Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Acabei de encomendar uma coisa destas:

G5A7Hxp.png


Alguém tem algum que possa dar feedback sobre a fiabilidade, funcionamento do TTL, é suficientemente potente para fazer bouncing num tecto não muito alto?


A ideia é só ter um flash básico para a minha Sony A7II porque me dá jeito para usar dentro de casa com os miúdos. Estava mais inclinado para o Godox TT350s, mas o facto de o Neewer ser mais pequeno e custar menos de metade é difícil de ignorar, além disso o que o Godox faz a mais, como o HSS e o RC não é algo a que vá dar uso.
 
Compras feitas ao longo desta última semana:
fullsizeoutput-a9f.jpg

  • 100 folhas 10x15cm "everyday use" GP-501
  • 100 folhas A4 "everyday use" GP-501
  • 50 folhas A4 Matte MP-101
  • 20 folhas A4 Semi-gloss SG-201
  • Conjunto de 6 tinteiros tamanho standard 550+551
Parecendo que não, estão aqui aproximadamente 120€ de consumíveis, mas quase 70 são dos tinteiros.

Falando do papel, comecei pelo "everyday use" em 10x15cm para experimentar, gostei, e quando avancei com uma compra "a sério" optei por encomendar o mesmo papel em tamanho A4. Do pouco que já testei, parece ser o que me dá a experiência mais próxima de WYSIWYG face ao monitor, pelo que penso que seja um bom ponto de partida para iniciação e, coincidentemente, é o mais barato por folha.
Escolhi uma foto, e imprimi-a em todos os papéis que tenho/tive, incluindo uma amostra do Canon Plus Glossy II (PP-201) que vinha com a impressora.
Gosto muito do semi-gloss e já contava gostar. As minhas impressões, no passado, foram sempre feitas em Lustre. Infelizmente é o mais caro de todos os que aqui tenho, e isso reflecte-se até no tamanho da embalagem (não existe com mais de 20 folhas).
Presumo que o "everyday use" vá ser o que eu mais vou consumir, pelo menos no início, devido à proximidade com o que vejo no monitor. Penso que só com o passar do tempo é que começarei a ter vontade de ver as fotos com outro look, porque para já vai ser mesmo uma questão de as passar do ecrã para o papel. Isso, por si só, já será uma novidade.

Quanto aos tinteiros...andei a fazer contas aos preços e tamanhos e, curiosamente, cheguei à conclusão que não compensaria comprar os tamanhos XL, maioritariamente pelo facto de não existir um pack com os 6 que preciso, nesse tamanho. Teria que comprar os 4 principais XL (C/M/Y/BK) em conjunto, e depois os cinzento e preto de pigmentos à parte, e esses dois em separado tornavam o preço por ml mais elevado do que na compra do kit de 6 tinteiros de tamanho standard, por isso...standard seja. Por agora ainda estou a acabar os Setup que vinham com a impressora.

Para já, quero é começar por implementar o hábito de imprimir. Basicamente, tenho um brinquedo novo :biglaugh:
 
tinteiros compro sempre reciclados no ebay, funcionam tão bem como os de marca e custam 1/5
Uma das coisas que pretendo experimentar mais para a frente são precisamente os compatíveis, até porque consigo estes modelos literalmente a cêntimos, cada um. Até ando tentado a comprar um conjunto deles para ter cá ao mesmo tempo do que os originais e comparar os resultados. Para o papel "everyday use" seriam uma óptima forma de poupar dinheiro e incentivar-me a imprimir mais.
 
Isso vêm...nem é a questão de funcionarem ou não que me preocupa, é só as cores. Com papel barato 10x15cm ou A4 "qualquer coisa serve", mas quando começar a imprimir em A3+ (13x19"), e a pagar 2 a 3€ por folha, vou ter mais cuidado, pois só uma folha custa mais do que os tinteiros.
 
Eu gosto do papel matte, mas a cores, a p&b gosto mais em brilhante.. sou gajo para testar esse semi gloss. Fiquei com uma Canon ix5000 da empresa + tinteiros fechados e vou aproveitar para imprimir

Edit: Andei meses e meses a namorar as impressoras da Epson, mas depois como não vendo prints, acabei por nunca avançar com a compra.
 
Por falar em impressão.....comprei numa promo uma HP Tango que imprime até A4, gostei dela porque não sou aquele fanático de impressão de trabalhos com a máxima qualidade, impressora custou 90€ ,pago 3€ mês que incluiu os tinteiros que gaste, esse plano dá-me para 50 impressões A4 mês, mas para mim o melhor que tudo é que permite imprimir o que quiser em 10*15 desde que seja através de um dispositivo móvel....ou seja, já imprimi prai 500 10*15 onde só tive de suportar o custo do papel e a mensalidade dos 3€.

A impressora como está ligada a rede encomenda logo os tinteiros assim que baixa dos 50% sem ter que fazer nada.

Esta situação para mim é ótima , 50 impressões A4 para mim da e sobra....e imprimo o que quero em 10*15.
 
Agora fizeram-me ir ver o que ainda tinha de papel fotográfico :p

oNRPdDu.jpg


Para impressão A4, prefiro o semi-gloss de 300 gramas.
Para impressão 13x18 e 10x15 prefiro glossy com uma gramagem entre os 200 e os 250.

Gosto deste papel da HP.
Aqui vê-se mais deste, mas também já cheguei a ter desse da Canon e é a mesma coisa, basicamente.

Cumps
 
@MylleZ realmente semi-gloss de 300 gramas deve ficar impecável. O semi-gloss da Canon é de 260, mas ao pegar numa impressão nota-se logo a diferença no peso e na integridade da folha. Dá outro gosto manusear uma impressão assim.
A tua impressora também é Canon, não é? Como é que fazes quanto aos perfis ao imprimir? Usas o perfil mais aproximado da Canon ou nem sequer configuras?

Comecei hoje a imprimir em condições.
Para já, estou positivamente impressionado com a durabilidade dos tinteiros Setup. Já fiz mais de 20 impressões A4, e 4 ou 5 em 10x15cm, sempre na qualidade máxima, e eles ainda não acabaram (tenho o Ciano a acabar, mas também fiz 7 ou 8 impressões com fundo azul, a comparar os papéis). Para tinteiros "gratuitos", bem bom.
Estou a acabar de imprimir as minhas fotos favoritas de 2019 e ainda nem peguei nos tinteiros que comprei para as fazer :)
Se calhar vou gastar menos dinheiro em tinta do que pensava.

O próximo passo é comprar Semi-gloss ou Lustre em A3+, para começar com as impressões grandinhas. Optei por comprar primeiro vários A4, mas foi mais por uma questão de custos, pois queria primeiro conhecer os papéis disponíveis. Assim arriscava menos, enquanto imprimia num formato que também gosto, mas depois pretendo ficar com os mais baratos (glossy "everyday use" e talvez o matte) para 10x15 e para A4, e usar o papel de melhor qualidade para A3+. Além disso, existem mais tipos de papel em A4 do que em A3+.

Estou positivamente impressionado com o glossy everyday use. As fotos saem mesmo parecidas com o que tenho no monitor. Só gostava que fosse um bocadinho mais pesado, mas atendendo ao preço dele, não está mal.

EDIT: Por agora ainda estou a ter alguma dificuldade a encontrar uso para o papel matte. Fiz duas ou três impressões para teste, mas nenhuma delas me impressionou. Penso que o meu estilo de edição actual também puxa mais para a utilização do glossy. Nos últimos 2 anos tenho adoptado uma edição carregada de muito contraste, com tons muito fortes, muito saturados, e highlights também eles fortes, e penso que o glossy ajude a dar mais impacto às fotos.
 
Última edição:
Uso uma Canon MG7750 (6 tinteiros e impressão A4).
Já tem uns bons anos, mas até gosto dela.
Mas os tinteiros vão rapidamente, e são muito caros...

Não configurei perfis. Apenas calibrei o meu monitor (calibraram-mo, vá) para ficar aproximado ao que sai na impressão.
Mas não foi preciso mexer muito, porque desde o inicio que as impressões saiam parecidas.
Apenas noto que tenho que aumentar uns 0.5 na exposição, antes de imprimir, pois as impressões têm tendência a sair mais para o underexposed.

Cumps
 
Agora fizeram-me ir ver o que ainda tinha de papel fotográfico :p

oNRPdDu.jpg


Para impressão A4, prefiro o semi-gloss de 300 gramas.
Para impressão 13x18 e 10x15 prefiro glossy com uma gramagem entre os 200 e os 250.

Gosto deste papel da HP.
Aqui vê-se mais deste, mas também já cheguei a ter desse da Canon e é a mesma coisa, basicamente.

Cumps

E papel Ilford inkjet. Já alguém experimentou?

https://ilford.com/product-category/photo-inkjet/
 
Já andava de olho na Everyday Backpack da Peak Design mas o preço sempre foi proibitivo.

Comprei alguns acessórios deles e até a everyday sling, na altura porque ficava a metade do preço de qualquer das mochilas deles.

Só quem usa o material da peak design sabe da qualidade que têm os produtos, sejam as straps, mochilas, etc..

A sling que tenho deles só tem 10 litros de capacidade, é óptima para viagens curtas mas não serve em viagens onde seja preciso levar um casaco, comida, água , etc..

Aproveitei as promoções nas primeiras versões devido a terem lançado novos produtos. Ainda assim continuou com um preço algo elevado mas depois de tanto review que vi/li, uma das opiniões era unânime, vale cada cêntimo (espero que sim).

Estive indeciso entre a versão de 20L, a de 30L e, ainda entrou na corrida a Lowepro Protactic 450 II mas esta última é larga demais.

A ideia era ter algo de maior capacidade mas ainda assim pequeno e discreto, que coubesse debaixo do assento de um avião, onde pudesse levar máquinas, objectivas e ter uma zona para outras coisas mais volumosas.

7b2b043a2e306ab14999298a49d8fb76.jpg
70ce781b1ad29403f21dcb03ada29752.jpg
 
A Lowepro que lhe faz concorrência é a Freeline.

Essa é a de 20L?

Andei meses com essas todas debaixo de olho. Entretanto não comprei nenhuma, mas a ideia mantém-se, para o futuro. Para já ainda nem estreei a minha Lowepro Flipside 450 que comprei há já alguns meses, pois raramente tenho feito deslocações de propósito para fotografar.
 
É a de 20 sim.

A de 30 é muito grande para passar como mala pessoal num avião, não cabe debaixo do assento (julgo eu).

Sim, a lowepro é maior e tem muito mais espaço, acho que pelo valor, se o tamanho não for problema, oferece mais.

A protactic 450 ficava só mais 3€ que esta.
 
Estou a pensar em trocar o meu LowePro Streetline 140 por outro saco tipo sling mas ligeiramente maior. Essas coisas da Peak Design têm bom aspeto, o Sling 10L parece-me ser o ideal.

É a que tem sido a minha mala nos últimos tempos.

Em viagens longas não é o ideal por só levar material fotográfico e ser à tira colo.

De resto, é óptima para o que se propõe.
 
Eu aqui à uns tempos comprei a LowePro Protactic 350 (a 1a versão, pois estava a um preço muito simpático na altura que saiu a V2) e só tenho coisas boas a apontar!
Discreta, bastante robusta, e até ver não tive problema em colocar debaixo dos assentos nos aviões.
 
Back
Topo