Este foi o primeiro jogo Metroid que alguma vez joguei. A 1.ª vez que experimentei foi num quiosque de um Gameboy Advance SP. Na altura gostava muito de jogos 2D como Megaman X, Megaman Zero, Contra, entre outros. E mal experimentei o jogo, gostei logo. Eventualmente consegui jogar o jogo até ao fim. Lembro-me de o ter terminado 2 vezes, mas nunca liguei à história do jogo. E a ultima vez que tinha terminado deve ter sido por volta de 15 anos atrás. Portanto, quando resolvi voltar a jogar, pouco sabia do jogo.
Visualmente o jogo encontra-se bem apresentável nos dias de hoje. Tive uma experiência suave ao jogar no GBA, apesar de ter notado uma ou outra ocasião onde os frames baixavam um pouco (geralmente quando havia diversas animações a ocorrer ao mesmo tempo). Algo que gostei foi os efeitos sonoros. Imo, os sons da Samus a disparar são dos melhores da série (até este jogo). E a banda sonora também está muito boa. Talvez não tão boa como Super Metroid, mas não deixa de ser uma boa banda sonora. Gosto em especial do tema das lutas contra bosses, bem como alguns temas que geralmente acompanham o SA-X.
Por falar em bosses, acho que Metroid Fusion tem dos melhores bosses da série. O que não falta é variedade de bosses. Nenhum desses bosses me deu a sensação de ter enfrentado um mini-boss. Um dos meus bosses favoritos é contra o Neo Ridley. Imo, a melhor versão do Ridley. Não só é a versão mais grotesca, mas aqueles gritos que ele faz são tão altos e agonizantes. Outro boss muito bom é contra o Nightmare. Gosto da maneira como o boss se desenrola em diversas fases, desde ele manipular a gravidade, até revelarmos a forma grotesca dele, e ficando cada vez pior.
No entanto, tenho que falar sobre a história do jogo. Eu sabia alguns detalhes, do que me lembrava de já ter jogado anteriormente. Mas ao voltar a jogar, compreendo o porquê de alguns não gostarem muito do Fusion. É que ao contrário dos jogos anteriores, onde basicamente a Samus é posta num planeta, e não sabemos onde ir e o que fazer, no Fusion existe uma AI que está constantemente a dizer o que fazer, para que ponto do jogo temos que ir, e por vezes até nos diz que itens iremos obter. Para quem está habituado aos jogos anteriores, onde o foco é na exploração e no sentimento de recompensa ao descobrir itens e áreas novas, neste aqui perde-se um pouco disso. Digo um pouco porque a uma certa parte da história, o jogo deixa de ser tão "linear". Até algo que vim a descobrir é que, apesar do mapa estar dividido por sectores, em que normalmente acedemos a cada sector por um elevador através do main hub, existem passagens secretas que interligam todos os sectores, sem nunca ser necessário recorrer a elevador. É algo que se nota a certa parte da história, mas para quem quer completar a 100% nota ainda mais.
Por falar em completar o jogo a 100%, há um certo ponto da história em que depois não dá para voltar a explorar o mapa. Infelizmente quando me apercebi disso, já tinha guardado o jogo, e tive que terminá-lo para depois voltar a jogar um novo jogo, para terminar a 100%. Mas algo que notei foi que, quando comecei um novo jogo usando o mesmo savefile onde tinha terminado o jogo (fiz uma cópia desse savefile), ao iniciar o jogo e aceder ao mapa do mesmo, o jogo mostra quantos itens estão espalhados pelo jogo todo. E se ao clicarmos no botão Select, ele mostra quantos desses itens estão na área onde nos encontramos. Isso foi muito bom para mim, pois durante todos estes jogos Metroid onde tentei terminar a 100%, no Zero Mission e no Super Metroid tive que recorrer à internet para poder completar a 100%. Diria que no caso do Zero Mission, consegui colecionar 90% dos itens sem recorrer à internet, e no caso do Super Metroid, apenas recorri por causa de 2 itens. Mas com esta "ajuda" no Metroid Fusion, nunca recorri à internet para apanhar todos os itens. Confesso que estive quase a fazer. Houve um ou outro item que estava tão "escondido" que quase gastei 1 hora à procura dele. Mas consegui terminar sem recorrer à internet. E imo, este é o melhor método de ajudar o jogador a conseguir completar a 100%. O jogo onde é mais fácil completar a 100% é o Metroid Samus Returns da 3DS. Mas para mim, é muito fácil encontrar os itens lá. Eu prefiro a forma como foi feita no Metroid Fusion (e que também descobri que no Zero Mission também o fizeram). A única coisa que acrescentava para ser mesmo perfeito é por permitir o jogador usar o X Ray Scope do Super Metroid, ou algo semelhante. É que há áreas no Fusion onde podemos usar bombas, disparar contra paredes, e não vemos nenhum bloco a se destruir ou a necessitar de shinespark. Mas são blocos "transparentes", onde podemos passar por entre eles, geralmente em Morph Ball. Isso também acontece no Super Metroid, e o X Ray Scope é muito útil para notarmos esses blocos. No entanto, também não sou totalmente contra implementarem o Scan Pulse do Metroid Samus Returns para quem quer descobrir itens ou completar a 100%. Acho que uma das razões de Metroid não ser uma série com tantas vendas em comparação com Super Mário ou Legend of Zelda é a dificuldade que esta série costuma a trazer. E talvez uma das maneiras de aumentar as vendas e a base de fãs da série é por implementar melhorias QOL para potenciais novos fãs.
Por ultimo, não posso deixar de mencionar a ameaça do Metroid Fusion: parasita X. Como já mencionei, não é a primeira vez que jogo Fusion. Mas é a 1.ª vez que presto atenção à história. E então, depois de ter jogado os jogos anteriores, isso ajudou a estar preparado para a história deste. E devo dizer que não me admira nada que os Chozos tenham criado os Metroids para eliminar os parasitas X. Estes parasitas conseguem invadir um organismo, dominá-lo por completo, reter o ADN e as memórias desse organismo, e conseguem multiplicar-se. Quanto mais avançado o organismo que esse parasita infeta, mais perigoso ele se torna. Ao ponto de um parasita conseguir se transformar numa versão da Samus, que depois bem a ser denominado SA-X. Este parasita aparece em algumas ocasiões do jogo, sendo que no início, se ele deteta a nossa presença, é praticamente Game Over. Só mesmo no final do jogo é que temos uma chance de enfrentar o SA-X. Eu considero uma maior ameaça o parasita X do que os Metroids, e estou bem curioso como a história do Metroid Dread irá continuar, depois dos eventos do Metroid Fusion.
No geral, gostei muito do jogo. Foi muito bom revisitar um jogo que já não jogava há anos, e que pouco já me lembrava dele. Também estou satisfeito por ter conseguido re-jogar o
Metroid Zero Mission,
Metroid Samus Returns,
Super Metroid, e agora o Metroid Fusion, em preparação para o Metroid Dread. Dou ao Metroid Fusion 9/10.
PS: Nunca me tinha apercebido disso. Mas de todos os jogos Metroid 2D, o Metroid Fusion é o único onde a Samus não segura a sua arma com a outra mão acima da arma, mas sim por baixo da arma. Tendo em conta os eventos do jogo, faz sentido.