aos Programas, destacamos o TurboV EVO, pela sua versatilidade. É na nossa opinião uma board a ter em conta na altura de fazer compras, pela sua performance demonstrada. Agradecimento A ZWAME agradece à ASUS pela disponibilidade da Motherboard. Gostou desta análise? Pode ver mais aqui. Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.
Uma pergunto que gostaria de colocar desde já é se uma das ventoinhas do NOCTUA NH-U12P SE2 não bate nas memórias? Obrigado
Tenho a board (mas versao PRO) e esse cooler e posso dizer que se forem memorias de tamanho normal dao perfeitamente, mas por exemplo umas G.Skill Ripjaws (que ja sao mais altas) ja batem. Mas nada como um pequeno ajuste na ventoinha para se conseguir colocar tudo bem.
Ah exactamente... bem me parecia que ja tinha lido algo sobre isso. É que pretendo colocar precisamente as ripjaws... Tenho de pedir para na montagem realizarem esse ajuste. Ok muito obrigado pelas respostas
Eu tenho precisamente esta board com a configuração que tenho no my system, as Ripjaw cabem de perfeitamente quando são usados apenas 2 sticks. Quando são usados 4 sticks é mais apertado, mas com geitinho deve caber tudo. EDIT: Confirmo, o PCB é preto.
Esqueci-me de dizer que 2 modulos (Ripjaws) dão na boa, mas 4 (como eu tenho) é um pouco apertado. Como anteriormente tinha dito, dá para colocar essa configuração (noctua + 4 modulos ripjaws), é tudo uma questão de um pequeno ajuste.
retirado de http://www.clunk.org.uk/forums/reviews/24295-asus-p7p55d-deluxe-living-review-14.html#post72481
Foi mesmo preciso 1,4v para 4Ghz? :O Gostava de ver uma review caseira aqui na zwame da GA-P55-UD4. Parece-me muito boa para o preço e overclocka melhor que esta ASUS