Gráfica Novos drivers NVIDIA com suporte para Adaptive Sync (freesync)

Tem se portado bem.

Essa situação do vsync não é bem assim... Depende dos jogos. Já testei jogos onde fica com input lag com vsync, mesmo que limite os fps a 120.
A melhor opção continua a ser vsync off, o tearing mínimo na parte de baixo do ecrã só se nota se o frame rate for instável.

O Fullscreen Optimizations é outro... Na maioria dos jogos até tenho melhor performance, o único jogo onde tenho de desativar o fullscreen optimizations é o pubg, se não o fizer tenho crashes aleatórios a dar alt+tab.
Se vires o vídeo em cima e existe outros a mostrar o mesmo, o input lag medido é efetivamente inferior se tiveres o vsync ligado e estares dento da range.
 
Se vires o vídeo em cima e existe outros a mostrar o mesmo, o input lag medido é efetivamente inferior se tiveres o vsync ligado e estares dento da range.

Depende do jogo... Não tenho equipamento para testar, mas sou muito sensível a isso em jogos de primeira pessoa.

No PUBG esquece vsync, mesmo com lock a 120-140fps, o input lag é horrivel, nem dá para mirar em condições. Forza Horizon 4 é outro, vsync on = input lag.

Já no black ops 4, vsync on, desde que tenha fps lock 141 não tem qualquer input lag extra do vsync. Não faz diferença se o vsync for ativo no painel da nvidia ou jogo.

O tearing na parte inferior do ecrã com adaptive sync e vsync off mal se nota, eu pelo menos nem o vejo em situação normal de jogo, normalmente foco mais no centro do ecrã.
A linha de tearing parece ir mais para baixo quanto mais baixo forem os fps e acaba por desaparecer à volta dos 124 fps.
 
Última edição:
O Battle(non)sense conclui praticamente o mesmo que tinha referido! 124fps de cap sem Vsync para o mínimo input lag possível e sem tearing. Eu aposto mais nos 120 porque certos jogos têm frametime inconsistentes. Não deixa de ser uma solução fantástica, e grátis!
 
Pena que é apenas por display port. Quem liga o pc na tv, chapéu... A não ser, que dê com um conversor activo hdmi 2.0 > display port. O que não será provável uma vez que li ser preciso uma ligação HDMI 2.1 (próxima gen de gpus). Mas pode ser que o HDMI 2.0 suporte parcialmente qualquer coisa.

Tenho de me contentar com o vsync, desde que a gráfica tenha power para 30 ou 60 frames constantes não há muitos problemas. Eu também não jogo jogos competivos nem online. Dou mais valor ao conteúdo das campanhas offline. Mais que o lag da net deve ser ser sempre maior do que o do monitor.

Ou seja, relevância só para quem compete a nível profissional.
 
Última edição:
Não funciona com adaptadores! Para usufruir de VRR em televisores atualmente só mesmo com placa gráfica AMD :) Essas suportam por HDMI sem problemas.

Em relação ao lag, depende da perspectiva. Eu não gosto da experiência de jogar um jogo com Vsync a 30fps/60fps. O lag é imenso, mesmo que não seja competitivo, não me agrada a experiência, mas isso é opinião e gosto pessoal :)

A melhor solução sem VRR é:

- Limitar a framerate com o RTSS a um valor igual a: (Refresh Rate do monitor) - 0,5 ou 0,7

- Ligar Vsync

Deste modo evita-se o lag acrescentado de Vsync e continua-se com excelente suavidade de imagem!

Ter em atenção a refresh rate real do ecrã, porque é sempre um valor decimal e não exacto!

https://www.testufo.com/refreshrate
 
Última edição:
Mas estão a falar de gsync off + vsync on, ou, gsync on + vsync on?

Consigo notar algum input lag com apenas vsync on. Mas com gsync e vsync on, não noto nada.
 
Neste caso estamos a falar de Vsync ON + Gsync OFF @Ansatsu , mas mesmo Gsync + Vsync com um cap, tem input lag acrescentado!

E nesta imagem é uma situação com módulo Gsync, que é muito mais preciso que este Driver. Com este gsync por driver, aquilo bate constantemente no Ceilling a menos que se limite a 120fps/124fps, e aí o input lag vai ser ainda maior com o Vsync ligado.

blur-busters-gsync-101-gsync-vs-vsync-off-60Hz.png
 
@Ansatsu nessa imagem é uma situação com módulo Gsync, que é muito mais preciso que este Driver. Com este gsync por driver, aquilo bate constantemente no Ceilling a menos que se limite a 120fps/124fps, e aí o input lag vai ser ainda maior com o Vsync ligado. Limitando a framerate a 141fps em monitor com módulo Gsync, deixa de haver spikes a 144.
 
GeForce 417.75 hotfix driver

Nvidia driver GeForce 417.75 hotfix as released by NVIDIA. It fixes a G-SYNC issue where a G-SYNC monitor may display random desktop flicker when an HDMI monitor is also connected to the same graphics card.
 
Não funciona com adaptadores! Para usufruir de VRR em televisores atualmente só mesmo com placa gráfica AMD :) Essas suportam por HDMI sem problemas.

Em relação ao lag, depende da perspectiva. Eu não gosto da experiência de jogar um jogo com Vsync a 30fps/60fps. O lag é imenso, mesmo que não seja competitivo, não me agrada a experiência, mas isso é opinião e gosto pessoal :)

A melhor solução sem VRR é:

- Limitar a framerate com o RTSS a um valor igual a: (Refresh Rate do monitor) - 0,5 ou 0,7

- Ligar Vsync

Se a AMD já suporta por HDMI, é uma questão de tempo até a nVídia suportar igualmente. Correr a 60 frames ou mais, depende do jogo. Num shooter é mais importante o frame rate, do que num jogo de aventura que são os que mais jogo. Resumindo, quanto mais depressa tiveres que decidir, mais importa o frame rate.

Depois, há ainda questões como a distância da tela, a acuidade visual etc...

Eu já não me importo de jogar a 30-60 constantes. E se não tiver o fraps ou o afterburner, muitas vezes, nem noto.

Só me apercebi das diferenças 60 vs 120, com o Sonic Mania. A 120, se souberes jogar, acabas os níveis mais rapidamente. :) Mas há jogos que não são sempre à abrir. Um survival horror tipo Resident Evil 1. Os 120 frames pra quê? É um jogo de secções. Entra numa sala, explora, pensa e sai...

Mas actualmente, jogo a 60 porque são acessíveis e portanto sustentaveis por vários anos com a mesma gráfica.
 
Última edição:
@Ansatsu nessa imagem é uma situação com módulo Gsync, que é muito mais preciso que este Driver. Com este gsync por driver, aquilo bate constantemente no Ceilling a menos que se limite a 120fps/124fps, e aí o input lag vai ser ainda maior com o Vsync ligado. Limitando a framerate a 141fps em monitor com módulo Gsync, deixa de haver spikes a 144.

Só se for no teu monitor. O meu "não bate no ceilling" com fps lock a 141, só em alguns jogos com frame times instáveis, ai tenho de bloquear a 138.

A linha de tearing que desaparece abaixo dos 124fps é mais um problema de driver. Dá bem para ver quando "bate no ceilling" e o adaptive sync desactiva, por exemplo, se olhares com atenção a imagem não é tão fluida em movimento, e o tearing acontece por todo o ecrã.
 
@Ansatsu nessa imagem é uma situação com módulo Gsync, que é muito mais preciso que este Driver. Com este gsync por driver, aquilo bate constantemente no Ceilling a menos que se limite a 120fps/124fps, e aí o input lag vai ser ainda maior com o Vsync ligado. Limitando a framerate a 141fps em monitor com módulo Gsync, deixa de haver spikes a 144.

Ok acredito, mas sou-te sincero, estou a jogar o AC: Origins e não consigo notar qualquer tipo de diferença de input lag entre jogar só com Gsync, ou jocar com Gsync e Vsync. A framerate anda entre os 70fps e os 120fps(RTSS), dependendo se estou dentro das cidades ou fora.
 
Só se for no teu monitor. O meu "não bate no ceilling" com fps lock a 141, só em alguns jogos com frame times instáveis, ai tenho de bloquear a 138.

A linha de tearing que desaparece abaixo dos 124fps é mais um problema de driver. Dá bem para ver quando "bate no ceilling" e o adaptive sync desactiva, por exemplo, se olhares com atenção a imagem não é tão fluida em movimento, e o tearing acontece por todo o ecrã.

Nao é apenas no meu! É a forma como funciona, podes visualizar o vídeo do Battle(non)sense e aquilo que ele escreveu na descrição sobre os 124fps ou o vídeo do Rtings.

@Ansatsu sim! E num jogo desses é completamente irrelevante quando as diferenças de input lag são mínimas.
 
@askan7 já se descobriu uma solução para o problema do power cycle.

Se desligares o modo Low Input Lag antes de ativares o Freesync, o problema nunca mais acontece, seja ao iniciar o computador ou se o monitor entrar em suspensão. Já testei e funciona mesmo.

Como essa opção fica inativa quando se liga o freesync, fiquei sem perceber se realmente tem algum impacto no input lag ao desligarmos a mesma antes. O que a opção diz é que reduz o processamento de imagem para reduzir o input lag ao maximo.
 
@Ansatsu não te preocupes! no CFG73 o Low Input Lag não faz absolutamente nada quando tens o FreeSync activado, porque a Samsung tem o mínimo processamento possível logo activado sempre que ligas o FreeSync. O problema desse monitor é a 60hz em que o input lag á altíssimo porque a Samsung deixou escapar o facto da opção não estar disponível nessa frequência sem VRR.

Eles entretanto corrigiram isso com um firmware no CHG70, mas o CFG73 que eu tenha conhecimento até à data, nada feito!

De qualquer forma deduzo que seja irrelevante para ti porque não ligas lá uma PS4! E se falamos em questões futuras, as próximas consolas vêm todas com suporte a 120hz (a Xbox One X até já suporta) :)

@Tecno Nerd compreendo o que dizes! Nesse estilo de jogos é quase irrelevante. Tive uma PS4 Slim emprestada para jogar o God of War e o Spider-Man. Eu que "sou todo dos Hertz" e entusiasta destas coisas, nem "piei" a jogar aquelas obras primas (na minha opinião dos melhores jogos que joguei até hoje) a 30 frames por segundo. E isto sou eu que tenho um monitor de 240hz e que testo um monitor novo a cada 2 semanas e adoro estas coisas de frequências altas eheh :)
 
@askan7 já se descobriu uma solução para o problema do power cycle.

Se desligares o modo Low Input Lag antes de ativares o Freesync, o problema nunca mais acontece, seja ao iniciar o computador ou se o monitor entrar em suspensão. Já testei e funciona mesmo.

Como essa opção fica inativa quando se liga o freesync, fiquei sem perceber se realmente tem algum impacto no input lag ao desligarmos a mesma antes. O que a opção diz é que reduz o processamento de imagem para reduzir o input lag ao maximo.

Isto funciona. Mais tarde testo o input lag, à primeira vista não pareçe fazer diferença com freesync on. Já se,m freesync nota-se bem, até no ambiente de trabalho ao mexer o rato.
 
Estar a dizer que GSYNC+VSYNC é igual a mais input lag não está sempre certo. Até pode ser o caso, mas depende do jogo e da forma de limitar FPS (se for necessário). Mesmo vendo os resultados finais do Battlenonsense se chega a essa conclusão. FPS cap in-game + VSYNC + GSYNC/Freesync tem menos input lag que cap com RTSS + V-Sync OFF [retângulo preto grande]. Comparando o mesmo FPS cap com VSYNC ON/OFF [retângulo vermelho], nos valores médios a diferença é de 0,6ms para AMD e 1,7ms para a Nvidia, o que é insignificante.

KbwmY6N.png
 
Tens ali no longest delay até 4ms de input lag. Se é pouco? Claro! Mas está lá. E o objetivo é retirar o máximo de input lag possível, e se reparares, em relação ao caso com menos input lag possível, já lá vão 12ms de diferença! 4ms aqui, 4ms acolá e fica notório o aumento de input lag, se for um jogo em que a mira é essencial. Se for um jogo single player ou algo menos rápido, torna-se menos importante.

O RTSS adiciona também lag e é um limitador que tento evitar ao máximo. Infelizmente alguns jogos têm um limitador interno muito impreciso e não há outra hipótese, mas o RTSS como utiliza o CPU acrescenta sempre input lag notório (pelo menos eu noto!).
 
Back
Topo