1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Discussão em 'Hardware - Novidades e Notícias' iniciada por Ansatsu, 6 de Outubro de 2019. (Respostas: 6169; Visualizações: 433858)

1. M4N!4K

M4N!4K Power Member

Falta de produção e stock, a única maneira de combater isso seria assumir de vez a falta de stock, reterem as gráficas enquanto são produzidas, e depois lançarem um stock maior.

Não têm como arranjar solução para falta de stock, quando não têm controlo ou responsabilidade sobre o mesmo :/

A 3060 de 12gb, para os valores que mostraram, parece porreira, sim, e parece pertinente terem anunciado a mesma, mas lá está. Vai depender da performance da mesma face a uma 2070 por exemplo, que não me parece ter sido a ideia dos mesmos enquanto patamar de performance.

2. Freddo

Freddo Power Member

As 30xx não são todas iguais, e aqui a capacidade de memória devia ser proporcional a potência computacional das mesmas. Não é difícil perceber porque: quanto mais rápida é a besta, mais memória consegue consumir. Há um outro factor: a competição começa com 16GB e as consolas next-gen têm pelo menos 12GB ao seu dispor para o GPU. Por isso, é bem natural que os jogos nos próximos tempos comecem a exigir mais memória, e quem não tiver essa memória terá de abdicar de alguma coisa.

Pessoal como eu que compra high-end para durar 3-4 anos, obviamente não passa pela cabeça comprar uma placa de 10GB. Ainda mais quando em 2017 comprei a 1080ti com 11GB.

Última edição: 13 de Janeiro de 2021 às 11:48
  3. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Falta de stock ou não, eles anunciaram ontem que o arranque do Ampere foi superior ao do Turing.

Não é assim tão simples. A qualidade das texturas num jogo normalmente não tem impacto na performance (ou tem um impacto residual), mas sim na quantidade de memória apenas.

Lembro-me de testar o Far Cry 5 com o pack de texturas, e a performance era exatamente a mesma, simplesmente passou a esgotar os 8GB do Gpu.

Última edição: 13 de Janeiro de 2021 às 11:50
  4. Eu, e isto é uma opinião pessoal culpo as marcas por permitirem scalpers, inflacção de preço, e atitudes idênticas. E isso que disseste, é uma solução, custe ou não, é. Se não têm controlo sobre a produção, adiam-se stocks até terem confiança que será o suficiente para a procura inicial, podendo manter-se a procura com as produções seguintes.

Noto, ultimamente, uma leveza face a estas situações e nós, consumidores, na sua maioria, já aceita isso como o padrão. Não é, não deveria. É má gestão, é má atitude, é o que lhe queiram rotular, mas é. Quem diz Nvidia, diz Sony, diz Microsoft, diz AMD, diz todas que colocam os consumidores nestas situações.

Não me lembro de ter existido esta "correria" a artigos, por isso, eles podem anunciar isso, mas duvido que corresponda à verdade.
    (mas, como alguns anunciam ganhar eleições sem o terem feito, qualquer um pode anunciar o que bem entende, são os tempos actuais)

Por acaso não estou para troca a curto, nem médio, prazo, até porque sou paciente nestas coisas, mas imagino muita gente (nomeadamente "miúdos") desesperada porque querem avançar com compra e só têm uma de duas alternativas, esperar, sem prazos certos, ou pagar quase o dobro por um artigo.

Fikem bem!

5. erdnagama

erdnagama Power Member

Não me parece que sejam. Em portáteis não se pode simplesmente determinar que é necessário fontes de 750-850W ou seja o que for. O envelope térmico e principalmente alimentação é limitado e não poderá mudar muito de geração para a seguinte. As baterias não aumentam de tamanho e certamente que os portáteis também não.

Se tivermos em conta que o aumento de performance da geração 2XXX para 3XXX da Nvidia teve uma parte de aumento performance/wat, sim, mas também no consumo (talvez em igual medida), removendo o consumo da equação, que em portáteis não mudará, temos uma subida relativamente modesta de performance. É este o meu raciocínio.

6. Freddo

Freddo Power Member

Não há um impacto na performance porque tens a partida uma placa gráfica suficientemente potente para consumir essa qualidade de texturas, apenas não tens memória suficiente para aloja-las. É precisamente disto que falo. As 3080 são feitas para 4K com capacidade para processar assets com resoluções altíssimas que para todos os efeitos ocupam muito mais espaço, e a nvidia sai-se com 10GB.

Última edição: 13 de Janeiro de 2021 às 12:14
  7. Dark Kaeser

Dark Kaeser Colaborador
    Staff Member

Nada de novo, como já discutido no tópico das novas boards da Intel, apenas coloco aqui porque a notícia se refere especificamente às RTX3000, os preços são nos EUA, por causa das tarifas, mas não sei porquê...

Following ASUS' Lead, EVGA and ZOTAC Increase NVIDIA RTX 30-series Pricing
    https://www.techpowerup.com/277228/...d-zotac-increase-nvidia-rtx-30-series-pricing

... estou mesmo a ver o aumento de preços a apanhar-nos na curva também.

8. w@rrior

[email protected] Power Member

Provavelmente é mesmo isso que vai acontecer, com a falta de stock`s que tem havido e não é só na Nvidia/gráficas.
    As marcas já perceberam que no atual panorama tudo o que produzem desaparece das lojas, mesmo a preços elevados e como não são a Santa Casa...

9. faticata

faticata Power Member

Já agora, explicado aqui:

5:16 Import tariffs increasing prices 7.5% to 25%
    6:20 Tariffs implemented in 2018 and exemptions expired
    7:00 Shipping costs increasing

Vai ser um semestre impossível para a malta sovina como eu:-D. Nem nos usados. Tudo espeta a faca e muito bem :-D.

10. Voyager2000

Voyager2000 Power Member

Creio que se sair, sairá a 279$, para deixar o espaço de 229$/239§ para a 3050 Ti e 179$/189$ para a 3050 base. A 3050 Ti poderá ser a placa com maior relação preço/performance do mercado.

Última edição: 14 de Janeiro de 2021 às 11:49
  11. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Mas isso não é apenas relativo aos Estados Unidos?

12. erdnagama

erdnagama Power Member

Sim, a parte das tarifas será. Custos de logística e componentes será para toda a gente.

Dito isto, é certinho que vamos levar com subidas bem acima das que seriam legítimas na Europa. Aposto.
    Isto apesar de na teoria, com subidas de >25% num mercado tão grande como USA, a procura local diminuirá libertando mais stock para o resto do mundo.

13. ValinHall

ValinHall Power Member

Segundo li algures, a Nvidia vendeu 3080s a miners no valor de cerca de 175 milhões ou assim em ordens avulso. A ser verdade, deve ser responsabilizada pela falta de stock.

A fraca proteção online que permitiu que bots efetuassem compras em milésimos de segundos também foi outra, nem uns míseros captchas?

Poderiam também solicitar registo prévio e não permitir que mais de uma gráfica fosse enviada para o mesmo endereço (assim pelo menos tornava o trabalho dos scalpers de grandes dimensões logisticamente bem mais difícil), por exemplo.

No geral, acho que os GPU makers merecem as críticas que têm recebido - mesmo que não tenham sido quem criou os problemas originais (covid, scalpers, miners), falharam em combater os mesmos satisfatoriamente, supostamente indo até ao encontro de alguns.

14. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Há falta de matéria prima nas fábricas.

15. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Todos nós lemos muita coisa algures e também li esse rumor/leak. Confirmação oficial disso, é que não existe nenhuma.

O que se sabe é que a Nvidia fez 175 Milhões com graficas vendidas a miners. Não se sabe como foram vendidas, não se sabe sequer se foram todas RTX 3000, ou se também RTX 2000, etc etc.
    Esse valor até é uma gota no oceano na faturação total da Nvidia.

A Nvidia é responsavel pelos sites das lojas? É que o grande grosso de placas vendidas, não é da Store da Nvidia, é dos parceiros de vendas.
    A maioria em Portugal compra diretamente da Nvidia, ou em Lojas Portuguesas?

Última edição: 13 de Janeiro de 2021 às 18:27
  16. marilynman

marilynman Power Member

A AMD já tem a funcionar com os novos Ryzen e as novas GPUs , agora pessoas como eu estão à espera que a Nvidia liberte as drivers para poder usufruir no meu sistema em que nao tenho placa AMD, mas sim Nvidia!

17. iRule

iRule Power Member

O novo Asus G14, equipado com a RTX 3060 já está na net a 1.399 euros, até pensei uau, mas depois fui ler alguns posts para trás e afinal a RTX 3060 é apenas uma espécie de rebranding da RTX 2060, meh...

18. Ansatsu

Ansatsu Power Member

A 3060 é arquitetura Ampere, não é nenhum rebranding da 2060.

19. iRule

iRule Power Member

Certo mas na apresentação que passaram a diferença de performance não foi significativa.