1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O Futuro é TPM? E agora?

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por ToTTenTranz, 9 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 86; Visualizações: 4188)

  1. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    O DRM é que... :rolleyes:
     
  2. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    O DRM é que me preocupa... E pouco se sabe disso...

    EDIT: já previa que iriam separar a thread :D
     
    Última edição: 10 de Fevereiro de 2006
  3. blastarr

    blastarr Power Member

    ...inevitável.

    A Intel tb tem o "LaGrande" e o "East Fork" prontos para o Conroe... (até o Pentium D já tem umas features escondidas, mas que só vão funcionar com motherboards que tenham um chip TPM).

    What is DRM e TC, and how does it work (é antigo, mas só mudaram os nomes, por uma questão de marketing e de secretismo):
    http://www.cl.cam.ac.uk/~rja14/tcpa-faq.html
     
  4. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member


    É desta que os CPUs da VIA vão vingar! lol
     
  5. blastarr

    blastarr Power Member

    Tb já vão ter DRM, no chance to escape.
     
  6. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member


    Damn..

    E os da Transmetta?
     
  7. blastarr

    blastarr Power Member

    Transmeta ? Eles já nem fabricam CPU's... :D
    Agora são apenas uma IP company (vende ou licencia patentes, tecnologias, etc), já não há nada tipo os velhos Crusoe ou Efficeon.
    Aliás, um dos seus clientes é a Sony, para usar as técnicas avançadas de "clock-gating" (conservação de energia desligando partes dos chips) na sua PS3, como já foi falado aqui há uns tempos.

    P.S.:
    Há alguma esperança.
    Afinal, se os chineses conseguiram fazer um clone ilegal do MIPS R10000 de 64bits, ou criar consolas "clonadas" das N64 e Dreamcast pode ser que consigam criar um clone x86 sem DRM (hey, we can hope :D)
     
    Última edição: 9 de Fevereiro de 2006
  8. spastikman

    spastikman Banido


    li na diagonal, mas parece que dá pra desligar...
     
  9. Morpheus

    Morpheus Banido

    lol ... para quem n leu o artigo do Trusted Computing colocado acima sugeria que o lessem com bastante atenção vai vir ai um futuro negro para o PC lá de casa. DRM, TC... Fritz chip etc, etc, etc... os gajos querem a todo o custo controlar tudo o que nós temos nas nossas maquinas ou seja acabar de vez com a nossa privacidade... e a parte mais gira é que se n tivermos uma maquina TC enabled tb n podemos usufruir de nada que esteja directamente ligado a TC...

    Resumindo ... a malta pira-se toda para linux e o linux começa a ser para a malta 1337 e sinonimo de pirataria...
     
  10. SilveRRIng

    SilveRRIng Power Member

    Pois, estas novas "techs" de segurança vem alterar um porradão de pressupostos. Não duvido que hajam formas de dar a volta, mas não só vai ser dificil descobri-las como também implementá-las. Como já se disse, estará só ao alcance de alguns. Para ajudar à festa também vem aí a outra norma para os monitores, o HDCP. Começa-se a fechar o cerco.
     
  11. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    O que eu gostava é que alguem levasse essas empresas a tribunal (europeu de preferencia) ké pa pelo menos picá-las. Kek aconteceu à sony com aquele problemazito de invasão de privacidade?

    Ja agora pq dizes que no linux essas normas são contornadas?
     
  12. Zar0n

    Zar0n Power Member

    A microsoft diz sempre k vai lançar "the big gun" ati pirataria mas quando o OS final chega voltam sempre atraz com isso e lançam só metade do k prometem.

    Quanto a essas tecnologias para já são mais para lixar os trabalhadores de empresas pk a nível privado kem sabe vai poder contorna-as.

    O mesmo se passa com o HDCP é uma medida anti noobs, para k n peguem simplesmente no DVD shrink e façam uma copia do DVD BR, mas há sempre uma maneira de sacar o DVD OUT nem k seja a custa de equipamento muito caro, mas basta 1 pessoa conseguir e fazer a rip da prache para XviD e plim, problema resolvido. ;)
     
    Última edição: 9 de Fevereiro de 2006
  13. Morpheus

    Morpheus Banido

    Porque o Linux é uma plataforma livre e obriga a que o codigo fonte seja colocado á disposição de todos logo qq software de TC teria a sua tecnologia exposta o que obviamente nenhum dos "tubarões" quer. A meu ver acho isto uma perfeita estupidez. Querem controlar o que eu vejo e as coisas ás quais tenho acesso...não vejo maior violação de privacidade que esta. São normas de gajos paranoicos, criados por pessoas paranoicas para alimentar um sem numero de paranoias... resumindo até nisto os americanos querem controlar o mundo. Já controlam a NET, são os policias do mundo, tem o projecto Echelon a bombar forte e feio e agora querem ter acesso livre a todas as maquinas pq o tal TCPA permite que eles saibam quais são os files que tens na tua maquina, quais os softwares...
     
  14. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Bem, isso to TC, DRM's e afins... Vem ai um futuro negro... É da maneira que não faço mais upgrades a maquina :D
     
  15. skandal

    skandal Power Member

    pois tou a ver que os CPU's sem essas tecnologias maradas vão valorizar :P se bem que se todos os jogos(so para dar o exemplo dos jogos) começarem a usar Starforce...... acaba a pirataria nos jogos, nem é preciso CPU's novos.....
     
  16. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    Tretas, o Starforce já é "contornado"... Quanto a essas cenas novas, é da maneira k deixo de usar Windows de vez...
     
  17. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    destr0yer compras o 3DMark06 k é barato e já jogas :P
     
  18. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    duvido ke seja necessário deixar de usar windows :P Os windows que se podem arranjar nas burras e afins ja devem vir com uns patchs a tratar do assunto. :)

    Quanto ao DDR2 acredito que a AMD saiba o que anda a fazer e o controlador de memória destes cpus deve tirar partido das altas frequências mesmo com timings mais soltos.
     
  19. blastarr

    blastarr Power Member

    Acho que aínda não entendeste como funciona o AACS (Advanced Access Content System).
    Nos DVD's, ou nos jogos, ou em qualquer programa actual, se se conseguisse "crackar" a protecção de um, tudo o resto ficava à mercê da pirataria, pois a tecnologia de encriptação é idêntica.

    Nos HD-DVD e Blu-ray, aquilo funciona de forma muito semelhante em conceito ao sistema Private-key/Public key do PGP.
    Cada leitor tem uma chave encriptada em hardware. O mesmo se passa para cada disco óptico Blu-ray ou HD-DVD.
    Assim, se um disco específico for comprometido, tudo o que o fabricante do mesmo (suponhamos que é um filme) tem de fazer é emitir uma nova série de discos com uma nova chave, e que inclui também uma lista actualizada das chaves comprometidas ("flashadas" silenciosamente no leitor, quase como o firmware da Playstation Portable, mas este último não é tão seguro pois não usa o sistema public/private key dinâmico nos discos UMD).

    Há até fabricantes que propõem que seja mandatória a ligação permanente à internet dos leitores, que assim podem ser "silenciosamente" actualizados com novas listas de chaves "proibidas".

    Será um autêntico "DRM-hell", que nem os piratas vão conseguir acompanhar.


    No DVD bastou o DeCSS e a partir daí abriu-se a caixa de Pandora. Com o AACS, podes até abri-la sim, mas eles podem fechá-la quase tão rápidamente como tu a abriste.

    Eu sempre fui contra as protecções deste tipo, pois vão contra o direito de uso da nossa propriedade (se quiserem vender a um amigo um filme em Blu-ray que compraram legalmente antes numa Fnac ou *****, é provável que não funcione no leitor dele porque a key pode estar marcada para poder ser lida apenas no vosso leitor, por exemplo, é uma situação ridícula mas que agora é real).

    Estes sistemas das CPU's são apenas uma parte, o resto estará em chips TPM nas motherboards e nos próprios discos DVD de software (que não usam o CSS como o DVD-Vídeo, mas podem usar também o AACS).
     
  20. timber

    timber Zwame Advisor

    Eles que metam isso a funcionar a sério e terão surpresas desagradáveis
    Até estou com vontade de ver isso tudo a fundo. Vai ser um espectáculo
     

Partilhar esta Página