Discussão Nikon [Rumores & Notícias]

Porquê dizes isso?

Hoje em dia APS-C mirrorless é da Fuji e FF mirrorless é da Sony. São dois "mercados" com muito espaço, certo?!?
 
O problema não é não haver mercado. É o desperdício de recursos que isso representa, sobretudo tendo em conta que é um sistema novo que precisa de crescer para se tornar verdadeiramente competitivo. E o mais provável é que a variante APS-C acabe num lugar ainda pior que o da D500: ótimo corpo, mas para a qual não há vidro dedicado.
 
De acordo. Aliás, ainda agora tenho coisas nos menus em que acho que a 1200D era mais funcional do que a 80D, e estou a falar dentro do mesmo sistema, mas apenas duma mais antiga para uma mais recente. Esta tem uma parte da GUI já com um aspecto mais moderno, mas confesso que em certas coisas preferia a antiga, até porque lhe conseguia mexer com menos necessidade de olhar para o ecrã. Esta já começa a pedir o toque no ecrã em vez de fazer tudo com as teclas, e sinto que me faz perder tempo com isso, quanto mais não seja pela necessidade de tirar uma das mãos do sítio para ir lá clicar.
o problema é que a 80D tem milhentas mais opções que a 1200D, eu senti o mesmo quando passei da 450D para a 80D. Na 450D tinha menos opções, os menus eram mais simples e eu já sabia o sitio das coisas. na 80D por vezes ando à pesca, mas já personalizei um dos menus com as opções que uso mais frequentemente e pronto. e ter mais dials e botões na 80D tb ajuda a não ter de usar menus, alias muitas vezes fotografo sem sequer ter o lcd virado para fora, a partir do momento que começas a conhecer as manhas do sistema de AF e de metering é sempre a abrir. e é isso que IMO torna uma máquina boa, consistência nos resultados. se tens de andar constantemente a rever fotos para ter de corrigir coisas, algo está mal (ou contigo ou com o equipamento)
 
@Warlord nem é por aí...na verdade acho é que podia ter sido organizado doutra forma.
Eu cá tenho dois menus personalizados com todas as opções que uso, e é o que me vale, mas...

Por exemplo, quando comecei a mexer na 80D uma coisa que achei de imediato é que criaram demasiados separadores. Temos vários separadores com o mesmo tipo de definições. Não faz sentido. Uma das primeiras impressões que tive ao mexer-lhes foi "o quê, ainda não há scroll vertical nestes menus? Que confusão do c...".
Eles podiam facilmente ter organizado tudo em 5 ou 6, com scroll vertical. Em vez disso temos um total de 14. Obriga-nos a fazer uma navegação horizontal, depois vertical, e que depois pode ser horizontal seguida de vertical novamente, repetindo-se até encontrarmos o que queremos.
Se, num dia qualquer, eu precisar de alterar uma definição que não costumo mexer, e que por essa razão não está nos favoritos, tenho que procurar em pelo menos em 6 ou 7 deles.
O que safa são os menus personalizados mesmo. Desses gosto, são óptimos. Em dois separadores coloco tudo o que preciso e está o assunto arrumado.

Acho também que a live view está com demasiadas definições no ecrã. Penso que umas quantas podiam ter ficado arrumadas nos menus.

Mas pronto, isso é a Canon...agora queremos é ver esta Nikon. Espero que ambas as marcas tenham uma boa entrada no FF mirrorless. Estou também curioso para saber o que significará na prática a Nikon dizer que os utilizadores terão dois sistemas pelos quais optar. Isto é, se será apenas uma ideia para o presente, ou se será mesmo um compromisso para o futuro.
 
@m4ndr4ke , é precisamente isso que gosto nos menus da Canon. O problema, de futuro, com a introdução de mais e mais opções, é que esse modelo pode ficar impraticável. Veremos.
 
Estou também curioso para saber o que significará na prática a Nikon dizer que os utilizadores terão dois sistemas pelos quais optar. Isto é, se será apenas uma ideia para o presente, ou se será mesmo um compromisso para o futuro.
Suponho que enquanto as DSLRs venderem, vão continuar a produzi-las. Mas com este sistema querem estancar a hemorragia de clientes que devem estar a sofrer (resta saber se não será já demasiado tarde...). Curioso será ver se, depois de lançar as primeiras mirrorless vão continuar a lançar novas DSLRs, e a que ritmo. Já quando a D850 se falava que seria a "última da sua classe". Será que é mesmo assim?
Por outro lado, até que ponto esta mirrorless será um esforço "sério"? Não será mais uma "aposta a meio gas" com medo de canibalizar vendas das DSLRs (que foi o que basicamente aconteceu com as Nikon 1)?
 
Será que viram o FF para o mirrorless e continuam a apostar em DSLR APS-C. Não conheço as estatísticas, mas julgo que as APS-C de entrada ainda devem vender muito bem, porque são baratas. FF é um mercado com outros valores onde a Sony conseguiu competir com as DSLR com preços atrativos nas mirrorless . Não vemos essa competição em APS-C nem com as m4/3.
 
Eu acho que umas APS-C mirrorless, pequenas e baratas, iam vender bem.

Mas com calma.
Para já penso que seja mais seguro começar com FF e investir bem no desenvolvimento de vidro bom para o novo mount.
APS-C tem lugar no mercado, e com o mesmo mount poderia usar lentes FF também...
Mas eu apostava nisso mais para a frente.

Cumps
 
Mas porque motivo ainda ninguém fez mirrorless competitivas (face a dSLR) abaixo de FF? Acho que o preço da tecnologia ainda não o permite...
 
Mas porque motivo ainda ninguém fez mirrorless competitivas (face a dSLR) abaixo de FF? Acho que o preço da tecnologia ainda não o permite...

Então e as Fuji?

Será que viram o FF para o mirrorless e continuam a apostar em DSLR APS-C.

"Continuam"? Desde que introduziram as FF, a Nikon deixou de apostar em APS-C.


Eu ainda acho que APS-C tem o seu lugar, mas não é com apostas a meio gas, com sistemas envelhecidos e deficitários. Só a Fuji tem mantido uma aposta credível em APS-C. E isso é porque não tem FF. A própria Sony, depois de lançar as suas FF, perdeu muito do seu ímpeto em APS-C. Os corpos Axxxx sobrevivem porque continuam a cobrir muito bem um certo nicho de vídeo (muito graças à Sigma).
 
A Fuji, pelo que sei ainda não tem máquinas a 400€. Quem quer começar sem gastar muito, não vai para a Fuji. Compram Canon ou Nikon e iniciam-se nos respectivos ecossistemas . Quem compra lentes e depois quer algo mais, continua nas dSLRs das marcas com que se iniciou porque já gastou umas centenas ou milhares de euros em lentes (como eu por exemplo que penso em comprar uma D7500 e não uma Fuji).

Eu não acho que o sustento das APS -C seja o mercado profissional e para o mercado entusiasta e amador, desde que vão saindo corpos mais modernos, o leque de lentes já é bastante satisfatório, as lentes boas, continuam boas. Os sensores e restante tecnologia é que tem avanços mais significativos neste mercado.

Eu não me vejo a sair de APS-C a menos que corpos e lentes FF desçam de preço de forma drástica nos próximos anos. A mais valia das APS-C é o preço baixo, elas não precisam ser o state of the art.
 
Na 1200D tinhas menus com scroll vertical?
Não, não tinha...mas como ela tinha menos opções, tinha praticamente só um separador para cada coisa. Estava bom.
Acho é que já era tempo de introduzirem o scroll vertical na interface. Permitiria arrumarem todas as definições das câmaras mais recentes (e de gamas superiores) em metade dos separadores.

Já quando a D850 se falava que seria a "última da sua classe". Será que é mesmo assim?
Por outro lado, até que ponto esta mirrorless será um esforço "sério"?
Pois, é mesmo isso. Uma vez que estamos a falar de dois sistemas full-frame (ou um e meio, se considerarmos a possibilidade de usar as lentes F na mirrorless), digo eu que ter os dois em desenvolvimento, produção e comercialização, nestas gamas, implica um esforço massivo por parte da marca, ao mesmo tempo que eles canibalizam as suas vendas mutuamente.
Que era interessante, era...existir uma sucessora para a D850, iria certamente dividir muita gente na escolha.
Talvez até a Canon venha a ter influência nisso, dependendo se virá a existir uma 5D Mark V ou não.
 
Novo teaser e nova imagem:

nikonmirrorlessmountfeat-800x420.jpg


Já se fala na eventualidade do sensor ser ligeiramente maior que o standard full frame. (43.8×32.9mm sensor)
 
Back
Topo