Opiniões: Gostas de Linux?

Gostas de Linux?


  • Total voters
    503
Sempre que instalo uma release fico fascinado o que se consegue pelo preço que custa... mas ao fim do dia, fecho a máquina virtual, apago-a e penso... estou tão bem com o software adicional que tenho... não é o sistema operativo que manda na usabilidade, mas sim o software que se pode usar... o iphone veio demonstrar isto mesmo... mesmo programitas básicos, desde que tenham um aspecto integrado, único que passem a ideia de uma plataforma coesa, isto é que é a experiência de utilizador... o SO nem deve ser reparado... infelizmente (ou felizmente para quem gosta destas coisas) a proliferação de APIs de programação que oferecem "escolha" assustam quem tem que usar, experimentar e mexer em coisas novas...

Usar um programa desenvolvido em QT, e passar para algo desenvolvido em K, com aspectos e arrumações completamente diferentes... para mim, mata toda a experiência... mas isto é para mim... onde o advento do JAVA no windows veio arruinar a plataforma, já que usa guidelines, botões, etc, de aspecto completamente diferente dos disponíveis por defeito (passo-me com as declarações electrónicas por exemplo... não pela mega utilidade que dá, mas pelo aspecto nada integrado)...

Por isso gosto de mac osx, e estou disposto a pagar pelo software que estou a usar, porque apesar de ter vindo a piorar, existem algumas guidelines básicas que são seguidas... O mesmo se pode dizer do iphone, ou do android... em que se tem mantido ao máximo a utilização das componentes gráficas do SDK por defeito, emprestando um aspecto único em toda a utilização...

e windows pelos joguinhos :P

That's my two centimos
 
Última edição:
Eu tenho o ubunto instalado à cerca de 6 dias d para já não tenho uma opinião formada.
O S.O. parece ser estável mas por enquanto encontra-se instalado no meu portátil e não no computador fixo.

Tenho-o usado apenas com o Pidgin e pouco mais... Não conheço os programas mais úteis para este so.

Uma thread com os programas mais usados pela malta are era bem vinda para os mais novatos como eu terem uma ideia do que poderão usar.

Já vi uns screenshots de ubuntos personalizados e vou ter de me debruçar sobre isso.
 
Estou a experimentar, não tenho opinião concreta. Foi a resposta que dei porque de facto estou a experimentar (1 dia de Ubuntu!) mas tenho opinião:

Pontos positivos:

Mais leve;
Mais rápido;
Mais seguro;
Ultra personalizável.

Pontos negativos:

Instalação de programas (para quem quase não tem experiência de Linux, como eu, é do pior);
Falta de drivers;

Bem, são mais pontos positivos que negativos :D
 
Eu já experimentei Linux (dualboot, cerca de 1 mes) e gostei do que vi. No entanto, o windows está demasiado enraízado na mente dos users para que estes sintam sequer confortáveis a aventurarem-se pelo Linux. A mim tudo o que me prende é a performance dos jogos e disfunções entre programas das duas realidades. O openoffice por exemplo é uma ferramenta impecável, sim sr. No entanto, experimentei criar o meu CV no Openoffice e abrir no microsoft office e o documento fica desformatado. Claro que podia dar a volta simplesmente criando um ficheiro pdf ou até mesmo usar o wine, mas são precisamente estes pequenos pormenores que me prendem ao windows que tão bem conheço e estou habituado.

No dia em que os jogos e programas do dia-a-dia funcionarem sem decréscimo de performance no Linux, migro sem quaisqueres dúvidas.
 
Pontos negativos:
Instalação de programas (para quem quase não tem experiência de Linux, como eu, é do pior);
Se alguém não tiver experiência em nenhum S.O. mais facilmente instala alguma coisa em Ubuntu ou outras distros do que noutro S.O. como Windows. É só ir ao gestor de pacotes e escolher, o que pode acontecer é não conhecer os programas, mas isso é igual em Windows.
 
Não era a isso que me referia, dessa forma é fácil, referia-me sim a programas transferidos da net. Por exemplo: hoje à tarde queria instalar o Vuze, depois de descompactar aquilo deparei-me com uma série de ficheiros e nem lendo o readme cheguei lá! Eu não percebo quase nada de linux, mas pela leitura que fiz percebí uma coisa: quase todas as instalações fora do Gestor de Pacotes envolvem mais do que dois cliques, envolvem dar ao teclado também.
 
Não era a isso que me referia, dessa forma é fácil, referia-me sim a programas transferidos da net. Por exemplo: hoje à tarde queria instalar o Vuze, depois de descompactar aquilo deparei-me com uma série de ficheiros e nem lendo o readme cheguei lá! Eu não percebo quase nada de linux, mas pela leitura que fiz percebí uma coisa: quase todas as instalações fora do Gestor de Pacotes envolvem mais do que dois cliques, envolvem dar ao teclado também.
O vuze não está nos repositórios do Ubuntu? Parece-me que sim.

Com os repositórios não há necessidade de andar a instalar coisas manualmente , os repositório têm todo e mais algum software e se não tiver o que queres deve ter alguma alternativa. Nunca precisei de instalar nada manualmente por não o ter nos repositórios.
 
Não era a isso que me referia, dessa forma é fácil, referia-me sim a programas transferidos da net. Por exemplo: hoje à tarde queria instalar o Vuze, depois de descompactar aquilo deparei-me com uma série de ficheiros e nem lendo o readme cheguei lá! Eu não percebo quase nada de linux, mas pela leitura que fiz percebí uma coisa: quase todas as instalações fora do Gestor de Pacotes envolvem mais do que dois cliques, envolvem dar ao teclado também.

Mesmo não estando nos repositórios, se houver versão .rpm, é tão fácil como no windows, até mais fácil. É só double-click no ficheiro, e depois clickar no instalar.

Se não tem versão em .rpm, aí sim é complicado, mas mais uma vez é tão dificil como instalar um programa em windows que não venha no formato .exe ou .msi.
 
O Vuze, está mesmo nos repositórios :D Desculpem a minha ignorância, mas o uso prolongado de Windows deixa as suas mazelas... Mas já estou em tratamento, mais uns tempos em Ubuntu e estou curado! Agora a sério, tenho de explorar o Gestor de Pacotes e ler um bocado sobre o assunto.

Cumpz
 
Última edição:
Não gosto de Linux, porque, contém software não-livre.

Actualmente, utilizo o Linux-Libre.


" Linux, the kernel developed and distributed by Linus Torvalds et al, contains non-Free Software, i.e., software that does not respect your essential freedoms, and it induces you to install additional non-Free Software that it doesn't contain. "

-> http://www.fsfla.org/svnwiki/selibre/linux-libre/index.en.html
Era interessante que dissessem que componentes do kernel Linux é que não são software livre. Aliás, quando adicionas um módulo que não seja GPL, ele avisa ("Kernel is tainted").
 
No entanto, experimentei criar o meu CV no Openoffice e abrir no microsoft office e o documento fica desformatado.
Se for só esse o problema, o Europass também tem o template para OpenOffice. Se não tiveres o teu nesse modelo, ora aí está uma boa oportunidade para experimentar o OpenOffice no Linux.

Se o problema for abrir o documento do OpenOffice no Word, é só deixares de o usar. ;-)
 
Back
Topo