Nos ira iniciar migração Clientes HFC para FTTH

Bem...Ponto de situação:

Estou numa zona de rede FTTH VDF em partilha com a Meo ( rede da VDF) e a Altice anda por cá a colocar fibra em ruas que a VDF não colocou há 5 anos e mais algumas ruas com reforço...estão em trabalhos nas condutas e com rolos de fibra encostadas às margens das estradas.

Mas qt à NOS (HFC) que é a que questão aqui...Estão em trabalhos profundos na minha rua e subjacentes (e tb na zona) diminuindo a distancia ao nó otico e trocando equipamentos e cablagens de rua.

Estão, igualmente, em expansão pelo concelho numa rede coaxial. Hoje de manhã já vi zonas ,onde só havia ADSL, com tap´s e contei 15 baixadas eléctricas ( expansão em coaxial num raio de 6 km). Nada de FTTH (fibra otica)

Portanto nestas zonas de CABO da NOS em que a VDF tb tem rede própria e que o Meo tb a usa...Pelo que vejo (investimento no coaxial) a NOS irá continuar por muitos anos assim como está!

Vai ao encontro da ultima resposta que tive do departamento de infraestruturas: " A NOS Comunicação SA não tem qualquer interesse em intervir e alterar a tecnologia"

Tudo certo portanto!

Quem quiser ter mesmo fibra terá que te ir para a VDF ou Meo.

Obrigado pelo update amigo, ja estou mentalizado e assim.que acabar o contrato xau xau nos
 
Bem...Ponto de situação:

Estou numa zona de rede FTTH VDF em partilha com a Meo ( rede da VDF) e a Altice anda por cá a colocar fibra em ruas que a VDF não colocou há 5 anos e mais algumas ruas com reforço...estão em trabalhos nas condutas e com rolos de fibra encostadas às margens das estradas.

Mas qt à NOS (HFC) que é a que questão aqui...Estão em trabalhos profundos na minha rua e subjacentes (e tb na zona) diminuindo a distancia ao nó otico e trocando equipamentos e cablagens de rua.

Estão, igualmente, em expansão pelo concelho numa rede coaxial. Hoje de manhã já vi zonas ,onde só havia ADSL, com tap´s e contei 15 baixadas eléctricas ( expansão em coaxial num raio de 6 km). Nada de FTTH (fibra otica)

Portanto nestas zonas de CABO da NOS em que a VDF tb tem rede própria e que o Meo tb a usa...Pelo que vejo (investimento no coaxial) a NOS irá continuar por muitos anos assim como está!

Vai ao encontro da ultima resposta que tive do departamento de infraestruturas: " A NOS Comunicação SA não tem qualquer interesse em intervir e alterar a tecnologia"

Tudo certo portanto!

Quem quiser ter mesmo fibra terá que te ir para a VDF ou Meo.
Não percebo como é possível que a NOS ainda ande a instalar redes coaxial em zonas novas em vez de FTTH.
Já percebemos que afinal a migração de HFC para FTTH dificilmente acontecerá na próxima década (embora seja um grande erro) mas andar a instalar coaxial em zonas novas não tem a mínima lógica. Devem estar a querer ter os mesmos problemas nessas zonas daqui a uns anos como estão a ter agora com a rede coaxial que está a rebentar por todo o lado...
 
Obrigado pelo update amigo, ja estou mentalizado e assim.que acabar o contrato xau xau nos

De nada amigo...Só com estes updates é que podemos prestar boas infos ao pessoal...tentar perceber o que acontece...


Não percebo como é possível que a NOS ainda ande a instalar redes coaxial em zonas novas em vez de FTTH.
Já percebemos que afinal a migração de HFC para FTTH dificilmente acontecerá na próxima década (embora seja um grande erro) mas andar a instalar coaxial em zonas novas não tem a mínima lógica. Devem estar a querer ter os mesmos problemas nessas zonas daqui a uns anos como estão a ter agora com a rede coaxial que está a rebentar por todo o lado...

Tb não percebo! mas mesmo que alguma coisa passe a FTTH, grande parte ainda ficará a HFC porque caso contrario não estariam a expandir em cabo.

É complicado perceber a NOS....A NOS está constantemente com "prejuízo" e/ou ausência de grande lucro porque ela ainda não sabe o que quer...quer ser a mais barata... lixa-se forte e feio....se quer ser a melhor...lixa-se forte e feio...se quer ser a mais desenvolvida tecnologicamente...lixa-se forte e feio...e portanto não sei qual é a politica estratégica dela....porque ela quer ser tudo! É um operador fraco!!!!!!!

https://www.jornaldenegocios.pt/emp...stral-da-nos-cai--61-para-35-milhoes-de-euros



Contudo A Altice já começou a fibrar aqui (colocação de PDO´s) que actualmente está a usar a rede FTTH da VDF em partilha. Quer ter a sua própria rede FTTH.
 
Não percebo como é possível que a NOS ainda ande a instalar redes coaxial em zonas novas em vez de FTTH.
Já percebemos que afinal a migração de HFC para FTTH dificilmente acontecerá na próxima década (embora seja um grande erro) mas andar a instalar coaxial em zonas novas não tem a mínima lógica. Devem estar a querer ter os mesmos problemas nessas zonas daqui a uns anos como estão a ter agora com a rede coaxial que está a rebentar por todo o lado...

Eu pensava q isso nunca se fazia? Tipo supostamente quem tem HFC é porque ja tinha tv cabo ou netcabo? Q foi montado nos 90s/2000s??
 
Mas o que eles tinham planeado era diminuir o peso do HFC na rede fixa e aumentar o FTTH... Isto vai precisamente em sentido oposto... Há aqui qualquer coisa que não bate certo...
 
São 6 km no concelho de Vila do conde (Porto) aproveitaram a proximidade da rede coaxial do tempo da TV Cabo e expandiram...

Outra novidade, na minha zona a altice andou a fibrar para reforço de portos com rede própria dado que está a usar a da vdf... E deixaram alguns pdos em ruas mais saturadas mas continuará usar a rede da vdf. A partilha é para continuar... O que faz com que a NOS não entrará... Disseram m os tipos que andaram a fazer fusões..
 
Eu pensava q isso nunca se fazia? Tipo supostamente quem tem HFC é porque ja tinha tv cabo ou netcabo? Q foi montado nos 90s/2000s??

Sim é...na minha rua é de 1993, por exemplo, mas se houver uma rede coaxial próxima eles expandem. Fazem baixadas eletricas e pronto..a fibra continua na central.
 
Sim é...na minha rua é de 1993, por exemplo, mas se houver uma rede coaxial próxima eles expandem. Fazem baixadas eletricas e pronto..a fibra continua na central.

Em hfc em media quantos metros é que os cabos coaxiais têm? Lembro me quando era puto vivia num predio q tinha cabovisao e era dos unicos como é que funcionava isso? Era igual a nos?
 
Em hfc em media quantos metros é que os cabos coaxiais têm? Lembro me quando era puto vivia num predio q tinha cabovisao e era dos unicos como é que funcionava isso? Era igual a nos?

A rede coaxial necessita de amplificação de 100 em 100 metros e de baixada eletrica de 600 em 600 metros (+/-) para funcionar de forma minimamente decente...e mesmo assim depende do nr de ligações na rua ou na célula a que estás ligado, por exemplo, dado que não estás a trabalhar com fibra.

Sim tinhas cabovisão que funcionava igual à NOS (TV cabo na altura). Docsis 2.0
 
até já foi introduzido o docsis 4.0, mas ainda é muito recente (e certamente que os equipamentos ainda não devem ser nada baratos...). Na NOS, ao que parece a rede está toda (ou quase) em docsis 3.1
 
Back
Topo