Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Falta de stock ou não, eles anunciaram ontem que o arranque do Ampere foi superior ao do Turing.

Não é difícil perceber porque: quanto mais rápida é a besta, mais memória consegue consumir.

Não é assim tão simples. A qualidade das texturas num jogo normalmente não tem impacto na performance (ou tem um impacto residual), mas sim na quantidade de memória apenas.


Lembro-me de testar o Far Cry 5 com o pack de texturas, e a performance era exatamente a mesma, simplesmente passou a esgotar os 8GB do Gpu.
 
Última edição:
Falta de produção e stock, a única maneira de combater isso seria assumir de vez a falta de stock, reterem as gráficas enquanto são produzidas, e depois lançarem um stock maior.

Não têm como arranjar solução para falta de stock, quando não têm controlo ou responsabilidade sobre o mesmo :/

A 3060 de 12gb, para os valores que mostraram, parece porreira, sim, e parece pertinente terem anunciado a mesma, mas lá está. Vai depender da performance da mesma face a uma 2070 por exemplo, que não me parece ter sido a ideia dos mesmos enquanto patamar de performance.

Eu, e isto é uma opinião pessoal culpo as marcas por permitirem scalpers, inflacção de preço, e atitudes idênticas. E isso que disseste, é uma solução, custe ou não, é. Se não têm controlo sobre a produção, adiam-se stocks até terem confiança que será o suficiente para a procura inicial, podendo manter-se a procura com as produções seguintes.

Noto, ultimamente, uma leveza face a estas situações e nós, consumidores, na sua maioria, já aceita isso como o padrão. Não é, não deveria. É má gestão, é má atitude, é o que lhe queiram rotular, mas é. Quem diz Nvidia, diz Sony, diz Microsoft, diz AMD, diz todas que colocam os consumidores nestas situações.

Falta de stock ou não, eles anunciaram ontem que o arranque do Ampere foi superior ao do Turing.

Não me lembro de ter existido esta "correria" a artigos, por isso, eles podem anunciar isso, mas duvido que corresponda à verdade.
(mas, como alguns anunciam ganhar eleições sem o terem feito, qualquer um pode anunciar o que bem entende, são os tempos actuais)

Por acaso não estou para troca a curto, nem médio, prazo, até porque sou paciente nestas coisas, mas imagino muita gente (nomeadamente "miúdos") desesperada porque querem avançar com compra e só têm uma de duas alternativas, esperar, sem prazos certos, ou pagar quase o dobro por um artigo.

Fikem bem!
 
As gráficas de portátil não serão um boost substancial a comparar com a geração anterior? É que a mim parece que sim.

Não me parece que sejam. Em portáteis não se pode simplesmente determinar que é necessário fontes de 750-850W ou seja o que for. O envelope térmico e principalmente alimentação é limitado e não poderá mudar muito de geração para a seguinte. As baterias não aumentam de tamanho e certamente que os portáteis também não.

Se tivermos em conta que o aumento de performance da geração 2XXX para 3XXX da Nvidia teve uma parte de aumento performance/wat, sim, mas também no consumo (talvez em igual medida), removendo o consumo da equação, que em portáteis não mudará, temos uma subida relativamente modesta de performance. É este o meu raciocínio.
 
Não é assim tão simples. A qualidade das texturas num jogo normalmente não tem impacto na performance (ou tem um impacto residual), mas sim na quantidade de memória apenas.
Lembro-me de testar o Far Cry 5 com o pack de texturas, e a performance era exatamente a mesma, simplesmente passou a esgotar os 8GB do Gpu.

Não há um impacto na performance porque tens a partida uma placa gráfica suficientemente potente para consumir essa qualidade de texturas, apenas não tens memória suficiente para aloja-las. É precisamente disto que falo. As 3080 são feitas para 4K com capacidade para processar assets com resoluções altíssimas que para todos os efeitos ocupam muito mais espaço, e a nvidia sai-se com 10GB.
 
Última edição:
Nada de novo, como já discutido no tópico das novas boards da Intel, apenas coloco aqui porque a notícia se refere especificamente às RTX3000, os preços são nos EUA, por causa das tarifas, mas não sei porquê...

Following ASUS' Lead, EVGA and ZOTAC Increase NVIDIA RTX 30-series Pricing
EVGA took a similar approach to ASUS, and announced via its website the changes in pricing and their effective date - January 11th. The company's announcement (which you can read in full after the break) sees pricing increase at around $70 across the board of already-launched NVIDIA RTX 30-series graphics cards.
As for ZOTAC, the company seemingly decided to silently hike their RTX 30-series pricing with no announcement to users, and the increase are much more substantial on ZOTAC's side. The company originally had some of the lowest prices for custom cards on the RTX 30-series family, but has increased its pricing silently twice already since December.
ZOTAC Pricing on December 18th; January 3rd; January 13th
  • from $440 to $500 and now $530 for an RTX 3060 Ti
  • from $540 to $600 and now $640 for an RTX 3070
  • from $750 to $780 and now $840 for an RTX 3080
  • from $1550 to $1580 and now $1900 for an RTX 3090
https://www.techpowerup.com/277228/...d-zotac-increase-nvidia-rtx-30-series-pricing

... estou mesmo a ver o aumento de preços a apanhar-nos na curva também.
 
Provavelmente é mesmo isso que vai acontecer, com a falta de stock`s que tem havido e não é só na Nvidia/gráficas.
As marcas já perceberam que no atual panorama tudo o que produzem desaparece das lojas, mesmo a preços elevados e como não são a Santa Casa...
 
Provavelmente é mesmo isso que vai acontecer, com a falta de stock`s que tem havido e não é só na Nvidia/gráficas.
As marcas já perceberam que no atual panorama tudo o que produzem desaparece das lojas, mesmo a preços elevados e como não são a Santa Casa...

Já agora, explicado aqui:
5:16 Import tariffs increasing prices 7.5% to 25%
6:20 Tariffs implemented in 2018 and exemptions expired
7:00 Shipping costs increasing

Vai ser um semestre impossível para a malta sovina como eu:-D. Nem nos usados. Tudo espeta a faca e muito bem :-D.
 
Ainda deve aparecer ai, talvez um pouco mais tarde, a RTX 3060 6GB por uns 259$.

Creio que se sair, sairá a 279$, para deixar o espaço de 229$/239§ para a 3050 Ti e 179$/189$ para a 3050 base. A 3050 Ti poderá ser a placa com maior relação preço/performance do mercado.
 
Última edição:
Sim, a parte das tarifas será. Custos de logística e componentes será para toda a gente.

Dito isto, é certinho que vamos levar com subidas bem acima das que seriam legítimas na Europa. Aposto.
Isto apesar de na teoria, com subidas de >25% num mercado tão grande como USA, a procura local diminuirá libertando mais stock para o resto do mundo.
 
Falta de produção e stock, a única maneira de combater isso seria assumir de vez a falta de stock, reterem as gráficas enquanto são produzidas, e depois lançarem um stock maior.

Não têm como arranjar solução para falta de stock, quando não têm controlo ou responsabilidade sobre o mesmo :/

Segundo li algures, a Nvidia vendeu 3080s a miners no valor de cerca de 175 milhões ou assim em ordens avulso. A ser verdade, deve ser responsabilizada pela falta de stock.

A fraca proteção online que permitiu que bots efetuassem compras em milésimos de segundos também foi outra, nem uns míseros captchas?

Poderiam também solicitar registo prévio e não permitir que mais de uma gráfica fosse enviada para o mesmo endereço (assim pelo menos tornava o trabalho dos scalpers de grandes dimensões logisticamente bem mais difícil), por exemplo.

No geral, acho que os GPU makers merecem as críticas que têm recebido - mesmo que não tenham sido quem criou os problemas originais (covid, scalpers, miners), falharam em combater os mesmos satisfatoriamente, supostamente indo até ao encontro de alguns.
 
Segundo li algures, a Nvidia vendeu 3080s a miners no valor de cerca de 175 milhões ou assim em ordens avulso. A ser verdade, deve ser responsabilizada pela falta de stock.

Todos nós lemos muita coisa algures e também li esse rumor/leak. Confirmação oficial disso, é que não existe nenhuma.

O que se sabe é que a Nvidia fez 175 Milhões com graficas vendidas a miners. Não se sabe como foram vendidas, não se sabe sequer se foram todas RTX 3000, ou se também RTX 2000, etc etc.
Esse valor até é uma gota no oceano na faturação total da Nvidia.

A fraca proteção online que permitiu que bots efetuassem compras em milésimos de segundos também foi outra, nem uns míseros captchas?

A Nvidia é responsavel pelos sites das lojas? É que o grande grosso de placas vendidas, não é da Store da Nvidia, é dos parceiros de vendas.
A maioria em Portugal compra diretamente da Nvidia, ou em Lojas Portuguesas?
 
Última edição:
O resizeable Bar cenas, o que poderá influenciar o ganho de performance comparativamente às AMD? Bus? Velocidade da memória? Magia negra?

A AMD já tem a funcionar com os novos Ryzen e as novas GPUs , agora pessoas como eu estão à espera que a Nvidia liberte as drivers para poder usufruir no meu sistema em que nao tenho placa AMD, mas sim Nvidia!
 
O novo Asus G14, equipado com a RTX 3060 já está na net a 1.399 euros, até pensei uau, mas depois fui ler alguns posts para trás e afinal a RTX 3060 é apenas uma espécie de rebranding da RTX 2060, meh...
 
Todos nós lemos muita coisa algures e também li esse rumor/leak. Confirmação oficial disso, é que não existe nenhuma.

O que se sabe é que a Nvidia fez 175 Milhões com graficas vendidas a miners. Não se sabe como foram vendidas, não se sabe sequer se foram todas RTX 3000, ou se também RTX 2000, etc etc.
Esse valor até é uma gota no oceano na faturação total da Nvidia.

Pouco me importa se for uma gota ou um oceano, não sou a Nvidia nem tenho stock deles. Como consumidor, importa-me que o tenham permitido. Ridículo ver aquela foto com dezenas de 3080 todas ligadas numa grelha, e nós desde Setembro com falta de stock. Não fiques a aguardar confirmação "oficial", a Nvidia foi processada por mentir aos investidores sobre a última vez que isto aconteceu, não creio que tenham interesse em confirmar. Eles pararam de produzir Turing em Julho do ano passado, duvido que tivessem 175 milhões de dólares em stock de gráficas "ultrapassadas", ou que os miners fossem investir esse dinheiro nas mesmas.

A Nvidia é responsavel pelos sites das lojas? É que o grande grosso de placas vendidas, não é da Store da Nvidia, é dos parceiros de vendas.
A maioria em Portugal compra diretamente da Nvidia, ou em Lojas Portuguesas?

Não, mas recordo-me de a AMD ter lançado um Memo a insistir que fossem tomadas algumas medidas (não que tenha ajudado muito, mas houve reconhecimento dessa situação, em vez de dizer que não há "supply problem, only too much demand"). Os meus problemas com a AMD foram outros (aumento face ao MSRP, dizerem nas redes sociais que iam ter stock reposto com regularidade, etc etc)

Para além de, se não começa com a Nvidia a marcar exemplo... Mas critico também as lojas predatórias, sim.

E referia-me ao mercado global, não especificamente a Portugal, embora para o argumento em si pouca diferença faça.
__________

Dei-me ao trabalho de terminar com "GPU makers" (e incluo os AiBs aqui, eles recebem o chip da Nvidia/AMD mas criam o resto da placa), mesmo para não ter de argumentar com a Nvidia Defense Force :P a pensarem que apenas estava a criticar única e exclusivamente a Nvidia (com exceção dos 175 milhões em gráficas vendidas a miners, aí sim mencionei diretamente a Nvidia).

Se te faz diferença (não devia), tenho uma 3080 Suprim X já há algum tempo - não me impede de criticar a Nvidia (e outros) pelo que tem acontecido nos últimos 5 meses. (e mesmo a jogar Control achei pouca diferença com RT on e off. Ter mais fps com DLSS foi mais notório, pena não estar em quase lado nenhum. No Warzone é capaz de ser porreiro.)

Mas se quiseres, posso falar especificamente das falhas da Nvidia:
- falta de comunicação com os seus parceiros antes do lançamento das Ampere gerou mudanças de última hora, pouco tempo para testes e dificuldades com os POSCAP e MLCCs.
- downgrade de VRAM na flagship (3090 não conta :Winkani:) face às duas gerações anteriores (e antes que menciones a gráfica que eu comprei, eu vou vendê-la já na próxima geração, então pessoalmente não me faz diferença, mas quem a mantiver por mais tempo será prejudicado por isso) que até a Nvidia já está a lançar gráficas de 330$ com mais VRAM.
- falha em reconhecer dificuldades de stock, tentando passar um paper launch como um problema de demasiada oferta
- a vender milhares de gráficas a miners
- posicionamento da 3090 como Gaming, e que é capaz de true 8K gaming (e antes que mostrem o slide, o mesmo não expecifica que o 8K Gaming é só com DLSS)
- comportamento vergonhoso com o Hardware Unboxed
- fraca segmentação de produto com a 3060TI e a 3070, e agora com mais modelos a serem falados

E provavelmente estou a esquecer-me de mais algumas coisas.
 
Pouco me importa se for uma gota ou um oceano, não sou a Nvidia nem tenho stock deles. Como consumidor, importa-me que o tenham permitido.

Que o tenham permitido? Se tu comprares uma gráfica, vão-te fazer um questionário a perguntar se a mesma é para Jogos ou se é para Mining?

Como é que a Amd está a sofrer exatamente do mesmo problema? Podiam aproveitar a falta de Stock da Nvidia para ganharem mercado, mas no final ainda estão piores e conseguem ter ainda menos stock.
Será que a Amd também mandou as gráficas todas para os miners?

Não, mas recordo-me de a AMD ter lançado um Memo a insistir que fossem tomadas algumas medidas (não que tenha ajudado muito, mas houve reconhecimento dessa situação, em vez de dizer que não há "supply problem, only too much demand"). Os meus problemas com a AMD foram outros (aumento face ao MSRP, dizerem nas redes sociais que iam ter stock reposto com regularidade, etc etc)

Então o problema afinal são os "Memo's"? Como disseste e bem, não valeu de nada, 0%.

- downgrade de VRAM na flagship (3090 não conta :Winkani:) face às duas gerações anteriores

Falso, a 3080 tem mais Vram que a 2080 e a 1080.
Se queres comparar, tens de esperar por uma 3080 Ti vs 2080 Ti e 1080 Ti. Esta ultima também saiu bastante tempo depois da 1080.

- falha em reconhecer dificuldades de stock, tentando passar um paper launch como um problema de demasiada oferta

Todos falharam nesse aspecto, não foi só a Nvidia. AIB's, AMD, tudo.

- a vender milhares de gráficas a miners

A Nvidia e as lojas têm de começar a fazer um questionário para perguntar qual o destino da gráfica. Se a pessoa dissesse que era para mining, recusavam a venda. Claro que depois levavam um enorme processo em cima, pois essa medida era totalmente ilegal.

- posicionamento da 3090 como Gaming, e que é capaz de true 8K gaming (e antes que mostrem o slide, o mesmo não expecifica que o 8K Gaming é só com DLSS)

Na apresentação eles indicam que a 3090 é muito mais do que somente para gaming. Seja como for, só espeta 1500+€ quem quer. E quem gasta esse quantidade de dinheiro, vai verificar primeiro o que a gráfica é capaz de fazer. Se não o fez, deveria ter feito.

- fraca segmentação de produto com a 3060TI e a 3070, e agora com mais modelos a serem falados

A Nvidia sempre fez isso e não é fraca segmentação. É um Gpu para cada bolso. Quanto maior a oferta, maior a escolha que tens.

Do lado da Amd neste momento tens o High End e nada mais. Queres algo mais barato, és obrigado a ir para a old gen.
 
Back
Topo