O PC gaming e a pirataria

Status
Fechado a novas mensagens.
Tens razão CoisaX, realmente esta troca de posts já vai longa (e já farta).

Vou editar o meu post. Obrigado pelo reparo, fica bem.
 
Última edição:
E ainda estou para ver o que achastes das "medidas anti-piratari".. :P

Ao menos são mais complexas que o básico "baixem o preço que o pessoal compra". Se iriam funcionar ou não já não sei. A parte da fidelização parece boa ideia, mas às vezes o público não reage bem esse tipo de acções. Em relação à publicidade a mesma coisa, basta ver as pessoas a refilarem sempre que um jogo tem publicidade.

Mas ao menos mostraste que pensas mais do que muitos nesta thread. Continuo é a não concordar com a maneira como interpretas as leis tâo "a direito", mas pronto.

Em relação à resposta da Activision, ao recusarem-se a esclarecer o teu pedido, eles sim estão a pedi-las. Podiam ao menos dizer algo do género "É especifico de jogo não podemos responder em geral", mas assim é mesmo o despachar.
 
Última edição:
Ao menos são mais complexas que o básico "baixem o preço que o pessoal compra". Se iriam funcionar ou não já não sei. A parte da fidelização parece boa ideia, mas às vezes o público não reage bem esse tipo de acções. Em relação à publicidade a mesma coisa, basta ver as pessoas a refilarem sempre que um jogo tem publicidade.

O Steam é um bom exemplo de uma abordagem diferente à forma da comercialização do pc gaming. A Ea, com o Battlefiled Heroes, tb quer fazer esse tipo de aproximação. No caso do Steam temos um investimento inicial, mas depois preço bastantes atractivos que prolongam o investimento inicial.

Mas ao menos mostraste que pensas mais do que muitos nesta thread. Continuo é a não concordar com a maneira como interpretas as leis tâo "a direito", mas pronto.

"Vicio" do trabalho. Ainda a semana passada tive que deixar novamente a papelada dos Oem e Genuino da microsoft, em cima das mesas dos chefes e técnicos. Com os clientes ainda sou mais irredutível... lidamos com poucos clientes "domésticos", mas até esses, no minimo, saem de lá com OS Genuino.

Em relação à resposta da Activision, ao recusarem-se a esclarecer o teu pedido, eles sim estão a pedi-las. Podiam ao menos dizer algo do género "É especifico de jogo não podemos responder em geral", mas assim é mesmo o despachar.

A Xbox deu-me sempre resposta pronta em 1~2 horas. A Activision respondeu ao fim de uns dias como vistes. Também é importante a abordagem que cada editora faz com o probelma da pirataria.

Cumps
 
Se o Vista tivesse preços mais acessíveis haveria muito mais pessoas domésticas a comprarem uma cópia legal.
O incrível é como no ebay dos EUA são vendidas cópias legais do vista ultimate a um preço muito inferior aquele que é praticado nas lojas em Portugal.
Se as pessoas tem consciência de que os preços dos originais lá fora são bem mais baratos do que cá em PT acabam por não comprarem ou raramente compram.
Sabendo-se do poder da Internet actual quem perde com isso são os comerciantes de cá.
 
Em relação à publicidade a mesma coisa, basta ver as pessoas a refilarem sempre que um jogo tem publicidade.
As pessoas refilam kando pagaram 50€ p/ um jogo e ainda teem de gramar c/ publicidade. Agora se o jogo e de borla ou pagaste 5, 10, 15€, nao me parece k seja por ai k as pessoas vao reclamar. claro k tb depende de como a publicidade e inserida no jogo, se for bem feito nem das por ela, por exemplo num jogo de futebol nao custa nd por os placards publicitarios a volta do relvado c/ publicidade em real time. Num jogo de corridas em pista a mesma coisa, num CoD4 publicidade espalhada pelas ruas da cidade, mas agora num MoH Airborne onde a accao se passa ha meio seculo atras ja nao fazia ***** sentido por publicidade actual, iria estragar o ambiente do jogo, ai podiam por exemplo por a publicidade durante os loadings de cada nivel...

td depende de como as coisas sao feitas, kando e bem feito ate e atractivo e da mais realidade ao jogo.
 


Lê lá de novo aquilo que escreveste. Foste tu quem alegou que os empresários não têm nada que se queixar da pirataria, por isso és tu quem se revela intolerante às opiniões dos outros.

Pois não, não tem nada que se queixar das atitudes dos outros; quando foram as suas próprias atitudes nesse departamento que lhes prejudicaram!
Mais uma vez repito, se tivessem tratado o consumidor com o devido respeito, não estavam agora em maus lençois! E uma coisa é queixarem-se de terem os seus produtos a serem roubados; outra coisa é virem xoramingar por terem dado cabo do seu próprio negócio, por acharem arrogantemente que o consumidor haveria de passar uma vida toda a ser explorado com "consertação de preços"!


Não precisas de vir aqui esclarecer o que defendes e não defendes; os teus "argumentos" valem por si.

Na minha opinião é um pouco absurdo apresentar os "argumentos" que apresentaste e de seguida alegar que não se está a defender a pirataria. Enfim.

Se quiseres comprender, comprendes; se não quiseres compreender, não compreendas. Eu fui bastante explícito, e não há mais nada a acrescentar nesse sentido. A partir daqui para a frente eu só me iria estar a repetir, portanto... fica lá com o TDI!


Pois tem e então? Qual é a suposta contradição que aparece na tua mente?

Um comerciante que peça um preço mais elevado do que o consumidor está preparado para dar, simplesmente não vende. Isto é assim tão complicado?

Claro que não é complicado; aliás, é claro como a água! Logo não vejo porque é que discordas de mim, quando é isso que tenho estado a repetir o tempo todo!
Se realmente querem que os jogos se vendam mais, é tratarem de lhes baixar os preços!
Não é manterem os mesmos preços exorbitantes e ainda esperarem que as pessoas aceitem! Excusam de se queixarem; a decisão esteve sempre nas mãos deles!



Ninguém diria. Quem é que anda aqui a escrever verdadeiros "testamentos", sou eu?

Óbvio. E então?

Isso não faz sentido nenhum. Gostas mesmo de ver as coisas a preto e branco. O facto de tu não representares o público não significa que entre o público não hajam mais pessoas com o mesmo tipo de argumentos medíocres que foram apresentados aqui.

Se de facto continuas com problemas em interpretar aquilo que escrevi, não posso fazer mais nada.

Tu achas que são argumentos medíocres, porque te deitam a falsa moral toda pelo cano abaixo!
E excusas de vir dizer que eu estou com problemas em interpretar o que tu dizes! Eu percebo perfeitamente o que estás a dizer, assim como tu tambem me percebes perfeitamente! Estás é a fazeres-te de desentendido para não dares o braço a torcer!



Disparate,
:rofl:

Desculpa, mas não tens imaginação para mais?

Isto demonstra que já não tens qualquer argumento racional para apresentar. Nunca tiveste, aliás.

Isso é uma questão de opinião! Ou talvez não! Já se percebeu que quando és desmentido em toda a linha arranjas logo meia-dúzia de subterfúgios para tentares dar a volta por cima. Mas essas manobras não te vão dar a razão, e muito menos tirar a minha!


Um tipo que demonstrou claramente o seu ódio aos empresários, acusando-os de serem arrogantes por fazerem aquilo que todos os comerciantes fazem, e de não terem direito a queixarem-se, vem agora armar-se em vítima....

Não!

Mais uma vez, estás a meter palavras da boca dos outros!
Já aqui referi "n" vezes que sou a favor dos comerciantes, e da livre economia de mercado, por isso não percebo porque continuas a teimar nessa tecla!
Consertação de preços, que eu saiba, não é uma prática comercial legal; e no entanto tu transformas isso numa norma "que todos os comerciantes fazem"!
Porque é disso que estamos a falar;
consertação de preços nos jogos!


Tal como eu já disse; gostas de pegar naquilo que os outros dizem e deturpas para moldar aos teus interesses; mas és demasiado "óbvio" e "estridente" nas tuas tentativas, e percebe-se logo que estás a tentar denegrir as outras opiniões, mesmo que tenhas que levantar falsos testemunhos!



Este tópico é sobre o PC gaming.

Seja! PC gaming, ou consolas gaming, vai tudo dar ao mesmo! O problema aqui levantado é a da pirataria; e isso é transversal a todas as plataformas!



Então é quem? Nem te lembras daquilo que escreveste.


Pelos vistos és tu que não consegues mesmo perceber o meu ponto de vista!


WTF??????????????????????????????????

Epá desisto.


:lol: :lol: :lol:

Podes desistir à vontade! Mas o que é um facto é que ambos adquirimos os jogos da mesma maneira; em segunda mão, em promoções, na feira da ladra, etc... por isso não vejo o teu espanto!

Ah! Sim, tu queres-te demarcar da minha posição à força toda! Estás à vontade! Não gosto da tua maneira invejosa de pensar! Prefiro ser altruísta! Desculpa lá qualquer coisinha!


Então os jogos que aparecem nas colecções Top Games, Power Games, Xplosiv, Sold-out e Fair Game à disposição em lojas como a Worten e Vobis, e os que vêm com as revistas Mega Score, Bgamer e Hype são ilegais? Como é que eu sou "ladrão" por comprá-las? Isto nem sequer são jogos em segunda mão!

:lol: :lol: :lol:

Não percebeste realmente onde eu queria chegar ou estás-te a fazer de desentendido de propósito? É óbvio que não és ladrão! Por isso é que eu te disse que se eu fosse ladrão, tu serías meu companheiro de cela; porque eu também adquiro os jogos dessa maneira! OK?


Ainda não percebeste que aqui se discutem os jogos para PC?

Aqui, mais do que jogos para PC, discute-se o efeito (ou não) da pirataria no mesmos; mas tal como já referi, essa situação é transversal a outras plataformas!


Mais uma vez não consegues interpretar o que os outros escrevem, mas olha deixa lá, não te incomodes.

Posso dizer o mesmo de ti! Mas não digo, porque já percebi que estás a fazer de desentendido de propósito!


A tua ideia de boa educação é comparares-me ao Prof. Karamba e dizer "Duh"? OK. :rolleyes:

Era a resposta que se impunha!...


Não penses que vou fazer o teu trabalho de casa. Informa-te.

Não! Informa-te tu! Não venhas ensinar o vigário ao padre! Eu já demonstrei que sabia, agora dá tu corda aos dedos!


Mais uma boa oportunidade (de não dizer nada) desperdiçada. Já nem digo nada.

Então não digas! Quando não se tem argumentos para contrapôr, mais vale ficar calado do que deturpar as palavras dos outros!


Aparentemente não as sabes usar.

Aparentemente não as sabes compreender!



Não é paradoxal, mas sim idiota.

Tambem não sabes o que significa paradoxal! Mas tambem não precisas saber, só precisas perceber e comprender a ideia que eu quis transmitir. Quanto a quem é idiota...


É para isso que servem as demos dos jogos e as críticas dos jornalistas da especialidade.

Não. Vê acima.

No caso do PC Gaming isso pode ser uma ajuda! Mas nos outros casos, nem por isso! E se no fim de contas o produto final acaba por ser comprado; nem é preciso preocuparmo-nos com isso...


Teria.

Ok! Vou ser um gajo porreiro e acreditar em ti! Muito embora me custe a acreditar que faças investimentos nestes valores assim sem motivo de causa! Mas vou acreditar em ti!

E se reparares, estou a fazer uma coisa por ti, que tu nunca foste capaz de fazer por mim; acreditar na tua palavra!



Se assim é, explica-nos lá por que razão a música dos Radiohead foi pirateada, mesmo sendo gratuita?

Se era gratuita, como é que foi pirateada? Como é que se pirateia uma coisa "gratuita"?


Continua a enfiar a cabeça na areia.

Não, tiras antes tu a tua! E dá pelo menos o benefício da dúvida a alguem, ao menos uma vez!


O que é que nos interessa a tua opinião sobre o que é adequado ou não? Isso não tem qualquer relevância. Como já te disse, é o mercado que se auto-regula. Se tens um problema com um preço, não compres. Mais simples do que isto é impossível.

Mais uma vez chegamos ao ponto da situação!
Sim, é o mercado que se auto-regula, excepto quando tens concertações de preços! E sim, não compro a full-price! Faço como tu, e espero para quando estiver mais barato

E tem interesse sim, porque quem pratica concertação de preços não tem o direito de se queixar, como outro que se queixa de ver roubado o fruto do seu trabalho honesto! Que não é este o caso; anyway!


Há dois dias comprei dois jogos sabes por quanto? 2,99 euros cada um. À venda na Worten.


Estás completamente alheado da realidade.

Não estou!
E tens a prova nesta parte do meu post: "
É óbvio que podes-me perguntar: Então e já agora tambem não queres jogos a 5€? É óbvio que a minha resposta seria sim, mas aí ambos teríamos a noção que estávamos a pedir o impossível, certo?"

Estás a ver como dás as tuas respostas de má-fé? Se tivesses prestado rigorosa atenção ao que eu escrevi, sem partires logo com o preconceito feito na cabeça, talvez te poupasses a divagar por assuntos aos quais eu já tinha dado resposta/opinião!
Não te esqueças, claro; que os 5€ que eu estava a referir, diziam respeito a jogos novos, e que por isso mesmo é que eu disse que estariamos a pedir o impossível! Por isso não me venhas agora atirar à cara os jogos a 2,99€; óbviamente a preço de promoção!


Sim, e parece-me que muita gente se riu deles.

Sério? Não sei como podes ter essa certeza! Só se o fórum agora tambem tiver som! Mas quem quiser tentar perceber onde quero chegar, percebe; quem não quiser, finge que não percebe!

Aguardamos a tua resposta para as perguntas que foram colocadas.

Epa, por mim toda e qualquer resposta que eu tenha a dar será o reciclar de tudo o que já referi antes. Resta saber se quem está a ler, realmente quer perceber o meu ponto de vista, ou se prefere fingir que não percebe para poder "sair por cima".

Aquilo que realmente é aparatoso, é como é que membros de um fórum que se pretendem devidamente informados e conscientes da realidade, venham dar razão a uma indústria que pratica concertação de preços! Aposto que em relação ao preço dos combustiveis e à especulação criada pelas Galp's e afins, todos estariam de acordo comigo! Mas como estamos a falar de jogos, parece que os agiotas já podem meter a mão à vontade!
Como se o jogador fosse uma criatura diferente das outras, que não tivesse o direito de poder adquirir um produto a preços decentes no seu lançamento; e tivesse que ser condenado a esperar pelo desvalorizar de um produto para finalmente o poder pagar a um preço decente!

Eu, por mim, continuarei a adquirir originais sempre que as minhas posses me permitirem; porque ao contrário de outras pessoas eu dou realmente valor à arte! Mas não me peçam para sustentar agiotas! Eu não considero que mais 30/35 euros seja um preço justo para um jogo, seja lá ele qual for! Mas quem quiser discordar de mim está à vontade! Não venham é depois dizer que o mercado de jogos está em crise devido à pirataria! Porque mesmo que esta não existisse! o Dinheiro não iria aparecer como que por milagre nos bolsos dos consumidores! E com preços mais justos, sempre se alargava a "área" de pessoas que poderiam comprar jogos novos!

E podem ter a certeza; que se não existisse pirataria, (que acaba, de uma maneira muito bizarra de servir como uma espécie de "concorrência" - desleal, é certo, mas concorrência de qualquer maneira...) que podiamos estar todos a pagar 125/150 euros por um jogo!

Cumps!

\w/
 
Granda escavação :rolleyes:
E se o desenterranço der frutos (o que não me admira caso der), aproveito para ir buscar
popcorn.JPG


para vender ao pessoal que vier assistir.:rolleyes:
 
ficou-lhe alguma atravessada e andou a remoer todo este tempo :lol:

Não foi isso,... lol

É que na altura em que eu estive para colocar a resposta, mudei de computador em casa, e o antigo disco-rígido onde eu tinha as tabs do Firefox abertas ficou de parte; e nunca mais consultei as threads que ainda tinha "activas"...

Depois o tempo passou e eu nunca mais me lembrei de colocar a resposta ao post; mas ficou de molho para poder ser postado numa altura em que tivesse mais tempo!

Cumps!

\w/
 
O que eu acho mal nos jogos de hoje em dia é virem com DRM's de todos os tipos, tamanhos e feitios. Cada uma pior que a outra. Se por acaso se pretende fazer uma cópia de segurança do original (permitido por lei...), a malta dita "normal" não consegue.

Então as que exigem ligação à Internet são algo cuja lógica passa-me ao lado. E temos casos do Bioshock e do GTA4, que nem componente multiplayer têm (pelo menos que eu conheça). Ora, se não têm multiplayer, para que é que querem net?
 
O DRM idiótico actual já nem está no nível "fazer uma cópia de segurança"

Está no nível utilizar o jogo normalmente.


Por vezes, e cada vez se têm visto mais, mesmo com o original não se consegue jogar o jogo, por isso acho que não está ao nível de utilizar o jogo normalmente, mas sim ao nível a que as companhias chegaram
 
Pois era isso que queria dizer

O nível anterior era não se conseguir fazer uma cópia de segurança

O actual é não se conseguir utilizar o produto
 
O ridículo está em haver um limite no número de instalações, ai à uns tempos falou-se muito disso no Spore em que só se podia instalar o jogo 5 vezes (SIM INSTALAR) ou seja um "pirata" tinha vantagens sobre quem comprou o jogo porque o podia instalar quantas vezes quisesse.

E não é pela pirataria que companhias vão à falência, outra entrevista que vi à uns meses foi da Stardock sobre o Galactic Civilizations 2, que não tem qualquer tipo de protecção e no entanto eles afirmavam que estavam a vender muito bem. O problema não é a pirataria, é a qualidade dos jogos que está cada vez pior, cada vez de vê mais do mesmo, sou gajo para admitir que as melhores compras que fiz nos últimos 6 meses foram o World of Goo e o Crayon Physics Deluxe, não é que tenham algo de negativo, foram e ainda são uns vícios enormes, mas companhias grandes como a EA e afins não conseguem fazer nem parecido nem melhor.

Pedem preços altíssimos para jogos que são simplesmente mais do mesmo e depois choram porque os piratas é que são maus. Isto nota-se principalmente nos jogos anuais, em que raramente se vê algo de novo (Fifa, Pes, NFS...)
 
Última edição:
Essa história de instalar o jogo apenas 5 vezes tem a ver com a nova protecção Securom? Mas se a pessoa desinstalar de forma correcta o jogo pode instalar o numero de vezes que queria desde que o desinstale antes. O problema é se o Windows for ao ar ou os discos. Mas como o jogo usa key para o Online duvido muito que isso continua a ser praticado como protecção.
 
Essa história de instalar o jogo apenas 5 vezes tem a ver com a nova protecção Securom? Mas se a pessoa desinstalar de forma correcta o jogo pode instalar o numero de vezes que queria desde que o desinstale antes. O problema é se o Windows for ao ar ou os discos. Mas como o jogo usa key para o Online duvido muito que isso continua a ser praticado como protecção.
O securom é outra. Compras o jogo e aquilo instala-te um programa sem tu saberes. Enquanto que na versão crackada isto já não acontece.

Sei que vou repetir muito do que se disse aqui, mas é o meu ponto de vista.

Os jogos estão caros!!! Muito caros mesmo. E se gostam de ser chulados, está bem. Mas jogos a 50€? Os jogos no tempo da PSX eram 25€ quando saiam. E as quantias envolvidas na sua produção eram as suficientes para criar bons jogos.
Tenho uma PSone e comprei imensos jogos porque tinham um preço justo e na fase final até começaram a sair a preços tipo 5€ levas dois.
Pensei em compra uma PS2 mas mal começei a ver os preços dos jogos...70€ e assim. E agora com a PS3 é a mesma coisa.
E se pensarmos que as editoras devem comprar cada DluRay a praí 2€ no maximo(lembrei-se que eles compram as paletes), vejam bem a margem que cada jogo dá.

A industria queixa-se? Claro que se queixa, eles querem é ter o lucro que podiam ter sem a pirataria.

E não venham com as maravilhas do comprar usado ou pela net. Eu para sacar saco copias, para pagar, pago mas quero a caixa, a garantia e um manual em portugues de portugal.
Porque isso merece ser pago.

Isto pode parecer fantasioso. Mas olhem para a EA. Contam-se pelos dedos os bons jogos saidos ultimamente. Os senhores de fato só veem os numeros e pagam balurdios a equipas de 20 gordos de barba por fazer para mexerem no motor de jogo anterior e fazer parecer que é um jogo novo.
Isto e outros exemplos de má gestão.
Os estudios fecham e veem aqui queixar-se que é da pirataria. Se usassem os fundos como deve ser. Por exemplo, em consultores para darem um conhecimento real sobre os assuntos.
Mas não, preferem pagar milhões a companhia tipo securom.
Securom essa que deve ter cunhas para ter o producto comprado.


E isto da pirataria no PC é uma hipocrisia. Isso é uma treta inventada para os tais 20 gordos de barba não terem de sair da sua cave para aprenderem que os PCs não trazem todos o mesmo hardware e que tem de ser optimisados.

E sobre isso, voces falam do Crysis, mas no my sistem corre melhor que o Fallout3. Lá está, os alemães como não são parvos sabem fazer bons jogos E EXCLUSIVOS PARA PC!!!
Mas claro, foram comprados pela EA que tratou de rentabilizar os seus titulos para MAXIMUM PROFIT!!!

Piratear companhias de jogos como a EA é como fugir aos impostos...de um pais que não é o nosso. É crime, mas...

Faço um desafio. Façam um jogo, vendam-no a 20€, com 15€ de lucro, se venderem 10.000 copias(e conseguiam este numero só em portugal), são 150.000€ o que paga um ano de trabalho a 5 pessoas e ainda cobre o investimento inicial dos PCs.
É facil e já foi feito.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo