[Notícia] Governo quer software grátis nos computadores mais antigos das escolas

Sim.. Mas se se encontrar uma nova forma de interagir, mais fácil e intuitiva que a anterior.. Porque não mudar? :)

Se fôssemos a pensar assim, ainda estaríamos a usar terminais CLI.. :S

Estamos a falar de distros Linux em computadores de escola mais antigos, certo? E mesmo no geral, não estou a ver a q "paradigmas" novos de utilização te possas estar a referir no universo das distros Linux mais conhecidas.
 
Estamos a falar de distros Linux em computadores de escola mais antigos, certo? E mesmo no geral, não estou a ver a q "paradigmas" novos de utilização te possas estar a referir no universo das distros Linux mais conhecidas.

Sim.. Isso pode ser feito com interface gráficas diferentes.. Não estou a referir a este caso..

Para este, desde que se garanta uma transição suave, acho que há diferentes caminhos para se chegar a uma utilização eficiente.
 
Parece que estamos a perder alguns dos "riquismos" a que fomos habituados e ainda bem. Finalmente abriram os olhos para uma realidade que já é a do dia a dia em muitos países.
 
O problema é que não há software livre tão bom como o Office da MS.

É quase como dizer que o paint é o melhor em detrimento do Photoshop.
 
Aqui no meu local de trabalho já nos disseram que para poupar nas licenças de Microsoft Office vamos ter que instalar o OpenOffice.
Concordo em absoluto, o problema é que já estou a ver problemas de incompatibilidades com ficheiros que as pessoas tragam entre *.doc *.odt, etc.
 
Quanto a distribuição, Mint FTW...

Em relação a suites de office...
Com o libreoffice até se trabalha bem, mas o trabalho, no meu ver, nunca fica com tão bom aspecto como no Office da Microsoft.

Just my 2 cents...
 
Os computadores que se referem na escola penso que são uns acer e dell (penso que são de 2004). Com pentium IV 3000mhz e 512ram, placa gráfica onboard, disco de 80gb e monitor de 17. Eu implementei numa escola o ubuntu, pclinuxos, o mint e até o puppy. Com gnome achei pouco fluido, optei pelo xfce.
Mas claro sempre em dual boot, porque não havia confiança da direcção e muito receio na mudança.
Preferiram pagar cerca de 450€ em licenças Microsoft. Esses 450€ poderiam servir para adquirir impressoras e outro material. mas pronto, é o que temos. Acho que não se deveria optar por um especifico, porque na verdade o que nós usamos são programas e não o sistema operativo. A variedade de ambiente gráficos permite também o melhor conhecimento do sistema. De ínicio pode custar um pouco, mas depois vai lá. Também muita gente se queixou da mudança do xp para o vista ou do office 2003 para o 2007.
 
Última edição:
Aqui no meu local de trabalho já nos disseram que para poupar nas licenças de Microsoft Office vamos ter que instalar o OpenOffice.
Concordo em absoluto, o problema é que já estou a ver problemas de incompatibilidades com ficheiros que as pessoas tragam entre *.doc *.odt, etc.
Se o problema fosse só esse... o Office é de facto superior à concorrencia.
 
Mas o que é que se usa assim de tão avançado numa escola que o libreoffice não consiga fazer? E, pelo menos na minha utilização, que não é muita, nunca tive problemas em abrir documentos simples do MS office no libreoffice.
 
Mas o que é que se usa assim de tão avançado numa escola que o libreoffice não consiga fazer? E, pelo menos na minha utilização, que não é muita, nunca tive problemas em abrir documentos simples do MS office no libreoffice.
Eu trabalho maioritariamente com o Excel. O Excel é uma ferramenta bastante poderosa, que consegue lidar com uma imensidão de linhas (200k+), com PROCVs. Coitada da concorrência, borra-se toda.
 
Eu trabalho maioritariamente com o Excel. O Excel é uma ferramenta bastante poderosa, que consegue lidar com uma imensidão de linhas (200k+), com PROCVs. Coitada da concorrência, borra-se toda.
E não só, todas aquelas ferramentas fáceis de usar, filtros, etc.
Para um utilizador mais avançado, os addins, o ribbon X e o vba são essenciais. Ui o MS office passa em cima do libbre/open office como se fosse um rolo compressor.
 
Eu trabalho maioritariamente com o Excel. O Excel é uma ferramenta bastante poderosa, que consegue lidar com uma imensidão de linhas (200k+), com PROCVs. Coitada da concorrência, borra-se toda.
Em que sentido é que o libreoffice não consegue lidar com uma imensidão de linhas com PROCVs?

Eu não trabalho maioritariamente com Excel, mas preciso de usar de vez em quando, e depois de passar a usar openoffice/gnumeric nunca senti falta de nada, até já fiz scripting em python no gnumeric.
Quanto a compatibilidades, ao contrário dos .doc, nunca tive qualquer problema com .xls.

Se eu que ainda uso alguma coisa de folha de cálculo não sinto falta do excel, não é certamente na escola que isso se irá sentir, onde nem lhe tocam. Nem a maior parte do pessoal na faculdade alguma fez usou excel...
 
Em que sentido é que o libreoffice não consegue lidar com uma imensidão de linhas com PROCVs?
Experimenta. Cria um ficheiro com 250k linhas que tem de fazer PROCV com outra sheet de 250K linhas. Depois diz-me como correu.

Se eu que ainda uso alguma coisa de folha de cálculo não sinto falta do excel, não é certamente na escola que isso se irá sentir, onde nem lhe tocam. Nem a maior parte do pessoal na faculdade alguma fez usou excel...
Vai lá ver onde começou a conversa do OpenOffice vs Office. Não foi "na escola".
 
Experimenta. Cria um ficheiro com 250k linhas que tem de fazer PROCV com outra sheet de 250K linhas. Depois diz-me como correu.
Sheet1 -> Duas colunas com 500k linhas.
Sheet2 -> procv das colunas da Sheet1, =VLOOKUP(A1;Sheet1.A1:B500000;1)

Suponho que não seja isto, a indexação é instantânea.

Vai lá ver onde começou a conversa do OpenOffice vs Office. Não foi "na escola".
Sim, pode ser diferente num contexto profissional, mas o contexto deste tópico é a escola, e aí todas as features exclusivas do office, mesmo que seja no Word, são irrelevantes.
 
Claro?

Pode haver outro factor qualquer em conta tipo ter poucas colunas ou ter RAM que nunca mais acaba, mas aquilo é de facto instantâneo, tão instantâneo como fazer uma conta de somar.
Já no Gnumeric, nota-se ali uma fracção de segundo até mostrar o resultado, mas mesmo assim não é nada com que não se viva.
 
Cada vez mais o Linux é uma alternativa. No que toca a suites, existe também a Lotus Symphony 3, que acho muito simples e bem parecida.
Cumprimentos.
 
Eu em nunca tinha usado office da ms, nem na escola nem profissionalmente.
A unica vez que necessitei de usar algo parecido foi nas novas oportunidades, e eu nunca possui nenhum portatil ou descktop com windows, perguntei lá se
podia usar outro sistema e disseram-me que por eles tudo bem desde que desse para fazer o trabalho.
Usei ubuntu, e liberoffice, tudo compativel era só meter na pen e passar para os portáteis da monitora com windows e estava tudo correto, ela chegou a uma altura em que teve de corrigir umas linhas no meu portatil, e usou o sistema sem problemas ou queixas, até elogiou o sistema operativo, que desconhecia.
 
Back
Topo