Gráfica Novos drivers NVIDIA com suporte para Adaptive Sync (freesync)

@Ansatsu não te preocupes! no CFG73 o Low Input Lag não faz absolutamente nada quando tens o FreeSync activado, porque a Samsung tem o mínimo processamento possível logo activado sempre que ligas o FreeSync. O problema desse monitor é a 60hz em que o input lag á altíssimo porque a Samsung deixou escapar o facto da opção não estar disponível nessa frequência sem VRR.

Eles entretanto corrigiram isso com um firmware no CHG70, mas o CFG73 que eu tenha conhecimento até à data, nada feito!

De qualquer forma deduzo que seja irrelevante para ti porque não ligas lá uma PS4! E se falamos em questões futuras, as próximas consolas vêm todas com suporte a 120hz (a Xbox One X até já suporta) :)

@Tecno Nerd compreendo o que dizes! Nesse estilo de jogos é quase irrelevante. Tive uma PS4 Slim emprestada para jogar o God of War e o Spider-Man. Eu que "sou todo dos Hertz" e entusiasta destas coisas, nem "piei" a jogar aquelas obras primas (na minha opinião dos melhores jogos que joguei até hoje) a 30 frames por segundo. E isto sou eu que tenho um monitor de 240hz e que testo um monitor novo a cada 2 semanas e adoro estas coisas de frequências altas eheh :)
Então neste caso o melhor é meter a range default de 70-144hz já que o LFC funciona neste monitor. Desse modo nunca vai aos 60hz.
Mesmo assim joguei o Witcher 2 da x360 lá e não notei nada de especial. De certeza que esse bug não está apenas no cfg70? O cfg73 saiu basicamente para corrigir bugs do cfg70.

Com este fix, já nem é preciso trocar de perfis.
 
Então neste caso o melhor é meter a range default de 70-144hz já que o LFC funciona neste monitor. Desse modo nunca vai aos 60hz.
Mesmo assim joguei o Witcher 2 da x360 lá e não notei nada de especial. De certeza que esse bug não está apenas no cfg70? O cfg73 saiu basicamente para corrigir bugs do cfg70.

Com este fix, já nem é preciso trocar de perfis.


O monitor só tem mais input lag quando colocas 60hz no OSD. Se colocares 60hz no windows com freesync ativo isso já não acontece. Esse input lag nota-se bem, é algo como 40ms.
 
Última edição:
O monitor só tem mais input lag quando colocas 60hz no OSD. Se colocares 60hz no windows com freesync ativo isso já não acontece. Esse input lag nota-se bem, é algo como 40ms.
Na altura, meti o monitor a 120hz e depois a x360 enviava um sinal a 60hz.

Sendo assim, posso deixar a 48-144hz. Mas com LFC, 70-144 até é capaz de ser melhor, visto que não necessita de ir lá baixo.
 
Compreendo que o jogo em questão está miserável para PC mas fiquei desiludido ao ver que o Resident Evil 4 tem rasgos mais do que acentuados mesmo com gsync compatible, o que me leva crer que trata-se de um caso em que não é o monitor que está a sincronizar com o GPU mas é mesmo o jogo que simplesmente não funciona correctamente, só após dar umas voltas é que descobri que é mesmo do jogo e tinha que o bloquear a algo como 58 frames por segundo para resolver a questão... agora resolver a questão daqueles controles abismais é que é algo completamente diferente.... isto corria mesmo muito melhor na minha Playstation 2, ish...
 
Compreendo que o jogo em questão está miserável para PC mas fiquei desiludido ao ver que o Resident Evil 4 tem rasgos mais do que acentuados mesmo com gsync compatible, o que me leva crer que trata-se de um caso em que não é o monitor que está a sincronizar com o GPU mas é mesmo o jogo que simplesmente não funciona correctamente, só após dar umas voltas é que descobri que é mesmo do jogo e tinha que o bloquear a algo como 58 frames por segundo para resolver a questão... agora resolver a questão daqueles controles abismais é que é algo completamente diferente.... isto corria mesmo muito melhor na minha Playstation 2, ish...

O jogo em fullscreen força 60hz. Podes ver todos os fix's para o mesmo aqui: https://pcgamingwiki.com/wiki/Resident_Evil_4_Ultimate_HD_Edition
 
Na altura, meti o monitor a 120hz e depois a x360 enviava um sinal a 60hz.

Sendo assim, posso deixar a 48-144hz. Mas com LFC, 70-144 até é capaz de ser melhor, visto que não necessita de ir lá baixo.

Não te preocupes! Apesar de VRR ajustar a refresh rate do monitor de acordo com a framerate o scanout continua a ser equivalente à refresh rate nativa que tens estabelecida, mesmo com Gsync activado!

(...) due to the scanout speed increase at 100Hz+ refresh rates, an input lag reduction can be had as well (...) while each frame is still rendered in 16.6ms, and delivered in intervals of 60 per second on the higher refresh rate display, they are scanned in at a much faster 6.9ms per.

Fonte

blur-busters-gsync-101-60hz-60fps-vs-144hz-60fps.png
 
@Ansatsu Desligar o low input lag não resolve o problema do gsync completamente... Quando reinicio o pc o gsync fica ativo, sem aquele ghosting mas tem stutter e o refresh rate fica fixo nos 144hz, a única solução é reiniciar o monitor/alterar perfil.
 
@Ansatsu Desligar o low input lag não resolve o problema do gsync completamente... Quando reinicio o pc o gsync fica ativo, sem aquele ghosting mas tem stutter e o refresh rate fica fixo nos 144hz, a única solução é reiniciar o monitor/alterar perfil.
Tens a certeza? Comigo está a funcionar. Com o vsync desligado, não noto qualquer tearing no pendulum ou em jogos. Se os hz ficassem fixos, o tearing apareciam logo. Também noto logo que não existe judder com o pattern test.
 
Tens a certeza? Comigo está a funcionar. Com o vsync desligado, não noto qualquer tearing no pendulum ou em jogos. Se os hz ficassem fixos, o tearing apareciam logo. Também noto logo que não existe judder com o pattern test.

Sim, não tem tearing. Mas hz ficam fixos e tem stutter...
Vou reinstalar o driver com DDU só para ter a certeza, já não é a primeira vez que tenho problemas com este driver...
 
Sim, não tem tearing. Mas hz ficam fixos e tem stutter...
Vou reinstalar o driver com DDU só para ter a certeza, já não é a primeira vez que tenho problemas com o driver...
Se os hz ficarem fixos, tens de ter tearing. Logo os hz estão a mexer.
Não noto stutters.

No fórum da geforce, que foi onde vi esta solução, também não vi ninguém a, queixar-se de stutters com esta solução.
 
Se os hz ficarem fixos, tens de ter tearing. Logo os hz estão a mexer.
Não noto stutters.

No fórum da geforce, que foi onde vi esta solução, também não vi ninguém a, queixar-se de stutters com esta solução.

Nop... Experimenta ativar o vsync e bloquear os fps abaixo do refresh... Mesma coisa, stutter, sem tearing. Eu sei que o refresh está fixo porque não tenho variações de brilho.

Edit: Limpei com DDU, instalei o driver, problema é o mesmo... Provavelmente o pessoal nem nota muito, porque é exactamente o mesmo stutter que se tem quando vsync está ligado e o frame rate está abaixo do refresh.
 
Última edição:
Nop... Experimenta ativar o vsync e bloquear os fps abaixo do refresh... Mesma coisa, stutter, sem tearing. Eu sei que o refresh está fixo porque não tenho variações de brilho.

Edit: Limpei com DDU, instalei o driver, problema é o mesmo... Provavelmente o pessoal nem nota muito, porque é exactamente o mesmo stutter que se tem quando vsync está ligado e o frame rate está abaixo do refresh.
Logo vou testar melhor, mas tenho quase a certeza absoluta que no meu caso está a funcionar. Noto perfeitamente no pattern test que não tenho judder.

O vsync é suposto tirar o tearing com hz fixo, mas o freesync tira com alteração dos hz. Se os hz estiverem fixos e o vsync desligado, tem de mostrar tearing, não há volta a dar.

Ps: tenho isto com o default 70-144.
 
@askan7 e descobri outra coisa, o LFC não deve estar a funcionar, parecia que sim, mas não deve.

Sem querer estava com o standard engine, ou seja 90-144hz. É impossível existir LFC nesta situação. Mas metia no pendulum a 60fps, e não vejo tearing nenhum e indica que o gsync está ativado, mas noto os tais stutters ou judder.

Com o CRU alterei para 48-144hz, e o judder desaparece completamente. Mas noto de novo abaixo dos 48.

Aumentei de novo no CRU para a range maximo que o nosso monitor aguenta que é 38-144hz.
Depois fiz o teste a 37fps e depois alterar para 38fps. Noto uma diferença muito grande no judder, e só estou a alterar 1 unico fps.

Ou seja, de alguma forma o Gsync remove o tearing, mas o LFC não deve estar a funcionar pois sinto o judder.

Vou deixar isto em 38-144hz, é uma range suficiente, pois de qualquer das maneiras, já me é complicado jogar pouco abaixo dos 60fps, quanto mais a 38fps.
 
@askan7 e descobri outra coisa, o LFC não deve estar a funcionar, parecia que sim, mas não deve.

Sem querer estava com o standard engine, ou seja 90-144hz. É impossível existir LFC nesta situação. Mas metia no pendulum a 60fps, e não vejo tearing nenhum e indica que o gsync está ativado, mas noto os tais stutters ou judder.

Com o CRU alterei para 48-144hz, e o judder desaparece completamente. Mas noto de novo abaixo dos 48.

Aumentei de novo no CRU para a range maximo que o nosso monitor aguenta que é 38-144hz.
Depois fiz o teste a 37fps e depois alterar para 38fps. Noto uma diferença muito grande no judder, e só estou a alterar 1 unico fps.

Ou seja, de alguma forma o Gsync remove o tearing, mas o LFC não deve estar a funcionar pois sinto o judder.

Vou deixar isto em 38-144hz, é uma range suficiente, pois de qualquer das maneiras, já me é complicado jogar pouco abaixo dos 60fps, quanto mais a 38fps.

No meu caso, frame rate acima de 35 não tem stutter com range 60-144. Agora é normal notares judder em frame rates mais baixos, o motion blur adicional da taxa de atualização deve esconder um pouco esse judder, dai notares mais suave com 38-144.

Este monitor não gosta muito de range inferior a 60. Começa a ter problemas de overdrive e as alterações de brilho são mais intensas.
 
No meu caso, frame rate acima de 35 não tem stutter com range 60-144. Agora é normal notares judder em frame rates mais baixos, o motion blur adicional da taxa de atualização deve esconder um pouco esse judder, dai notares mais suave com 38-144.

Este monitor não gosta muito de range inferior a 60. Começa a ter problemas de overdrive e as alterações de brilho são mais intensas.

Mas o judder que noto é exactamente o mesmo que se usar o fix do Low Input Lag off sem fazer o power cycle. Dá a ideia que fora da Range o Gsync não funciona, da mesma maneira que não funciona sem o power cycle.

Mas com a range em 60-144hz, faz este teste. Mete a 58fps no pattern test e depois altera para 62fps. Se notares judder a 58 e não notares a 62, o LFC não está a funcionar. 58fps não pode causar judder se o Gsync estiver a funcionar.

PS: Acabei de fazer isso. Noto judder a 58fps e não noto judder a 62fps. Pelo menos no meu caso, o LFC não está a funcionar de certeza. Back to 38-144hz.
 
Mas o judder que noto é exactamente o mesmo que se usar o fix do Low Input Lag off sem fazer o power cycle. Dá a ideia que fora da Range o Gsync não funciona, da mesma maneira que não funciona sem o power cycle.

Mas com a range em 60-144hz, faz este teste. Mete a 58fps no pattern test e depois altera para 62fps. Se notares judder a 58 e não notares a 62, o LFC não está a funcionar. 58fps não pode causar judder se o Gsync estiver a funcionar.

PS: Acabei de fazer isso. Noto judder a 58fps e não noto judder a 62fps. Pelo menos no meu caso, o LFC não está a funcionar de certeza. Back to 38-144hz.

Testei a 58 e 62fps, não vejo judder nem stutter, ambos iguais. Se estiver a 58fps e mudar para 40fps consigo ver uma ligeira alteração de brilho, o que comprova que está a funcionar.
 
Última edição:
Testei a 58 e 62fps, não vejo judder nem stutter, ambos iguais. Se estiver a 58fps e mudar para 40fps consigo ver uma ligeira alteração de brilho, o que comprova que está a funcionar.
Então só se o problema for do meu monitor.

Podes fazer o teste com o standard engine a 90-144hz e testar por exemplo a 60 ou 70fps? O LFC nessa situação é impossível de funcionar.

Eu também não noto stutter, apenas judder, que é o resultado dos hz não serem iguais ou um múltiplo dos fps.
 
Então só se o problema for do meu monitor.

Podes fazer o teste com o standard engine a 90-144hz e testar por exemplo a 60 ou 70fps? O LFC nessa situação é impossível de funcionar.

Eu também não noto stutter, apenas judder, que é o resultado dos hz não serem iguais ou um múltiplo dos fps.

Com 90-144 só é suave acima dos 95fps.... Mas não tem tearing abaixo dos 90.

Experimenta reinstalar o driver com DDU, duvido que seja o monitor.
 
Com 90-144 só é suave com 92-95+fps.... Mas não tem tearing abaixo dos 90.

Experimenta reinstalar o driver com DDU, duvido que seja o monitor.
Fiz um ddu há pouco tempo.

A única coisa diferente que estou a usar de ti provavelmente, é que deves estar a usar o driver 417. 11 e eu estou a usar a ultima versão beta 417.15 porque traz um hotfix qualquer para o gsync. Só se for daqui, mas caso seja, próximos drivers oficiais, já sabes.

Logo já testo novamente, mas o mais certo que vou deixar assim. Dentro da range 38-144 é judder free e não noto flickering.
 
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