1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Nos e Vodafone vão partilhar rede fixa e móvel

Discussão em 'ISPs' iniciada por emOn, 29 de Setembro de 2017. (Respostas: 52; Visualizações: 7067)

1. viperbruno

viperbruno Suspenso

A NOS já têm FTTH desde do tempo da ZON. Agora onde há HFC (Cabo) não há FTTH e vice-versa, salvo raras excepções que são insignificantes na rede global.

2. carlos.fcpb

carlos.fcpb Power Member

Quer dizer que nas zonas onde não há FTTH da NOS, a Vodafone pode usar o HFC da NOS?
    Ou é só para a rede FTTH!?

3. viperbruno

viperbruno Suspenso

A partilha é de fibra (FTTH), até porque a Vodafone Portugal não teria equipamento para usar a rede HFC que já por si só é uma rede não propicia a partilhas (o espectro é limitado).

O âmbito da partilha é de juntar sinergias na expansão da rede, ou seja rede que a NOS ou a Vodafone expandam, a outra usa. Zonas actuais também poderão vir a ser usadas, aliás já há relatos que há zonas a abrir para a Vodafone.

Resumindo: Quem têm NOS (HFC) à porta fica tudo na mesma. Quem não têm nada e vir uma das duas a passar cabo, quase de certeza que fica com dois operadores a ter ali serviço.

Zonas actuais NOS (FTTH), pelo que já li aqui será tudo para partilhar, sempre que for do interesse da Vodafone e desde que não haja impedimentos técnicos.

4. Cunha90

Cunha90 Power Member

Boas, peço antes de mais desculpa de desenterrar este tópico mas gostaria de saber se alguém tem novidades sobre esta partilha ?

Aqui na minha zona (arredores de Penafiel/Lousada) a NOS já usa a fibra da Vodafone para comercializar os seus pacotes tv+net+voz mas continua a ter muito ma cobertura de rede móvel. Sera que ainda vão realizar a partilha da rede móvel ou já desistiram ?

5. viperbruno

viperbruno Suspenso

A NOS tem feito investimentos na modernização da rede, que ainda estão no terreno a ser feitos.
    A modernização é tanto ao nível de antenas, com mais capacidade e melhores equipamentos, como também aumento dos transponders em zonas urbanas.

Mas sim, a NOS nessa zona era um desastre, esperemos que este seja o ano que o investimento chegue aí.

Quanto a partilha, nunca mais se ouviu falar disso, mas na secção Telemóvel, tens lá quem demonstre ter informação interna, pode ser consigas ter respostas por lá.

6. Cunha90

Cunha90 Power Member

é verdade qui por aqui desde o tempo da optimus não houve qualquer melhoria do serviço móvel da nos, até pensava que mais rápido melhorava a rede móvel que ter fibra na minha aldeia como é o caso agora...
    Porque mesmo assim aos anos que a optimus/nos é reputada por ter ma cobertura, fico admirado de os ver gastar tanto dinheiro em publicidade e patrocínios em vez de melhorar a qualidade de serviço.

Mas obrigado pelos esclarecimentos e resto de boa noite :)

7. pantanuska

pantanuska Power Member

Aqui no Alto concelho de Alenquer chegou a fibra partilhada Nos/Vdf. Vou sair do ADSL da Meo (única operadora disponível até há pouco) e instalar fibra Vodafone.

8. Sfod

Sfod Suspenso

A modernização da rede móvel da NOS está a decorrer, é um procedimento que leva o seu tempo quando se tem que mudar praticamente tudo numa estação. Daqui a 6 meses já verás melhorias, em outros locais do País essas melhorias já são visíveis. Mas há todo um trabalho diário que leva o seu tempo. Vai acompanhando no site do Nperf a evolução da rede. Os dados naquele site são actualizados diariamente.

9. Aza

Aza Power Member

Boas, como sei que estou numa zona de partilha?

Tenho nos fibra aqui ha 2 anos prai e vodafone nem vela, como se pode saber essa situacao ou se é viavel

10. joselrl

joselrl Power Member

Em principio so novas instalações são partilhadas.

11. lsalvador

lsalvador Power Member

nperf? so encontro para medir velocidades, esta correcto ?

12. D-CLUB

D-CLUB Power Member

No menu do canto superior esquerdo selecciona "Velocidade e Cobertura".
    Em baixo é possível seleccionar o operador.

13. night_sign

night_sign Power Member

Na minha rua andam hoje a mexer em todos os PDOs da NOS, em todo o caso já dá coberto Vodafone mas não deve estar ativa.