OC a Q6600

tails

Power Member
Boa noite.

Adquiri recentemente um novo sistema e foi-me dito que em termos de OC este tinha um enorme potencial. Até aqui tudo bem, o problema é que sou absolutamente leigo no que diz respeito a estes domínios e palavras como vcore e fsb não me dizem absolutamente nada. Tentei ler uns tutoriais mas não me pareceram nada "tutóricos" e acabei apenas por ficar ainda mais confuso e tenho medo do que possa acontecer.

Ora portanto, no fundo o que pretendo é que me indiquem, por favor, exactamente o caminho a seguir para obter um sistema mais poderoso e estável, sem correr grandes riscos. Qual o software a usar, o que alterar na BIOS, o que é possível fazer com esta máquina.

Sei que provavelmente estou a pedir demais, mas acreditem que tentei e não consigo perceber por onde começar.

Este é o sistema em questão:

Motherboard Asus P5K-E WiFi AP P35
Processador Intel Core2 Quad Q6600, 2.400MHz
2 x Corsair XMS-2 1024Mb 800MHz
GeForce 8800GT 512Mb DDR3
Disco 500Gb SATA II 16Mb

Que posso eu fazer com isto? Agradeço desde já quaisquer contribuições. Obrigado.
 
bom eu tentava logo de pancada com essa config uns 333FSB ao inves de 266...
na bios claro...

e digo-te já ficava contente!

cumprimentos
 
my.php


Alguém me pode explicar as partes a vermelho? É normal a velocidade estar abaixo do original? Aumentei as frequencias das memórias para 800MHz, fiz bem? Aquilo continua a aparecer a 400MHz.
 
Antes de mais devias ler alguns dos inúmeros tutoriais que tens por aqui.

Vamos por partes:

1º Tens de ter um cooler (dissipador do cpu). Presumo que tens ainda o stock da Intel. Deves pensar seriamente em comprar um decente (ainda para mais se queres OC). Tens um excelente sistema, só te falta mesmo o cooler (partindo do principio que não tens uma fonte oem).

2º O multiplicador não está fixo nos 6. Quando não desligas o EIST (speedstep) na bios, o cpu trabalha a 6 quando está em idle. Quando corres alguma aplicação ele sobe para 9. O EIST serve para diminuir o consumo.

3º As memórias estão bem. Não te esqueças que são 400x2. Logo 800.

4º Monitoriza sempre as temps. De certeza que queres ter esse pc por algum tempo....
 
bom, o EIST é fixe... eu uso, porque quando necessitas ele vai ao maximo, gastando menos energia, aumentando a vida do CPU e melhorando temperaturas...

Portanto eu mantinha ligado...

E ficava por ai os 333MHz de FSB já é bom...

cumprimentos
 
Puxei o FSB a 333 e as memorias estao a 400 cada. As temperaturas estão estáveis, 21º em idle e cerca de 40º quando puxo o CPU a 100%. Será que aguenta 366 de FSB? Opiniões? E sim, o cooler que tenho é o stock que vinha.
 
é... aumentando o FSB.. se usares o AI NOS, por exemplo da Asus ai já nao dá...

Hum... interessante.

É que às vezes deixo o computador ligado durante a noite e não faz sentido aquilo andar a 3330MHz quando podia andar nos 2400MHz de fábrica.

E será que esse EIST não vai tirar desempenho nos jogos (por exemplo)? há maneira de desactivar isso, a partir do Windows, para que o processador corra com OC durante um jogo ou outra aplicação mais pesada e depois activá-lo quando já não é preciso ter essa velocidade?
 
Continuando (e porque o tópico é sobre OC a um Q6600) aumentei o FSB dos 370 que tinha para os 380 (dando 3420MHz) mas assim não consigo acabar o 3DMark 2006 (vou repetir o teste após postar este comentário).

O meu CPU-Z:

1-8.gif
2-7.gif


A placa gráfica, uma 2900XT de 512 megas, está em OC a 825/900 (e aqui não sei até onde posso ir).

Tenho, também, uma Thermalright Ultra-120 Extreme e uma Thermalright HR-03/R600, assim que devo ter alguma folga no que a temperaturas diz respeito.

A questão é, o que será que está a fazer com que apareça um BSOD durante o 3DMark?
 
As voltagens estão em Auto porque não sei mexer nisso e não quero dar nem pouco nem muito (ou seja, energia a menos ou a mais).

PS: posso instalar o EasyTune da Gigabyte, mas não gosto muito desse programa.
 
Back
Topo