Análise Noctua NH-U12P

Boas

Eu tenho este cooler no meu pc e só posso dizer bem dele, mas aconselho é a trocarem a ventoinha que foi o que fiz, meti uma PWM e fiquei com temp's melhores e o PC mais silencioso


Cumps
Qual foi exactamente o modelo de ventoinha que meteste? A de origem já é de qualidade e já é de si silenciosa! 1200 RPMs com air flow de 92,3 m³/h apenas 1200 rotações não é coisa vulgar.....
 
Última edição:
Boas

Opa, a ventoinha é uma Artic Cooling Fan 12 PWM que custa 6€ :)

A grande vantagem é que em idle ando sempre com cerca de 500rps's (silencio) e quando é preciso vai até ao maximo de 1500rpm's

As ventoinhas da Noctua têm "bons numeros", mas na minha opinião não passa disso porque na realidade a quantidade de ar que movimentam é muito reduzido...

Já exprimentei "algumas" fans e claro que também comprei 2 modelos Noctua, e olha estão ambas paradas porque não me convenceram...


Cumps
 
Boas

Opa, a ventoinha é uma Artic Cooling Fan 12 PWM que custa 6€ :)

A grande vantagem é que em idle ando sempre com cerca de 500rps's (silencio) e quando é preciso vai até ao maximo de 1500rpm's

As ventoinhas da Noctua têm "bons numeros", mas na minha opinião não passa disso porque na realidade a quantidade de ar que movimentam é muito reduzido...

Já exprimentei "algumas" fans e claro que também comprei 2 modelos Noctua, e olha estão ambas paradas porque não me convenceram...


Cumps

Só podes estar a brincar...

Noctua NF-P12
Rotational Speed (+/- 10%) 1300 RPM
Airflow 92,3 m³/h
Acoustical Noise 19,8 dB(A)
Static Pressure 1,68 mm H2O

ARCTIC FAN 12 PWM

Rated Fan Speed: 1500 RPM
Airflow 94.7 m3/h
Noise Level: 23.5 dB(A)
Static Pressure ?
 
Última edição:
Só podes estar a brincar...

Noctua NF-P12
Rotational Speed (+/- 10%) 1300 RPM
Airflow 92,3 m³/h
Acoustical Noise 19,8 dB(A)
Static Pressure 1,68 mm H2O

ARCTIC FAN 12 PWM

Rated Fan Speed: 1500 RPM
Airflow 94.7 m3/h
Noise Level: 23.5.0 dB(A)
Static Pressure ?

A única diferente passa mesmo pelo preço entre uma ventoinha e outra.
Mas a Noctua é bem melhor!

Portanto, há que dar razão ao RSC, disso não tenhas dúvidas.
 
Boas

Opa, a ventoinha é uma Artic Cooling Fan 12 PWM que custa 6€ :)

A grande vantagem é que em idle ando sempre com cerca de 500rps's (silencio) e quando é preciso vai até ao maximo de 1500rpm's

As ventoinhas da Noctua têm "bons numeros", mas na minha opinião não passa disso porque na realidade a quantidade de ar que movimentam é muito reduzido...

Já exprimentei "algumas" fans e claro que também comprei 2 modelos Noctua, e olha estão ambas paradas porque não me convenceram...


Cumps

Só podes estar a brincar...

Noctua NF-P12
Rotational Speed (+/- 10%) 1300 RPM
Airflow 92,3 m³/h
Acoustical Noise 19,8 dB(A)
Static Pressure 1,68 mm H2O

ARCTIC FAN 12 PWM

Rated Fan Speed: 1500 RPM
Airflow 94.7 m3/h
Noise Level: 23.5.0 dB(A)
Static Pressure ?
A quote abaixo por si só responde a ti ;)
Qualidade do ar? :rolleyes: números? :rolleyes: hoje o tempo em lisboa está nos 28 Cº e o cooler com a tal ventoinha "que é só números" está nos 39 Cº com a cpu em idle..... A outra ventoinha "mais silenciosa" dá 1500 rpm contra 1300 rpm para só dar mais uns 2 cfg? Andas com isso a 500 rpm em idle? Com o tempo quente a 500 rpm deve ser bonito deve..... A minha a 1300 rpm mal se ouve e com a tampa da caixa fechada só ouço a da gráfica que por si só sobra para fazer barulho!

Já tive essa ARCTIC FAN 12 PWM e não chega aos calcanhares da NF-P12...
Exactamente! Um amigo meu tem aquela ventoinha, mesmo modelo, e viu ontem à noite este cooler com a ventoinha em acção e ficou admirado com a qualidade do conjunto todo!
Só tenho de fazer umas poupanças para tirar todas essas fan OEM de m*rd* da minha caixa e descançar os meus ouvidos. :) E nem é preciso dizer qual vai ser a marca e modelo de ventoinha :)
 
Última edição:
Só podes estar a brincar...

Noctua NF-P12
Rotational Speed (+/- 10%) 1300 RPM
Airflow 92,3 m³/h
Acoustical Noise 19,8 dB(A)
Static Pressure 1,68 mm H2O

ARCTIC FAN 12 PWM

Rated Fan Speed: 1500 RPM
Airflow 94.7 m3/h
Noise Level: 23.5.0 dB(A)
Static Pressure ?

São apenas numeros...

É a minha opinião, que é baseada em testes feitos no meu sitema. Convido-te a tirar as 2 Noctua em "Push-Pull" e por uma Artic Fan 12 PWM e comprova tu mesmo.

Já agora, 19.8dB pode considerar-se inaudivel (não é facil ter um ruido ambiente de 20dB). Não as ouves ? Os discos mecânicos têm niveis de ruido anunciados bem mais elevados e o que é que ouves? Eu diria que ouves as fan's (se tiverem a 1200rpm's claro)

Foi uma luta que tive para conseguir ter o PC silencioso (i7 920@3800) ao ponto de serem os discos a incomodar, o que me icentivou a comprar um vertex para sistema mais um disco mecânico que o SO desliga ao fim de alguns minutos. Resultado, tenho agora o incomodo de ter que levar com ruido electronico do Monitor :p

Nota: agora com as temp´s de verão já não tá tão silencioso assim, mas ainda assim bem aceitável...


Cumps
 
São apenas numeros...

É a minha opinião, que é baseada em testes feitos no meu sitema. Convido-te a tirar as 2 Noctua em "Push-Pull" e por uma Artic Fan 12 PWM e comprova tu mesmo.

Já agora, 19.8dB pode considerar-se inaudivel (não é facil ter um ruido ambiente de 20dB). Não as ouves ? Os discos mecânicos têm niveis de ruido anunciados bem mais elevados e o que é que ouves? Eu diria que ouves as fan's (se tiverem a 1200rpm's claro)

Foi uma luta que tive para conseguir ter o PC silencioso (i7 920@3800) ao ponto de serem os discos a incomodar, o que me icentivou a comprar um vertex para sistema mais um disco mecânico que o SO desliga ao fim de alguns minutos. Resultado, tenho agora o incomodo de ter que levar com ruido electronico do Monitor :p

Nota: agora com as temp´s de verão já não tá tão silencioso assim, mas ainda assim bem aceitável...


Cumps
Posta os teus testes tu mesmo com as ventoinhas de origem e estas tais que tu dizes que são bem melhores. Os meus dois discos da WD de 250 GB cada um são extremamente silenciosos portanto..... Na página inicial foram feitos os testes e eles também dizeram que a ventoinha a 1300 rpm era muito silenciosa.

Uma ventoinha pode vibrar mais se estiver mal montada e se estiver com as pás cobertas de pó e se o cooler estiver sujo é evidente que as temperaturas sobem mais além de que o ar faz muito barulho a passar pelo pó.

Mas se tu dizes que o teu sistema tem bom cooling com outras ventoinhas no cooler então mostra aqui os resultados.
 
eu também já testei o cooler tanto com uma noctua, com as 2, com 1 artic pwm e com 2pwm e a que obtem melhores resultados é com 1 artic sozinha...

as 2 noctua a fundo também apresentam bons resultados mas mesmo assim só uma artic é melhor qualquer coisa e tem a vantegem de em idle ter o pc silencioso enquanto que com as noctua tá sempre a fazer bastante barulho e com piores resultados!

quem quiser perder tempo a testar tudo em condições que o faça e depois falamos de qual é melhor...

cumps
 
O facto de esta ou aquela fan instalada no cooler também tem a ver com o fluxo de ar dentro de uma caixa do pc! Eu antes tinha a fan mal montada no cooler, em vez de "tirar" o ar do cooler estava no lado contrário do cooler mesmo ao pé da fan da traseira da caixa que tira o ar quente da caixa!

mas pronto admito que possam haver fans mais baratas que a actual que vem com este cooler. Mas será que os resultados serão mesmo iguais? Porque tenho as minhas dúvidas que os sensores de temperaturas das boards seja eficientes na medição das mesmas e em vários casos dão diferenças de temperaturas de board para board!


Grande cooler este! Tempo quente, agora 32 Cº aqui na minha zona, e a cpu em Idle está nos 39 Cº isso com a "má" ventoinha que vem de origem. :P Mas para mim é excelente ventoinha até me refresca a mim além do cooler! :p
 
Última edição pelo moderador:
Grande cooler mesmo! Com o calor que se faz sentir hoje, e vai apertar nos próximos dias, o cooler consegue manter a cpu nos 40-41 Cº o que é bastante bom porque antes rondava os 39 Cº em hilde! Com o tempo nos 34 Cº na minha zona o cooler demonstra bem a sua eficácia!

valeu a pena os €€€ que ele custou e prova ser um dos Top coolers de refrigeração a ar e bate mesmo alguns sistemas em WaterCooling!
 
Boas.
Com este calor todo o meu o meu ronda os 36ºC e os 38ºC. Penso que não é nada mau...e silencio é coisa que este cooler tem.

cumps
 
boas!
tenho esse cooler mas a versao para 1366.

a questão é:

sem os redutores (aquelas fichas pretas para 7v e azuis para 5v) o cooler fica a funcionar a 12V, certo?

eu tenho a fichas pretas ligadas (2 fans) ou seja está a funiconar a 7v. se ligar sem estes redutores as ventoinhas mandam mais ar? como é que voces têm isso ligado? usam esses redutores?
 
boas!
tenho esse cooler mas a versao para 1366.

a questão é:

sem os redutores (aquelas fichas pretas para 7v e azuis para 5v) o cooler fica a funcionar a 12V, certo?

eu tenho a fichas pretas ligadas (2 fans) ou seja está a funiconar a 7v. se ligar sem estes redutores as ventoinhas mandam mais ar? como é que voces têm isso ligado? usam esses redutores?
Não estás a perceber bem: Esses redutores são para reduzir o numero de rotações das ventoinhas logo se tens um ligado é evidente que a ventoinha com menor rotação manda um menor fluxo de ar mas também produz menos ruido. Sem o redutor gira ao máximo da rotação possível, 1200 rpm, e tens o máximo fluxo de ar sobre o cooler.

dou-te o conselho de experimentares sem os redutores para veres se não notas diferenças no ruido das ventoinhas e para obteres os valores de temperaturas tanto em hilde como em full load da cpu e depois experimentas os redutores e depois recolhes os mesmos valores e no fim dos testes comparas os resultados e só depois tomas uma decisão baseada na relação descida de temperatura+ruido produzido.

Isto depende muito da qualidade da tua caixa e num bom, ou mau, fluxo de ar dentro da caixa porque se o fluxo de ar for bom então ao usares os redutores não vais notar diferenças nas temperaturas a não ser no aumento, ou não, do ruido.
 
Boas, gostaria de trocar o meu cooler pelo noctua, mas precisava de saber se aguenta, ou seja, se nam força muito a motherboard montada na caixa?
Força
 
Bom dia,

Montei recentemente este cooler, e penso estar com um problemazito. Ou melhor, uma duvidazita.
Eu liguei esta Ventoinha com o Adaptador Azul (é o que tem o ULNA activo ((acho que é assim que se chama))) e ela simplesmente não roda. Se eu ligar directamente ela arranca logo. Eu pensei que fosse porque o processador não atinge uma temperatura suficiente para a mesma rodar.

Testei rodar a ventoinha com a mão, e só com um ligeiro toque ela arranca e fica a rodar.
Testei com o IntelBurn Test e, o processador, mesmo com a ventoinha parada não passa dos 57º, portanto nao sei se isso é suficiente para a ventoinha rodar.

Queria saber se isto é normal, ou se está algo errado aqui.

Obrigado
 
É simples, voltagem muito baixa.

A board reduz a potencia, mas tu reduz outra vez com esse adaptador, logo não tem potência para arrancar.

Use os adaptadores apenas para ligação directa à fonte ou uma ficha da board sem regulação (as boards só controlam a ficha do CPU e uma ou outra adicional)

Já ligado na ficha do CPU, ligue directo.
 
Boas,

Obrigado pela ajuda. Acabei de desligar o PC e fazer exactamente o que me disseste (que faz todo o sentido) mas a verdade é que mesmo assim não funcionou. Mesmo ligado directamente sem qualquer adaptador. Experimentei ligar no PWR_fan e no CPU_fan e nada. A não ser que lhe dê um toque leve e ela começa a funcionar perfeitamente.
Ontem quando experimentei ligar directamente e ela funcionou, a caixa estava deitada. Hoje fiz isso com a caixa de Pé (que é como deve estar). Não sei se isso ajuda a tentar encontrar a solução para o meu problema.

[EDIT]

A ficha do CPU_fan tem 4 pinos, enquanto que as da ventoinha só têm 3. Sempre que ligo o PC ele da-me um CPU Error, tive de ignorar na BIOS para não me estar sempre a dar este erro, e eu ter de carregar F1 para continuar.
Achei isto normal, mas pode não ser. Por isso decidi acrescentar ao meu post.
 
Última edição:
Back
Topo