O PC gaming e a pirataria

Status
Fechado a novas mensagens.
Não compro jogos em Portugal :P Ninguém me apanha cá a pagar 50 euros por um jogo. Mando, e sempre mandei, vir do UK ou dos EUA por preços muito mais baixos. Comprei o Left 4 Dead já com portes por 25 euros enquanto cá em Portugal se vendia por 50 euros. E não compro tudo o que me aparece á frente, só quando sei que o vou jogar. Com as mais de 35 horas de Left 4 Dead já ficou muito barato o jogo.
 

Concordo.
Companhias como a EA estão mais preocupadas em vender, e gastar milhões em DRM's, do que propriamente em fazer jogos de qualidade. Contam-se pelos dedos os bons jogos saídos dessa editora no ano passado. Para aí o Spore e pouco mais. Por exemplo o Undercover teve tanto hype e não valia nada. Nem história, nem gráficos,... nada.

O securom é outra. Compras o jogo e aquilo instala-te um programa sem tu saberes. Enquanto que na versão crackada isto já não acontece.

Quer dizer, compramos o jogo, e temos de levar com spyware?
 
Última edição:
Não compro jogos em Portugal :P Ninguém me apanha cá a pagar 50 euros por um jogo. Mando, e sempre mandei, vir do UK ou dos EUA por preços muito mais baixos. Comprei o Left 4 Dead já com portes por 25 euros enquanto cá em Portugal se vendia por 50 euros. E não compro tudo o que me aparece á frente, só quando sei que o vou jogar. Com as mais de 35 horas de Left 4 Dead já ficou muito barato o jogo.

Mas nem sempre as coisas acontecem dessa forma.
Já me aconteceu em muitos jogos, experimentar, comprar, e largar ao fim de algumas dezenas de horas seguidas. E falo de títulos que costumam render horas e horas e horas, em que a curva de apetência vai descendo a pique.

EDIT: Mas isso sou eu, que raramente se consegue colar apenas a um jogo.
 
Quer dizer, compramos o jogo, e temos de levar com spyware?
Sim, o securom fica alojado na registry mesmo apos a desinstalação do jogo.
Eu fui alertado aqui na Zwame, na thread do Sims 3.

Na altura ainda tinha o fallout3, mas não era original. Quem tinha tido o original instalado estava "infectado" com o securom.

É obvio que após isto. Não comprei a versão oficial do jogo. Tambem porque este corria 3 vezes mais devagar que o crysis.

Mas lá está, há jogos que o demo, nos jogamos. O demo parece tudo bem, as vezes ainda dão a desculpa que devem ser melhoradas coisas. Depois o jogo completo vem com coisas mal e programas por trás.

Uma boa politica é o que fizeram com o Burnout paradise. O demo é o jogo completo mas com tempo limitado.

Jogos da EA. Torço sempre o nariz a compra-los. Vou agora comprar o BF2 Deluxe porque tive a copia, e gostei do que vi, é parecido com o americas army mas sem a weapon inertia e apela um bocado mais ao teamwork. E portanto vou-me "legalizar". Mas se não tivesse sacado o jogo nunca o comprava.
Porque o demo é mais dificil de sacar.
E o preço a que está tambem ajuda. 29.99(ou algo parecido) o BF2 e todas as expanções.


Mais uma história caricata que me lembro agora foi o do Crysis a disparar galinhas. O que parece que acontecia só a quem tinha a versão original.
Isto não comfirmo porque nunca tive nenhuma das versões.

A pirataria evita-se mostrando que o producto original é melhor que o pirateado. E isto é assim com tudo...menos nos jogos em que o original é sempre pior que o pirateado, excepto os que possuem uma vertente online.
"Para que comprar um jogo single player se depois acabo por por-lhe um no-CD crack para não tar sempre a por e a tirar?"
Sim, porque conheço muitos que têm o original e fazem-no.


Agora sobre a ligação à internet enquanto se instala. É estupido. Um individuo intala tudo nos conformes, chega o segundo individuo, copia a pasta onde o jogo está instalado e puff. Nem precisa de cracks nem nada.

Escrevo um bocado todos os dias. Porque é um assunto em que eu penso muito. E pensei que o topico tivesse algo de interessante no meio disto tudo.
Mas tem pouco. Tem mais de guerra entre quem compra e quem copia.
 
A questão dos jogos serem caros, sim concordo, mas ainda me lembro do primeiro jogo que comprei para PC, foi em 1998, custou-me 10 contos na altura, e achas que me arrependo ? Claro que não era o Half-Life, e se sairem jogos com a mesma qualidade ( graficos não é tudo para mim, se o resto for superior caguei nos graficos )por 50€ acretidem que gastaria os 50€ de boa vondade num jogo novo, mas actualmente que jogos têm saido de geito ? Como antigamente, a onde se preocupavam com o jogo, a comunidade envolvende no jogo ? Isso sinceramente já acabou, e viu-se bem no tido "Fallout 3", preocuparam-se foi com os lucros que poderiam ter com o jogo doque o jogo em si, cagaram de alto na comunidade do Fallout e só viram $ a frente dos seus olhos.

Claro que as empresas são feitas para terem lucros claro, isso não posso dizer o contrario, mas em vez de ganharem sei lá 100 milhões de dolares porque não ganharem 50 milhões de dolares num jogo e a pirataria dele ser minima ? Sim porque acabar com ela defenitivamente é simplesmente impossivel, ela ira sempre existir, porque pessoas se conseguem ter de borla vão ao de borla, mas sou das pessoas que pensa que se o jogo que adorei vale bem o dinheiro, não tenho e nem nunca terei o problema de o dar, mas já a anos que isso não vêm a acontecer, que sinceramente já a muito que jogos não me fazem ter recordações como os antigos.
 
Acho montes de piada a esta gente. Fazem jogos com uma duração de 15 horas, com uns bugs aqui e ali que só são corrigidos não sei quanto tempo depois da release com patches manhosos e feitos à pressão (isto se houver patches de todo), e querem que alguém no seu perfeito juízo dê 50€ por ele?
É que o preço pago pelas 15 horas é quase o mesmo que se ganha a trabalhar essas 15 horas (para a grande maioria, infelizmente).
Já para não falar nas margens de lucro astronómicas... que afinal não são assim tão astronómicas, porque depois ninguém os compra.

Agora, para pagar qualquer coisa como um Call of Duty, um Warcraft (tanto WoW, como W3), um WAR... não tem problema. Porque sei que, além de não ser um jogo limitado (multiplayer... mas aqui já são gostos, eu sei) tenho a certeza que todos os problemas do jogo vão ser corrigidos, e que vou ter um suporte contínuo e eficaz, com constantes melhoramentos. E que, além disso, vou possivelmente ver essa mesma empresa a investir num outro título, com a mesma qualidade.

Já em gastar dinheiro num PES, por exemplo, tenho que pensar muito bem no assunto devido à várias coisas. Não sei se o jogo vai estar sem erros (não só a nível do jogo em si, mas da compatibilidade com o computador), vou estar dependente de alguém com muito boa fé para fazer um patch para meter os clubes/etc actualizado (porque a empresa não o vai fazer), não vou ter qualquer suporte se tiver algum problema e onde parte do meu dinheiro vai ser investido num jogo quase igual, onde se limitam a dar uma pincelada.

Outra coisa são os jogos que servem para mostrar o potencial das placas gráficas. Não vou pagar por uma coisa que não vou usufruir a 100% nos próximos tempos, e que ainda por cima foi feito para publicitar X/Y fabricante.

Quando se começarem a preocupar mais no desenvolvimento do jogo, do que em como o vão vender não estavam assim.

Agradeço às pessoas que deram a conhecer os incovenientes das versões originais (nomeadamente o famoso securom), que apesar de saber da existência não sabia dos problemas que pode causar (pensava que fazia um checkup só no startup, ou algo de género; em retrospectiva, vejo que era ridículo).

Se virem algo incoerente, errado ou ridículo no meu post é favor avisar. Sou contra a ignorância : P

Edit: ah outra coisa, quando as empresas se lembrarem de começarem a pagar aos crackers pode ser que isto acabe :X. Já falei com algumas pessoas que contactaram esses tais grupos que levam os jogos às massas e o que eles dizem, é que eles crackam não só pelo desafio, mas porque acham que cada pessoa deve ter direito a experimentar antes de comprar (muitos até dizem qualquer coisa como "If you like it, buy it").
 
Última edição:
Concordo.
Companhias como a EA estão mais preocupadas em vender, e gastar milhões em DRM's, do que propriamente em fazer jogos de qualidade. Contam-se pelos dedos os bons jogos saídos dessa editora no ano passado. Para aí o Spore e pouco mais. Por exemplo o Undercover teve tanto hype e não valia nada. Nem história, nem gráficos,... nada.

Hum...Dead Space, Mirror's Edge, Burnout Paradise, Spore, Warhammer Online, Battlefield: Bad Company, Fifa 09, NHL 09, Madden NFL 09, Red Alert 3, Mass Effect (versão PC) e Boom Blox desenvolvidos pelos estúdios internos, outros tantos como o Crysis Warhead e Rock Band 2 de produtoras 3rd Party publicados pela EA. Embora a política de DRM da EA seja de facto desprezável, é uma editora que lança bastantes jogos de qualidade.

Quer dizer, compramos o jogo, e temos de levar com spyware?
Uma boa parte deles já está a começar a entender que o Securom só tem impacto negativo nas vendas e na visão dos consumidores, talvez daqui a uns tempos percebam realmente a abominação que isso é e que não evita a pirataria, apenas prejudica os consumidores legítimos. DRM no geral não irá desaparecer, mas desde que não seja invasivo - como a autenticação usando o Steam ou Impulse que não instala malware, é apenas uma verificação online - não é um grande problema, mas se a utilizarem que aproveitem pelo menos as features da plataforma (como o Steamworks).
 
Última edição:
Hum...Dead Space, Mirror's Edge, Burnout Paradise, Spore, Warhammer Online, Battlefield: Bad Company, Fifa 09, NHL 09, Madden NFL 09, Red Alert 3, Mass Effect (versão PC) e Boom Blox desenvolvidos pelos estúdios internos, outros tantos como o Crysis Warhead e Rock Band 2 de produtoras 3rd Party publicados pela EA. Embora a política de DRM da EA seja de facto desprezável, é uma editora que lança bastantes jogos de qualidade.
Podem ter qualidade. Mas lá está. Tal como eu disse metade desses são uma rentabilização de outros jogos.
E os que não são uma espécie de sequela e têm qualidade são pouquíssimos. Basicamente é o Spore. LOL
 
Podem ter qualidade. Mas lá está. Tal como eu disse metade desses são uma rentabilização de outros jogos.
E os que não são uma espécie de sequela e têm qualidade são pouquíssimos. Basicamente é o Spore. LOL

Dead Space, Warhammer Online, Mirror's Edge, Boom Blox, Mass Effect (este é a versão PC, mas foi um port de qualidade de qualquer forma) e Spore são novos IPs, para além de serem todos jogos de qualidade, quer gostes ou não. O resto são novos títulos ou spin-offs de franchises já existentes, mas se não quiseres contar com sequelas então podes excluir todas as editoras que existem. Qualquer editora tem de investir nos seus franchises de sucesso, não há nenhuma que só aposte em IPs novos, nem sequer as pequenas se podem dar a esse luxo (como a Stardock).
 
Dead Space, Warhammer Online, Mirror's Edge, Boom Blox, Mass Effect (este é a versão PC, mas foi um port de qualidade de qualquer forma) e Spore são novos IPs, para além de serem todos jogos de qualidade, quer gostes ou não. O resto são novos títulos ou spin-offs de franchises já existentes, mas se não quiseres contar com sequelas então podes excluir todas as editoras que existem. Qualquer editora tem de investir nos seus franchises de sucesso, não há nenhuma que só aposte em IPs novos, nem sequer as pequenas se podem dar a esse luxo (como a Stardock).
Tens razão, quero dizer, deves ter, não conheço nenhum desse que falaste excepto mirrors edge e sei que warhammer online é um RTS mas não sabia que era da EA.
Conheço tb o death space, sim, já vi videos, é interessante.

A questão não é apostar nas series. A questão é cobrarem-te o mesmo por um jogo que usa quase tudo do anterior multiplicando os lucros.

Por exemplo: Fallout 3, NFS Carbon. Crysis warhead. Porque são basicamente mods e são cobrados como jogos novos.
 
Tens razão, quero dizer, deves ter, não conheço nenhum desse que falaste excepto mirrors edge e sei que warhammer online é um RTS mas não sabia que era da EA.
Conheço tb o death space, sim, já vi videos, é interessante.

A questão não é apostar nas series. A questão é cobrarem-te o mesmo por um jogo que usa quase tudo do anterior multiplicando os lucros.

Por exemplo: Fallout 3, NFS Carbon. Crysis warhead. Porque são basicamente mods e são cobrados como jogos novos.

Warhammer Online é um MMORPG, embora a licença Warhammer da Games Workshop seja utilizada em vários jogos de editoras diferentes. Mas sim, todos os jogos que listei são de qualidade, embora o seu interesse esteja dependente das preferências de cada um, como é o caso de todos os jogos.

O NFS Carbon sim, é uma bela treta. Aliás, a série NFS desde o Hot Pursuit 2 que anda de rastos, talvez o novo Shift venha a mudar as coisas, isso logo veremos. Se não tiverem sucesso com esta nova remodelação, mais vale acabarem com ela durante uns bons tempos (ou de vez, mas isso já se sabe que raramente acontece).

Quanto ao Fallout 3, porque é que havia de ser considerada uma mod? É um jogo completamente novo, a única coisa que tem em comum com o Oblivion é o engine e algumas decisões a nível de game design - mas isso já é derivado da abordagem da Bethesda -, porque de resto é claramente um novo jogo. Não é que não se possam fazer excelentes mods e conversões totais (sou um grande apreciador de modding), mas o Fallout 3 tem valores de produção bastante elevados e tem muito mais longevidade que a grande maioria dos jogos que são lançados hoje em dia. Já agora, não sei se ainda estavas a estabelecer alguma ligação com a EA com este exemplo, mas o Fallout 3 foi desenvolvido e publicado pela Bethesda, a EA não tem qualquer relação com o jogo.

O Crysis Warhead foi vendido a um preço reduzido (€30, embora lá fora encontres a €15) por ser uma espécie de expansão standalone, que adiciona uma campanha SP nova - ainda que passada na mesma timeline do Crysis e consequentemente aproveite muita coisa do original -, para além dum modo multiplayer muito melhorado e com inúmeras adições de peso. Pelo preço que pedem e tendo em conta aquilo que oferece nem há muito para criticar, o que é mau são as sequelas recicladas de qualidade bastante inferior ou os ports da treta que são lançados ao preço normal. O Rainbow Six: Vegas 2 é um bom exemplo duma sequela praticamente igual ao jogo anterior vendida ao mesmo preço, tal como o Guitar Hero que já anda a saturar o mercado com tantos lançamentos praticamente iguais, os franchises anuais - embora o Fifa e NHL tenham evoluído bastante nos últimos 2 anos, outros como o PES e o NBA Live continuam a mesma treta reciclada - ou os ports ranhosos como é o caso do Bully, Saints Row 2 e GTA IV por exemplo.
 
Última edição:
Fallout 3 usa o quê de que jogo? Esse para mim é sem dúvida alguma um dos melhores jogos lançandos nos últimos meses! E agora ao que parece ainda estão a lançar novo conteúdo (vi algures uma expanção que trás novas quests), o Crysis Warhead também gostei bastante, tem o motor do Crysis mas melhorado e melhor optimizado, embora seja pesado mas com uma redução mínima na resolução saco-lhe umas boas FPS.
Agora a parte que concordo contigo: O NFS é um lixo reciclado, já à uns anos que não se vê nada de novo, desde o primeiro underground que é sempre igual. O Fifa e o Pes metem uma coisinha ou outra nova todos os anos e actualizam as equipas, mais que isso não fazem, ainda hoje tou para descobrir um jogo anual que tenha uma qualidade superior, se alguém encontrar avisem-me.

O problema está, como já foi dito, em que quem compra o jogo tem desvantagens sobre quem o vai buscar de graça, as protecções são cada vez piores, lembro-me da protecção "Starforce" que apareceu em alguns jogos da ubisoft que deram muitos problemas, e chegavam a não reconhecer mesmo o jogo original. O que as editoras têm de perceber é que não é pelas protecções enormes ou pela pirataria que vão vender mais ou menos, é pela qualidade do jogo!
 
O Fallout 3 não é da EA, mas é sem dúvida um bom jogo e para além de receber imenso conteúdo oficial, também tem uma comunidade muito forte de modding (como já é normal nos jogos da Bethesda). Como já disse, à excepção do engine e algumas semelhanças em termos de design (que é comum existir em jogos vindos da mesma produtora), não usa nada do anterior.

Muitas editoras deviam meter os olhos na Stardock. São uma editora relativamente pequena, especialmente quando comparada com colossos como a Activision Blizzard, e ainda assim todos os seus jogos vendem no mínimo um milhão mesmo não sendo mainstream, têm imenso suporte oficial, comunidades activas e não têm quaisquer protecções invasivas, a única coisa que pedem é uma simples activação online.
 
Atenção, eu não tou aqui a analisar jogos. Até porque tambem gostei do Fallout3. Se bem que a nivel de optimizaçao.

Mas o importante é ver que muitos dos jogos nem 10 pessoas envolveram e o trabalho dessas pessoas não deve ter sido muito grande, e mesmo assim o jogo sai caro.

Mas agora a falar de protecções.
Para mim a melhor protecção já feita a um jogo foi no Sims 2. Na versão crackada, qualquer crack que fosse. Não dava para construir casas.

Esse foi outro que se não comprei foi porque não tinha PC para ele.

Isso é outra coisa, hoje em dia lançam-se jogos todos pipis, com graficos para puxar ao maximo das placas. Mas com isto esquessem-se que o publico geral, que não tem um PC para jogos não consegue correr os ditos em condições.

E nesse aspecto, podem dizer mal do Crysis, mas a 800x600 com tudo no minimo corre em qualquer PC com 128 Vram e 1Gb ram.

Os jogos para PC muitas vezes não vendem mais por causa disso. Quase toda a gente tem PC, mas só poucos têm um PC de gama Alta.

O que é que isto tem que ver com a pirataria? Muito, pois muitas vezes em vez de "arriscar" comprar, "experimenta-se" a versão crackada.
 
Isto dos jogos puxarem mais não tenho nada contra, PC Gaming não é pa quem quer, é pa quem pode, se os jogos não evoluissem ninguém comprava placas gráficas novas nem processadores melhores. O Fallout 3 nunca tive problemas com ele, jogo à resolução máxima do meu monitor (1440x900) com os gráficos em ultra e nunca tive um slowdown.

Outra coisa portáteis não servem para jogar (tirando algumas excepções que têm gráficas e processadores muito poderosos mas que também são caros) servem para trabalhar, por isso também não venham pá qui a dizer que não jogam isto ou aquilo num portátil porque isso também não pega.

Os jogos que vão saindo estão ao mesmo nível que os das novas consolas, se não podem comprar um PC decente isso é problema de cada um, mas não venham pá qui dizer que os jogos não são bons porque não conseguem correr nos vossos pcs com mais de 5 ou 6 anos.

E fica por aqui o offtopic.

A Stardock faz jogos muito bons, joguei ao Galactic Civ 2 até "sangrar dos olhos" e aos meus olhos é o único jogo de estratégia por turnos que fica ao mesmo nível do Civ 4. Já disse muitas vezes e repito, o problema dos jogos venderem pouco não é a pirataria, é a qualidade baixa, e muitos deles serem lixo reciclado.
 
Atenção, eu não tou aqui a analisar jogos. Até porque tambem gostei do Fallout3. Se bem que a nivel de optimizaçao.

Mas o importante é ver que muitos dos jogos nem 10 pessoas envolveram e o trabalho dessas pessoas não deve ter sido muito grande, e mesmo assim o jogo sai caro.

A não ser jogos indie e casuais, a grande maioria dos jogos hoje em dia é desenvolvido por equipas com mais de 70 pessoas. Então os grandes blockbusters geralmente andam à volta das 150 (sem contar com ajudas externas), às vezes mais. São poucos os estúdios que têm equipas de dimensões reduzidas, hoje em dia o desenvolvimento dum jogo comercial envolve dezenas de pessoas em inúmeras áreas, chegas a ter 3 equipas diferentes a trabalhar num só jogo e rotação de staff para ajudar nas diferentes fases de desenvolvimento.

Não só as equipas de desenvolvimento são bem grandes, como também tens imenso trabalho que é outsourced, engenheiros das fabricantes de hardware/consolas a colaborarem, marketing, QA & testing, suporte das produtoras de middleware (quando são utilizados engines/tech 3rd party), entre outras coisas. É claro que isto vai variar de acordo com a organização das produtoras/editoras, financiamento, objectivos comerciais e afins, mas que não haja dúvidas que os custos de desenvolvimento de jogos mainstream atinge valores bem elevados, para além de exigirem imenso trabalho por parte de todos os que estão envolvidos. Agora tem em conta que os developers apenas recebem uma parte reduzida dos lucros do jogo, a maior fatia vai para as editoras e retailers, e no caso das consolas também para as fabricantes.

Quanto ao tópico em questão, já dei a minha opinião sobre as protecções. Nem sequer vou entrar em discussão sobre a pirataria, porque já é um tema mais que discutido e já se sabe onde é que acaba por levar.
 
Última edição:
Isto dos jogos puxarem mais não tenho nada contra, PC Gaming não é pa quem quer, é pa quem pode, se os jogos não evoluissem ninguém comprava placas gráficas novas nem processadores melhores. O Fallout 3 nunca tive problemas com ele, jogo à resolução máxima do meu monitor (1440x900) com os gráficos em ultra e nunca tive um slowdown.

Outra coisa portáteis não servem para jogar (tirando algumas excepções que têm gráficas e processadores muito poderosos mas que também são caros) servem para trabalhar, por isso também não venham pá qui a dizer que não jogam isto ou aquilo num portátil porque isso também não pega.

Os jogos que vão saindo estão ao mesmo nível que os das novas consolas, se não podem comprar um PC decente isso é problema de cada um, mas não venham pá qui dizer que os jogos não são bons porque não conseguem correr nos vossos pcs com mais de 5 ou 6 anos.

E fica por aqui o offtopic.

A Stardock faz jogos muito bons, joguei ao Galactic Civ 2 até "sangrar dos olhos" e aos meus olhos é o único jogo de estratégia por turnos que fica ao mesmo nível do Civ 4. Já disse muitas vezes e repito, o problema dos jogos venderem pouco não é a pirataria, é a qualidade baixa, e muitos deles serem lixo reciclado.

Só uma pergunta, sabes que umas das razões do WoW ter tido o sucesso que teve, uma de outras, foi dar em Pc's actuais ( na altura ) e mesmo em Pc's com 2 anos ou mais de existencia, por isso não é para quem pode .....

Como já foi referido aqui muitas vezes, mesmo por mim, hoje as pessoas e muitas companhias olham para os graficos, graficos isto e aquilo, esquecendo-se de tudo o resto depois admiram-se das vendas serem a maravilha que são
 
Se não gostas de gráficos podes sempre jogar a jogos da década passada, ou mais antigos. Ainda hoje sou um grande viciado no tetris.

Os jogos têm de acompanhar a tecnologia, de que serve ter um quad core com uma GTX295 e usar-los para jogar Minesweeper? Comparar jogos online com jogos offline é uma idiotice! É lógico que os jogos online têm de ter requisitos mais baixos, senão quem é que pagava os servidores?

Pessoal com pc's com P4 e gráficas AGP nesta altura não têm de dizer nada, a tecnologia evolui, os jogos evoluem, se não querem gastar dinheiro com o PC também não podem vir dizer mal dos jogos com gráficos puxados.
 
Se não gostas de gráficos podes sempre jogar a jogos da década passada, ou mais antigos. Ainda hoje sou um grande viciado no tetris.

Os jogos têm de acompanhar a tecnologia, de que serve ter um quad core com uma GTX295 e usar-los para jogar Minesweeper? Comparar jogos online com jogos offline é uma idiotice! É lógico que os jogos online têm de ter requisitos mais baixos, senão quem é que pagava os servidores?

Pessoal com pc's com P4 e gráficas AGP nesta altura não têm de dizer nada, a tecnologia evolui, os jogos evoluem, se não querem gastar dinheiro com o PC também não podem vir dizer mal dos jogos com gráficos puxados.

Acretida que nos dias de hoje ainda jogo Dune II, já virei o jogo talvez mais de 100 vezes ( não tou a brincar ).

Fiz a comparação com jogos online/offline a nivel das spec, se nos jogos off-line investirem bem no conteudo e não só nos graficos acretida que as vendas sobem, eu parei de investir em Pc's para jogar porque basicamente todos os anos era peça x ou y, para peça x bom tinha que ter peça y, ora toca mudar uma porrada de coisas para conseguir jogar sempre os jogos sem problemas algums e de maneira jogavel ( para mim claro ) coisa que simplesmente fiquei farto, porque 99% dos jogos só trazem uma coisa, grafismo, o resto do 1% é capaz de trazer grafismo também, mas acretida que também investiram muito mas muito mesmo em conteudo, tal como se passou com o Mass Effect, graficos lindos mas não se fica só por ai, têm uma longividade bastante grande e mesmo que vires o jogo tens vondade de o virar again e again, eu na 360 já o devo de ter virado umas 5 ou 6 vezes, e não me arrependo nada de ter gastado 400€ na consola ( na altura ) e mais 70€ no jogo, que até estava virado para fazer 1 upgrade ao PC, mas como era exclusivo na altura para 360, e seguindo a história da BioWare, só passado 1 ano ou mais é que viria para PC o jogo e simplesmente não quiz esperar para o jogar.

Tido isto, os jogos com qualidade fazem sempre o pessoal comprar, e no meu casso me fez até gastar 400€ numa consola para jogar 1 jogo, se todas as companhias seguissem o pensamento da BioWare, digamos a antiga, que agora têm a EA atraz ..... , não se iriam queixar de grande como se queixão, eles que apresentem produtos de qualidade e iram ver as vendas a subirem mesmo, que se deixem de gastar milhões em proteções, para que depois de 1 semana, por vezes até antes de sair para o mercado a proteção já não vale pevas .... e que os invistão no jogo em si, isso sim, eram eles espertos.

Só uma nota, falei aqui em consola, sei que isto é 1 topico de PC, mas queria falar na vertende em gastar dinheiro num jogo de qualidade, nos tais 1% que falo, que vale apena, doque investir de x em x tempo no PC para 99% dos jogos não valerem nada ...
 
O que é que isto tem que ver com a pirataria? Muito, pois muitas vezes em vez de "arriscar" comprar, "experimenta-se" a versão crackada.

Eu até sou a favor dessa experimentação mas o que me choca neste tema é que acredito que nem mesmo que um jogo custe 10 ou 20 euros a maioria não vai comprar. Quantos aproveitam as promoções nas grandes superfícies, as descidas de preço pela idade do produto; as versões Platinum, Xplosiv, Classic ou como se chamem? há um ou dois anos anunciei no tópico respectivo que tinha comprado o DiRT por 20 euros e só recebi uma MP perguntando onde. Eu também tinha tudo pirata no meu computador mas hoje em dia, com muito gosto e orgulho posso dizer que tenho muito pouco software pirateado e que estou a caminho de ser "100% Crack or Keygen Free" porque gosto de sentir isso.

Ontem comprei o GTAIV e o FS2004 numa loja inglesa e ambos ficaram pelo preço de um destes jogos em PT (mesmo com portes incluídos). Não cheguei a baixar/jogar o Crysis (só a demo), os ultimos Need for Speed, e tantos outros jogos cujo feedback que ia lendo era suficiente para saber se valia a pena comprar ou não. Instalar cracks, danificar o SO, meter no sistema um qualquer ficheiro que possa vasculhar os meus dados? não, obrigado.

Inclusive agora estou a ter algum debate existencial ( :joker: ) porque tenho o bom e "velho" Vista original e por não aceitar passar para um SO pirata tenho muitas duvidas se vale a pena investir no W7. Se me permitem o off-topic, temos assim tantos fotógrafos e profissionais de imagem que precisem de sacar o sumo ao Photoshop quando o Gimp chega e sobra para um user normal (e o PaintNET, será que não chegava também?)? e tantos e tantos programas que não valia a pena piratear porque há excelentes alternativas!!

Enfim, posso ser um parvo para a maioria mas até gosto de ser assim.

E não negando o que aqui foi dito, que muitos jogos pela sua baixa qualidade e fome monetária das grandes editoras merecem ser copiados mil vezes, eu prefiro simplesmente não comprar. E mais, quando vejo um bom jogo, um que goste mesmo (um Grid, um DiRT, um Flatout, um Trackmania Nations, etc) penso que os rapazes gordos e de barba ( :joker: ) que se mataram durante meses a criar essas maravilhas merecem um prémio, um agradecimento da minha parte. E repito, quem não merece simplesmente não compro a merd@ do jogo. Simples.

Obrigado por ler.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo