O PC gaming e a pirataria

Status
Fechado a novas mensagens.
creio k para efeitos legais, fazer download de nome_do_jogo.iso ou iniciais_do_jogo.iso ou xxx.iso ou readme.doc e igual. nunca tens hipoteses de saber se o k estas a fazer download e conteudo protegido ou nao. Podes estar a fazer download de nome_do_jogo_demo.exe e na realidade ser o jogo completo.

agora a partir do momento k tens o ficheiro em tua posse, se o abrires diz la k nao o podes fazer a n ser k o tenhas comprado (EULA na instalacao), logo nao o podes instalar. no entanto o download em si nao e ilegal.

Agora a lei e claro no k diz respeito a distribuir conteudo protegido, e e isso k acontece em P2P, podes a ***** momento estar a fazer upload (distribuir) conteudo protegido. Ou seja, se fizeres download sem upload, nao estas a cometer nenhum ilegalidade, nao podes no entanto jogar o jogo. Se fizeres download e upload (P2P), podes estar a cometer uma ilegalidade caso o k estejas a sacar seja protegido (pq estas a redistribuir...).

kanto a kestao das series, ja aki tinha feito a mm kestao...
 
creio k para efeitos legais, fazer download de nome_do_jogo.iso ou iniciais_do_jogo.iso ou xxx.iso ou readme.doc e igual. nunca tens hipoteses de saber se o k estas a fazer download e conteudo protegido ou nao. Podes estar a fazer download de nome_do_jogo_demo.exe e na realidade ser o jogo completo.

agora a partir do momento k tens o ficheiro em tua posse, se o abrires diz la k nao o podes fazer a n ser k o tenhas comprado (EULA na instalacao), logo nao o podes instalar. no entanto o download em si nao e ilegal.

Agora a lei e claro no k diz respeito a distribuir conteudo protegido, e e isso k acontece em P2P, podes a ***** momento estar a fazer upload (distribuir) conteudo protegido. Ou seja, se fizeres download sem upload, nao estas a cometer nenhum ilegalidade, nao podes no entanto jogar o jogo. Se fizeres download e upload (P2P), podes estar a cometer uma ilegalidade caso o k estejas a sacar seja protegido (pq estas a redistribuir...).

kanto a kestao das series, ja aki tinha feito a mm kestao...

Certo, concordo com os vossos POVs (War e Awake). No entanto mais dois casos:

Awake: Se for um jogo que ao ser instalado já tem o crack embutido, i.e., ao instalares ele instala um crack sem teu conhecimento. Viola as lei? Sim. Mas repara, e o utilizador, que culpa tem? Então se for um leigo que pouco percebe da matéria, como pode ele saber que está a infringir a lei? Fez download de um jogo, pelo que ele sabe (pouco) nem é ilegal, instalou e começou a jogá-lo sem qualquer referência a cracks. Há muitos jogos que o primeiro screen é um disclaimer, mas nem sempre vêm referidas as leis.

War: então e se eu nunca fizer upload, e fizer download de dezenas de albuns em mp3 só para uso próprio? Mp3 que nem info ID3 têm preenchida, logo nem sei de onde vêm, só têm título e autor. Quão ilegal para mim é isto? Sou obrigado a ir ao site do artista ou a ir a uma loja de cds ver o que está escrito no original? Claro que eu (novamente, EU) sei que é ilegal, mas a lei não se pode aplicar só às pessoas que sabem...tem que ser generalista.

Eu considero estas leis/situações complexas, não é nada fácil regulamentar... daí estar a gostar de ler esta thread e a decisão de participar.

Cumps,
G
 
Certo, concordo com os vossos POVs (War e Awake). No entanto mais dois casos:

Awake: Se for um jogo que ao ser instalado já tem o crack embutido, i.e., ao instalares ele instala um crack sem teu conhecimento. Viola as lei? Sim. Mas repara, e o utilizador, que culpa tem? Então se for um leigo que pouco percebe da matéria, como pode ele saber que está a infringir a lei? Fez download de um jogo, pelo que ele sabe (pouco) nem é ilegal, instalou e começou a jogá-lo sem qualquer referência a cracks. Há muitos jogos que o primeiro screen é um disclaimer, mas nem sempre vêm referidas as leis.

War: então e se eu nunca fizer upload, e fizer download de dezenas de albuns em mp3 só para uso próprio? Mp3 que nem info ID3 têm preenchida, logo nem sei de onde vêm, só têm título e autor. Quão ilegal para mim é isto? Sou obrigado a ir ao site do artista ou a ir a uma loja de cds ver o que está escrito no original? Claro que eu (novamente, EU) sei que é ilegal, mas a lei não se pode aplicar só às pessoas que sabem...tem que ser generalista.

Eu considero estas leis/situações complexas, não é nada fácil regulamentar... daí estar a gostar de ler esta thread e a decisão de participar.

Cumps,
G


Alguém que vá parar a tribunal acusado de pirataria e apresente essa argumentação como defesa a um Juíz e a resposta, com base na lei, será qualquer coisa mais ou menos assim: "Caro senhor, o desconhecimento da lei não impede a sua aplicação nem, tão pouco, serve de atenuante para o crime cometido".

Essa história de que, "ah e tal, Sr. Juíz mas eu não sabia que era ilegal, sou um leigo, não percebo nada disto" não convence ninguém. Não convence uma pessoa honesta que seja leiga em direito, quanto mais um juíz que "come" chicos-espertos desses todos os dias.

Quem sabe como sacar e pôr a funcionar um ISO ou usar um P2P ou pesquisar sites Warez e afins, sabe bem que está a cometer uma ilegalidade quando faz download de coisas protegidas por direitos de autor. O resto é areia para os olhos.

O que não estiver contemplado na EULA dos jogos está de certeza contemplado na legislação de direitos de autor. As regras nunca se esgotam numa só lei e muito menos numa EULA, que nem lei é mas apenas um apanhado resumido de várias leis.

Vocês (piratas) devem pensar que os juízes/advogados/legisladores são burros.
 
Última edição:
Alguém que vá parar a tribunal acusado de pirataria e apresente essa argumentação como defesa a um Juíz e a resposta, com base na lei, será qualquer coisa mais ou menos assim: "Caro senhor, o desconhecimento da lei não impede a sua aplicação nem, tão pouco, serve de atenuante para o crime cometido".

Essa história de que, "ah e tal, Sr. Juíz mas eu não sabia que era ilegal, sou um leigo, não percebo nada disto" não convence ninguém. Não convence uma pessoa honesta que seja leiga em direito, quanto mais um juíz que "come" chicos-espertos desses todos os dias.

Quem sabe como sacar e pôr a funcionar um ISO ou usar um P2P ou pesquisar sites Warez e afins, sabe bem que está a cometer uma ilegalidade quando faz download de coisas protegidas por direitos de autor. O resto é areia para os olhos.

O que não estiver contemplado na EULA dos jogos está de certeza contemplado na legislação de direitos de autor. As regras nunca se esgotam numa só lei e muito menos numa EULA, que nem lei é mas apenas um apanhado resumido de várias leis.

Vocês (piratas) devem pensar que os juízes/advogados/legisladores são burros.

Antes de mais eu disse que só compro originais, e dado que a tua resposta começa com "Vocês" parece mesmo que estás a dirigir-te a mim. Não percebo qual a origem dessa hostilidade.

Segundo, explica sff como é que vais parar a tribunal por teres feito download de um album em mp3 sem qualquer indicação de direitos de autor num site qualquer e sem nunca o partilhares.
Pirataria condenável sem qualquer hipótese de refutação é o(a) menino(a) que compra ou pede emprestado o cd/dvd/jogo, faz copia para o hd e distribui na internet. Ou os que fazem cópias e as vendem (esses são os únicos que têm ido a tribunal, e muito bem).

E vê se percebes que eu, enquanto não pirata conforme referi "desde que comecei a trabalhar..." que já foi há uns anos, tenho na mesma curiosidade e estou a colocar-me do outro lado da fence com questões que considero pertinentes.

Cumps,
G
 
Última edição:
da mm forma k podes matar uma pessoa c/ arma e alegar k nao sabias k era uma arma verdadeira :lol: podes sempre alegar desconhecimento k era um jogo ou uma musica protegida com copyright, mas dps cabe ao juiz decidir aplicar pena ou nao. axo k geralmente isso nao pega :P

se fores ao emule e sacares *.mp3, e impossivel distinguir td o k esta protegido por copyright ou nao, nao concordam?

se e um mp3 k se chama mysoundtest.mp3 c/ musica indiana k nunca ouviste na vida, sabes la tu se tem copyright ou nao... se sacas um BestOfMadona.rar vai ser mais complicado convencer o juiz k nao sabias kem era....

o juiz esta la para decidir se violaste a lei intencionalmente ou nao, e k pena aplicar em cada caso.

Se sacas um jogo e em nenhum lado esta ***** referencia a copyright, se conseguires convencer o juiz k nunca tinhas ouvido falar dakele jogo para venda, es bem capaz de te safar... ninguem e obrigado a conhecer tds jogos k existem no mundo e sobre que licensa estao, e por isso mesmo k tens de aceitar o EULA na instalacao, se nao aceitaste nada, pd bem ser freeware, apenas tens de convencer o juiz disso.
 
Antes de mais eu disse que só compro originais, e dado que a tua resposta começa com "Vocês" parece mesmo que estás a dirigir-te a mim. Não percebo qual a origem dessa hostilidade.

Não começa com "vocês", acaba com "vocês".

E usei o "vocês" porque:

1º - esse tipo de argumentação já foi dada por quase todos os que defendem a pirataria
2º - no teu segundo exemplo falaste na primeira pessoa, ou seja, de ti próprio.

Segundo, explica sff como é que vais parar a tribunal por teres feito download de um album em mp3 sem qualquer indicação de direitos de autor num site qualquer e sem nunca o partilhares.

O download só por si já é ilegal, caso o album esteja protegido por direitos de autor. O próprio site que te está a disponibilizar esse download está a infringir a lei. Não conheces as leis, informa-te.

Só os sites que todos sabemos (iTunes, Amazon, Steam, entre outros) é que estão legalmente autorizados a fornecer esses conteúdos, mediante um registo e um pagamento por cada música/jogo de que se faz download.

Mas como nesses casos se paga, penso que não é situação que se aplique a esta thread uma vez que as palavras "pirataria" e "pagamento" são antagónicas.

Pirataria condenável sem qualquer hipótese de refutação é o(a) menino(a) que compra ou pede emprestado o cd/dvd/jogo, faz copia para o hd e distribui na internet. Ou os que fazem cópias e as vendem (esses são os únicos que têm ido a tribunal, e muito bem).

Pirataria condenável por lei, (que em termos de legislação é CRIME), é todo o acto que viole os direitos de autor de uma obra, seja essa violação feita das formas que referiste acima ou pelo simples acto de fazer download dessas obras.

E vê se percebes que eu, enquanto não pirata conforme referi "desde que comecei a trabalhar..." que já foi há uns anos, tenho na mesma curiosidade e estou a colocar-me do outro lado da fence com questões que tenho há algum tempo.

É legitimo que tenhas essas dúvidas, mas vais-me desculpar então foste infeliz na forma como apresentaste a questão pois dás nitidamente a sensação que achas que tem de estar tudo escrito em todo o lado para ser ilegal, quando de facto não é assim.

Cada um de nós é responsável por se informar no sentido de saber se determinado acto que pretendemos fazer, está ou não dentro da legalidade. Ao não o fazermos não podemos depois tentar desculpar-nos dizendo que não sabiamos. Se fosse assim nenhuma lei seria aplicável e viveriamos numa anarquia (o que muitos gostariam, mas felizmente isso nunca acontecerá).

Cumps
 
Última edição:
Não começa com "vocês", acaba com "vocês".

E usei o "vocês" porque:

1º - esse tipo de argumentação já foi dada por quase todos os que defendem a pirataria
2º - no teu segundo exemplo falaste na primeira pessoa, ou seja, de ti próprio.

2º A título de exemplo, não estava a falar de experiência pessoal.


O download só por si já é ilegal, caso o album esteja protegido por direitos de autor. O próprio site que te está a disponibilizar esse download está a infringir a lei. Não conheces as leis, informa-te.

Não podes considerar as coisas tão preto no branco. Se tu fores a um site qualquer e vires lá um file SriLanka.zip a dizer ao lado "Excelent free music" e fizeres o download e depois quando vais ouvir são 3 singles da Britney de albuns diferentes, o "acto" de download foi ilegal porquê? Ilegal é após teres conhecimento que são músicas de um autor que até tem copyright disponibilizá-las na net. E mantê-las no teu HDD sem as ouvires? É ilegal? E ouvindo-as?
Se calhar são só os meus olhos/way of thinking, mas não me parece tão linear como declaras...

E as minhas questões aqui são única e exclusivamente do ponto de vista jurídico, nada mais. Eu não faço nada do que estou a dizer, estou apenas a colocar pontos de vista que, para mim, podem não ser absolutamente transparentes para o comum dos mortais dadas as leis em vigor.

Cumps,
G
 
Última edição:
Não podes considerar as coisas tão preto no branco. Se tu fores a um site qualquer e vires lá um file SriLanka.zip a dizer ao lado "Excelent free music" e fizeres o download e depois quando vais ouvir são 3 singles da Britney de albuns diferentes, o "acto" de download foi ilegal porquê? Ilegal é após teres conhecimento que são músicas de um autor que até tem copyright disponibilizá-las na net.

Eh pá, às vezes parece que estamos aqui a discutir filosofia ou o sexo dos anjos (o que é a mesma coisa).

Criar exemplos do arco da velha como o teu acima, que apenas representam 0,00000000001% da pirataria, é no mínimo desvirtuar a realidade e, por consequência, o debate que se está a ter nesta thread. :nie2:

Tu queres convencer-te (e aos outros) que as pessoas que fazem pirataria andam atrás de ficheiros que dizem "MonteEverest.RAR - as fotos das minhas férias" ou "Manualdeculinária.ZIP - Como cozinhar bem" ??? Achas que é por ficheiros desses que a pirataria existe e causa danos? Achas que é isso que circula nas redes P2P, nas Mulas e nos Warez ?? É isso que 99,99% dos piratas procuram e sacam?!

Se queres conversar, tudo bem, mas ao menos esforça-te um pouco mais por dar exemplos e situações que sejam condizentes com a realidade.

E as minhas questões aqui são única e exclusivamente do ponto de vista jurídico, nada mais. Eu não faço nada do que estou a dizer, estou apenas a colocar pontos de vista que, para mim, não são absolutamente transparentes para o comum dos mortais dadas as leis em vigor.

Excelente, é o que todos deveriam fazer... informarem-se o melhor possível.

Cumps
 
Última edição:
concordo, mas vamos por por uns instantes eskecer os 99.99% e discutir a legalidade do acto de download em si.

o k o gafa disse e verdade, e mais uma explicacao pq e tao dificil combater a pirataria, moralmente td gente e culpada, mas legalmente a maioria conseguiria ilibar-se devido a estes pormenores. as custas judiciais legais para acusar 1 milhao de piratas seriam enormes, e os resultados praticos (pessoas acusadas e declaradas culpadas) seriam muito baixos.

Dai mts das organizacoes enviarem cartas as pessoas a ameacar e nao mais k isso, e apenas concentram os processos judiciais sobre os grandes sites distribuidores, nesses sim e mais facil provar k estao a violar a lei.
 
o k o gafa disse e verdade, e mais uma explicacao pq e tao dificil combater a pirataria, moralmente td gente e culpada, mas legalmente a maioria conseguiria ilibar-se devido a estes pormenores.

Mas isso já todos sabemos, por alguma razão ninguém, ou quase ninguém, é condenado por cometer pirataria. Tem de ser mesmo obvio.

O que se está a discutir é a moralidade da coisa, não se és apanhável pela justiça. Interessa mais o teu estado mental ao cometer o acto do que propriamente se alguém conseguiria provar que tinhas esse estado mental.
 
O que se está a discutir é a moralidade da coisa, não se és apanhável pela justiça. Interessa mais o teu estado mental ao cometer o acto do que propriamente se alguém conseguiria provar que tinhas esse estado mental.

Eu por acaso estava a questionar mais a legalidade do que a moralidade. Isto porque, IMHO, a pirataria é obvia e claramente condenável sobre qualquer ponto de vista.

A minha questão é mais sobre as próprias leis e se será possível rectificá-las de modo a que deixe de ser só moralmente condenável e possa ser uma lei aplicável na generalidade e não apenas no "óbvio".

E reitero, nada bate um original :D

Cumps,
G
 
Eh pá, às vezes parece que estamos aqui a discutir filosofia ou o sexo dos anjos (o que é a mesma coisa).

Criar exemplos do arco da velha como o teu acima, que apenas representam 0,00000000001% da pirataria, é no mínimo desvirtuar a realidade e, por consequência, o debate que se está a ter nesta thread. :nie2:

Tu queres convencer-te (e aos outros) que as pessoas que fazem pirataria andam atrás de ficheiros que dizem "MonteEverest.RAR - as fotos das minhas férias" ou "Manualdeculinária.ZIP - Como cozinhar bem" ??? Achas que é por ficheiros desses que a pirataria existe e causa danos? Achas que é isso que circula nas redes P2P, nas Mulas e nos Warez ?? É isso que 99,99% dos piratas procuram e sacam?!

Se queres conversar, tudo bem, mas ao menos esforça-te um pouco mais por dar exemplos e situações que sejam condizentes com a realidade.

Mas os exemplos do arco da velha é que me interessam. Então por existir esses exemplos é que a lei não é aplicada na generalidade. Isso é o mesmo que tentares hackar um site de um banco, e só tu e mais 2 ou 3 é que conseguem ultrapassar a firewall, achas que o banco ia ficar satisfeito por ter sido roubado só por 2 ou 3? Não. Eu estou a tentar aferir quais as alterações ou procedimentos que podem ser implementamos a nível jurídico, sem prejudicar o "bom" cliente, para evitar a pirataria a nível geral, e não particular.

Por isso é que dou exemplos rebuscados, porque a bem ou a mal podem ser aplicados no resto das situações, estou basicamente a tentar encontrar as "falhas" no sistema.

Cumps,
G
 
o problema e k ao se mexer na leis irias perder mts dos teus direitos e liberdades adquiridas. o k nao concordo.

axo por exemplo ridiculo o k estao a fazer em alguns paises em kem for apanhado a piratear deixa de poder ter internet... se estamos numa logica de impedir que o cidadao repita o crime, entao aplikem a mm logica a todos os crimes, por exemplo kem for apanhado a estacionar em cima do passeio nunca mais pode conduzir um automovel. por este andar daki por uns anos kem for apanhado a atravesar fora da passadeira deixa de poder andar na rua nao?
 
Mas os exemplos do arco da velha é que me interessam.
Interessam se estivessemos a discutir a adequação da lei. Interessaria se alguma vez houvesse a possibilidade de um caso desses acabar em tribunal, mas não é o caso.

O problema é que a impunidade do pirata é tal, que falar de lei no contexto de um tribunal acaba por ser offtopic. Dado que o pirata nunca é apanhado, o assunto restringe-se ao campo da moralidade, se é certo piratear ou não (nos teus exemplos é claro que moralmente não fizeste nada errado), e qual o impacto que isso tem na industria.

O teu é um exemplo da preocupação com excepção (o 0.000001% como diz o Zoo TV), quando a regra nem para o geral funciona.
 
Fora de Portugal já se viram uns poucos piratas apanhados... multas para cima deles e tal...
Cá em Portugal, só é apanhado quem vender jogos/música/filmes piratas pela net e der muita cana... como por exemplo, criar um site com a sua lista e isso.

Porque de resto, até à polícia é adepta da pirataria...
 
nao digo k seja adepta da pirataria, mas k tem problemas bem mais graves a que se dedicar (e falta de meios), disso nao ha duvidas...
 
Dizes tu. Eu paguei o direito de utilização. A parte do TU decidiste tu inventar.
E ficava-te bem ao menos admitir que estavas errado quanto ao distribuir, em vez de fazeres quote e desviares a conversa.

Ainda na parte do "Grant of License" está lá para o fim, qualquer coisa do tipo "... and will not authorize anyone to utilize...". Aliás se reparares, todo o "agreement", gasta a palavra "You".

Logo no inicio do agreement avisa que é um contrato entre ti e a Id, logo uma amigo a quem emprestes não está incluido no contrato.

Sabes bem que estás correcto na parte do distribuir, é uma questão de português, tal como eu poderia dizer : "Vou distribuir 20 jogos esta semana... para a semana que vem recolho-os"

O jogo tem uma protecção anti-copia. Se consegues jogar uma cópia é porque usaste um método para dar a volta à protecção de cópia, seja ele qual for. Mesmo que tu não saibas que ele está lá.....ele está, e tu utilizaste-o. Portanto, estás violar o acordo de utilização.

Só que fique registado, EU sei que tudo que não seja Comprar o jogo e usa-lo eu, viola o acordo de licença. Sobre a protecção quero demonstrar apenas que a fazer um donwload , jogar uns dias e apaga-lo do disco no fim, anenas violei o direito de utlização. E se pesquisares por aí, verás que já ouve users que form a tribunal, e aqueles que se mantiveram nesta lógica sairam de lá com umas multas minimas ou até nenhumas, enqaunto que outros que "modificaram", "distribuiram" além das multas, prisão até indeminizações tiveram que pagar às Editoras.

Hein? O que é que isso tem a ver com o empréstimo? Que lógica da batata. Se emprestar permite a cadeia de eventos, a própria venda (POR PARTE DE UM RETAILER) do jogo permite a cadeia de eventos....também é ilegal?

Um retailer vende o produto fechado e o agreement só toma efeito depois da abertura da embalagem... tu compras, abres, excluis nesse momento o retailer de qualquer cadeia de eventos.

Força, mas a seguir não te esqueças de questionar um jurista. No fim do dia o que interessa é a lei, e basta o acordo de licença violar a lei para não valer nada.

Seria interessante, mas haverá forma de obter a opinião de um jurista sem custos? Mas mais uma vez acho que, no combate à pirataria, mais que mudar mentalidades, deveria-se unficar essas leis. Depois abordar medidas para fazer perceber que o produto original é melhor que uma cópia.

Cumps
 
Um retailer vende o produto fechado e o agreement só toma efeito depois da abertura da embalagem... tu compras, abres, excluis nesse momento o retailer de qualquer cadeia de eventos.

... o que permitiu chegar até aqui? -> A disponibilidade do original. O dono do original permitiu toda a cadeia de eventos...

O que é que o licence agreement tem a ver com a cadeias de eventos que permitiam a pirataria?...os teu raciocionio já anda em circulos sinceramente...
 
Última edição:
O que é que o licence agreement tem a ver com a cadeias de eventos que permitiam a pirataria?...os teu raciocionio já anda em circulos sinceramente...

O license agreement é entre ti e a editora. E só se torna válido apartir do momento em que abristes a embalagem do produto. No momento em que , abristes a embalagem e emprestastes-o, já estás sob o license agreement. Portanto a cadeia de eventos ( violação )começa com o proprietário da licença. Dizer que pode começar no Retailer é exagerar tanto como dizer que a culpa é da Editora que fez o jogo :P

Mais que deve ser dificil fazer copias ou disponibilizar um jogo online com a embalagem fechada...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo