O PC gaming e a pirataria

Status
Fechado a novas mensagens.
CoisaX segundo a tua forma de pensar, ou se cumprem as regras todas à risca ou é a anarquia total. A sociedade havia de estar bonita se todos pensassem assim...

Equiparar a pirataria ao "emprestar" é a nova argumentação?

A diferença é para começar o facto de tu quando emprestas deixas de ter posse da "coisa" ou seja estás a transferir a posse ou direito de usar aquilo a outra pessoa. Normalmente é uma coisa temporária.

Meter num P2P é "emprestar" a milhares de pessoas que vão poder usar a "coisa" ao mesmo tempo...

À luz da lei, ambas são uma violação... está escrito em qualquer agreement de software do genero "pay for use". A minha forma de pensar é simples. Violei uma alinea de uma lei e sou acusado de criminoso por pessoas que estão a violar outras alineas da mesma lei... e eu é que sou anarquista? Apenas eu sou criminoso?

No emprestimo realmente e "oficialmente" não passastes a posse, mas tu quando compras software não comprastes a "posse" do produto mas o direito de utlização limitado ao adquirente. Quem levou emprestado está utilizar sem pagar o direito para esse efeito, e quando te devolveu já incorreu numa violação.

Emprestimo só difere do donwload nas seguintes questões:

- A dimensão da violação -> Por donwload é muito maior.. lógico
- "Cracks" são modificações ao conteudo original do produto

Este argumento é contra aqueles que acusam os outros de violação de lei e esquecem que a estão a violar tb. Apenas isso.

Cumps
 
À luz da lei, ambas são uma violação... está escrito em qualquer agreement de software do genero "pay for use". A minha forma de pensar é simples. Violei uma alinea de uma lei e sou acusado de criminoso por pessoas que estão a violar outras alineas da mesma lei... e eu é que sou anarquista? Apenas eu sou criminoso?

Vais me fazer copiar para aqui o que está na caixa dos jogos X360....

"Unauthorized copying, reverse engineering, transmission, public performance, rental, pay for play or circunvention of copy protection is strictly forbidden".

Nos PS3 se fores ao site diz "You may not lease, rent, sublicense, publish, modify, adapt, or translate any portion of the Game Software. You may not use the Game Software commercially, broadcast it, charge for its use, use it in a public arcade or make other public performance of it without express permission from Sony Computer Entertainment Europe"

Na Wii então são uns fixes, nem têm o licence agreement escrito na caixa ou no manual...

Podes-me dizer onde está escrito que eu não posso:

1 - Emprestar um jogo;
2 - Vendê-lo.

Já que falaste muito de acordos de licenças, eles estão aí à tua frente. E agora?

PS: O "pay for play"/"Charge for its use" não é vender. O "pay for play"/"Charge for its use" é cobrares dinheiro a alguém para jogar o teu jogo durante X tempo sem ele sair da tua posse.
 
Última edição:
Podes-me dizer onde está escrito que eu não posso:

1 - Emprestar um jogo;
2 - Vendê-lo.
LICENSE CONDITIONS of CoD4 disse:
You shall not:
-Sell, rent, lease, license, distribute or otherwise transfer this Program, or any copies of this Program, without the express prior written consent of Activision.
Logo por aki e bem explicito k nao podes vender o teu jogo.

Os license agreements variam de jogo para jogo, nao adianta fazeres quote apenas do k vem c/ consola pois apenas se aplica a ela. terias de ver jogo a jogo :(

Encontras coisas curiosas, como por exemplo no Gears of War:

You may not, without prior written consent from Epic, operate the Software in any gaming contest where any company has provided, whether donated or as sponsorship, prizes, products or services worth with a fair market value of over US$5,000.00.
Ou seja nao podes jogar Gears of War numa Lan party se conseguiste patrocinios pra mesma de valor superior a $5.000 hehe
 
Última edição:
Logo por aki e bem explicito k nao podes vender o teu jogo.

Os license agreements variam de jogo para jogo, nao adianta fazeres quote apenas do k vem c/ consola pois apenas se aplica a ela. terias de ver jogo a jogo :(

Nesse está, nos X360 (eu peguei mesmo na caixa de vários jogos é igual em todos) e Wii não está. De qualquer forma a venda é realmente mais discutível, em alguns casos é proibida explicitamente noutros não.

De qualquer forma continuo a perguntar. Como é que empresas (famosas) fazem publicidade à revenda de jogos? Quase de certeza que o fazem, porque o licence agreement vai contra uma lei qualquer e como tal não é válido. Como não sou jurista não o posso confirmar.

Agora o empréstimo podes pesquisar o que quiser que não encontras em lado nenhum.
 
Última edição:
Hmm por acaso um dos que li era da Activision ( Quake III ) e diz lá "sell" e "lend". No caso do COD4 diz "...otherwise transfer this Program..."

Para ser sincero nunca li um de um jogo de consola... mas "...transmission..." e "broadcast it" podem siginficar que a utilização se limita a quem comprou. Voltando ao Quake III que possuo, comprei-o no Amazon e já lá havia usados à venda... agora se a lei foi atropelada ou se existe algo mais que não sei ( cedência de direitos??).

Um facto certo é que, até mesmo antes mudar mentalidades, deveria-se rescrever estas leis, e unificá-las globalmente.

E digo-te mais, para concordar contigo, afirmando que esses textos que colocastes, não mencionam o emprestimo, tenho que afirmar que não me impedem de fazer o donwload...

Cumps
 
De qualquer forma continuo a perguntar. Como é que empresas (famosas) fazem publicidade à revenda de jogos?
LICENSE CONDITIONS of CoD4 disse:
You shall not:
-Sell, rent, lease, license, distribute or otherwise transfer this Program, or any copies of this Program, without the express prior written consent of Activision.
Essas empresas (famosas) tiveream de pedir o consentimento para revenda do jogo, alias, tb o devem ter feito para a venda como novo...
 
Não o topico todo por isso não sei se isto já foi postado, mas eu concordo com isto:

Piracy & PC Gaming

By Draginol Posted March 10, 2008 20:48:46
Recently there has been a lot of talk about how piracy affects PC gaming. And if you listen to game developers, it apparently is a foregone conclusion - if a high quality PC game doesn't sell as many copies as it should, it must be because of piracy.
Now, I don't like piracy at all. It really bugs me when I see my game up on some torrent site just on the principle of the matter. And piracy certainly does cost sales. But arguing that piracy is the primary factor in lower sales of well made games? I don't think so.
Is it about business or glory?

Most people who know of Stardock in the gaming world think of it as a tiny indie shop. And we certainly are tiny in terms of game development. But in the desktop enhancement market, Stardock owns that market and it's a market with many millions of users. According to CNET, 6 of the top 10 most popular desktop enhancements are developed by Stardock. Our most popular desktop enhancement, WindowBlinds, has almost 14 million downloads just on Download.com. We have over a million registered users.
If you want to talk about piracy, talk about desktop enhancements. The piracy on that is huge. But the question isn't about piracy. It's about sales.
So here is the deal: When you develop for a market, you don't go by the user base. You go by the potential customer base. That's what most software companies do. They base what they want to create on the size of the market they're developing for. But not PC game developers.
PC game developers seem to focus more on the "cool" factor. What game can they make that will get them glory with the game magazines and gaming websites and hard core gamers? These days, it seems like game developers want to be like rock stars more than businessmen. I've never considered myself a real game developer. I'm a gamer who happens to know how to code and also happens to be reasonably good at business.
So when I make a game, I focus on making games that I think will be the most profitable. As a gamer, I like most games. I love Bioshock. I think the Orange Box is one of the best gaming deals ever. I love Company of Heroes and Oblivion was captivating. My two favorite games of all time are Civilization (I, II, III, and IV) and Total Annihilation. And I won't even get into the hours lost in WoW. Heck, I even like The Sims.
So when it comes time to make a game, I don't have a hard time thinking of a game I'd like to play. The hard part is coming up with a game that we can actually make that will be profitable. And that means looking at the market as a business not about trying to be "cool".
Making games for customers versus making games for users

So even though Galactic Civilizations II sold 300,000 copies making 8 digits in revenue on a budget of less than $1 million, it's still largely off the radar. I practically have to agree to mow editors lawns to get coverage. And you should see Jeff Green's (Games for Windows) yard. I still can't find my hedge trimmers.
Another game that has been off the radar until recently was Sins of a Solar Empire. With a small budget, it has already sold about 200,000 copies in the first month of release. It's the highest rated PC game of 2008 and probably the best selling 2008 PC title. Neither of these titles have CD copy protection.
And yet we don't get nearly the attention of other PC games. Lack of marketing on our part? We bang on the doors for coverage as next as the next shop. Lack of advertising? Open up your favorite PC game publication for the past few months and take note of all the 2 page spreads for Sins of a Solar Empire. So we certainly try.
But we still don't get the editorial buzz that some of the big name titles do because our genre isn't considered as "cool" as other genres. Imagine what our sales would be if our games had gotten game magazine covers and just massive editorial coverage like some of the big name games get. I don't want to suggest we get treated poorly by game magazine and web sites (not just because I fear them -- which I do), we got good preview coverage on Sins, just not the same level as one of the "mega" titles would get. Hard core gamers have different tastes in games than the mainstream PC gaming market of game buyers. Remember Roller Coaster Tycoon? Heck, how much buzz does The Sims get in terms of editorial when compared to its popularity. Those things just aren't that cool to the hard core gaming crowd that everything seems geared toward despite the fact that they're not the ones buying most of the games.
I won't even mention some of the big name PC titles that GalCiv and Sins have outsold. There's plenty of PC games that have gotten dedicated covers that haven't sold as well. So why is that?
Our games sell well for three reasons. First, they're good games which is a pre-requisite. But there's lots of great games that don't sell well.
The other two reasons are:
  • Our games work on a very wide variety of hardware configurations.
  • Our games target genres with the largest customer bases per cost to produce for.
We also don't make games targeting the Chinese market

When you make a game for a target market, you have to look at how many people will actually buy your game combined with how much it will cost to make a game for that target market. What good is a large number of users if they're not going to buy your game? And what good is a market where the minimal commitment to make a game for it is $10 million if the target audience isn't likely to pay for the game?
If the target demographic for your game is full of pirates who won't buy your game, then why support them? That's one of the things I have a hard time understanding. It's irrelevant how many people will play your game (if you're in the business of selling games that is). It's only relevant how many people are likely to buy your game.
Stardock doesn't make games targeting the Chinese market. If we spent $10 million on a PC game explicitly for the Chinese market and we lost our shirts, would you really feel that much sympathy for us? Or would you think "Duh."

You need a machine how fast?

Anyone who keeps track of how many PCs the "Gamer PC" vendors sell each year could tell you that it's insane to develop a game explicitly for hard core gamers. Insane. I think people would be shocked to find out how few hard core gamers there really are out there. This data is available. The number of high end graphics cards sold each year isn't a trade secret (in some cases you may have to get an NDA but if you're a partner you can find out). So why are companies making games that require them to sell to 15% of a given market to be profitable? In what other market do companies do that? In other software markets, getting 1% of the target market is considered good. If you need to sell 500,000 of your game to break even and your game requires Pixel Shader 3 to not look like crap or play like crap, do you you really think that there are 50 MILLION PC users with Pixel Shader 3 capable machines who a) play games and b) will actually buy your game if a pirated version is available?
In our case, we make games that target the widest possible audience as long as as we can still deliver the gaming experience we set out to. Anyone who's looked at the graphics in Sins of a Solar Empire would, I think, agree that the graphics are pretty phenomenal (particularly space battles). But could they be even fancier? Sure. But only if we degraded the gaming experience for the largest chunk of people who buy games.

The problem with blaming piracy

I don't want anyone to walk away from this article thinking I am poo-pooing the effect of piracy. I'm not. I definitely feel for game developers who want to make kick ass PC games who see their efforts diminished by a bunch of greedy pirates. I just don't count pirates in the first place. If you're a pirate, you don't get a vote on what gets made -- or you shouldn't if the company in question is trying to make a profit.
The reason why we don't put copy protection on our games isn't because we're nice guys. We do it because the people who actually buy games don't like to mess with it. Our customers make the rules, not the pirates. Pirates don't count. We know our customers could pirate our games if they want but choose to support our efforts. So we return the favor - we make the games they want and deliver them how they want it. This is also known as operating like every other industry outside the PC game industry.
One of the jokes I've seen in the desktop enhancement market is how "ugly" WindowBlinds skins are (though there are plenty of awesome ones too). But the thing is, the people who buy WindowBlinds tend to like a different style of skin than the people who would never buy it in the first place. Natural selection, so to speak, over many years has created a number of styles that seem to be unique to people who actually buy WindowBlinds. That's the problem with piracy. What gets made targets people who buy it, not the people who would never buy it in the first place. When someone complains about "fat borders" on some popular WindowBlinds skin my question is always "Would you buy WindowBlinds even if there was a perfect skin for you?" and the answer is inevitably "Probably not". That's how it works in every market -- the people who buy stuff call the shots. Only in the PC game market are the people who pirate stuff still getting the overwhelming percentage of development resources and editorial support.
When you blame piracy for disappointing sales, you tend to tar the entire market with a broad brush. Piracy isn't evenly distributed in the PC gaming market.
Blaming piracy is easy. But it hides other underlying causes. When Sins popped up as the #1 best selling game at retail a couple weeks ago, a game that has no copy protect whatsoever, that should tell you that piracy is not the primary issue.
In the end, the pirates hurt themselves. PC game developers will either slowly migrate to making games that cater to the people who buy PC games or they'll move to platforms where people are more inclined to buy games.
In the meantime, if you want to make profitable PC games, I'd recommend focusing more effort on satisfying the people willing to spend money on your product and less effort on making what others perceive as hot. But then again, I don't romanticize PC game development. I just want to play cool games and make a profit on games that I work on.
Fonte: http://forums.galciv2.com/?aid=303512

Concordo com isto, pous eu comprei recentemente guild wars por ser um jogo que me oferece aquilo que eu quero como jogador/cliente, divertimento, competição com requesitos minimos aceitaveis, até o meu pc mais antigo(um PIII) corre o jogo, e é de notar que também não tem monthly fees que eu aprecio.

Outro bom exemplo é o indiscutivelmente bem sucedido WoW, que apesar da montlhy fee oferece aquilo que os jogadores/clientes querem sem pedir muito em troca, tem monthly fee sim, mas tem de tudo um pouco a baixos requesitos, desde competição hardcore para eventos divertidos para os jogadores mais casuais.

Com isto quero dizer que acho que o gajo tem toda a razão quando diz que o factor principal não é a pirataria, mas sim os developers.
 
Última edição:
Não sabia que o Sins tinha estado em primeiro lugar :sad:
Por acaso "arranjei" o jogo para ver, mas não gostei. Foi pena, já que adorei o Galactic Civilizations 2... estava mesmo mortinho para ter um bom jogo do género :)

Quanto ao ponto de vista dele, acho que concordo com tudo o que diz. *Adoro* jogos sem sistema de protecção, e que não requeiram o CD/DVD na drive para jogar. Não o estrago, e não preciso de andar sempre a trocar a coisa. E, decididamente, não é por isso que deixo de comprar os jogos :)
 
Básicamente, para mim, o texto é apenas muito "rant" contra as revistas e uma maneira habilidosa de fazer publicidade aos jogos deles, nada mais.

O que ele diz sobre a pirataria, não aquece nem arrefece nada. Aliás fala apenas da plataforma PC, esquecendo-se que nas consolas a pirataria também existe e que no caso da PS2 a pirataria de jogos deve estar bem perto dos níveis de pirataria dos jogos de PC.

Esquece-se também que quem pirateia os jogos, fa-lo pelas seguintes razões de importância:

1ª - Falta de escrupulos e de carácter
2ª = 1a razão + Gosta do jogo e não quer gastar dinheiro
3ª = 1ª razão + Não quer gastar dinheiro e gosta do jogo
 
Esquece-se também que quem pirateia os jogos, fa-lo pelas seguintes razões de importância:

1ª - Falta de escrupulos e de carácter
2ª = 1a razão + Gosta do jogo e não quer gastar dinheiro
3ª = 1ª razão + Não quer gastar dinheiro e gosta do jogo
descartas completamente a possibilidade de uma pessoa gostar do jogo mas nao ter posses para o comprar?

axas k basicamente toda gente k pirateia tem dinheiro para comprar tds os jogos k gosta e ker jogar, apenas nao o ker gastar dinheiro?

Tb achas k a principal razao para piratear e nao ter escrupulos e caracter?! k as pessoas pirateam as coisas por n ter escrupulos e caracter independentemente se a coisa lhes interessa ou nao? do tipo, sacam tudo sem ***** filtro e depois apagam o k nao interessa e jogam o k interessa...

(nao ker dizer k nao acredite k existem pessoas k o facam, apenas tenho consciencia k nao representam o perfil de kem pirateia)

epah...pensei k tivesses mais consciencia do k se passa...
 
axas k basicamente toda gente k pirateia tem dinheiro para comprar tds os jogos k gosta e ker jogar, apenas nao o ker gastar dinheiro?
a maior parte tem dinheiro, sem duvida nenhuma. ou com é que achas que compra o pc capaz de jogar os jogos e a internet banda larga?

Tb achas k a principal razao para piratear e nao ter escrupulos e caracter?!
não tem escrupulos e/ou não tem consciencia da ilegalidade do que faz (os primeiros não sei quantos jogos pirateados que tive, nem sabia que era ilegal)
 
descartas completamente a possibilidade de uma pessoa gostar do jogo mas nao ter posses para o comprar?

axas k basicamente toda gente k pirateia tem dinheiro para comprar tds os jogos k gosta e ker jogar, apenas nao o ker gastar dinheiro?

Tb achas k a principal razao para piratear e nao ter escrupulos e caracter?! k as pessoas pirateam as coisas por n ter escrupulos e caracter independentemente se a coisa lhes interessa ou nao? do tipo, sacam tudo sem ***** filtro e depois apagam o k nao interessa e jogam o k interessa...

(nao ker dizer k nao acredite k existem pessoas k o facam, apenas tenho consciencia k nao representam o perfil de kem pirateia)

epah...pensei k tivesses mais consciencia do k se passa...

Se queres a minha opinião .... os deixa falar que foi o que fiz, para eles o mundo é um mar de rosas ....
 
A principal razão para piratear é simples: É mais pratico e não se gasta dinheiro.

Quero ter um dito jogo, ou ando atrás do mesmo, loja a loja ou vou ao meu site de escolha e tenho o jogo em menos de 15 minutos, o mesmo para filmes, musicas, séries, programas e outros afins.

É tão simples quanto isso.
 
Se queres a minha opinião .... os deixa falar que foi o que fiz, para eles o mundo é um mar de rosas ....

Não tens $$ não compras..... simples.... Sacar para experimentar e mais tarde comprar, agora sacar e usufruir do produto e nunca pagar por ele.... acho mal.
 
Última edição:
é simples se nao houvesse pirataria os videojogos eram para so para os ricos

Isso n é bem assim...como já foi dito antes neste tópico, se há € para consolas de 400€ ou 600€, ou PCs XPTOs mais caros ainda, € para telemóveis ou leitores MP3 topo de gama, n me venham com histórias q n têm 20€ ou 30€ para dar pontualmente por um jogo/CD/DVD original, se estão habituados a jogar a 5 jogos pirateados por mês, deixem-se de coisas, desçam a fasquia e passem a gozar um a 100% por mês...

Simplesmente se faz pq actualmente é fácil de o fazer, de borla e sem consequências (pelo menos para a pessoa q o faz, já para a indústria é outra historia, basta olhar para o PC gaming actualmente e para o q aí vem)...

É verdade q os jogos (ainda para mais cá) n são baratos, mas isso n é desculpa para tudo...tb só compra jogos cá a 70€ quem quer...pela net, comprem usados, esperem q desçam de preço, novos e selados a metade do preço ou menos, há de tudo, há é q procurar, em vez de meter a mula/utorrent a sacar... ;)

E os jogos de PC ainda menos desculpas há, já q os jogos são mais baratos q a versão de consola, lembro-me de ter visto na net o PES 2008 para PC qd saiu a 17.99 GBP = 23.4102 EUR, só para dar um exemplo, já q é mt fácil ver jogos PC acabados de sair abaixo dos 30€...
 
Essas empresas (famosas) tiveream de pedir o consentimento para revenda do jogo, alias, tb o devem ter feito para a venda como novo...

Pois, mas como é que eles adquirem os jogos?.....Os particulares têm de lhes vender a eles, o que é supostamente ilegal em alguns casos.

E digo-te mais, para concordar contigo, afirmando que esses textos que colocastes, não mencionam o emprestimo, tenho que afirmar que não me impedem de fazer o donwload...
Estás a fazer download de quê? De uma cópia né?......
E mesmo que não consideres o download uma cópia (que é estupido já que estás a fazer download de uma imagem, logo cópia do media original) estás a violar a outra alinea que diz ser ilegal dar a volta aos sistemas de copy protection...

Agora já concordas comigo, pronto.
 
Última edição:
@Awake As Leis permitem muitas formas de "legalizar" os nossos actos.. emprestimo, venda, donwload etc etc.... MAs são as editoras que escrevem essas leis e não os piratas.

Mas a meu ver, o que realmente preocupa as Editoras/Produtoras ( para não dizer os programadores, visto que todo o tópico se iniciou com o lamento de um deles..), é aquele tipo de ilegalidade que lhe dá uma visão do quanto poderiam vender... O que pensará uma pessoa quando vê que vendeu 1000 e já se espalharam 10000 na internet... e se ele as vendesse todas? Uau.. agora.. e se não houvesse a internet, e o ilega,l ele venderia isso tudo?

...

Imaginemos um mundo sem internet... Achas que o numero de copias espalhados por aí seria muito superior ao de copias vendidas? Não, não seria, e antigamente não se falava de pirataria nos pc's. Como sou do tempo dos Amastrad's 64 k e da revista "spooler", era engraçado ver que, um individuo fazia o jogo, e publicava o código fonte e ainda explicava como o fazer.... Piratear? Tipo,sacar de uma BBS a 14k ? e os custos da conta do telefone? Ahh uma caixa de disquestes custava 10 contos...

Com o tempo, as formas de distribuição e de cópia banalizaram-se e qualquer pé rapado mete um adsl e compra um contetor de dvd's. O mesmo programador de jogos já não programa de borla, nem tão pouco deixa sequer que sonhem com a estrutura do jogo, quanto mais revelar o codigo fonte....

Portanto de ambos os lados, a evolução dos tempos apenas criou uma questão --- > Dinheiro
Uns querem poupa-los, outros querem ganhar mais... negócios.
 
Internet não é sinonimo de Pirataria, atenção, simplesmente ajudou a se espalhar mais, mas já em 1998, as ligações não dava para sacar jogos completos, e havia uma porrada de pessoas a vendar jogos por 5 contos na altura pela internet.

Ela nunca ira acabar façam o que façam.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo